Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia companheiros, estou com um projetinho em mente para fazer nas minhas férias e queria a ajuda de vocês
Eu possuo em mãos um transformador de ferrite bem grandinho, daqueles utilizados em inversoras de solda 250A e eu estava pensando em refazer seu enrolamento e utilizá-lo para fazer uma fonte chaveada 14,5V, possuo alguns componentes bons que talvez deem para utilizar como por exemplo 6 capacitores de 400v/680uF para o primário da fonte, 4 capacitores de 40v/35000uF para o secundário, possuo 5 Pontes retificadoras de 50A e 8 IGBT's G80N60 de 80A e 600V.
Porém eu não tenho nenhum circuito base para tentar nada e nem sei qual CI usar como controlador, só possuo no momento TL494 e SG3524, porém posso comprar na internet caso vcs saibam de um CI melhor para esse tipo de circuito
Peço a ajuda de vocês para saber algum circuito que eu possa tentar usar para extrair o máximo de potencia possível desse trafo de ferrite, desde já agradeço a todos

WhatsApp Image 2018-11-03 at 9.41.31 PM.jpeg

WhatsApp Image 2018-11-03 at 9.41.32 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-03 at 9.41.32 PM (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-03 at 9.41.32 PM.jpeg

Postado

@rodolfoib , belo núcleo o que tens aí.

Sobre essa fonte de 14,5V, nos fale um pouco sobre o uso que pretende fazer dela.

Caso seja uma fonte para uso geral vamos supor um circuito com baixo ripple e grande estabilidade de tensão. Caso seja para uso específico, conhecer as demandas do circuito que será o cliente dessa fonte nos dará os parâmetros do projeto.

14,5V nos faz lembrar um carregador de baterias e com a corrente disponível que esse núcleo grandão nos dá é até possível pensar numa carga rápida para baterias de 180Ah. Se for para isso, estabilidade de tensão aprimorada é dispensável e controle de ripple uma tolice mas controle de corrente se torna importante. Picos de tensão até se tornam desejáveis (veja os vídeos de John Bedini sobre carga de baterias de chumbo ácido com tensão pulsante).

Sobre o uso de IGBT a capacitância de gate nos dá algumas limitações de frequência e nos obriga a ter um drive dos bons mas ainda é a melhor opção para altas correntes. Os mosfets tem melhorado muito na classe de 600V, permitem trabalhar com drivers menos robustos e maior frequência mas dependendo da corrente primária o IGBT ainda é a melhor opção.

Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Sobre o uso de IGBT a capacitância de gate nos dá algumas limitações de frequência e nos obriga a ter um drive dos bons mas ainda é a melhor opção para altas correntes. Os mosfets tem melhorado muito na classe de 600V, permitem trabalhar com drivers menos robustos e maior frequência mas dependendo da corrente primária o IGBT ainda é a melhor opção.

Não é ao contrário? A capacitância dos IGBTs são mais baixa? 

Geralmente é o que eu tenho visto. IGBTs de até 90 amperes a capacitância é muito mais baixa que se fosse mosfet na mesma corrente. 

Mas realmente eles são limitados em freqüência. 

Parece que não é muito recomendado passar dos 30Khz. Eles tem uns Delay para ligar e desligar. De forma que se a freqüência for muito alta, o IGBT pode não desligar a tempo de desligar antes do outro entrar em ação. Daí cabum💣  

Mas o mosfet em 100Khz ainda é tranquilo. 

Postado
4 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Mas aí esse delay n seria por causa da capacitancia maior do gate do IGBT ?

Não. 

O delay da capacitância faz uma constante de tempo RC. 

Este outro delay o IGBT demora a responder a ordem de desligar. Mas não faz a rampa dos atrasos de constante RC. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...