Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais peças vocês me recomendam para montar essa máquina?


Posts recomendados

Eu estou com algumas dúvidas sobre peças para computador e não consigo respostas definitivas em outros lugares e decidi vir até aqui para solucioná-las.

 

Qual a melhor placa-mãe para o i7 8700K que consiga comportar 16GB RAM DDR4 4133, um SLI de Titan XP e um leitor interno de bluray? 

 

Quais os melhores gabinetes para essas peças? Não estou conseguindo encontrar nenhum que tenha entrada para o leitor interno de bluray. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para esse setup eu iria com o corsair carbide air 540, é um modelo mais antigo e por isso tem o espaço para o blueray, e ele é separado em 2, o fluxo de ar para as GPU's vai ser muito bom, como provavelmente você terá uma fonte forte também, ele é legal porque a ventilação da fonte é feita pela lateral e não por baixo, o que ajuda muito a mantê-la mais fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

Para esse setup eu iria com o corsair carbide air 540, é um modelo mais antigo e por isso tem o espaço para o blueray, e ele é separado em 2, o fluxo de ar para as GPU's vai ser muito bom, como provavelmente você terá uma fonte forte também, ele é legal porque a ventilação da fonte é feita pela lateral e não por baixo, o que ajuda muito a mantê-la mais fria.

É justamente esse modelo que eu vi um site estrangeiro com um SLI de Titan X(ou XP), mas no caso do que eu vi tinha uma entrada para DVD. A máquina já estava montada, mas o absurdo do preço era maior do que o desempenho absurdo em games e não tinha 4133 de frequência. 

 

Encontrei o modelo que mencionou em um site da minha lista de sites confiáveis. Está custando 540,70 sem o valor do frete.

 

Depois que li sobre fonte com potência inferior ao necessário, penso em uma de 1200w da Corsair, acho que mais do que isso não vai ser preciso. Não pretendo fazer nenhuma mudança de peças por conta de delas já não serem capazes de trazer o desempenho que desejo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

Sempre gostei desse gabinete, no meu rig novo quase comprei ele, mas como não uso drive de dvd etc desencanei dele.

 

Para fonte, 1200w resolve mais do que bem, pode ser até bem menos, essa CPU é tdp baixo, ao todo seu sistema vai consumir no máximo uns 700w e isso dando paulada na cpu, todas gpu, hd's e OC etc... Eu pessoalmente no meu novo rig tenho umas hx1200i, mas isso porque a ventilação para ela é muito ruim e quero manter o fan desligado o máximo de tempo possível. Se olhar preço, 850w para 1200w é muita diferença, mas 1000w para 1200w a diferença é pouca, e 1200w para 1500w a diferença é bem grande, acho que 1200w é uma boa escolha, em especial se for optar por alguma cpu mais forte no futuro.

 

Outro ponto importante é curva de eficiência, se você consumir 600w na sua máquina, você estara em 50% do uso da fonte, o que te põe em um ponto de eficiência muito bom, chegando a uns 92% na platinum e 94% na titanium.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rolf William Gewers disse:

@Grande Mestre Lucas

Sempre gostei desse gabinete, no meu rig novo quase comprei ele, mas como não uso drive de dvd etc desencanei dele.

 

Para fonte, 1200w resolve mais do que bem, pode ser até bem menos, essa CPU é tdp baixo, ao todo seu sistema vai consumir no máximo uns 700w e isso dando paulada na cpu, todas gpu, hd's e OC etc... Eu pessoalmente no meu novo rig tenho umas hx1200i, mas isso porque a ventilação para ela é muito ruim e quero manter o fan desligado o máximo de tempo possível. Se olhar preço, 850w para 1200w é muita diferença, mas 1000w para 1200w a diferença é pouca, e 1200w para 1500w a diferença é bem grande, acho que 1200w é uma boa escolha, em especial se for optar por alguma cpu mais forte no futuro.

 

Outro ponto importante é curva de eficiência, se você consumir 600w na sua máquina, você estara em 50% do uso da fonte, o que te põe em um ponto de eficiência muito bom, chegando a uns 92% na platinum e 94% na titanium.

Eu escolhi o i7 8700K porque é um processador poderoso e seu preço é R$ 2.000,00. 

 

A fonte de 1200w da Corsair está abaixo dos dois mil reais, então não é nada que eu considere um absurdo, mas os preços das placas de vídeo sim.

 

Esse modelo tem problemas de compatibilidade com alguma marca de leitor de bluray interno? Quase não existem leitores de bluray interno por aí e comprar um que seja compatível é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

Sobre a compatibilidade não sei dizer...

 

Para a fonte, comprei uma hx1200i no kabum faz um mês para meu rig novo, paguei 1300, na pichau tem ela também com preço melhor ainda se não me engano.

 

Sobre o 8700k, tudo depende... não quero denegrir e tal, o foco é trocar conhecimento, se for para jogar, ele é muito show realmente, agora se for para workflow pesado como render, ai ele vai apanhar bastante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Rolf William Gewers disse:

@Grande Mestre Lucas

Sobre a compatibilidade não sei dizer...

 

Para a fonte, comprei uma hx1200i no kabum faz um mês para meu rig novo, paguei 1300, na pichau tem ela também com preço melhor ainda se não me engano.

 

Sobre o 8700k, tudo depende... não quero denegrir e tal, o foco é trocar conhecimento, se for para jogar, ele é muito show realmente, agora se for para workflow pesado como render, ai ele vai apanhar bastante...

A fonte eu ainda vou pesquisar em vários sites. Olhando rapidamente agora já vi que tem site confiável vendendo-a por mais de dois mil, mas isso não é surpresa. O i7 8700K está custando mais de dois mil e trezentos em um site que já comprei livros. A black fraude está em andamento. 

 

O que mais quero com esse computador é jogar. Pretendo fazer mapas com ele, editar imagens no photoshop, realizar digitalizações, copiar blurays originais com som e imagem originais(o que vai deixar os filmes com dezenas de gigas, mas tudo isso são coisas que uma configuração bem mais barata consegue fazer, o meu interesse maior é jogar, inclusive em 4K 60FPS. Não sou desses de forçar a máquina em campeonatos e nem pretendo trabalhar com programas que forcem o processador tanto ou mais que os jogos. Se eu me metesse a aumentar demais as frequências das placas e do processador como alguns fazem em campeonatos, eu explodiria mais do que um terrorista ao ver que o computador explodiu.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava 1200 na pichau essa semana ainda, acabou de acabar...

https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-hx1200i-1200w-modular-certificado-80-plus-platinum-cp-9020070-ww

No kabum onde eu comprei a minha está o mesmo preço, só procurar por algum cupom de desconto no google

https://www.kabum.com.br/produto/77626/fonte-corsair-1200w-80-plus-platinum-modular-hx1200i-cp-9020070/?tag=hx1200i

 

Não espera black fraude para itens assim, nunca entram em promoção... se fosse aquelas cx básicas ai sim valeria a pena, mas para item high end não tem não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 14/09/2018 às 19:04, Grande Mestre Lucas disse:

Eu estou com algumas dúvidas sobre peças para computador e não consigo respostas definitivas em outros lugares e decidi vir até aqui para solucioná-las.

Qual a melhor placa-mãe para o i7 8700K que consiga comportar 16GB RAM DDR4 4133, um SLI de Titan XP e um leitor interno de bluray? 

Quais os melhores gabinetes para essas peças? Não estou conseguindo encontrar nenhum que tenha entrada para o leitor interno de bluray. 

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?

 

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, brender disse:

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?

 

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

O orçamento é cerca de vinte mil. Não sei dizer um valor exato, pois a alteração dos valores das peças está muito frequente e a falta delas também. 

 

Até ano que vem.

 

Não pretendo usar um monitor gamer, pois vou utilizar minha TV PHILIPS FULL HD 60Hz em um primeiro momento e depois comprar uma TV 4K. 

 

Não sei dizer quanto vai custar essa televisão, pois não pesquisei os preços e nem quais os melhores modelos. Não quero uma dessas 4K mais simples, mas também não quero uma televisão que custe acima de cinco mil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

O orçamento é cerca de vinte mil. Não sei dizer um valor exato, pois a alteração dos valores das peças está muito frequente e a falta delas também. 

Até ano que vem.

Não pretendo usar um monitor gamer, pois vou utilizar minha TV PHILIPS FULL HD 60Hz em um primeiro momento e depois comprar uma TV 4K. 

Não sei dizer quanto vai custar essa televisão, pois não pesquisei os preços e nem quais os melhores modelos. Não quero uma dessas 4K mais simples, mas também não quero uma televisão que custe acima de cinco mil. 

 

A melhor TV 4k mid end no Mercado Americano e brasileiro está na faixa dos cinco mil

 

Procura no google 

 

TV SONY 4K HDR de LED Ultra HD XBR- SÉRIE X905E ht

 

e acessa o primeiro link do ht

 

Você acha a versão 2017 por 4000 a 4200 reais em promoções, só ir na zoom e ativar o alerta

 

A versão 2018 por 5200 reais no site corporativo da Sony

 

Só procurar no google e acessar o primeiro link do ht

 

Sony X905F 2018 ht

 

Dizem que a pascal tem problema com HDR ou coisa assim, então talvez fosse melhor as RTX

 

Só que as RTX estão caras demais e o custo x beneficio não compensa

 

Em 4k a última coisa que vai fazer diferença é o processador

 

Então pegaria um mais barato e com mais core / threads, no caso o RYZEN 7 2700 / RYZEN 7 2700x

 

Review da TV versão 2018

 

https://www.rtings.com/tv/reviews/sony/x900f

 

Review da TV versão 2017

 

https://www.rtings.com/tv/reviews/sony/x900e

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As informações sobre a televisão estão em inglês e eu não sou bom no inglês.

 

Na verdade, ao entrar no site oficial da NVIDIA, constatei que a RTX está menos cara que a Titan XP, mas eu não preciso da RTX com seu Ray tracing e sinceramente considero essa nova geração de placas de vídeo um fracasso e não quero aderir a ela. 

 

Sobre o i7 8700K, o custo dele não é algo que eu considere um absurdo, então não tem porque eu reconsiderar a compra, há não ser que ele não aguentasse o que quero, aí sim teria que ir para um i7 melhor ou i9. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

Para jogar em 4K a CPU faz um gargalo grande, só ver o 2990wx em 4k e 1080, ai da para entender o problema.

 

Se você pegar i7 ou i9 de plataforma de entrada, o ryzen é muito mais negócio, não só custo beneficio mas na potencia dele mesmo, se quiser algo de 8 cores melhor que o ryzen vai para a x299, para 8 cores o preço não é absurdo e você tem quad channel e mais uma porção de coisas melhores.

 

A RTX é melhor que a titan v, e é mais barata, e se você for usar duas rtx vai usar o nvlink link não sli, o que é infinitamente melhor.

Falar que a RTX é um fracasso é não conhecer a tecnologia... E mesmo sem usar ray tracing você vai ter um desempenho melhor que a titan v, o único problema da rtx é o preço que subiu demais em relação a geração anterior.

 

Um ponto que eu considero bizarro, você vai querer jogar 4k com 2 gpu's e vai usar uma TV????? Isso é igual comprar uma ferrari e colocar pneu de uno, não faz o menor sentido... Recomendo que você busque informações de monitor, a experiencia com um monitor bacana é outra, só vendo ao vivo para entender melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rolf William Gewers disse:

@Grande Mestre Lucas

Para jogar em 4K a CPU faz um gargalo grande, só ver o 2990wx em 4k e 1080, ai da para entender o problema.

 

Se você pegar i7 ou i9 de plataforma de entrada, o ryzen é muito mais negócio, não só custo beneficio mas na potencia dele mesmo, se quiser algo de 8 cores melhor que o ryzen vai para a x299, para 8 cores o preço não é absurdo e você tem quad channel e mais uma porção de coisas melhores.

 

A RTX é melhor que a titan v, e é mais barata, e se você for usar duas rtx vai usar o nvlink link não sli, o que é infinitamente melhor.

Falar que a RTX é um fracasso é não conhecer a tecnologia... E mesmo sem usar ray tracing você vai ter um desempenho melhor que a titan v, o único problema da rtx é o preço que subiu demais em relação a geração anterior.

 

Um ponto que eu considero bizarro, você vai querer jogar 4k com 2 gpu's e vai usar uma TV????? Isso é igual comprar uma ferrari e colocar pneu de uno, não faz o menor sentido... Recomendo que você busque informações de monitor, a experiencia com um monitor bacana é outra, só vendo ao vivo para entender melhor.

A Titan V apresentou maiores quantidades de FPS em alguns games do que a RTX 2080 ti, apesar de que a Titan V não é uma placa com foco principal nos games.

 

A RTX 2080 ti aguenta 4K 60FPS com Ray Tracing? Pelo que vi não aguentou 4K 100FPS sem o Ray Tracing, o que dirá o 4K 120FPS, o que talvez nem mesmo a próxima Titan aguente.  

 

Um monitor curvo ou não com menos de 40 polegadas não é o que preciso. Quero jogar mais distante da tela e na cama, por isso quero uma TV 4K. Não vou só jogar, quero ver filmes também e como nunca joguei em monitor 4K com mais de 40 polegadas, eu não posso dizer que é uma baita diferença entre ele e uma TV 4K, ambos os modelos estando entre os melhores das suas categorias. 

 

Peça melhor por peça melhor, ou elevo o orçamento para o dobro(o que ficaria ainda mais absurdo financeiramente) ou espero que a próxima Titan tenha 16GB e compro duas, novas memórias DDR5, novo processador, etc. Não vou fazer nada disso, por dois motivos, o primeiro é que não tenho quarenta-setenta mil para montar um computador e o segundo é que os jogos que quero jogar, um SLi de Titan XP aguenta com folga. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

Em todos jogos a titan v perde para a 2080ti, sobre RT, você não precisa usar, ainda é começo, DX12 ainda nem tem suporte, não sabemos como isso será otimizado, não da para considerar agora, e a Titan V também não faz RT.

 

Review da 2080ti no tomhardware, verá que a titan v perde em todos, e isso que a 2080ti é founders, sem OC nem nada...

https://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-rtx-2080-ti-founders-edition,5805.html

 

Os melhores monitor do mercado não são curvos, e sobre TV e Monitor, recomendo você assistir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

Sinceramente, não vou debater, até no passmark a 2080ti detona titan v... Nunca ouvi falar nesse canal, mas olha o rig desse cara, 6950x... acho que é a pior CPU para jogos dos últimos 4 anos, perde até para o 2990wx... Até nos comentários acham estranho porque apenas ele teve esse resultado.

 

Mas o importante é você ficar satisfeito, boa sorte no novo pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi que em um site em inglês que a 2080 tu ganha da Titan V em algumas coisas, mas também vi esse vídeo e tem um outro vídeo nesse mesmo canal que a 2080 ti apresenta mais FPS na maior parte dos games. 

 

Eu não tinha o objetivo de entrar nesse debate Titan V VS 2080 ti, então deixa pra lá mesmo, só coloquei um vídeo para mostrar o que um sujeito conseguiu obter no teste. 

 

Sobre o vídeo, ele tem informações em inglês, então fui nos comentários e copiei alguns e com o google tradutor eu pude le-los em português e vi que tem pessoas ali que discordam da opinião dele e até um que comentou que o vídeo é vergonhoso, mas também quem gostasse do vídeo, caso contrário ele não terei nenhum like. 

 

Valeu aí cara, bom jogos para você e quando eu estiver com o computador se você quiser a gente joga online. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 30/09/2018 às 20:21, Grande Mestre Lucas disse:

As informações sobre a televisão estão em inglês e eu não sou bom no inglês.

Na verdade, ao entrar no site oficial da NVIDIA, constatei que a RTX está menos cara que a Titan XP, mas eu não preciso da RTX com seu Ray tracing e sinceramente considero essa nova geração de placas de vídeo um fracasso e não quero aderir a ela. 

Sobre o i7 8700K, o custo dele não é algo que eu considere um absurdo, então não tem porque eu reconsiderar a compra, há não ser que ele não aguentasse o que quero, aí sim teria que ir para um i7 melhor ou i9. 

 

Vou resumir a nova geração da Intel

 

i7 9700k = 8 core / 8 threads

i9 9900k = 8 core / 16 threads, precisa comprar cooler / watercooler 

 

Pelo o que vi na gringa, o i9 9900k com o cooler custa o dobro do RYZEN 7 2700x que já vem com cooler box

 

Em 4k o que menos vai fazer diferença é a CPU

 

Pelo fato do RYZEN 7 2700x ser 8 core / 16 threads e o i7 8700k 6 core / 12 threads e ainda precisar de cooler

 

Eu iria no RYZEN 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender qual a durabilidade desse processador da AMD? 

 

Pergunto isso não com intenção de debochar da qualidade dele, mas porque ultimamente tenho observado que diversos produtos mesmo de marcas top 10 do mercado andam apresentando defeitos em menos de cinco anos, isso para não ser mais direto e dizer que com menos de três já se nota um ou mais defeitos nos produtos. 

 

Vou receber uns dois mil ou mais até semana que vem e já estou pensando em comprar o processador antes que ele acabe nos sites confiáveis ou não encontre promoção e o preço fique absurdo, na verdade já está devido ao fim de ano, mas é bem capaz de mesmo quando passe o natal queiram 2300 ou mais em um i7 8700K e ainda tem as demais peças. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Grande Mestre Lucas disse:

brender qual a durabilidade desse processador da AMD? 

 

Praticamente qualquer processador topo de linha vai se obsoletar antes de terminar a vida útil operacional.

 

Claro, falhas acontece, com qualquer fabricante, mas a grosso modo os processadores trabalham normalmente por mais de 10 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro O tempo mínimo que eu pretendo ficar com essa máquina que vou montar é dez anos. 

 

Eu comprei um notebook em 2015 e até hoje o i7 dele está funcionando e isso há altas temperaturas. Tem momentos que ele "está pegando fogo meu". O teclado, a tela e o som pifaram, mas o i7 está firme e não arregou nem para games próprios de PC como COD MW3, SF VS TEKKEN e RE6, só a placa de vídeo mesmo que por ter dois gigas não aguenta esses games em 1080p 60FPS. 

 

Meu primeiro computador infelizmente ainda está parado(pretendo vende-lo) e o processador dele ainda funcionou na última vez que eu o liguei. O computador foi comprado em 2010. 

 

Só as minhas duas experiencias com processadores não bastam para apontar um panorama geral da durabilidade das peças, tem que se ver as informações de quem trabalho com isso, pesquisa ou tem essas peças e as usa no dia-a-dia. O produto sempre é bom na oferta do vendedor, por isso tem que se suspeitar e ouvir do comprador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@brender qual a durabilidade desse processador da AMD? 

Pergunto isso não com intenção de debochar da qualidade dele, mas porque ultimamente tenho observado que diversos produtos mesmo de marcas top 10 do mercado andam apresentando defeitos em menos de cinco anos, isso para não ser mais direto e dizer que com menos de três já se nota um ou mais defeitos nos produtos. 

Vou receber uns dois mil ou mais até semana que vem e já estou pensando em comprar o processador antes que ele acabe nos sites confiáveis ou não encontre promoção e o preço fique absurdo, na verdade já está devido ao fim de ano, mas é bem capaz de mesmo quando passe o natal queiram 2300 ou mais em um i7 8700K e ainda tem as demais peças. 

 

@Steeveantonichen @Atretador

 

Como eu disse, se vai pegar TV 4k com HDR, o ideal seria RTX por maior compatibilidade

 

Outra questão da SLI é que muitos jogos não são compatíveis com esse recurso

 

Ainda acho melhor a ideia de single GLPU

 

Também vejo em outros fóruns, a galera dizendo que para jogar 4k só com placa acima de 8 GB 

 

Então sua opção seria a RTX 2080 TI com 11 GB, lançamento na faixa dos 7000 

 

RTX 2080 TI - 7000

 

Daqui alguns meses, não sei se vai abaixar

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai jogar em 4K, processador irrelevante, não tem porque pegar um i7-8700K ou i9 só pra ficar fritanto no seu computador, ja que são super quentes e o consumo deles é meio alto tambem.

 

Vá em um R5 1600/2600 que vai te dar a mesma performance com uma RTX2080TI em 4K, e ser semelhante em multithreading.

Alem de consumirem e esquentarem bem menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

8700k para durar 10 anos??? Improvável, a pasta de dente usada no IHS pela Intel tem expectativa de 10 anos, daqui uns 5 anos saberemos.

 

você precisa entender como CPU são feitas e ai você verá que se ligou é eterna em 99,9% dos casos, se você tiver problema é na primeira semana, depois segue numa boa, normalmente o que mata CPU é placa-mãe. O que vai decair um pouco o desempenho é se usar OC pesado durante muito tempo, e ainda assim é preciso muito tempo, o Debauer mesmo usa CPU´s com anos de idade para testar conceitos, e são CPU´s que passaram pelo nitrogênio liquido.

 

Outra coisa é loja, para CPU você aciona garantia com o fabricante (intel ou amd) não com a loja, é mais rápido e fácil, loja você só aciona para problema em placa-mãe e algumas gpu´s, o resto é melhor falar direto com o fabricante, só precisa ter nota fiscal e não importa nem o país onde foi adquirido.

 

Se você quer ter um PC para 10 anos, minha opinião, espere, tem coisa boa no mercado sim, mas é um período de grandes mudanças, nvidia com rtx e amd com ryzen, amd vai correr atrás da nvidia e a intel está correndo atrás da amd, amd vai lançar 7nm ano que vem, diz a lenda que intel vai lançar 10nm ano que vem, navi vai chegar logo mais também, o mercado vai se mexer bastante, e custo também pois ddr5 está em homologação, logo ddr4 vai baixar mais ainda.

 

Outra coisa, se você ver as placas mães desses 9900k você fica abismado, o consumo dessas cpu´s vai ser um absurdo, consumo = mais calor, mais calor = mais manutenção, não tenho dúvida alguma que ryzen é a melhor pedida atualmente, e no ano que vem, tudo indica que será melhor ainda com 7nm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!