Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O.C. de FX 8120 e Memória RAM


Ir à solução Resolvido por Adriano Sarinho,

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Estive usando o RPCS3 (Emulador de PS3) e a falta de desempenho do meu processador me aventurou pelo mundo do Overclock. Li bastante sobre o tópico por alguns meses e estou ciente dos riscos:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

- As vidas úteis do meu processador e de minha placa-mãe estão perto do fim, além disso estão obsoletos. Overclocking é uma boa opção para aproveitar os momentos finais dessas peças;

 

- Li que o processo de Overclocking de Ram é simples;

 

- A refrigeração está garantida, pois minhas temperaturas não são muito altas:

 

*Não usei nenhum programa de Benchmark

                                                   -  HWMonitor - Alguns dirão que o HWInfo é melhor, mas ainda não usei pra comparar...

    --> CPU Package:                     16 ºC (IDLE)

                                                      35 ºC (Rodando o RPCS3 com ~100% de CPU por 3 horas.)

   

    --> placa-mãe, Chipset e Ram: 32ºC (não muda muito quando em IDLE ou LOAD).

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Apesar disso, tenho dúvidas comuns a qualquer iniciante:

 

- Minha placa-mãe aguenta? E minha Fonte de Alimentação?

 

- Qual o efeito que o Overclock da CPU faz no Over da RAM (e vice-versa)?

  Digo, a placa-mãe é um circuito complexo, então produzir alterações de tensão em um componente vai afetar o sistema como um todo. Desse modo, como contornar esse tipo de problema? 

 

- Li que programas de Overclock automatizados não são muito recomendáveis por aumentarem demais as tensões ou por não entregarem o desempenho de maneira eficiente. Seria a abordagem manual da BIOS uma boa pedida?

 

- Quanto à estabilidade do CPU, stresstests como AIDA64 e Prime95 são suficientes para ratificá-la? E quanto a da RAM (não sei se esses programas também verificam)?

 

- Tenho dois pentes diferentes de DDR3 1600 MHz: A diferença entre os DIMMS pode acarretar problemas num cenário de Overclock?

    -- Um HyperX Blu 4 Gb - 1.65 V  9-9-9-27 (XMP) / 1.5 V 11-11-11-30      KHX1600C9D3B1/4G

 

    -- Um HiperX Fury 4 Gb - 1.5 V 10-10-10-X                                              HX316C10F/4

       

        A Fury não é compatível com minha Mobo, mas não sabia disso quando comprei. Ela gerava tela azul sempre que abria algumas aplicações mais intensas, por isso pensei que fosse defeito e parei de usá-la. Após me deparar com alguns tópicos sobre frequências CAS e JEDEC (no Tom's Hardware) eu percebi que poderia achar um meio termo entre as frequências das minhas memórias, e, após atualizar a BIOS eu configurei para que ambas (não em Dual Channel) operassem em 11-11-11-28 a 1.525 V (DRAM Voltage). Escolhi essa tensão ao acaso e o sistema está extremamente estável - e rápido. Acredito que consiga diminuir esse valor, mas não estou confortável mexendo na BIOS ainda.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Meu Sistema:

CPU:                AMD Bulldozer Fx 8120 3.10 GHz turbo de 4.0 GHz + Deep Cool Lucifer V2

Placa-Mãe:      ASUS M5A99X EVO R2.0 (BIOS 2501)

RAM:               HyperX Blu 4 Gb KHX1600C9D3B1/4G

                        HiperX Fury 4 Gb HX316C10F/4

"VGA":             ASUS GeForce GTX 1050 Ti Expedition (4 Gb GDDR5)

HDD:               Um Toshiba meia boca de 500 Gb

SSD:               (Futuramente um Kingston A400 de 480 Gb 500 Mb/s)

Fonte:              EVGA 600W 80 Plus Bronze

Gabinete:         HAF-912 Plus    -    Sim. O Lucifer cabe no meu PC (huehuee)

S.O.:                Windows 10

       

Lembrando que o TDP do Fx 8120 é de 125 W porque ele perde muito calor, mas em IDLE ele consome ~60 W, segundo o HWMonitor.

Pretendo levar o processador para a faixa de 4.2 ~ 4.5 GHz, se possível;

As memórias para 1866 MHz se possível ou proveitoso.

 

Levando isso tudo em consideração, faço a pergunta mais crucial desse post: por onde começo o Overclock do meu sistema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bom dia, assim como você também sou iniciante, mas o processo de overclocking pra mim parece tão pouco simples. Eu questões como suas memórias serem diferentes eu não sei se tem alguma diferença no overclocking mas, sei que em dual Channel ela não fica como você já deve saber. 

 

Em relação a como iniciar te recomendo ir subindo o clock do processador aos poucos nas casas dos 100mhz . E verificando o vcore do sistema. 

No meu caso eu tinha um ryzen 5 2400g e coloquei ele a 4.05ghz com vcore de 1.45 que pra mim foi o limite entre temperatura e estabilidade. Nas memórias eu tenho uma hyperx Fury ddr4 2666 stock Cl 16. Coloquei ela a 3200 cl15 e dei umas folgadas nos outros valores. 

Deixei a tensão em 1.2v da vram. 

 

Falando de estabilidade: fiz os testes várias vezes com o aida64 na opção de teste de estabilidade. Durante 2h e aí sim meu sistema ficou top. Sem travar. 

Fiz também de 1h no prime95. 

 

Sobre seus hardware se aguenta o OC eu já não sei te informar. É bom dar uma pesquisada. 

 

Mas os meus eram:

Cpu: ryzen 5 2400g Water cooler 240mm

Fonte Corsair 550cx

placa-mãe Asus prime b350. 

 

Não esqueça que se seu Pc não ligar após você alterar as coisas. Só precisa fazer um clear CMOS.

 

Dar uma olhada também no canal do peperaio no YouTube ele vai te dar mais detalhes. 

 

Boa sorte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano Sarinho, Хорошо! Muito obrigado por sua resposta.

 

Quando você mencionou que tinha um Ryzen 2400 eu senti uma forte dor no coração (kkk). Afinal, o tópico é sobre Overclock.

 

Você conseguiu um ótimo resultado com Vcore "baixo" (não sei dizer) e com o O.C. das memórias ao diminuir as latências (e a tensão de 1.2 V!!). Só recentemente entendi que existe uma particularidade com o Overclock de RAM, pois uma alta frequência de operação não implica efetivamente uma operação mais rápida. É mais interessante reduzir as latências CAS, na medida do possível, em vez de simplesmente aumentar o clock.

 

O resultado de Overclock tem muito haver com sorte, tendo em vista que os chips de memória, CPU etc são diferentes entre si. Isso porque as fabricantes utilizam PCBs de diferentes empresas, com qualidade variada, o que gera diferentes desempenhos. Por exemplo:

 

É comum que, ao comprar um módulo de RAM, e, passado algum tempo, comprar outro igual, haja problemas de compatibilidade, mesmo que sejam os "mesmos" chips. A diferença entre componentes de fabricação é responsável por pequenas disparidades na resistividade desses componentes, o que altera o seu funcionamento. O importante para as fabricantes desses componentes é que eles funcionem bem dentro das especificações, algo imprevisto quando se considera Overclock. Isso explica o porquê de alguns caras conseguirem Overclocks de 5.0+ GHz,  enquanto outros não passam de 4.4 GHz, com o mesmo modelo de processador.

 

Quanto às suas dicas, muito obrigado!

 

(Clear CMOS? vou pesquisar. Só conheço o truque de tirar a bateria da Mobo e o MemOK!, que volta as configurações da RAM quando não faz POST)

 

Conhecer o Lucas Peperaio me agregou bastante conhecimento. Já conhecia fontes como Adrenaline, o próprio Clube, LinusTechTips, TechRadar, Tom's Hardware. É muito bom que tenha um representante da pátria que faz vídeos especializados no Youtube. Senti falta disso por muitos anos. Quem sabe há outros?!

 

Ao pesquisar incessantemente no Google, não estava conseguindo materiais relevantes para o O.C. do meu sistema. Entretanto, quando adicionei o nome da família do meu processador encontrei vários. Um deles é um guia (em inglês), em oito partes, usando uma placa-mãe parecida com a minha (mesma empresa... não tão parecida assim):

 

 

 

Guia de O.C. (em inglês):

https://www.overclock.net/forum/10-amd-cpus/1348623-amd-bulldozer-piledriver-overclocking-guide-asus-motherboard.html

 

Outro Guia de O.C. (em inglês):

https://www.overclockers.com/forums/showthread.php/688663-Bulldozer-Overclocking-Guide-(Performance-Scaling-Charts-max-OCs)LN2-Results-co

 

Retornando à questão da compatibilidade do meu Hardware com O.C., descobri algo óbvio: a minha Placa-Mãe é da versão "X" da ASUS, logo é apta. Quanto à minha fonte, meu PC mal gasta 200 W... Além disso, segundo este artigo (https://www.hardocp.com/article/2015/02/27/how_does_my_power_supply_impact_overclocking), os três trilhos de tensão - 12V, 5V e ~3V - são bastante afetados quando em LOAD, podendo sair das especificações manualmente configuradas na BIOS, mas isso em casos EXTREMOS de O.C..No Entanto, porque não pretendo fazer algo absurdo - a ponto de afetar meu HDD com a varição de tensão - e porque não tenho problemas com ventilação em meu gabinete, as perdas na vida útil não serão tão relevantes.

 

Se houver mais dúvidas, eu postarei. Por favor, enviem mais dicas!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então realmente tem poucos youtubers fazendo videos de OC em PT-BR, normalmente eu também busco na "Gringa" e ai eu ponho legenda, mas basicamente se resumi nas informações que te passei. Já o Canal do Lucas Peperaio, é ótimo, ele fala sobre varias situações de OC.

 

e o ClearCMOs normalmente é um "Jump" que tem na placa-mãe que ao ser jampeado, a placa-mãe volta as configurações de fabrica na bios, e ai sim você consegue ligar novamente. 

 

Também peguei bastante conteudo desse site que você sitou https://www.overclock.net/. Só que como falei é em inglês e um tradutor já vai ajudar. 

 

No mais se precisar de alguma ajuda só me chamar. Valeu.! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa tarde/noite.

 

Hoje tentei bastante, mas não logrei êxito.

 

Primeiro testei o Prime95 com tudo Stock e funcionou. Depois, quando comecei a mudar as configurações da BIOS - LLC e afins - assim que iniciava o Small FFT ou qualquer outro teste o PC travava e dava tela azul. Pesquisando, descobri que o Prime95 é conhecido por bugar com OC's de processadores Bulldozer e o troquei pelo AIDA64.

 

Tentei mexer no CPU Bus/ FSB, no multiplicador, nas voltagens CPU e NB, nas opções DIGI+ power no Ai Tweaker; desliguei o AMD Turbo Boost, Cool n' Quiet, CPU Spread Spectrum, PCIe Spread Spectrum. Tentei mexer na tensão da DRAM, mas não fez nada. Tudo que eu fazia ou o MemOK! desfazia ou dava tela azul ou o AIDA64 indicava "Hardware Failure" após alguns segundos. Dessa maneira percebi que se eu tirasse de AUTO as frequências CPU/NB e do HyperTransport (HTT ou HT) ele reiniciava a BIOS com as configurações padrões.

 

O mais estável que consegui foi 4390 MHz com VCore 1.43, que passou 10 minutos no AIDA64 sem problemas, com temperaturas relativamente altas (52 ºC CPU e 61 ºC Soquete, o que ainda está longe do limite: 62 ºC e 70 ºC, respectivamente), mas após esse tempo ele indicava erro de hardware. Apesar disso, usei o computador normalmente, inclusive para jogos e notei uma melhora significativa de performance, principalmente no RPCS3. Houve uma acréscimo de cerca de 5 FPS, muito para um emulador em desenvolvimento.

 

Preciso de ajuda para conseguir estabilizar ou saber se esses Stress Tests sintéticos são uma boa maneira de verificar a estabilidade do OC em meu caso.

 

Edit: Esqueci de informar as configurações da BIOS (esqueci de tirar prints, mas lembro o que configurei).

 

Ai Tweaker

Ai Overclock Tuner: Manual

CPU Ratio: 17.5

AMD Turbo CORE technology: Disabled

CPU Bus Frequency: 250

PCIE Frequency: 100

Memory Frequency: 1332

CPU/NB Frequency: AUTO

HT Link Speed: AUTO

CPU Spread Spectrum: Disabled

...

CPU & NB Voltage: Manual Mode

CPU Manual Voltage: 1.43---

CPU/NB Manual Voltage: 1.250000

... (o resto em AUTO)

DRAM Voltage: 1.50000

... (o resto em AUTO)

 

Ai Tweaker -> DIGI+ Power Control

CPU Load Line Calibration: Ultra High (75%)

CPU/NB Load Line Calibration: AUTO

CPU Current Capability: 130%

CPU/NB Current Capability: 130%

CPU Power Phase Control: Standard

CPU Voltage Frequency: AUTO

VRM Spred Spectrum: Disabled

CPU Power Duty Control: T Probe

CPU Power Response Control: AUTO

CPU Power Thermal COntrol: 130

DRAM Current Capability: 120%

DRAM Voltage Frequency: 300

Dram Power Pahse Control: Optimized

 

Advanced

Cool' n' Quiet: Always Disabled

C1E: Disabled

SVM: Disabled

Core C6 State: Disabled

HPC Mode: Disabled

Apm Master Mode: Disabled

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Lendo mais sobre overclock de RAM, descobri que mexer no BUS não era boa ideia. Sempre dava algum problema. Então, optei pelo método tradicional de aumentar a tensão e o multiplicador do processador. 

 

Após muitas falhas no AIDA64, consegui estabilizar o O.C. em 4,4 GHZ em 1,45 V no Vcore. Porque essa configuração falhava, testei diminuir a frequência das memórias de 1600 Mhz para 1333 Mhz, o que funcionou. Depois entendi que algumas memórias não são compatíveis com O.C.'s "altos".

 

No fim das contas, após 2 horas de AIDA64 e algumas horas de gameplay sem problemas, ratifiquei a estabilidade. Entretanto, não constatei uma mudança tão significativa no desempenho. Ele ficou semelhante ao desempenho do meu post anterior: bem melhor que a 4 GHz.  

 

As temperaturas máximas do processador e do soquete, respectivamente: 55° C e 63° C.

Ativei o Cool' n' Quiet e o Core C6 para poupar energia, o que não afetou o desempenho nem a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda mais que você é iniciante e tem um processador destravado junto com placa-mãe destravada, recomendo NÃO MEXER NO BUS. Vai só confundir sua cabeça, como você mesmo já percebeu.

 

Usar o BUS é quando o processador é travado, quando você quer fazer um overclock extremo ou para um ajuste fino.

 

Seu primeiro problema aí são as memórias. Você num FX não vai ganhar praticamente nada brincando com as memórias e ainda por cima você tem dois pentes diferentes. Deixe ambas a 1,5 volts e 1600 MHz com as mesmas latẽncias setadas manualmente por você na BIOS.

 

No AIDA, copie a temporização para 1600 MHz da memória "mais lenta", a com temporização mais alta na mesma frequência, e copie isso para a sua BIOS em ambos os pentes.

 

Substitua os testes do AIDA pelo Intel Burn Test, bem mais eficiente e rápido (funciona em AMD, é um cálculo matemático intenso que a Intel desenvolveu e que supostamente é usado na hora de classificar a frequência dos processadores).

 

Primeiro de tudo veja se seu sistema, com as memórias reguladas, passa no teste. Depois você brinca com multiplicador e tensão, como é o método mais fácil e melhor num processador destravado.

 

No seu FX você vai conseguir, se o resto do sistema estiver ok, aumentar um bom tanto da frequência sem mexer na tensão. Suba ela apenas após passar desse limite e veja se vale a pena.

 

Pode ser melhor trabalhar com um overclock menor que o máximo mas ter uma tensão próxima ou até abaixo da original. Vai depender do seu chip em específico.

 

Controlador de memória com as suas memórias a 1600 MHz "apenas" eu acho que não trará ganhos, mas é algo que em AMD dessa época é interessante brincar pois vez ou outra se acham coisas interessantes.

 

Como você está começando, deixe isso por último. Certifique-se apenas de que ele está setado corretamente (1800 MHz e 1,25 volts).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!