Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazer transformador a partir de estabilizador.


Posts recomendados

opa deve ter jeito sim ...

Retire-o do circuito ,depois você terá de desmontar Mais antes meça as chapas (centro que é o núcleo a chapa do núcleo ) e (altura empilhamento das chapas ) Anote. Depois desaparafusar e tirar chapa por chapa ... depois você terá de retirar todo o enrolamento, se der pra reutilizar seria bom .. principalmente o mais fino pro Primário 220  no caso você que fazer um de 220 para 110 correto ? passe a medida pra gente fazer secção do núcleo altura x núcleo em cm.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-não desmonte

-Ligue em 220 com chave em 220 claro

-uma ponteira do multímetro no fio comum geralmente aquele da direita - que vem da rede

-a outra: ache onde dá 127 em qualquer fio. Geralmente o lado 127 da chave

-ja era.

 

Pode ser que tenha baixa potência. Meça o quanto cai com carga. Veja se esquenta muito

 

abç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, albert_emule disse:

Olá amigo. O trafo já está pronto para uso.

Basta identificar as tensões e usar 

 

É para sua fonte de Xbox 127Vac né? 

Vai servir perfeitamente. 

 

Usou dimmer?

Chegou a funcionar? 

Até funcional, mas fica oscilando a tensão, achei arriscado demais.

adicionado 2 minutos depois
7 horas atrás, Mestre88 disse:

Basta apenas retirar o circuito do estabilizador e fazer a ligação para 220/110V. 

Hummm, mas tem seis fios aqui, somente um vem da rede 220v, os outros são ligado na placa, com quatro deles formando dois pares ligados.

adicionado 6 minutos depois

É um autotransformador, todos os contatos têm continuidade de corrente. E agora?

adicionado 21 minutos depois

Pra minha surpresa, isso não é um transformador. Liguei na rede e todos os fios saem 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

É um autotransformador, todos os contatos têm continuidade de corrente

Normal...

 

1 hora atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

todos os fios saem 220v

Com relação à...?

 

12 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

estabilizador tem entrada 110/220v e saída 110v

então.... de onde você tirou isso?

Quer saber?... esquece... ahhh... dá um tempo ... daqui a pouco começa o faustão... imperdível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liguei o estabilizador na rede 220v; identifiquei o fio que entra 220v no "transformador"; todos os fios de saída dele saem 220v, mas as tomadas do estabilizador têm tensão 110v.

Concluo que a transformação de tensão ocorre na placa e não no trafo, ou seja é coisa de péssima qualidade.

 

Entrada 110/220v e saída 110v é comum por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí de transformar a tensão na placa não existe, tem que ser no transformador. 

Siga o fio da tomada, ele deve passar pelo relé e chegar ao transformador. 

 

adicionado 1 minuto depois
42 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

então.... de onde você tirou isso

Sei lá, mas existe. Eu já vi, é comum em locais onde não tem tomada de 110V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse transformador dos estabilizadores é erroneamente chamado de transformador. Na verdade ele é um autotransformador  com vários taps, uns lá pelos 110 volts outros lá pelos 220 volts.

A placa controla os relés que comuta um ou outro tap..

Descobrindo os taps corretos a coisa dá certo e ele vai se comportar como um autotransformador..

 

adicionado 1 minuto depois
11 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Encontrei os fios. O problema é que a minha rede tem 216v e a saída está em 103v.

Por sorte a fonte aceita de 100v a 127v. Mas pra melhorar essa energia terá que desmontá-lo né?

Troque o tap de 220, escolha outro e/ou faça o mesmo com o tap de 110 Volts e terás uma melhor combinação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Entrada 110/220v e saída 110v é comum por aqui.

Então penso que não tem mais nada a fazer: seu trafo já está prontinho da silva. Só plugar e usar. Plug and play.

 

Varios tapes e um relé é algo bem perturbador. Sugiro não mexer em nada. Só use o treco ...

 

você respondeu enquanto eu digitava...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi deixar com 103v mesmo os aparelhos modernos funcionam bem entre 100v e 127v. Alguns bivolt, funcionam até entre 90v e 240v. Agora entendo a desnecessidade do uso de estabilizador.

 

Só me falta fazer um filtro de linha, mas o que achei aqui é muito profissional, vou ver se encontro depois um mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Resolvi deixar com 103v mesmo os aparelhos modernos funcionam bem entre 100v e 127v. Alguns bivolt, funcionam até entre 90v e 240v. Agora entendo a desnecessidade do uso de estabilizador.

 

Erro de entendimento esse seu. Os equipamentos ditos Full Range operam dentro da faixa de 100 a 240 Volts +-10% o que dá na prática algo como de 90 a 264 Volts...

Veja ai, sempre 100-240V. Os +- 10% ficam implícitos e fazem parte das especificações

 

 

image.thumb.png.6fedf264d28150cda7592c059e3f735e.png

 

image.thumb.png.122e5da88e812894d23ad260082ac541.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz mencionei de montar um sim .Mas não precisava ficar tão triste eu não sabia que utilizando os 110v do auto Trafo  era pra apenas alimentar uma fonte que no caso acho que não puxa muito . Achei que ele queria os 110v pra alimentar coisas maiores tipo uns 800w 600w furadeira, e outros equipamentos . ; ) no caso estas fontes são de 120w purai ; )

 Pois o auto Trafo pelo que vi não tem isolamento do secundário pro primário dai pra cargas mais exigentes crei ele não atuar legal .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, mateus7 disse:

@Isadora Ferraz mencionei de montar um sim .Mas não precisava ficar tão triste eu não sabia que utilizando os 110v do auto Trafo  era pra apenas alimentar uma fonte que no caso acho que não puxa muito . Achei que ele queria os 110v pra alimentar coisas maiores tipo uns 800w 600w furadeira, e outros equipamentos . ; ) no caso estas fontes são de 120w purai ; )

 Pois o auto Trafo pelo que vi não tem isolamento do secundário pro primário dai pra cargas mais exigentes crei ele não atuar legal .

Na verdade para o que quero agora funcionou, depois vou desmontá-lo e enrolar um transformador mais eficiente. Só desisti por enquanto porque os parafusos estão colados e não consegui tirá-los.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, mateus7 disse:

Achei que ele queria os 110v pra alimentar coisas maiores tipo uns 800w 600w

com aquele trafo ele deve ter dificuldade nisso, e muito mais nisto...

10 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

desmontá-lo e enrolar um transformador mais eficiente

 

Até o destino lhe está dando dicas...

10 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

os parafusos estão colados e não consegui tirá-los

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigos estou na mesma situação. Tenho um nobreak (bivolt) que queimou a placa e estou precisando de um transformador de 220v para 110v. Só que são vários fios, como identificá-los sem tomar um pipoco. É pra ligar uma resistência (110) pra esquentar água no copo, mas pra onde irei só tem 220. Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!