Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite pessoal.

Recentemente peguei uma GTX 670 2gb da Zogis, acabei tendo muita dor de cabeça..

Tinha uma fonte PcTop 500w >  IMAGEM DA FONTE, usei ela com a GTX 670 e depois de 10min jogando o pc reiniciou, depois de mais 10 minutos, desligou e ficou reiniciando, imaginei que a fonte não estava aguentando a placa de vídeo, fiz os cálculos e parece que entregou 470w, acho que é o suficiente..

Sendo assim, fiz a alteração no MSI AFTERBURNER conforme o PRINT MSI AFTERBURNER, abaixando o POWER LIMIT para que a fonte possa aguentar a placa de vídeo.

Fiz alguns testes no benchmark do GTA 5 e foi tudo ok, não reiniciou mais, estava tudo normal.. e tive queda apenas de 8~10 no benchmark, no mais Baixo e no mais ALTO, a média continuou a mesma.

Não satisfeito com os testes e a queda de FPS, decidi pegar uma XFX PRO 550w 80 plus, joguei por alguns minutos e para minha surpresa, teve uma explosão.

A explosão foi onde conecta o cabo que vem da tomada na fonte, como na imagem AQUI.

O pc desligou na hora, fiquei assustado e retirei da tomada, abri o gabinete e estava tudo perfeitamente normal, nada estourado ou cheiro de queimado, nada anormal.. Achei estranho.

Liguei o pc na tomada e nada, retirei o cabo da tomada e coloquei de novo, nada.. 

Pensei, minha fonte novíssima já era. Na hora quase chorei porque eu escolhi entre comprar um gabinete bom e comprar a fonte.

Abri o gabinete novamente e coloquei a fonte antiga PcTop 500w, o computador ligou normal.

Aí que está a coisa, quando eu estava formatando o pc já reiniciou sozinho, após a formatação, instalando alguns drivers e programas, o pc reiniciou novamente..

Realizei alguns testes de bench e o pc está reiniciando sem parar.. A explosão pode ter afetado minha placa-mãe? porque essa fonte eu usava antes com a configuração do MSI afterburner e rodava tranquilo.

Será que perdi a fonte e a placa-mãe ou a fonte e a placa de vídeo?

OBS: A XFX 550w tem 44A no 12V, a PcTop tem 28A no 12V, minha tomada tem 20A no disjuntor, pode a tomada ter queimado a fonte? 

Aguardo respostas pessoal,

Agradeço desde já

• Coordenador
Postado

@iyuna A PCTop é muito ruim e nada confiável. Apesar do seu cálculo estar errado e sua configuração ficar bem longe de consumir 470W em carga máxima, usar esse tipo de produto é risco constante. E, por sinal, o máximo que essa bomba pode entregar a um computador moderno (se a etiqueta não estiver com mentiras, o que acontece) é algo em torno de 376W.

A XFX é boa fonte. Mas precisamos entender o que aconteceu aí. Primeiramente, você ligou ela direto na tomada ou em algum equipamento?

Postado
3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@iyuna A PCTop é muito ruim e nada confiável. Apesar do seu cálculo estar errado e sua configuração ficar bem longe de consumir 470W em carga máxima, usar esse tipo de produto é risco constante. E, por sinal, o máximo que essa bomba pode entregar a um computador moderno (se a etiqueta não estiver com mentiras, o que acontece) é algo em torno de 376W.

A XFX é boa fonte. Mas precisamos entender o que aconteceu aí. Primeiramente, você ligou ela direto na tomada ou em algum equipamento?

Liguei em um filtro de linha..

Será que a bomba da PcTop aguenta a conf??

Postado
13 minutos atrás, iyuna disse:

A explosão foi onde conecta o cabo que vem da tomada na fonte

Estranho.. Tem como tirar fotos, do cabo e da fonte? Outra coisa:

13 minutos atrás, iyuna disse:

OBS: A XFX 550w tem 44A no 12V, a PcTop tem 28A no 12V, minha tomada tem 20A no disjuntor, pode a tomada ter queimado a fonte? 

Isso é do lado DC, o que alimenta o PC.. Não tem nada a ver com o lado da tomada..

• Coordenador
Postado

@iyuna Eu sinceramente não ligaria sequer um radinho a pilha nessa PCTop. Veja o teste dela:

Apesar do seu computador não chegar a 300W de consumo, não é legal arriscar uma GTX 670 nisso daí.

Postado
4 minutos atrás, Foxwalt disse:

@iyuna Eu sinceramente não ligaria sequer um radinho a pilha nessa PCTop. Veja o teste dela:

Apesar do seu computador não chegar a 300W de consumo, não é legal arriscar uma GTX 670 nisso daí.

Realmente, é uma bomba..

O pc não é mais o da assinatura.. mas creio que nao tem tanta diferença em Watts..

i5 3570 Stock

8GB 2x4 DDR3 1333mhz

HD 2x500GB 

Asus B75M-PLUS

GTX 670 Zogis

1 Fan de 12  + 2 de 8.

Leitor de cartão

adicionado 11 minutos depois

@RS Faria Aqui está a foto AQUI.

Nao ficou preto nem nada, tudo normal como se fosse cabo novo..

adicionado 18 minutos depois
25 minutos atrás, RS Faria disse:

Estranho.. Tem como tirar fotos, do cabo e da fonte? Outra coisa:

Isso é do lado DC, o que alimenta o PC.. Não tem nada a ver com o lado da tomada..

Então minha tomada aguenta tranquilo? 

• Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, iyuna disse:

@Foxwalt

Então minha tomada aguenta tranquilo? 

Não foi a tomada a causa da explosão

Como é que vais desconfiar que a tomada não aguente o que seu PC necessita???

Vejamos...  Se sua tomada for capaz de entregar até 20 Amperes e a tensão dai for de 220 Volts a máxima energia que ela pode oferecer é de 220 V x 20 Amperes que dá um total de 4.400 Watts e sua fonte e config e exigirá no máximo uns 400 Watts...Dá de ligar 10 desses PC´s iguais ao seu...

Postado
3 horas atrás, faller disse:

Como é que vais desconfiar que a tomada não aguente o que seu PC necessita???

Vejamos...  Se sua tomada for capaz de entregar até 20 Amperes e a tensão dai for de 220 Volts a máxima energia que ela pode oferecer é de 220 V x 20 Amperes que dá um total de 4.400 Watts e sua fonte e config e exigirá no máximo uns 400 Watts...Dá de ligar 10 desses PC´s iguais ao seu...

Fiquei meio assim com a tomada pois explodiu a fonte..

Daí quando estou usando essa fonte PcTop 500w, nao fica reiniciando ou desligando o pc.

Agora estou mais tranquilo quanto a isso da tomada. Obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:

Postado
1 hora atrás, iyuna disse:

Alguma sugestão, pessoal?

A fonte não liga mais, nao consegui ver nenhum capacitor ou coisa do tipo estourado e/ou preto..

Aguardo retorno.

O mais provável é que a fonte da XFX já veio com algum defeito.. Se a compra é recente, entraria em contato com a loja..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!