Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Timer de retardo para placa eletronica


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, sou novo aqui e já estou gostando muito do forum!

Pessoal, preciso aplicar em meu circuito um timer de retardo de uns 10/15 segundos, onde a saída só será energizada depois deste tempo, a entrada tem que ser 24Vcc e a saída também.

se alguem puder me ajudar com um esquema (não muito complicado se possível) para mim aplicar no meu circuito agradeço e muito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

O pessoal aqui do forum está sempre disposto a ajudar, é uma comunidade muito participativa.

 

mas ....

 

Tem muito gente que aparece aqui uma vez na vida para perguntar algo e depois de obter a resposta adequada nem se dá ao trabalho de retornar para dizer que a solução oferecida funcionou e desta forma estaria ajudando outras pessoas que surgirão dias ou semanas depois com o mesmo problema.

 

Também tem  pessoas que nem se dão ao trabalho usar o mecanismo de pesquisa aqui do próprio forum e digitar palavras relacionadas ao problema que desejam resolver.

 

Acredito que voce já tenha pesquisado aqui  sobre timer e/ou temporizador  e nas dezenas de postagens encontradas ( inclusive com diagramas e explicações ) nenhuma delas tenha se aproximado do que voce necessita, correto ?

 

'_'

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia alguém pediu um circuito desses aqui, eu fiz o esquema:

O circuito que eu postei originalmente é pra 24V e 1 minuto, como eu disse no post. 

Nesse caso o autor do tópico pediu 2 temporizadores e você só precisa de um, então tomando como base o esquema da esquerda deve diminuir o resistor R2 para que chegue a 15 segundos. Talvez um resistor de 100k dê conta. 

E claro, use relé com bobina de 24V. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola. 

 

Rascunhei aqui no Proteus um diagrama bem simples e econômico para tal propósito, ele usa apenas um divisor resistivo que fornece corrente suficiente para os BC548 e o rele QUE TEM BOBINA DE 12V mas os polos da chave dão a saída de 24V que o usuário solicita.

 

Com o tempo de delay está ajustado para 15s após o acionamento do circuito, mas pode ser alterado mudando o capacitor .

 

Coloquei uma lampada 24V na saída só para aferir o tempo que foi ajustado, mas aquelas terminais ali após o relê darão continuidade no circuito com a corrente que a fonte 24V original esteja fornecendo.

 

A corrente setada no divisor resistivo foi apenas para o sub-circuito.

 

 

 

 

relay24V.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @danieldiass

 

Os dois resistores, R1 e R2 são de 22 Ohms ( vermelho, vermelho, preto, dourado )  e  não 22K ( vermelho, vermelho, laranja, dourado )

 

Se usar de 22K acredito não passar corrente suficiente.

 

O resistor R4 é 4700 ohms ( 4k7 )

 

O capacitor C1 é 1000u  por 16V

 

 

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 20/08/2018 às 11:10, Tito Fisher disse:

Ola. 

 

Rascunhei aqui no Proteus um diagrama bem simples e econômico para tal propósito, ele usa apenas um divisor resistivo que fornece corrente suficiente para os BC548 e o rele QUE TEM BOBINA DE 12V mas os polos da chave dão a saída de 24V que o usuário solicita.

 

Com o tempo de delay está ajustado para 15s após o acionamento do circuito, mas pode ser alterado mudando o capacitor .

 

Coloquei uma lampada 24V na saída só para aferir o tempo que foi ajustado, mas aquelas terminais ali após o relê darão continuidade no circuito com a corrente que a fonte 24V original esteja fornecendo.

 

A corrente setada no divisor resistivo foi apenas para o sub-circuito.

 

 

 

 

relay24V.png

Boa noite, fiz os teste com este circuito em bancada...

Só que no meu circuito, onde deveria trabalhar apenas com 12v, no cano o bc548, continuou com os 24v da fonte.

Tem alguma dica do que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo. lendo isso...

Em 19/08/2018 às 17:03, danieldiass disse:

retardo de uns 10/15 segundos, onde a saída só será energizada depois deste tempo

...vislumbro um circuito minimalista ao extremo. Vou tentar "desenhar"

                          rele 12v
24V ---+---[470R]---+---(bobina do rele)---+---gnd
       |            |                      |
       |            |   [+]capacitor[-]    |
       |            +-----|alguns mF|------+--->
       |                         
       |        contato /                  saida
       +---------------/  o-------------------->

A teoria é que vai demorar um pouco pra atingir 12V (9v já aciona os contatos) devido ao capacitor de 1000 ou + uF. 470R é quase a mesma resistência da bobina 12V portanto pode alimentar com 24V. De fato meça a da bobina e coloque um R quase igual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, danieldiass disse:

Boa noite, fiz os teste com este circuito em bancada...

Só que no meu circuito, onde deveria trabalhar apenas com 12v, no cano o bc548, continuou com os 24v da fonte.

Tem alguma dica do que posso fazer?

Refiz o teste com resistores de 22R novos,  e eles fritara kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2018 às 01:16, Mestre88 disse:

Outro dia alguém pediu um circuito desses aqui, eu fiz o esquema:

O circuito que eu postei originalmente é pra 24V e 1 minuto, como eu disse no post. 

Nesse caso o autor do tópico pediu 2 temporizadores e você só precisa de um, então tomando como base o esquema da esquerda deve diminuir o resistor R2 para que chegue a 15 segundos. Talvez um resistor de 100k dê conta. 

E claro, use relé com bobina de 24V. 

No caso um resistor de 100k e um capacitor de 220uF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, danieldiass disse:

No caso um resistor de 100k e um capacitor de 220uF?

Isso, para ficar mais preciso pode até usar um potenciômetro de 470 ou 220k pra ajustar o tempo certinho. 

Esse tipo de circuito é meio chato pra calcular, quando eu monto ele costumo colocar um resistor qualquer e contar o tempo num relógio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 20/08/2018 às 11:10, Tito Fisher disse:

Ola. 

 

Rascunhei aqui no Proteus um diagrama bem simples e econômico para tal propósito, ele usa apenas um divisor resistivo que fornece corrente suficiente para os BC548 e o rele QUE TEM BOBINA DE 12V mas os polos da chave dão a saída de 24V que o usuário solicita.

 

Com o tempo de delay está ajustado para 15s após o acionamento do circuito, mas pode ser alterado mudando o capacitor .

 

Coloquei uma lampada 24V na saída só para aferir o tempo que foi ajustado, mas aquelas terminais ali após o relê darão continuidade no circuito com a corrente que a fonte 24V original esteja fornecendo.

 

A corrente setada no divisor resistivo foi apenas para o sub-circuito.

 

 

 

 

relay24V.png

Bom dia, só para dar um retorno, fiz este circuito, a principio o circuito funcionou, mas os resistores de 22R aqueceram demais, isto que utilizei resistores de 2 W, talvez seria melhor utilizar uma potencia maior...

adicionado 1 minuto depois
Em 20/08/2018 às 01:16, Mestre88 disse:

Outro dia alguém pediu um circuito desses aqui, eu fiz o esquema:

O circuito que eu postei originalmente é pra 24V e 1 minuto, como eu disse no post. 

Nesse caso o autor do tópico pediu 2 temporizadores e você só precisa de um, então tomando como base o esquema da esquerda deve diminuir o resistor R2 para que chegue a 15 segundos. Talvez um resistor de 100k dê conta. 

E claro, use relé com bobina de 24V. 

Este circuito Funcionou tranquilamente, unica problema que tive em meu circuito, é que eu utilizo um regulador de tensão lm7812 e está aquecendo demais kkkkk. 

Mas agradeço pela ajuda!

adicionado 2 minutos depois
Em 02/10/2018 às 09:58, Isadora Ferraz disse:

Olá amigo. lendo isso...

...vislumbro um circuito minimalista ao extremo. Vou tentar "desenhar"


                          rele 12v
24V ---+---[470R]---+---(bobina do rele)---+---gnd
       |            |                      |
       |            |   [+]capacitor[-]    |
       |            +-----|alguns mF|------+--->
       |                         
       |        contato /                  saida
       +---------------/  o-------------------->

A teoria é que vai demorar um pouco pra atingir 12V (9v já aciona os contatos) devido ao capacitor de 1000 ou + uF. 470R é quase a mesma resistência da bobina 12V portanto pode alimentar com 24V. De fato meça a da bobina e coloque um R quase igual

Bom dia, este circuito funcionou perfeitamente!

Muito Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, danieldiass disse:

eu utilizo um regulador de tensão lm7812 e está aquecendo demais kkkkk. 

Mas agradeço pela ajuda

Tinha que por dissipador no regulador, não adianta ligar sem. 

Se o regulador era só pra alimentar esse timer, nem precisa de 7812. 

O circuito funciona bem com tensões até 30V, basta apenas colocar capacitores com a tensão correta. 

E se o seu relé é de 12V é só ligar um resistor em série com ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Tinha que por dissipador no regulador, não adianta ligar sem. 

Se o regulador era só pra alimentar esse timer, nem precisa de 7812. 

O circuito funciona bem com tensões até 30V, basta apenas colocar capacitores com a tensão correta. 

E se o seu relé é de 12V é só ligar um resistor em série com ele. 

Meu relé funciona com 24v, então depois dele acionar, ele irá para o 7812 e assim a saida terá 12v.

Mesmo com um capacitor razoavelmente grande (3cm x 4cm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!