Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bobina de Tesla com transistor 13007 é possível ?


Ryzzard

Posts recomendados

Pessoal, estou tentando construir uma bobina de tesla com esse circuito abaixo, porém eu só tenho o transistor 13007 a disposição, e gostaria de saber se é possível utilizar ele nesse projeto.

OBS : O secundário da bobina tem 900 voltas com - + 30 ohms, o primário tem 8 voltas.

imageproxy.jpg

Bobina de tesla.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Ryzzard disse:

@Sérgio Lembo Eu coloquei uma resistência de 1,5k no lugar de 100k e funcionou somente com o transistor 13007 em 24 volts, porém se eu fizer esse circuito eu vou ter uma bobina mais potente ?

OBS : a bobina gerou centelhas de 1 cm.

Poste um vídeo ou uma foto pra gente ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryzzard , a ideia do segundo transistor é compensar a falta de ganho do transistor 13007. Com essa associação passamos a ter um ganho >1000. Não sei dizer se irá aumentar os efeitos até porque não tenho a menor intenção de montar isso daí. Uma coisa é certa: com o uso do 13007 passa a ter a possibilidade de uma maior potência de saída por conta dele aguentar 400V no coletor. Um TIPxx teria entrado em curto nessa montagem com 24V de alimentação, o limite de tensão deles é menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo @Edvaldo J. Frederico aqui esta a foto do projeto com ele funcionado com o 13007, porém eu notei que se voce passar dos 1,8k no resistor, ele ja nao funciona, tem que ser com uma resistência abaixo do 1,8k, no caso coloquei 3 resistores de 330. O transistor esquenta bastante, precisa de um dissipador. 

WhatsApp Image 2018-05-23 at 03.45.47.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-23 at 03.45sdsd.jpeg

WhatsApp Image 2018-05-23 at xzc.45.47.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ryzzard disse:

funcionado com o 13007, porém eu notei que se voce passar dos 1,8k no resistor, ele ja nao funciona, tem que ser com uma resistência abaixo do 1,8k, no caso coloquei 3 resistores de 330. O transistor esquenta bastante, precisa de um dissipador. 

O transistor deve estar trabalhando na região linear, o ganho dele é muito baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!