Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje estava caminhando e encontrei uma fonte chaveada dessas de computador, estava jogada no chão, os componentes estão em bom estado, para testar ela, só a lâmpada em série basta? Pois a lâmpada tem 150W e a fonte tem 200W, como eu posso testá-la sem correr riscos, já que estava simplesmente jogada na rua.

Um detalhe é que quem jogou a fonte fora arrancou o cooler que tinha nela, se eu usá-la sem o cooler corre o risco de queimar?

A fonte é uma WiseCase (relativamente duvidosa, custando uma quantia absurda de 20 reais) Modelo WSNG-500-P4, pretendo reformá-la para usar em bancada. A qualidade interior até é boa, ao menos essa não é uma daquelas fontes com o ultra tecnológico trafo de cimento com cabo jumpeado, possui dois dissipadores modestos, transformadores de alta frequência, um toroide, dois capacitores de filtro na entrada, vou ligá-la na tomada e ver no que dá, se funciona, se pega fogo, se explode, só Deus sabe o que vai acontecer, afinal não sei se isso é uma fonte ou uma bomba, ou os dois...

Postado

Pode ligar direto e ver se funciona, quem tinha antes com certeza já ligou, se estava com defeito já queimou o que tinha pra queimar. 

Ligar sem cooler pra teste não estraga, ele só é útil quando a fonte tem carga na saída. 

Comece verificando se o fusível está bom. 

Se estiver queimado, é sinal de que a fonte está em curto. Se trocar vai queimar também. 

Se estiver bom, pode ser que a fonte esteja boa, ou ruim com algum componente aberto. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Renato Cramer @Mestre88 Penso em fazer algo assim, se eu não juntar o fio verde com o fio preto, o cooler não liga?

Não. 

Sem juntar o fio verde com o preto terá tensão somente no fio roxo. 

Se não tiver tensão no fio roxo, é sinal de que a fonte stand by está ruim. Sem ela a fonte grande também não funciona. 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Gu1426 disse:

Liguei ela, mas não saiu tensão em nenhum dos fios.

adicionado 0 minutos depois

@Mestre88 Eu testo o preto e o roxo, então?

Sim, com a fonte desligada deve sair tensão só nesse fio, se juntar preto e verde aí funciona os outros. 

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 Liguei e saiu 5V exatos no fio preto e roxo.

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 É, a fonte está funcionando perfeitamente, quem jogou fora só estava preocupado com as ventoinhas, irei arranjar outra pra por no lugar.

Postado
12 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Liguei e saiu 5V exatos no fio preto e roxo.

adicionado 4 minutos depois

@Mestre88 É, a fonte está funcionando perfeitamente, quem jogou fora só estava preocupado com as ventoinhas, irei arranjar outra pra por no lugar.

Não é bem assim, já vi fontes que funcionam fora do computador, mas desligam quando coloca lá. 

Faça testes com ela colocando resistor ou lâmpadas na saída pra ver se funciona bem. 

Claro que as cargas com tensões e correntes compatíveis as da fonte. 

Não ligue motores pra fazer testes. 

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 @Renato Cramer Liguei fio verde com qualquer um dos fios pretos, e não saiu nada em nenhum dos fios...

Então não funciona. 

Está funcionando somente o stand by, o que não é grande coisa. A corrente da tensão de 5V do fio roxo é baixa, serve apenas pra alimentar alguns circuitos do computador que não podem ser desligados. 

7 horas atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 A fonte possui um fio cinza que não sei para que serve.

Se chama Power good, serve pra avisar o computador se as tensões da fonte estão ok. Se não estiver a fonte é desligada. 

Quando se usa uma fonte dessas pra outra coisa que não seja PC, a gente deixa esse fio a toa. 

• Obrigado 1
Postado

@Mestre88 O que pode ser que deu na fonte? Um detalhe, é normal a carcaça da fonte dar choques? Detalhe, a instalação elétrica é bem antiga, não tem aterramento na maioria das tomadas.

Postado
2 minutos atrás, Gu1426 disse:

O que pode ser que deu na fonte?

Complicado dizer de longe, qualquer coisa que queima ela não funciona, pois tem um circuito de proteção. 

3 minutos atrás, Gu1426 disse:

Um detalhe, é normal a carcaça da fonte dar choques?

Se não tiver aterramento dá choques mesmo, elas têm uns capacitores de baixo valor entre a fase da tomada e o terra. 

Eles servem pra desviar as interferências que essas fontes causam para a terra. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 São capacitores cerâmicos, correto? Se eu retirá-los, interfere em alguma coisa na fonte?

Não, agora mesmo nem devem estar funcionando, pois voce disse que não tem aterramento.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Não, agora mesmo nem devem estar funcionando, pois voce disse que não tem aterramento.

Exatamente, sem aterramento eles ficam a toa. 

Antes de minha casa ter a instalação com o terra eu retirava esses capacitores das fontes. 

6 horas atrás, Gu1426 disse:

@K.e.V. T.a.G Esse é o único ponto que tem contato do circuito e da carcaça, correto?

Não. O secundário da fonte também tem, mas não dá choque já que a tensão é baixa. 

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Gu1426 disse:

@Mestre88 Já que fica difícil diagnosticar o defeito apenas olhando, vou testar todos os resistores, diodos e capacitores da placa. Mais tarde volto com os resultados...

Testa os transistores grandes que estão no dissipador do primário. 

E uma coisa chata nessas fontes é que você tem que retirar alguns componentes da placa pra medir, pois se não vai achar que estão em curto por causa das bobinas e do transformador ligado junto. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!