Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Luís Roberto C. da Silva

Bobina de Tesla com fonte de 5v.

Recommended Posts

Saudações.

Preciso de um esquema (o mais simples e funcional) para uma Bobina de Tesla que funcione com uma fonte de cinco volts. É para feira de ciências do meu filho.

O fio esmaltado que tenho é o 25 (≈ 0,45mm). Preciso da medida do tubo, dos componente e, se possível um cálculo de tensão.

Agradeço muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

5V é muito pouco. Não poderia ser 9 ou 12V?

Fio 25 é muito grosso para o secundário e muito fino para o primário.

E já deu uma olhada nesse vídeo?:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, já tinha visto. Mas como eu não consegui o fio 30 pensei que poderia usar o 25 como secundário, mesmo que com um grossão com primário, tipo 4,0mm ou mesmo 6,0mm.

Daí queria saber se não há algum cálculo de relação da espessura dos fios e número de voltas, mesmo usando fio 25 e ficando a torre mais larga e comprida. E pode ser sim 12v, eu desmonto alguma coisa que tenho aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, existe cálculo pra espessura de fio. Só que complicado. 

Isso que você disse sobre aumentar a espessura dos fios pode funcionar, claro que o cano ficará maior pois a quantidade de espiras deve ser a mesma. 

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Obrigado pela informação. Você conhece o cálculo ou algum site que explique? Eu já pesquisei e não encontrei nada concreto.

Conheço apenas para transformadores normais com núcleo de ferro ou ferrite, não sei se aplica a esse tipo de bobina. 

Compartilhar este post

Link para o post

Copie a receita do vídeo acima, mas para AWG25, use um cano de 20cm.

Boa sorte.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

e pra colocar algo no relatório, coloque algo como a relação de espiras. Algo como relação 1000:1 ... 12V em 1 volta no primario vai provocar 1200V em 1000 voltas no secundário. Lembrando que na prática há outra teoria...

Também poderia relacionar indutância com frequência algo como indutância baixa de poucas voltas no primario a freq. tem que ser alta senão provoca curto, mas acho que deve complicar 1 pouco...

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

e pra colocar algo no relatório, coloque algo como a relação de espiras. Algo como relação 1000:1 ... 12V em 1 volta no primario vai provocar 1200V em 1000 voltas no secundário. Lembrando que na prática há outra teoria...

Também poderia relacionar indutância com frequência algo como indutância baixa de poucas voltas no primario a freq. tem que ser alta senão provoca curto, mas acho que deve complicar 1 pouco...

Obrigado pela dica.

adicionado 7 minutos depois
8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Copie a receita do vídeo acima, mas para AWG25, use um cano de 20cm.

Boa sorte.

Com 20cm consigo cerca de 400 espiras. É suficiente? O cano tem que ser de 32mm? Poderia ser de 25mm?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais