Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair TX 650 fez barulho de estouro, mas continua funcionando


Posts recomendados

Ao ligar meu PC levei um susto com um barulho de estouro, e logo depois a máquina desligando. Me aproximei dela, não vi nenhuma fumaça e nem senti cheiro de queimado.

Depois liguei a máquina de novo, e ligou normalmente, como se não tivesse ocorrido problema assim.

Abri o PC, olhei e não vi nenhum capacitor estufado nem estourado na placa-mãe. Abri a fonte, me deparei com bastante poeira, mas também não encontrei nenhum capacitor estufado, nem nada, aparentemente fora do normal.

Apenas um leve cheiro de queimado ao aproximar bem de perto da fonte, semelhante ao cheiro que varios aparelhos emitem. 

Será que é perigoso continuar usando a fonte após este barulho, sendo que não encontrei nadaanormal?

A fonte é uma Corsair TX650, tenho ela desde 2010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rlnobrega disse:

Ao ligar meu PC levei um susto com um barulho de estouro, e logo depois a máquina desligando. Me aproximei dela, não vi nenhuma fumaça e nem senti cheiro de queimado.

Depois liguei a máquina de novo, e ligou normalmente, como se não tivesse ocorrido problema assim.

Abri o PC, olhei e não vi nenhum capacitor estufado nem estourado na placa-mãe. Abri a fonte, me deparei com bastante poeira, mas também não encontrei nenhum capacitor estufado, nem nada, aparentemente fora do normal.

Apenas um leve cheiro de queimado ao aproximar bem de perto da fonte, semelhante ao cheiro que varios aparelhos emitem. 

Será que é perigoso continuar usando a fonte após este barulho, sendo que não encontrei nadaanormal?

A fonte é uma Corsair TX650, tenho ela desde 2010

 

Isso já aconteceu com uma STi ( SempToshiba ) de 250W que uso aqui.

 

Aparentemente algum circuito de proteção evita que o restante do hardware se danifique quando acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rlnobrega Sua fonte TX é ótima (mesmo para os padrões internacionais) e a chance de ter problemas é mínima. A Corsair é referência em fontes e líder de mercado, vendendo bastante. É claro que uma ou outra unidade pode ter problemas, mas em proporção absurdamente menor que as fontes genéricas de baixa qualidade.

 

Você tem certeza que o estouro veio da fonte? Verificou os cabos e conexões dentro da máquina? Há qualquer sinal de comportamento estranho?

 

Você fez muito bem em adotar o filtro Clamper, é o correto a se fazer. Estabilizadores e nobreaks ruins (shortbreaks com onda retangular e estabilizador interno) são verdadeiros venenos, principalmente para fontes com PFC ativo, como a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Foxwalt disse:

@rlnobrega Sua fonte TX é ótima (mesmo para os padrões internacionais) e a chance de ter problemas é mínima. A Corsair é referência em fontes e líder de mercado, vendendo bastante. É claro que uma ou outra unidade pode ter problemas, mas em proporção absurdamente menor que as fontes genéricas de baixa qualidade.

 

Você tem certeza que o estouro veio da fonte? Verificou os cabos e conexões dentro da máquina? Há qualquer sinal de comportamento estranho?

 

Você fez muito bem em adotar o filtro Clamper, é o correto a se fazer. Estabilizadores e nobreaks ruins (shortbreaks com onda retangular e estabilizador interno) são verdadeiros venenos, principalmente para fontes com PFC ativo, como a sua.

Certeza absoluta não tenho porque só ouvi o estouro, mas logo em seguida a máquina desligou. E a única peça que ficou com cheiro de um pouco de queimado era a fonte, além de ver ela começar soltar a poeira que estava dentro dela (no começo me assustei pegando que era que tinha queimado e estava soltando), apesar que esse cheiro bem leve não sei se é evidência.

 

Um sinal estranho era a um mês atrás a máquina ter desligado do nada, mas notei que estava bem quente devido ao calor do dia, 36ºC, e imaginei que era isso, já que monitorando a temperatura do PC estava ok.

Teve vezes que tive a sensação da fonte estar bem quente, encostando nela. Mas não achei que poderia ser anormal.

 

Os cabos estão ok, bem conectados, não liguei e testei mais a máquina agora por não saber se é seguro manter ela ligada.

adicionado 25 minutos depois

Acho que descobri o culpado tirando fotos, apareceu na foto e tive de olhar com uma lanterna pra ver isso.

Parece que estourou por baixo mesmo. 

 

Pelo jeito preciso de outra fonte...

Ou é possível recuperar essa?

Qual fonte recomendam comprar?

O que pode ter causado isso? Tempo de uso mesmo, já que tenho ela já uns bons anos usando direto?

IMG_20180405_113940.jpg

IMG_20180405_113912.jpg

IMG_20180405_113857.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Foxwalt disse:

@rlnobrega Não tem como indicar sem saber a configuração da sua máquina. ;)

Uma maquina antiga por enquanto, PII x4 940 stock (pode ser que eu coloque um kit i5 4gen), GTX560TI Hawk, com over de fabrica, 4gb ddr2 800mhz, 2hds, 1 de 2tb e outro de 250gb, 5 fans do gabinete ligados na fonte.

Estava planejando um upgrade pro fim do ano/inicio 2019.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rlnobrega Sua fonte estava bem superdimensionada, né? Isso nós iremos corrigir. Você tem alguma ideia do nível de upgrades que pretende fazer? É claro que está bem distante e fica complicado dizer, mas tente pelo menos fornecer uma direção.

 

Esses kits da 4ª Geração da Intel muito dificilmente compensam. Já estão bem defasados e as pessoas costumam pedir bem caro neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Foxwalt disse:

@rlnobrega Sua fonte estava bem superdimensionada, né? Isso nós iremos corrigir. Você tem alguma ideia do nível de upgrades que pretende fazer? É claro que está bem distante e fica complicado dizer, mas tente pelo menos fornecer uma direção.

 

Esses kits da 4ª Geração da Intel muito dificilmente compensam. Já estão bem defasados e as pessoas costumam pedir bem caro neles.

A 8ªgen (i7 8700?)  ou Ryzen 1700 ou 2ªgen equivalente, gtx1080, 16gb memoria e um ssd que der para pegar
Quero montar uma boa para ficar um tempo tranquilo.

 

Essa 4gen ia pegar de um colega, só para melhorar a performance aqui, porque esses 4gb com esse cpu ta complicado.

Eu tinha comprado essa fonte porque na época iria pegar outro kit e uma vga potente, no caso a gtx580, mas acabei adiando por questões maiores ($$$)... E comprei só a GTX560TI

E pior que em um site que muitos usam para calcular PSU, ele dava que a fonte era certinha para a configuração, até ri rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rlnobrega Qual consumo o site apontou com a GTX 560Ti? Bem, eu pessoalmente não recomendo tais sites porque eles superdimensionam naturalmente as coisas. Contudo, você pode ter selecionado algo errado.

 

A fonte recomendada depende de quanto você está disposto a investir. As fontes CX de entrada da Corsair receberam um aprimoramento considerável de projeto e geralmente são as mais indicadas. Para o seu caso seria a CX 550. Contudo, continuam sendo fontes de entrada e você pode investir em algo superior se quiser. Quando alguém investe em hardware topo de linha, o legal seria fazer a mesma coisa com a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@rlnobrega Qual consumo o site apontou com a GTX 560Ti? Bem, eu pessoalmente não recomendo tais sites porque eles superdimensionam naturalmente as coisas. Contudo, você pode ter selecionado algo errado.

 

A fonte recomendada depende de quanto você está disposto a investir. As fontes CX de entrada da Corsair receberam um aprimoramento considerável de projeto e geralmente são as mais indicadas. Para o seu caso seria a CX 550. Contudo, continuam sendo fontes de entrada e você pode investir em algo superior se quiser. Quando alguém investe em hardware topo de linha, o legal seria fazer a mesma coisa com a fonte.

La tinha dado 640w

Bom estava vendo a TX550M e 650M, essas são boas? Vi que o projeto delas não é da Seasonic. To bem desatualizado, faz tempo que não pesquiso nada...
Com relação a CX tem bastante diferença além de modular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, rlnobrega disse:

La tinha dado 640W

Em consumo? Você definitivamente selecionou algo errado.

 

agora, rlnobrega disse:

Bom estava vendo a TX550M e 650M, essas são boas? Vi que o projeto delas não é da Seasonic. To bem desatualizado, faz tempo que não pesquiso nada...
Com relação a CX tem bastante diferença além de modular?

A TX é uma linha acima da CX. Os componentes usados são melhores e o desempenho também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

Em consumo? Você definitivamente selecionou algo errado.

 

A TX é uma linha acima da CX. Os componentes usados são melhores e o desempenho também.

Na máquina que vou montar nova provavelmente será do 0, gabinete novo, etc., porque tem gente querendo a minha atual para uso, por isso no momento não penso em pegar uma fonte tão top, já que a que eu comprar ficara com este pc.

 

Então a série TX seria mais viável, correto? A diferença é grande? Estava vendo também que tem o PCYes, mas sou meio desconfiado com esta marca devido a alguns produtos que tive contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rlnobrega Sua GTX 560Ti tem dois conectores de alimentação?

 

Se você vai passar o computador para frente, definitivamente não faz sentido pegar uma fonte cara como a TX e deixar nele. A menos que fosse remover a fonte depois para colocar no computador novo e comprar uma mais barata para o antigo.

 

As fontes da PCYes! são consideradas confiáveis e vivem sendo recomendadas por aqui. O Ronaldo (TecLab) já desmontou e testou as séries Shocker e Electro e os resultados foram bons. A Electro V2 ainda não tem testes, mas as características dela apontam para uma bela fonte (de entrada, claro). Quais produtos deles te deixaram "desconfiado"? Eu mesmo tenho um computador usando a Shocker 400W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Foxwalt disse:

@rlnobrega Sua GTX 560Ti tem dois conectores de alimentação?

 

Se você vai passar o computador para frente, definitivamente não faz sentido pegar uma fonte cara como a TX e deixar nele. A menos que fosse remover a fonte depois para colocar no computador novo e comprar uma mais barata para o antigo.

 

As fontes da PCYes! são consideradas confiáveis e vivem sendo recomendadas por aqui. O Ronaldo (TecLab) já desmontou e testou as séries Shocker e Electro e os resultados foram bons. A Electro V2 ainda não tem testes, mas as características dela apontam para uma bela fonte (de entrada, claro). Quais produtos deles te deixaram "desconfiado"? Eu mesmo tenho um computador usando a Shocker 400W.

Sim, possuí 2 conectores de 6 pinos


Então a CX parece ser melhor nesse caso, devido o preço e acho que deve ser boa, já que minha TX antiga já era boa.

Alguns gabinetes que entortam fácil dessa marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rlnobrega Gabinetes que entortam fácil? Meu computador pessoal tem um PCYes! Horse e ele é bem sólido. Excelente gabinete em todos os sentidos: espaço, acabamento, resistência, design... Já tive contato com diversos gabinetes da PCYes! e já montei computadores neles. Nunca vi esse tipo de problema.

 

Como a placa de vídeo tem dois conectores de alimentação, o ideal seria a CX 550, que evita o uso de adaptadores. Mas essa seria a fonte que você deixaria no computador antigo ou está pensando em transportar ela para o novo quando for montar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Foxwalt disse:

@rlnobrega Gabinetes que entortam fácil? Meu computador pessoal tem um PCYes! Horse e ele é bem sólido. Excelente gabinete em todos os sentidos: espaço, acabamento, resistência, design... Já tive contato com diversos gabinetes da PCYes! e já montei computadores neles. Nunca vi esse tipo de problema.

 

Como a placa de vídeo tem dois conectores de alimentação, o ideal seria a CX 550, que evita o uso de adaptadores. Mas essa seria a fonte que você deixaria no computador antigo ou está pensando em transportar ela para o novo quando for montar?

Pretendo deixar no antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@rlnobrega Aí seria um investimento considerável... Há fontes mais baratas como a XFX XT 400 e a PCYes! Electro 430 V2 que, apesar da baixa potência, possuem os dois conectores, algo que a Corsair não colocou na CX 450 (poderia muito bem ter colocado, mas quer ganhar uma graninha maior vendendo CX 550).

 

Há também as Cooler Master GX 450 Storm e G450M, ótimas opções que rivalizam a Corsair CX 450 e apresentam dois conectores. O problema é que está muito difícil encontrá-las no mercado nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@rlnobrega Aí seria um investimento considerável... Há fontes mais baratas como a XFX XT 400 e a PCYes! Electro 430 V2 que, apesar da baixa potência, possuem os dois conectores, algo que a Corsair não colocou na CX 450 (poderia muito bem ter colocado, mas quer ganhar uma graninha maior vendendo CX 550).

 

Há também as Cooler Master GX 450 Storm e G450M, ótimas opções que rivalizam a Corsair CX 450 e apresentam dois conectores. O problema é que está muito difícil encontrá-las no mercado nacional.

As fontes de 450w dariam conta? Porque a VGA Fermi é meio gastona, já que tem over de fabrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!