Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NoBreak, filtro de linha, fonte de qualidade. O que devo fazer para proteger meu PC?


Yuuya

Posts recomendados

Oi, sou novo fórum e estou com muitas dúvida como devo proteger meu PC.

 

Sempre utilizei um estabilizador para protege-lo e pelo que eu li, talvez seja a causa de alguns problemas que eu tive.
Eu pesquisei muito e acabou me confundindo mais do que ajudando sobre o que devo usar para proteger o PC, são muitas informações divergentes.

O que é melhor, NoBreak, Filtros de linhas ou estabilizador? Como a Fonte influencia tanto nessas coisas?

 

Eu já ia comprar um nobreak pois achava que era melhor, mas eu li que ele fornece um onda diferente que acabará prejudicando o computador.

A dúvida é essa mas vou dar mais detalhes abaixo.
Eu sempre me considerei azarento com HD's, perdi 1 de 1 tb e outros de 500GB ao longo dos anos e devido a outros problemas "me revoltei" e comprei um PC novo, que em tese é bom.

 

Configurações:
- Processador I7-2600

- placa-mãe H61M CHIPSET INTEL

-  16GB KINGSTON HYPERX FURY 1600MHZ DDR3

- HD 1 TERABYTE SEAGATE 7200RPM (Já deu problema)

- GTX 1050 2GB

- FONTE: 500W REAL (Bomba)

Eu fiquei muito feliz com a compra e achei que me livraria dos problemas do PC mais antigo, não mesmo.

Primeira queda de energia meu HD foi para o espaço, não dá mais para colocar S.O nele, mas ainda uso para colocar alguns arquivos menos importantes, coloquei outro que tinha e pelo visto já deu problema também.

O problema desse foi mais engraçado, estou eu jogando meu Lolzinho na paz, do nada todo uma tela azul da morte e meu HD foi corrompido, simples assim.
Por isso acredito que pode ter algo relacionado a energia, eu resolvi que compraria uma SSD de 240 e um NoBreak.
Mas pelo visto Nobreak tem um grande problema com fontes e a minha é uam péssima, já deveria ter trocado.

É uma Hoopsson  FNT-500W e estou com medo de fazer compras à toa.

O que devo fazer para que eu não tenha mais problemas com a energia?
Vou ter mesmo que comprar uma fonte boa? Posso comprar um Nobreak ou devo utilizar outra coisa?
As peças que pretendir comprar são essas:

SSD KINGSTON A400 de 240GB
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1010651779-ssd-kingston-240gb-sata-6gbs-25-pol-lacrado-a400-500mbs-_JM

Nobreak SMS 27395 600Va
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1036189852-nobreak-sms-bivolt-600va-27395-p-pc-ps4-xbox-12x-s-juros-_JM

Atualmente uso um estabilizado da APC antigo, têm aterramento na casa.



 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuuya Tire o estabilizador e jogue no lixo, isso estraga todo e qualquer eletrônico ligado nele.

 

Esse nobreak esqueça, ele tem forma de onda por aproximação PWM, o correto para pc é Senoidal Puro.

 

Para pc ligue na tomada ou em filtro de linha bom.

 

Troque a fonte também, fontes Hoopson é de se evitar.

 

Também sugiro a mesma dica que o amigo @Evandro afinal o que ele cita é muito útil.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 minutos atrás, Yuuya disse:

Oi, sou novo fórum e estou com muitas dúvida como devo proteger meu PC.

 

Sempre utilizei um estabilizador para protege-lo e pelo que eu li, talvez seja a causa de alguns problemas que eu tive.
Eu pesquisei muito e acabou me confundindo mais do que ajudando sobre o que devo usar para proteger o PC, são muitas informações divergentes.

O que é melhor, NoBreak, Filtros de linhas ou estabilizador? Como a Fonte influencia tanto nessas coisas?

 

Eu já ia comprar um nobreak pois achava que era melhor, mas eu li que ele fornece um onda diferente que acabará prejudicando o computador.

A dúvida é essa mas vou dar mais detalhes abaixo.
Eu sempre me considerei azarento com HD's, perdi 1 de 1 tb e outros de 500GB ao longo dos anos e devido a outros problemas "me revoltei" e comprei um PC novo, que em tese é bom.

 

Configurações:
- Processador I7-2600

- placa-mãe H61M CHIPSET INTEL

-  16GB KINGSTON HYPERX FURY 1600MHZ DDR3

- HD 1 TERABYTE SEAGATE 7200RPM (Já deu problema)

- GTX 1050 2GB

- FONTE: 500W REAL (Bomba)

Eu fiquei muito feliz com a compra e achei que me livraria dos problemas do PC mais antigo, não mesmo.

Primeira queda de energia meu HD foi para o espaço, não dá mais para colocar S.O nele, mas ainda uso para colocar alguns arquivos menos importantes, coloquei outro que tinha e pelo visto já deu problema também.

O problema desse foi mais engraçado, estou eu jogando meu Lolzinho na paz, do nada todo uma tela azul da morte e meu HD foi corrompido, simples assim.
Por isso acredito que pode ter algo relacionado a energia, eu resolvi que compraria uma SSD de 240 e um NoBreak.
Mas pelo visto Nobreak tem um grande problema com fontes e a minha é uam péssima, já deveria ter trocado.

É uma Hoopsson  FNT-500W e estou com medo de fazer compras à toa.

O que devo fazer para que eu não tenha mais problemas com a energia?
Vou ter mesmo que comprar uma fonte boa? Posso comprar um Nobreak ou devo utilizar outra coisa?
As peças que pretendir comprar são essas:

SSD KINGSTON A400 de 240GB
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1010651779-ssd-kingston-240gb-sata-6gbs-25-pol-lacrado-a400-500mbs-_JM

Nobreak SMS 27395 600Va
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1036189852-nobreak-sms-bivolt-600va-27395-p-pc-ps4-xbox-12x-s-juros-_JM

Atualmente uso um estabilizado da APC antigo, têm aterramento na casa.



 

 

Tem bastante coisa confusa, afinal se você sabe que tem uma fonte bomba, a primeira coisa que deveria ter feito era trocar por uma fonte confiável com PFC Ativo. Ela por si só já dará conta de trabalhar em seu computador corretamente. 

O estabilizador só vai atrapalhar a fonte, e ainda vai fazer com que o circuito dela tenha que trabalhar mais para corrigir as variações de tensão da rede.

Nobreak é para que você continue a trabalhar quando ocorrer uma falta de energia (ou para que dê tempo de desligar o computador). Se na sua casa ocorrem interrupções de energia frequentes, o nobreak até seria indicado. Porém O Nobreak que mandou não é bom, não fornece tensão senoidal pura. Ou seja, continua sendo um "estabilizador" só que com bateria. Gastou dinheiro. 

Primeira coisa que deve fazer é jogar fora o estabilizador, conectar o computador diretamente a tomada e correr comprar uma fonte "de marca", confiável.

 

Off.: O computador foi comprado recentemente? Utiliza um I7 antigo de segunda geração lançado em 2011/12.

Se o HD não serve para o Windows, não serve para nada, não está confiável. Recomendo que baixe um utilitário como o HDD Sentinel para ver informações da saúde do disco e rode um teste de verificação de dados. As vezes o disco está com problemas em apenas alguns setores (e seria algo corrigível pelo próprio firmware do disco).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattausAinda não comprei  nenhuma das peças pois fiquei com muita dúvida, então, por sorte, ainda não perdi dinheiro.

De vez em quando falta energia e a tensão aqui oscilava muito por isso a região pegou o costume de usar estabilizador, tinha horas que eles ficavam estralando demais, hoje melhorou mais isso.

Vou providenciar uma fonte boa, mas não acredito que vou conectar direto na tomada.

Comprei esse ano, pelo custo x beneficio achei válido, acredito que não irie me decepcionar com ele.

Eu tenho um Dock  Station e utilizo meus HD's que estão ruins para armazenar arquivos não muito importantes, mas gostei da ideia e vou baixar esse programa.

Obrigado pelas informações.

 

@EvandroEu tinha pesquisado em vários blogs e fóruns e as informações não estavam batendo, nos blogs diziam que Nobreak é a solução, algumas informações do fóruns achei estranhas.
Mas já tinha lido alguns, não foram os em destaque, mas agora  já li a maioria.
No fim acredito que vou ter que comprar um fonte boa e um filtro de linha bom.

 

@Elder Nauvirth Entendi, mas acho que vou ficar utilizando o estabilizador até chegarem as peças, depois vejo o que faço com ele.

Vou sim comprar a fonte, só estou em dúvida sobre um filtro de linha bom, na verdade nem conhecia a existência desse equipamento antes de fazer essa pesquisa. Então estou procurando uma direção.

 

@lvanzinAgora estou procurando um filtro de linha, esse realmente é recomendável?


----------------------------------------------

 

No geral, pelo o que eu li nesse fórum essa fonte é bem recomendada, então vou comprar ela:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-953954156-fonte-80plus-bronze-corsair-cp-9020121-ww-cx550-atx-550w-pfc-_JM

 

O SSD vai ser aquele mesmo, mas e o filtro de linha? Eu vi que é recomendado um e/ou uma régua de proteção contra surtos, qual a diferença? Qual devo pegar, qual modelo?
Quando faltar energia os equipamentos vão estar mais protegidos que o normal com algum deles?

Obrigado a todos e perdoe-me pela quantidade excessiva de perguntas, é que realmente desse assunto sou bem leigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuuya Primeiramente, esqueça qualquer tipo de proteção se você continuar usando fonte bomba. Não adianta. Se continuar com ela, vai viver tendo problemas, não tem saída. Por sinal, se não pretende fazer upgrades na placa de vídeo, ou se pretende mas não será algo muito avançado (como GTX 1080), pode pegar uma Corsair CX 450 ou PCYes! Electro 430 V2. Não faz sentido superdimensionar a potência acima disso.

 

Sobre os equipamentos de proteção, um resumo geral:

  • Estabilizador = Bomba, enganação pura. Só atrapalha ao invés de ajudar. Se você está usando, desligue agora mesmo e procure o local mais próximo que receba lixo eletrônico para dar uma destinação adequada a ele. Sério, isso só vai te prejudicar. Só no Brasil existe essa mania de usar estabilizador, que decorre do fato de muito "técnico" pilantra ou sem informação ficar indicando isso para as pessoas (além das fábricas de estabilizador, é claro);
  • Nobreak = Se for senoidal, online e de dupla conversão, maravilha, fornece energia até melhor que a da rede elétrica. Contudo, se você não quer desembolsar mais de R$1.500,00 em um desses, vai ter que se contentar com um "shortbreak" de onda retangular e estabilizador interno, que são esses baratinhos. Aí você vai ter dois problemas: o primeiro deles é que esses equipamentos têm o maldito estabilizador e provocam o mesmo efeito enquanto a rede elétrica está funcionando. Quando cai a energia e a bateria entra em operação, seu computador (ou qualquer outro aparelho) vai receber uma belíssima onda retangular, sendo que a forma padrão da energia é senoidal. Ou seja, se você não realiza algum trabalho realmente muito importante que não possa ser interrompido, não compre isso. E esqueça esses blogs que saem recomendando nobreak como se fosse o "salvador da pátria": não é, tem muitos aspectos para analisar nisso daí, principalmente se sua fonte tiver PFC ativo;
  • Filtro de linha (de qualidade) com DPS: solução ideal. Quedas de energia não provocam danos, os surtos e oscilações associados a elas sim. E como você resolve isso? Utilizando um bom filtro de linha com DPS, como modelos da Clamper e Upsai. Se quiser proteção contra surtos provenientes apenas da rede elétrica, algo como o Clamper Multi Energia será interessante. Se quer a proteção completa (adicionando cabo de rede e de telefone), procure pelo Multi Proteção.

Como mencionado pelo colega, temos muito material sobre isso. Leia os tópicos destacados neste setor e assista aos vídeos do Gabriel Torres, como este:

 

E, novamente, esqueça esses sites de desinformação que você deve ter encontrado por aí...

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattaus Obrigado pelas dicas, vou aderir.

Então a de Corsair CX 450W é mais que o suficiente? Se eu colocar mais uns dois HD's vai ficar e da um pequeno upgrade na placa de vídeo (duvido muito), fica tranquilo com essa fonte?

Pelo o que eu li no fórum, o filtro de linha ideal seria esse, correto?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1023929662-filtro-de-linha-professional-upsai-fht-1200-2-brindes-_JM

 

Como funciona essa entradas do  RJ11, vai servir como o filtro normal do telefone?  Tipo, vou descartar o daqui?

Todavia acho que vou comprar hoje esses dois equipamentos, essas suas respostas era o que eu precisava.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuuya Mesmo trocando várias peças, desde que elas não puxem muita energia a fonte CX450 irá suportar tranquilamente.

 

Existe configurações que tem peças mais novas e vem com uma CX450, mas vendo as peças parece precisar de 600W pra mais.

 

 

O conector rj11 é para conectar o cabo de telefone, ideal se sua internet vem por rede de telefone, no clamper multi proteção 8 tem conector rj11 e coaxial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yuuya disse:

@Elder Nauvirth Entendi... Então está decidido.
Vai ser esse filtro de linha e a CX450.

Obrigado, jovem!

 

Edit.: A diferença de CX450 para a 550 é de somente 35 reais, não seria mais em conta pegar a maior não?
Ou fica fuim com tanta folga assim?

Perfeito.

 

Não tem problema nenhum, melhor ainda é quando a diferença é menor, mas 35$ já é algo bom, se tens dinheiro para a CX550 pode pegar tranquilamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
16 horas atrás, Yuuya disse:

A diferença de CX450 para a 550 é de somente 35 reais, não seria mais em conta pegar a maior não?

Ou fica fuim com tanta folga assim?

O encaixe na curva de eficiência vai piorar, já que você estará colocando uma fonte de quase 600W aí (a CX 450 entrega quase 500W). Mas, em compensação, você vai ter um conector a mais para placas de vídeo, que permite quase qualquer upgrade. Então, sim, não está errado optar em pegá-la se quiser.

 

Cabe ressaltar que fontes como a PCYes! Electro V2 430 e a XFX XT 400 já apresentam os dois conectores em sua faixa de potência. Mas a nova linha CX da Corsair é conhecida por ter um projeto bem acima da média.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!