Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, GABRIELBANDEIRA disse:

Amigos estou na mesma situação. Tenho um nobreak (bivolt) que queimou a placa e estou precisando de um transformador de 220v para 110v. Só que são vários fios, como identificá-los sem tomar um pipoco. É pra ligar uma resistência (110) pra esquentar água no copo, mas pra onde irei só tem 220. Grato!

O melhor é seguir as ligações da placa. 

Com a chave na posição 220 você vai encontrar onde entra 220V. 

Feito isso, é só ligar na tomada e procurar onde sai 110V com um multímetro. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Renato.88 disse:

é só ligar na tomada e procurar onde sai 110V com um multímetro

... mas antes de ligar, verifique se ele suporta fornecer a potência do seu aquecedor de água...

• Curtir 2
Postado
Em 08/06/2019 às 16:33, GABRIELBANDEIRA disse:

Amigos estou na mesma situação. Tenho um nobreak (bivolt) que queimou a placa e estou precisando de um transformador de 220v para 110v. Só que são vários fios, como identificá-los sem tomar um pipoco. É pra ligar uma resistência (110) pra esquentar água no copo, mas pra onde irei só tem 220. Grato!

Você tem que ver qual a potência da resistência e qual o nobreak suporta.

• Membro VIP
Postado

Siga os fios que vêm do plug e/ou meça sua continuidade entre pinos do plug até onde supostamente vai: onde você quer saber.. Publique fotos.

Mais uma vez, confira as potências envolvidas...

Postado

Na foto da pra ver a entrada no socket com os fios preto e branco onde o preto passa pelo fusível. O amarelo já é o retorno do nobreak para a tomada. Agora tanto o fio preto como o amarelo se seguir pela trilha, antes de ir para o transformador, passa por vários relés e se transformam nesses fios coloridos. Só que como esse nobreak não liga mais não tenho como medi-los.

15602436246688268222175629020627.jpg

15602437283203847203275538986158.jpg

Postado

Você disse que no-break é bivolt, então ele pode entrar tanto 110v quanto 220v. Mas a saída dele é 110v como você quer? Geralmente esses transformadores de no-break ou estabilizadores são autotrafos. Nesse caso você pode fazer um teste, primeiro meça a continuidade dos fios do lado que tem mais, dessa forma vai saber onde começa e onde termina cada fio e amarre os pares, mas primeiro corte eles da placa. Faça o mesmo com lado que tem menos fios, nesse caso pode ser que todos tenham continuidade, a questão é que a combinação muda a tensão de saída. Para saber se tem tensão maior ou menor meça a resistência dos pares, uma resistência maior significa fio mais comprido e, por isso, terá a maior tensão, ou seja, 220v. Todos os testes com o bicho desligado.

Mas se não entendeu nada do que escrevi é melhor comprar uma resistência 220v na região que você vai morar.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

uma resistência 220v

mergulhao-titanium-500w-x-220v-D_NQ_NP_6custa em torno de 15,00.

Se for pra aprendizado, existem outras formas mais apropriadas. E se for pela adrenalina ou pra impressionar alguém, repense...😁

Postado

Pessoal, vou levar um transformador pronto já. A ideia era tentar  "montar um" visto que tenho aqui, mas pra ser sincero não entendi como da pra fazer. Sei identificar componentes mas a eletrônica em si não sei. E com certeza se tivesse dessa resistência 220v pra vender em minha região, teria comprado, mas infelizmente aqui no Rio só vende 110v. Agradeço a todos que tentaram ajudar.

Postado
3 horas atrás, GABRIELBANDEIRA disse:

Pessoal, vou levar um transformador pronto já. A ideia era tentar  "montar um" visto que tenho aqui, mas pra ser sincero não entendi como da pra fazer. Sei identificar componentes mas a eletrônica em si não sei. E com certeza se tivesse dessa resistência 220v pra vender em minha região, teria comprado, mas infelizmente aqui no Rio só vende 110v. Agradeço a todos que tentaram ajudar.

Já que quer montar um transformador, até por aprendizado, sugiro que faça como eu, desmonte ele, desenrole os fios esmaltados, faça os cálculos e enrole os fios novamente. Não é muito complicado se você for determinado.

Um bom site é esse: https://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!