Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito "joule thief" queimará led de 1watts se for alimentado com 3.7 volt


Hudsonkem
Ir à solução Resolvido por Hudsonkem,

Posts recomendados

bom eu queria saber justamente por não ter um osciloscopio, tenho o seguinte circuito da imagem anexada. minha duvida consiste justamento por eu esta usando um led de 3.3-3.6 volt e 700mA, a bateria que estou usando esta com carga fraca de 1.8v, o circuito esta funcionando ok, porém ao saber da seguinte explicação, "a tensão oscila rapidamento de 1.8v a 40v porém como o feito acontece rápido o led consegue consumir essa energia sem maiores problemas" porém se eu recarregar a bateria, ela terá uma tensão de 3.7v ou seja, provavelmente a oscilação vai para uns 100v, ainda estaria ok? ou poderia queimar o led? datalhe eu subistituir o led bc338 pelo bc337-25. e o resistor de 2k2 ohms. o transistor tambem corre riscos? eu tentei o circuito com um bd139 por causa da corrento do colletor apesar que ele esquentava: "gastava energia de forma não eficiente". no calculo do hfe eu usei 350 +/- que deu 1k5 ohms na base. o núcleo toroidal que estou usando no meu indutor tem a mesma quantidade de voltas no primario e secundario, sei que se eu diminuisse as voltas do secundario eu ganharia mais corrente de modo que a tensão iria cai propocionalmente.

1WhiteLED.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Hudsonkem disse:

eu esta usando um led de 3.3-3.6 volt e 700mA

 

8 horas atrás, Hudsonkem disse:

porém se eu recarregar a bateria, ela terá uma tensão de 3.7v ou seja

 

Se recarregar a bateria não vai precisar do Ladrão de Joule, terá tensão de sobra.

 

O objetivo do circuito é alimentar o Led com 1,5V. Então se colocar uma bateria maior, dependendo do Led pode queimar sim e pode inclusive queimar o transistor.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, a ideia em se é fazer uso total da bateria pois é algo inaceitavel que a bateria tenha carga e eu não possa usala, fiquei imaginando, e se eu estabilizar a tensão em uns 2v com algum diodo zener? 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Nesse circuito a tensão da carga tem que ser superior a da bateria. Uma solução simples para uso da bateria de litio é colocar 2 leds em série.

no caso se eu colocasse +1 led em serie só que os de 3.3v e 25mA, sera que daria certo? eu estava tentando fazer um circuito que aproveitasse bem a bateria por isso to estudando sobre o joule thief, bom sei que usamos leds drivers, porém é necessario uma tensão de alimentação maior para estabilizar a corrente no led. aceito sujestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Nesse circuito a tensão da carga tem que ser superior a da bateria. Uma solução simples para uso da bateria de litio é colocar 2 leds em série.

eu fiz o teste com um led verde alto brilho e funcionou bem, testei sem e fui aumentando a tensão gradativamente, o transistor começou a esquentar em uns 2.6v +/-, botei o led verde em serie e ficou joia, o brilho não diminuiu e o transistor não esquentou mais. agora um novo desafio... digamos que mesmo o circuito funcionando no seu maximo a corrente é baixa: em 3.6v fica em 65mA e em 2v 24mA, isso medindo a corrente passando pelos leds, a corrente do circuito: 2.2v 110mA e 3.7v 175mA. então como eu aumento a pontencia do circuito? para o led fica com alto brilho usando o joule thief, não quero drivers com lm317 etc, o que eu quero é aprimorar meu circuito. já lee que menos voltas no secundario daria maior corrente nesse tipo de circuito, isso procede? isso irá da maior potencia em meu circuito? desde já agradeço, apesar de o circuito ser simples, tem muito conhecimento por traz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hudsonkem disse:

3.6v fica em 65mA e em 2v 24mA, isso medindo a corrente passando pelos leds, a corrente do circuito: 2.2v 110mA e 3.7v 175mA. então como eu aumento a pontencia do circuito?

O circuito consome mais energia do que os Leds. Eu sei que você quer saber mais sobre ele, só que apesar dos poucos componentes ele é mais complicado do que você imagina,pois foge um pouco da eletrônica tradicional.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Mestre88 disse:

O circuito consome mais energia do que os Leds. Eu sei que você quer saber mais sobre ele, só que apesar dos poucos componentes ele é mais complicado do que você imagina,pois foge um pouco da eletrônica tradicional.

sim estou perdendo energia em alguma parte, bom ainda sim esta economico porque o led em sí funciona a 700mA e levando em conta que posso acionalo com menos tensão e o brilho ainda forte para a corrente... só falta um pouco mais de pontencia e ficaria satisfeito, mais 500mW e acho que a luz ficaria legal com 3.4v ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuitos com transformadores em CC meio que dão um nó na minha cabeça, mas indo pela lógica eu dobraria o número de espiras da bobina (arranjando um núcleo maior, é claro, já que você dobrou o valor da tensão.

Colocaria um BD139 e diminuiria o valor do resistor, já que o ganho desse é menor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Mestre88 disse:

Circuitos com transformadores em CC meio que dão um nó na minha cabeça, mas indo pela lógica eu dobraria o número de espiras da bobina (arranjando um núcleo maior, é claro, já que você dobrou o valor da tensão.

Colocaria um BD139 e diminuiria o valor do resistor, já que o ganho desse é menor.

então, eu tentei o bd139 porém ele aqueceu bastante, e acabei qeimando por acidente kkk. galera vou da como resolvido porque eu consegui fazer o que eu queria. lee em um site um carinha falando que aumentar a tensão do circuito é perigoso por que os picos na base iriam acabar qeimando, bom aí veio a ideia, "vou colocar um resistor de 10k e testar, vai que reduz o impacto no transistor", o transistor ficou xuxu, não esquentou, led com forte brilho, led não esquentou também, e continua funcionando mesmo com 1v, detalhe que não estou usando meu led em serie com o verde ok,gostei do resultado, obrigado a todos..

adicionado 37 minutos depois

vou deixar aqui a imagem da lanterna..

IMG_20180828_234732.jpg

IMG_20180829_011524.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vim da uma atualizada no esquema, com os 10kR pelos 2V basicsmente deixa de acender, resolvi trocar o resistor por 3kR e troquei o transistor por um que tenha um furinho pra eu por em um dissipador, o bd136, o led pelos meus testes gasta em torno de 130mA e o circuito completo 280mA o'que ficou legal.. seque anexo com o esquema onde "D" é a area do meu toroide...

IMG_20180902_052324_DRO.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Que bom que conseguiu. Não entendi o objetivo de usar bateria de 4.1V para acender um led de 3.6V com esse circuito.

existe uma versão com uma bobina simples com dois transistores, tente redesenhar com um único Darlington e não obtive êxito. Se alguém tiver um ideia para esse circuito poste que montarei. Usei um BC517.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

para funcionar devera  ter um toroid de 1cm a 3cm de diametro enrrole de cada lado 20 espiras de fio unico de rede rj45 use um resistor de 1k com um potenciometro de 5a 10klin ou b  tenho um grupo onde hoje mesmo postei um teste de transistores que acende um led com 1,5v a 3v  este não e para leds deve ser um tipo inversor de tensão e queimara muitos leds o nome de meu grupo e projetando circuitos de eletronica que funciona luiz souza  eu projeto meus propios circuitos e posto todo dia 10 circuitos de revista saber eletronica quem quiser de uma olhadinha la 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...