Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 de 4GB ou uma de 8GB ?


Posts recomendados

Na teoria, a velocidade de duas memórias de 4 GB seria o dobro da velocidade de um de 8 GB, em função de que duas memórias conseguem trabalhar em dual channel. Ouvi relatos de que na prática, a velocidade não é tão maior assim, mas já é uma vantagem.

 

Eu sempre optaria por comprar duas memórias de 4 GB, porque às vezes memórias gostam de estragar. Dessa forma, você pelo menos não iria ficar sem computador caso um dos pentes queimasse.

 

Para concluir, sugiro que assista este vídeo, que é um comparativo muito bem feito. No vídeo, o ganho de desempenho foi de 20 FPS, o que já é algo brutal. Claro que ele só conseguiu isso porque está usando equipamento de primeira qualidade, não sei se é o caso para você. Enfim, eu sugiro que compre duas memórias de 4 GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Bernardo Lansing disse:

Na teoria, a velocidade de duas memórias de 4 GB seria o dobro da velocidade de um de 8 GB, em função de que duas memórias conseguem trabalhar em dual channel. Ouvi relatos de que na prática, a velocidade não é tão maior assim, mas já é uma vantagem.

 

O ganho de desempenho das memórias é grande, mas, elas nem sempre são fator limitante de desempenho do computador. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Acredite, o ganho é monstruoso. Tenho um laptop com uma HD 4000, pior que essa portanto, e o ganho ao ativar o dual channel foi tremendo em jogos e mesmo na utilização normal houve um certo ganho na agilidade.

 

Placa onboard sempre é limitada pela banda de memória.

 

@RamonRocha Pode mandar bala e colocar qualquer combinação, desde que com 2 pentes para ativar o dual channel. Usei nesse meu laptop um pente de 2 GB que tinha sobrando (o laptop tinha 4 GB) e funcionou muito bem. Detalhe: os pentes eram completamente diferentes em especificação e fabricantes e ainda assim funcionou.

 

O controlador de memória e a BIOS simplesmente nivelam tudo pelo pente mais limitado e o dual channel trabalha na área do denominador comum (2 GB no meu caso). O controlador de memória da Intel ainda por cima é bom e lida bem com esses casos mais "excêntricos".

 

Claro, quanto mais parecidos forem os pentes, menos chances de problemas. De resto, vai fundo.

 

Você terá um ganho de cerca de 100% na performance de vídeo e chutaria uns 10% no processador. Agora, tem que ver se é isso que você precisa!!!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RamonRocha Não e não acho que o problema seria por causa disso. Às vezes bastam algumas reinicializações para isso parar (o WIndows se adapta às mudanças de hardware e às vezes aproveita mais quantidade de memória para colocar mais coisa em cache, até terminar pode ter essas estranhezas).

 

Você pode testar se ficou tudo bem com o Memtest86 e/ou o Intel Burn Test. Passando nesses dois é porque está funcionando tudo 100%.

 

Para ver se o dual channel ativou, use o CPU-Z ou algum do estilo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!