Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, sou novo aqui e já estou gostando muito do forum!

Pessoal, preciso aplicar em meu circuito um timer de retardo de uns 10/15 segundos, onde a saída só será energizada depois deste tempo, a entrada tem que ser 24Vcc e a saída também.

se alguem puder me ajudar com um esquema (não muito complicado se possível) para mim aplicar no meu circuito agradeço e muito!!

Postado

Ola.

O pessoal aqui do forum está sempre disposto a ajudar, é uma comunidade muito participativa.

mas ....

Tem muito gente que aparece aqui uma vez na vida para perguntar algo e depois de obter a resposta adequada nem se dá ao trabalho de retornar para dizer que a solução oferecida funcionou e desta forma estaria ajudando outras pessoas que surgirão dias ou semanas depois com o mesmo problema.

Também tem  pessoas que nem se dão ao trabalho usar o mecanismo de pesquisa aqui do próprio forum e digitar palavras relacionadas ao problema que desejam resolver.

Acredito que voce já tenha pesquisado aqui  sobre timer e/ou temporizador  e nas dezenas de postagens encontradas ( inclusive com diagramas e explicações ) nenhuma delas tenha se aproximado do que voce necessita, correto ?

'_'

• Obrigado 1
Postado

Outro dia alguém pediu um circuito desses aqui, eu fiz o esquema:

O circuito que eu postei originalmente é pra 24V e 1 minuto, como eu disse no post. 

Nesse caso o autor do tópico pediu 2 temporizadores e você só precisa de um, então tomando como base o esquema da esquerda deve diminuir o resistor R2 para que chegue a 15 segundos. Talvez um resistor de 100k dê conta. 

E claro, use relé com bobina de 24V. 

• Curtir 1
Postado

Ola. 

Rascunhei aqui no Proteus um diagrama bem simples e econômico para tal propósito, ele usa apenas um divisor resistivo que fornece corrente suficiente para os BC548 e o rele QUE TEM BOBINA DE 12V mas os polos da chave dão a saída de 24V que o usuário solicita.

Com o tempo de delay está ajustado para 15s após o acionamento do circuito, mas pode ser alterado mudando o capacitor .

Coloquei uma lampada 24V na saída só para aferir o tempo que foi ajustado, mas aquelas terminais ali após o relê darão continuidade no circuito com a corrente que a fonte 24V original esteja fornecendo.

A corrente setada no divisor resistivo foi apenas para o sub-circuito.

relay24V.png

Postado

Ola @danieldiass

Os dois resistores, R1 e R2 são de 22 Ohms ( vermelho, vermelho, preto, dourado )  e  não 22K ( vermelho, vermelho, laranja, dourado )

Se usar de 22K acredito não passar corrente suficiente.

O resistor R4 é 4700 ohms ( 4k7 )

O capacitor C1 é 1000u  por 16V

'_'

• mês depois...
Postado
Em 20/08/2018 às 11:10, Tito Fisher disse:

Ola. 

Rascunhei aqui no Proteus um diagrama bem simples e econômico para tal propósito, ele usa apenas um divisor resistivo que fornece corrente suficiente para os BC548 e o rele QUE TEM BOBINA DE 12V mas os polos da chave dão a saída de 24V que o usuário solicita.

Com o tempo de delay está ajustado para 15s após o acionamento do circuito, mas pode ser alterado mudando o capacitor .

Coloquei uma lampada 24V na saída só para aferir o tempo que foi ajustado, mas aquelas terminais ali após o relê darão continuidade no circuito com a corrente que a fonte 24V original esteja fornecendo.

relay24V.png

Boa noite, fiz os teste com este circuito em bancada...

Só que no meu circuito, onde deveria trabalhar apenas com 12v, no cano o bc548, continuou com os 24v da fonte.

Tem alguma dica do que posso fazer?

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. lendo isso...

Em 19/08/2018 às 17:03, danieldiass disse:

retardo de uns 10/15 segundos, onde a saída só será energizada depois deste tempo

...vislumbro um circuito minimalista ao extremo. Vou tentar "desenhar"

rele 12v
24V ---+---[470R]---+---(bobina do rele)---+---gnd
       |            |                      |
       |            |   [+]capacitor[-]    |
       |            +-----|alguns mF|------+--->
       |                         
       |        contato /                  saida
       +---------------/  o-------------------->

A teoria é que vai demorar um pouco pra atingir 12V (9v já aciona os contatos) devido ao capacitor de 1000 ou + uF. 470R é quase a mesma resistência da bobina 12V portanto pode alimentar com 24V. De fato meça a da bobina e coloque um R quase igual

Postado
17 horas atrás, danieldiass disse:

Boa noite, fiz os teste com este circuito em bancada...

Só que no meu circuito, onde deveria trabalhar apenas com 12v, no cano o bc548, continuou com os 24v da fonte.

Tem alguma dica do que posso fazer?

Refiz o teste com resistores de 22R novos,  e eles fritara kkkkkkk

Postado
Em 20/08/2018 às 01:16, Mestre88 disse:

O circuito que eu postei originalmente é pra 24V e 1 minuto, como eu disse no post. 

Nesse caso o autor do tópico pediu 2 temporizadores e você só precisa de um, então tomando como base o esquema da esquerda deve diminuir o resistor R2 para que chegue a 15 segundos. Talvez um resistor de 100k dê conta. 

No caso um resistor de 100k e um capacitor de 220uF?

Postado
1 hora atrás, danieldiass disse:

No caso um resistor de 100k e um capacitor de 220uF?

Isso, para ficar mais preciso pode até usar um potenciômetro de 470 ou 220k pra ajustar o tempo certinho. 

Esse tipo de circuito é meio chato pra calcular, quando eu monto ele costumo colocar um resistor qualquer e contar o tempo num relógio. 

• 3 semanas depois...
Postado
Em 20/08/2018 às 11:10, Tito Fisher disse:

Ola. 

relay24V.png

Bom dia, só para dar um retorno, fiz este circuito, a principio o circuito funcionou, mas os resistores de 22R aqueceram demais, isto que utilizei resistores de 2 W, talvez seria melhor utilizar uma potencia maior...

adicionado 1 minuto depois
Em 20/08/2018 às 01:16, Mestre88 disse:

Este circuito Funcionou tranquilamente, unica problema que tive em meu circuito, é que eu utilizo um regulador de tensão lm7812 e está aquecendo demais kkkkk. 

Mas agradeço pela ajuda!

adicionado 2 minutos depois
Em 02/10/2018 às 09:58, Isadora Ferraz disse:

Olá amigo. lendo isso...

...vislumbro um circuito minimalista ao extremo. Vou tentar "desenhar"

rele 12v
24V ---+---[470R]---+---(bobina do rele)---+---gnd
       |            |                      |
       |            |   [+]capacitor[-]    |
       |            +-----|alguns mF|------+--->
       |                         
       |        contato /                  saida
       +---------------/  o-------------------->

A teoria é que vai demorar um pouco pra atingir 12V (9v já aciona os contatos) devido ao capacitor de 1000 ou + uF. 470R é quase a mesma resistência da bobina 12V portanto pode alimentar com 24V. De fato meça a da bobina e coloque um R quase igual

Bom dia, este circuito funcionou perfeitamente!

Muito Obrigado pela ajuda!

Postado
1 hora atrás, danieldiass disse:

eu utilizo um regulador de tensão lm7812 e está aquecendo demais kkkkk. 

Mas agradeço pela ajuda

Tinha que por dissipador no regulador, não adianta ligar sem. 

Se o regulador era só pra alimentar esse timer, nem precisa de 7812. 

O circuito funciona bem com tensões até 30V, basta apenas colocar capacitores com a tensão correta. 

E se o seu relé é de 12V é só ligar um resistor em série com ele. 

Postado
1 hora atrás, Mestre88 disse:

Tinha que por dissipador no regulador, não adianta ligar sem. 

Se o regulador era só pra alimentar esse timer, nem precisa de 7812. 

O circuito funciona bem com tensões até 30V, basta apenas colocar capacitores com a tensão correta. 

E se o seu relé é de 12V é só ligar um resistor em série com ele. 

Meu relé funciona com 24v, então depois dele acionar, ele irá para o 7812 e assim a saida terá 12v.

Mesmo com um capacitor razoavelmente grande (3cm x 4cm).

Postado
35 minutos atrás, danieldiass disse:

ele irá para o 7812 e assim a saida terá 12v.

Ué, mas não era 24V? 

Em 19/08/2018 às 17:03, danieldiass disse:

a entrada tem que ser 24Vcc e a saída também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!