Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock extremo FX 6300


diogoprata

Posts recomendados

Bom dia galera, com grande pesar que infelizmente venho pedir opinião/ recomendação dos meus amigos sobre uma placa AM3+ e já lhes explico o por que.

Sexta feira, cheguei do trabalho por volta de 14:40 e me deparei com minha casa totalmente de pernas para o ar, revirada. O pior aconteceu, um infeliz sem mãe, ladrão dos infernos havia entrado em minha residência e acabou levando meu Ryzen 5 1600 que estava à um ano guardado, lacrado pois eu estava juntando para esta black fraude e fim de ano conseguiria comprar a placa-mãe e memórias para então o utilizar.

Então o PC dos meus sonhos (mentira do meu bolso kkk) vai ter que ficar para outro ano já que para montar um PC atual terei de comprar outro processador (antes iria comprar só placa-mãe e memórias) o que vai elevar muito o custo. Então resolvi agora que vou esperar a próxima geração dos Ryzen para o upgrade.

Então estava pensando no seguinte: Comprar uma placa-mãe am3+ que aguente um overclock e também iria comprar um watercooler ou um air cooler que seja, para extrair até a ultima gota do meu FX 6300 e diminuir o gargalo com RX 580.

Eu vi esta placa-mãe Gigabyte ATX AMD 970 AM3+ o frete pra minha região é R$ 81,00 se puderem indicar outras eu agradeço. E se de fato compensa eu fazer isto, ou devo permanecer com minha configuração da maneira que está, o ganho de desempenho não vale o gasto que eu teria ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata Que ***** cara, fica assim não, logo menos você recupera o preju.

 

Sobre a  mobo, as melhores para FX são as 990fx porém são caras de mais, com essa 970 já daria pra brincar bastante em OC.

 

Sobre a troca, acho mais viável você manter seu setup atual até a troca para a próxima geração, investir agora em FX é besteira.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, volto a clamar pois tenho outra dúvida em relação as placas-mãe para os FX. No caso como eu utilizo uma ASUS M5A78-M LX/BR e segundo o site da fabricante ela Suporta CPU em até 95 W se eu trocar para uma que suporte 125W como é o caso da Gigabyte GA-78LMT-USB3 ou até mesmo a GA-970A-DS3P de alguma forma eu teria mais desempenho do meu FX 6300 ? Pois no HWMonitor não ultrapassa 45W e como não tenho muita noção desta leitura penso que a minha placa poderia estar capando de alguma forma e limitando meu processador. Como ocorreu o que já mencionei acima agora só tenho que tentar extrair o máximo do FX 6300 para diminuir o gargalo com a RX 580 e gastando o mínimo possível. Se me dizerem que a GA 78 já resolveria parte do meu problema e melhorasse de alguma forma o desempenho seria melhor pois ela é bem mais barata mas se não tiver outro jeito eu tento pegar a GA 970A. Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde meu bom,

 

Eu tinha a mesma placa-mãe que você e tive que comprar outra porque essa deu problema no chipset e driver de rede.

 

Como eu sempre gostei de AMD justamente por conta dos unlock da vida e preços excelentes. Já tentei de tudo nesse FX 6300.

Minha config atual tem:

placa-mãe: GA-970A-D3P

Memória: 1866mhz HyperZ

Placa de Video: GTX 1050TI 4Gibas

Processador: FX 6300 (A FUCKINS 4.7GHZ) 57ºc Média

Cooler: Water Cooler Seidon 240V - Cooler Master

Fonte: 500W ACE 80PLUS

SSD: 120

HD: 1TB

 

Citação

Pra chegar nesse overclock sem tela azul deu muito trabalho. Mas digo que nunca consegui ter sucesso nessa placa-mãe que você esta usando.

Eu não tinha o mesmo conhecimento que tenho hoje... Então vale testar..

 

Desative o Turbo Core e Unlock Core.

Altere então somente o clock do CPU de 100 em 100 e va testando com o Prime + HWMonitor.

Todos os núcleos tem que estar em 100% durante o testo. Caso algum falhe, então você aumenta a tensão do core na BIOS.

 

Tem que ficar nesse vai e volta até ver onde vai.

 

Já consegui 5GHZ estável, mas a minha placa-mãe perde desempenho em alguns momentos. Então o melhor resultado foi 4.7ghz.

 

Sua placa de video é muita coisa pra esse processador. Eu mesmo com overclock não estou conseguindo extrair nem 60% da minha GTX 1050TI.

 

Qualquer dúvida é só dar um toque.

 

 

 

 

adicionado 8 minutos depois
Em 01/11/2018 às 13:09, ilkyest disse:

@diogoprata  mais TDP não vai permitir mais overclock. Menos TDP sim....

 

O Fx6300 que me lembre, é 95W. Se bem refrigerado, você deve pegar uns 4200 nele tranquilamente. Eu cheguei  a 4,4GHz com watercooler. 

 

 

Conseguir chegar a 4.7ghz com watercooler estável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Volto a pedir a opinião dos meus amigos pois surgiu Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM3+ mATX GA-78LMT-USB3 R2,Edição Especial KaBuM! na loja que explode. Pra mim vai sair por uns R$400,00 somado já o frete. Atualmente meu FX está operando a @4,2GHZ na asus m5a78 e não pega 70º com cooler stock. Será que vale a pena eu trocar de placa-mãe e tentar subir mais pra uns 4,4 ou 4,5Ghz. Se possível recomendar um air cooler também que aguente este overclock e que não seja muito caro. Ou se ao invés de eu gastar esse dinheiro com a placa eu comprar um SSD + um cooler apenas seria mais vantajoso.. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também não trocaria por essa diferença. Tanto que eu tinha essa placa que você tem e só troquei por uma gigabyte melhor porque a minha asus deu defeito no chipset e rede onboard.

Na gigabyte dava pra ir até 4.7ghz com water cooler. Se sua placa estiver boa, junta mais grana e investe em outro kit no proximo ano. Talvez na black friday ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que Deus o abençoe. Vocẽ vê como é a violência, ela ataca mais quem justamente economiza mais, quem justamente é mais vulnerável.

 

Olha, em primeiro lugar eu recomendaria você fazer uma boa ventilação de gabinete nessa sua configuração atual. Ar circulando bem pelo gabinete e pelos pontos críticos, como os VRM, devem manter tanto o processador quando a parte mais "frágil" dessa placa-mãe em boas condições de trabalho. Os VRM das 970, por exemplo, muitas vezes são bem similares às dessa Asus que você tem...

 

E, como disseram, eu não sei se vale a pena você hoje dar 400 Reais numa placa-mãe para FX que vai te dar só mais alguns MHz. Até porque overclock extremo quase nunca dá certo. Eu duvido um FX 6300 bater 5 GHz e conseguir trabalhar assim o dia todo de maneira estável. Se conseguir, logo estraga alguma coisa.

 

Uma coisa a se lembrar é que os FX consideram 1,55 volts já uma condição extrema e onde recomendam water cooler. É muito melhor perder alguns MHz do que queimar componentes ou mesmo danificar seu processador, inclusive porque ao chegar nos extremos você tem PERDA de performance, como o @klipz0rd bem te disse.

 

Veja esse guia aqui da AMD para ter uma ideia precisa dos limites: https://www.amd.com/Documents/AMD_FX_Performance_Tuning_Guide.pdf

 

Eu, mesmo com watercooler, não passaria e ainda tentaria ficar abaixo dos limites que eles colocam para air cooler. Especialmente numa máquina que não for "brinquedo".

 

Lembre-se sempre que dá sim para queimar e danificar coisas via muita tensão e muito overclock, temos relatos aqui no fórum - a maioria fica calada e não fala nada.

 

Eu tentaria algo, portanto, lá pelos 1,4 volts e lá pelos 4,4 - 4,5 GHz sem o turbo e o APM ativos. Apesar de toda a groselha que falam do FX, nessa velocidade e configuração ele é bem interessante. Vai dar para fazer muita coisa.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja tive um fx 6300 com uma M5A78-M  e depois comprei uma 990fx achando que seria melhor... mas nao teve diferença nenhuma em questao de overclock, nas duas o over  ficava instavel a 4,8gz...  a unica diferença entre essas placas e o chipset, mas pela diferença de preço nao vale a pena a troca... na M5A78-M eu ainda fazia over no fsb... e nao vi diferença a nao ser a estetica entre as placas! é forte essa M5A78-M  e nao precisa trocar de placa para outra am3, e jogar dinheiro fora como eu joguei... so troque se for para am4. 

adicionado 5 minutos depois

e desconsidere o que a maioria fala sem ao menos ter tido um fx...eu atingia 4,6gz so mexendo no multiplicador e com cooler box!!! ele ficava na casa dos 60 graus... é quente... usei mais de um ano e nunca queimou!!! mas quanto melhor o cooler melhor sera seu over!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...