Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu estava fazendo alguns testes no LtSpice e então resolvi tentar fazer uma espécie de retificador polarizando o transistor com tensão de base abaixo de 0,6V, assim, pensei eu, ele só vai amplificar metade do sinal... mas não foi isso que aconteceu, a senoide está sendo completamente amplificada... estou postando um print da minha experiência, a tensão no gráfico é a do coletor do transistor em relação ao terra... se alguém puder me explicar onde eu errei fico grato.

111111esse.JPG.b7b7c0fead1a9a8b9266bc4e0c629d52.JPG

Postado

Exatamente isso aí. 

Transistor foi feito pra amplificar e diodo foi feito pra retificar. 

Não tem como reinventar a roda nesse caso. 

adicionado 1 minuto depois

Isso que você fez é um amplificador classe A. 

Postado

Pela teoria, mantendo-se a mesma reta de carga (VCC e RC), a corrente quiescente de base IB(Q) e consequentemente o ponto de operação Q têm que ser rebaixados graficamente para se atingir o efeito de corte parcial da senóide F5Rua4D.gif:

e4H5uah.png

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Bills disse:

polarizando o transistor com tensão de base abaixo de 0,6V

Pro transistor entrar em corte total e meio que amplificar apenas o positivo (seu "retificador"), penso que precisa  aplicar tensão 0 ou negativa na base. Sua polarização próxima de 0,6V zoa este conceito. Ou seja: uma mixaria de v a+ que 0,6 fa-lo-á conduzir através do ganho. E em regime ac forças sinistras começam a mostrar suas garras.

Mas k entre nós: qual a real utilidade deste teu projeto? Algo "palpável" ou só experiência teórico-mental?

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz, @Mestre88 e @rjjj talvez (certeza acho.. rsr) "retificador" não foi a expressão correta. Minha intenção era melhorar um rádio AM "de galena" que montei... esse circuito seria usado como demodulador no lugar do diodo. Meu pensamento foi o seguinte, os diodos geralmente usados necessitam que o sinal captado pela antena tenha mais que 0,6V, então pensei que poderia usar o transistor fazendo o mesmo trabalho e com a polarização do transistor "cortando" a "banda inferior" do sinal, eu conseguiria reduzir bastante essa "barreira" de forma que, segundo meu raciocínio, eu conseguiria ouvir sinais muito mais fracos...

Mas não sei se isso é viável, como vcs podem ver tenho muita ideia e pouco conhecimento e prática kkkk

Minha ideia seria viável?

Postado

Aí já são "outros quinhentos". 

Pra que isso funcione nos dias de hoje, pode usar um diodo de germânio, o ruim é que não acha fácil. 

O objetivo do diodo não é cortar os semiciclos positivos ou negativos como numa fonte CA/CC deixando só meia onda. Pelo que eu me lembro, já vi uns esquemas sem o diodo. A bobina/variável ia direto no amplificador através de um capacitor. Não lembro dos detalhes. 

Este tipo de rádio não une seletividade e sensibilidade, por esse motivo deixou de ser utilizado, dando lugar aos complexos super heterodinos. 

Serve apenas como algo didático. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Penso que o diodo era um demodulador que extrai o "contorno" do som

galena.jpg

Me deu saudade. Sempre tive vontade montar um trem deste. Mas nem pra este treco tão simples eu tinha recur$o na época...
Era um diodo detector que neguinho chamava de rabo de gato. O Vak (seus 0,6V) era bem baixo. Ainda usados em rádio de idade média. você pode tentar achar um numa sucatinha ou tentar com diodo rápido.

A princípio você está certo: aproximar a condução. Mas penso que as tais "forças sinistras" como capacitância do transistor e etc vão atuar contra você. Tenta um amplificador de áudio comum com o sinal que vai pro fone. Ok.. você não vai "pegar" ninguém com isso mas se pegar só a rádio local mesmo, fica feliz. Já tens muito mais que eu tive kk.

off 1/2 on: eu tinha um amplificador de som que sinistramente pegava uma rádio. Algo como alguma combinação de fatores formava este tal de rádio galena dentro dele. Ou era alguma mensagem do 👻... outro lado!! 😧 kk

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Penso que o diodo era um demodulador que extrai o "contorno" do som

Exatamente.

Tinha (tem) uns rádios mais modernos que usavam transistor do tipo JFet pra fazer essa função.

41 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Era um diodo detector que neguinho chamava de rabo de gato. O Vak (seus 0,6V) era bem baixo. Ainda usados em rádio de idade média. você pode tentar achar um numa sucatinha ou tentar com diodo rápido. 

Era o diodo de germânio. Vak de 0,3V.

43 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

off 1/2 on: eu tinha um amplificador de som que sinistramente pegava uma rádio. Algo como alguma combinação de fatores formava este tal de rádio galena dentro dele. Ou era alguma mensagem do 👻... outro lado!! 😧 kk

Eu também, e foi um que eu montei.

Cheguei a conclusão que o treco era tão sensível que ele conseguia amplificar RF espalhada por aí, as vezes pegava umas 3 rádios ao mesmo tempo (coisa óbvia porque não tinha sintonia).

Eu já fiz o tal do rádio de galena uma vez, use uma bobina pronta retirada de outro rádio, e eu tinha vários desses diodos de germânio. O Fone era um piezoelétrico retirado de um telefone antigo (na época era moderno :lol:)

Pra mudar de estação era só mexer a posição do ferrite na bobina, a antena era um arame enorme e funcionava melhor se aterrasse o circuiton na época usei o Neutro da tomada mesmo.

Pegava 3 ou 4 estações, todas próximas de 1000kHz

• Curtir 1
Postado

Eu até consegui captar uma rádio local aqui mas bem fraquinha e com muita interferência. Pensei nesse circuito pra tentar aperfeiçoar o rádio e ver se conseguia captar mais estações... vou ver se acho alguma sucata de rádio antigo nos ferro-velhos aqui da cidade pra tentar achar um diodo de germânio ou um cristal de galena e também testar um diodo rápido como vcs sugeriram. Obrigado a todos! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!