Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal.

Já havia comentado aqui antes acerca de gerador de energia, tenho uma dessas turbinas eólicas rotativas conforme figura abaixo que funciona normalmente.

Meu intuito é conseguir extrair mais corrente elétrica e tenho pesquisado as possibilidades.

Fazendo algumas experiências  semelhante ao desenho com uma lâmpada  pude constatar que ao mover o elemento magnético por DENTRO da bobina eu obtenho ( aparentemente ) um resultado melhor do que  se mover o magneto paralelamente à bobina.

Minha pergunta é :  Alguém aqui já testou ou montou algum protótipo de gerador magnetico linear  ?  Alguém teria sugestões ou comentários a respeito deles ?

ger-mod1.png

ger-mod2.png

Postado
5 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola pessoal.

Já havia comentado aqui antes acerca de gerador de energia, tenho uma dessas turbinas eólicas rotativas conforme figura abaixo que funciona normalmente.

Meu intuito é conseguir extrair mais corrente elétrica e tenho pesquisado as possibilidades.

Fazendo algumas experiências  semelhante ao desenho com uma lâmpada  pude constatar que ao mover o elemento magnético por DENTRO da bobina eu obtenho ( aparentemente ) um resultado melhor do que  se mover o magneto paralelamente à bobina.

Minha pergunta é :  Alguém aqui já testou ou montou algum protótipo de gerador magnetico linear  ?  Alguém teria sugestões ou comentários a respeito deles ?

ger-mod1.png

ger-mod2.png

Linear parece um pouco ineficiente devido aos movimentos alternados.

É trocar o redondo pelo quadrado😂Igual a usar motor movido a solenoide ao invés de motores rotativos. 

Postado

Isso acontece porque com o magneto dentro da bobina faz o campo magnético influenciar nela por inteiro, enquanto que paralelamente tem influência só na metade dela. 

Talvez em um gerador rotativo, ele funcionaria melhor se tivesse um imã por dentro e outro por fora. É uma ideia meio maluca que eu tive agora, mas pode funcionar. 

• Curtir 1
Postado

Se quer extrair mais potência, precisa trabalhar em dois detalhes;

Tamanho das pás da hélice e nas engrenagens de multiplicação. 

Multiplicando velocidade você conseguirá muito fácil tensões bem maiores. 

Recomendo multiplicação por 5. 

Mas potência mesmo você só conseguirá depois de ter multiplicado a velocidade por pelo menos 5 vezes e aumentar o tamanho das pás da hélice.

A potência vem dos ventos. 

A potência está presente é nos ventos.

Então a solução é aumentar a área das pás para que elas consigam captar mais forca dos ventos. 

Depois tem que instalar umas engrenagens multiplicadoras, pois os geradores só conseguem funcionar bem a partir dos 1000RPM. Só que a hélice, ainda mais se for grande, gira a menos de 180 RPM. Daí precisa de multiplicação. 

• Curtir 2
Postado

Vejam os meus estudos sobre isso: 

Consultando calculadoras de pás de hélice eu descobri que com ventos de 20Km hora, que já é considerado forte em áreas residenciais, você só vai conseguir produzir uns 400 ou 500 watts com uma hélice que tenha circunferência de 5 metros.

Acredite: 

Ventos de 20Km hora ainda são considerados fracos para aerogeradores. 

Grandes parques eólicos por exemplo, se a média dos ventos forem menores que 20Km hora, os projetistas não instalam o parque eólico. Pois eles consideram ventos fracos demais. 

Veja na prática o que são ventos de 20Km hora:

image.png.d95bdf57766e13b59db20bbebd1ab548.png

Veja no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6IWhWgyLbWA

Agora veja um dimensionamento que fiz com base nas informações que estudei:

image.png.49f2969eaf608237b69f70e2609a2bd3.png

adicionado 9 minutos depois

Veja uma pegadinha dos geradores eólicos comerciais:

Este gerador eólico é um dos melhores de pequeno porte que encontrei no mercado. 

Ele tem sistemas  que é revolucionário num gerador deste porte. De outras marcas não tem. Ele corrige o ângulo da pá da hélice com base no RPM e usando para isso uns três pesos. Com isso alcança mais eficiência.

Veja que diz que ele é de 3.5Kw

image.thumb.png.c876230d69ab489644430b35afca15f7.png

image.png.93ce94caaf17d3fb2d01d1e43695e5cf.png

Agora veja a pegadinha 😂😂

image.png.12d631b9c5eaff76dc2139aadcd1ab9d.png

adicionado 13 minutos depois

Veja ele em funcionamento:

https://www.youtube.com/watch?v=fr-uAKh--j4&feature=youtu.be

image.thumb.png.31f81660510a3f5d3b25bcca3f1116d2.png

image.thumb.png.813eed9127fddc5eb97a797e2b36fc71.png

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 25/10/2018 às 00:57, albert_emule disse:

É trocar o redondo pelo quadrado😂Igual a usar motor movido a solenoide ao invés de motores rotativos. 

Esta citação do Sr @albert_emule me fez pensar um pouco ...

A princípio foi desanimadora, mas meu conhecimento de mecânica automotiva foi útil para interpretar a mensagem como um incentivo.

Então fiz a engenharia reversa do ' motor movido a solenóide'  e iniciei um protótipo do que seria um gerador V8.

Enrolei bobinas com fio de bom calibre e posicionei em  torno de uma árvore de manivelas de modo que os 8 pistões ( providos de imãs de neodímio ) estivessem todos em posições diferentes dentro de sua respectiva bobina quando o dispositivo recebesse força motriz no eixo principal.

O resultado foi gratificante,  geração de 6 volts com 10 amperes de corrente a uma rotação em torno de 150 rpm. !!!!

Postarei mais resultados no decorrer da experiência, e reitero minha gratidão pelo apoio recebido.

'_'

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Tito Fisher disse:

Esta citação do Sr @albert_emule me fez pensar um pouco ...

A princípio foi desanimadora, mas meu conhecimento de mecânica automotiva foi útil para interpretar a mensagem como um incentivo.

Então fiz a engenharia reversa do ' motor movido a solenóide'  e iniciei um protótipo do que seria um gerador V8.

Enrolei bobinas com fio de bom calibre e posicionei em  torno de uma árvore de manivelas de modo que os 8 pistões ( providos de imãs de neodímio ) estivessem todos em posições diferentes dentro de sua respectiva bobina quando o dispositivo recebesse força motriz no eixo principal.

O resultado foi gratificante,  geração de 6 volts com 10 amperes de corrente a uma rotação em torno de 150 rpm. !!!!

Postarei mais resultados no decorrer da experiência, e reitero minha gratidão pelo apoio recebido.

'_'

Parabéns pelo resultado. 

Só continuo com o pensamento de que da menos eficiência devido ao movimento alternado. 

Se assim desse maior eficiência, os melhores geradores do mundo seriam tipo solenoide.  

Mas isso não tira seu mérito.

Além do mais funciona e da resultados 

adicionado 2 minutos depois

60 watts em 150 RPM né?

Acha que exigiu quantos Newton metros para manter os 150 RPM? 

adicionado 13 minutos depois

Veja o resultado de uns cálculos mecânicos;

Screenshot_20181103-204814.png

adicionado 18 minutos depois

Agora o resultado em HP:

Screenshot_20181103-205255.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!