Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Gostaria de saber a opnião de vocês.

Eu quando dimensiono fonte para uma configuração eu faço o dimensionamento , geralmente em site, já tive saco de fazer na mão mas atualmente uso o site https://outervision.com/power-supply-calculator vejo qual o valor que deu no campo " LOAD  Wattage"  e jogo 30% de "cagaço' multiplico por 1.3

Gostaria de saber a opnião de vcs, Qual fator de " cagaço" que vcs usam em dimensionamento de fontes, 15,20,30% alem da load wattage ou vão na risca?

Postado

Nunca pensei nisso, mas calculando aqui deu 20%. Comprei uma fonte nova esse ano e tb sempre usei esse site. Aqui o meu PC no site deu 490W de load e recomendado 540W. Mas comprei uma de 650W (20% a mais pensando em upgrades, capacitor ageing, etc).

Postado

Velho eu calculo meio no "olho" mesmo e não tem muito mistério, os componentes atuais gastam bem menos que os de 2008 por exemplo, pois foram muito aperfeiçoados em termos de eficiência energética com o passar dos anos. Hoje em dia ninguém quer desperdiçar energia que está tão cara e os fabricantes sabem disso. E as fontes de marcas como Corsair se é rotulada em 450W (exemplo), podem entregar picos de 500W facilmente, mas para isso tem que ser um SENHOR computador com overclock até o talo no CPU e GPU, SLI/CF, etc.

Meu PC mesmo 6700k+1070 não gastam mais que 300~340W em load e a fonte CX450 da Corsair leva na maior boa sem nem esquentar após jogar e renderizar vídeos ao mesmo tempo, mesmo no verão. Já para o Q6600 que possuo também, uso uma fonte de 600W pois o próprio TDP do CPU é bem maior que o i7 que tenho, pois querendo ou não é um CPU de 2007~2008 que na época não eram tão otimizados em termos de eficiência energética como se tem hoje.

Abraços!

• Coordenador
Postado

@brunomedina Não se usa a carga máxima para calcular qual será a fonte ideal, mas sim a carga típica. Levando em consideração que a eficiência descreve uma trajetória parabólica com ponto de máximo em 50% da capacidade da fonte, o objetivo é que o consumo típico da máquina, durante a atividade mais realizada, fique o mais próximo possível desse valor. Dessa forma:

• Determine o consumo típico dos componentes durante a atividade mais comum. Por exemplo, se o computador é para jogos, você deve usar o consumo médio da máquina ao rodar jogos. Esse valor pode ser facilmente calculado ao somar os valores de cada componente, testados em conceituados sites de review. Multiplique o valor encontrado por dois e escolha a faixa de potência mais próxima para a fonte;
  • Agora que você já determinou qual seria a fonte ideal, deve procurar o consumo máximo dos componentes para observar se, em carga máxima, a fonte escolhida suportará a máquina. Em quase todos os casos, não há problema com esse critério.

Não recomendo essas calculadoras de fonte como método para dimensionamento porque tendem a superestimar demais o consumo dos componentes, além de muita gente não saber usar e cometer erros grosseiros ali. O objetivo seria mais dar uma ideia mesmo.

Por sinal, a maioria dos computadores vai encaixar na faixa de potência de 400W a 600W, geralmente perto do menor valor. A maioria das configurações apresenta fontes perto de 450W como escolhas ideais.

12 horas atrás, Pico disse:

Aqui o meu PC no site deu 490W de load e recomendado 540W.

Que configuração você tem aí?

• Curtir 3
Postado
8 horas atrás, Foxwalt disse:

Que configuração você tem aí? 

AMD Ryzen 7 1700, Sapphire R9 290 Tri-X OC (que tem tdp de até 300W), 16gb de ram, 1 SSD + 2 HDs, alguns fans...

No site da Sapphire recomendam até fonte de 750W, claro que devem sugerir isso porque a maioria usa fonte de qualidade mais ou menos.

Sei que uma boa de 550W aguentaria meu PC tranquilo.

Comprei uma Corsair RM650i, é cara mas espero usar por uns 6-7 anos no mínimo, que foi o tempo que minha antiga Seventeam durou e ainda estava funcionando, e que só troquei para garantir.

No software Corsair Link ( a fonte está ligada ao USB para monitoramento), em benchmark da GPU não chega a 400W o sistema (com pouco uso da CPU). E raramente usaria CPU e GPU em full load ao mesmo tempo para bater a marca de 450-500W.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!