Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo por até R$ 2.500,00


Posts recomendados

Boa tarde. Preciso de um desktop para uso preponderante de programas de escritório (Chrome, Outlook, Word, Adobe Reader etc). Atualmente possuo um notebook Samsung 900X, rodando com Windows 8.1 64-bits. A configuração é: processador Intel Core i5 4200U 1.60 GHz, memória RAM 4 GB DDR3 1600 MHz, SSD 120 GB SATA III 6.0Gb/s e placa de video integrada Intel HD (uso resolução 1920x1080, para uma tela de 13,3').


Tenho necessidade de trabalhar constantemente com múltiplas janelas do navegador abertas ao mesmo tempo, bem como vários arquivos Word e PDF. A máquina que possuo não está mais dando conta do recado. Frequentemente aparece mensagem do sistema pedindo para fechar janelas ou então o software simplesmente para de funcionar. Neste exato momento que escrevo o uso do equipamento está moderado, longe do que usualmente faço, e ainda assim o uso da memória está acusando 77% e a CPU, se eu alternar entre vários programas, atinge picos constantes superiores a 70%, o que torna tudo muito lento.

 

Não tenho interesse numa máquina "pronta" (Dell etc), a não ser que seja realmente muito boa e um custo-benefício imbatível. Prefiro montar um desktop "customizado", pois assim penso que terei maior liberdade para um eventual upgrade no futuro.

Não considero o monitor incluso no orçamento de R$ 2.500,00, e sim a parte, bem como demais periféricos (teclado, mouse, caixas de som). Dispenso CD-ROM.

De tudo, o que acho imperativo é continuar com disco SSD, pois a diferença que notei para os antigos HDD que usava é enorme. Não sei se é possível combinar os dois tipos, mantendo desempenho e ganhando mais espaço de armazenamento sem encarecer muito (os atuais 120 GB que tenho são muito poucos). Se for, tanto melhor.

Outra coisa, apesar de o maior emprego da máquina ser as atividades de escritório, no lazer eu jogo de vez em quando games da Steam, como Counter-Strike Global Offensive, Sid Meier's Civilization VI e outros de estratégia, que tendem a ficar bastante travados conforme a partida vai evoluindo. Não sei se é por causa da ausência de placa de video dedicada ou da memória RAM ser restrita. Enfim, uma placa de video que desse conta de jogos desse tipo talvez fosse interessante também.

 

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De acordo com as suas necessidades o hardware do seu notebook ainda te atende na minha opinião, eu só colocaria mais RAM nele para aguentar os múltiplos programas abertos.

Caso contrário sugiro o seguinte sistema:
Processador Ryzen 2200G

Placa-mãe A320

Memória 2x4GB RAM 2666

Gabinete Cougar Archon

Fonte VS400

 

E um filtro de linha Clamper Energia 5 só para dar uma segurança extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasmz , se quiser, antes de gastar, poderia dar uma olhada nas temperaturas do seu processador também. Caso não faça manutenção nele faz algum tempo, pode ser que esteja aquecendo muito e não consegue resfriar. Pode fazer você mesmo, ou levar num técnico de confiança, para abrir, tirar a poeira que fica nas saídas de ar, e trocar a pasta térmica.

 

E realmente, 4 GB se deixar o Chrome com algumas abas sozinho ele já quer tudo pra ele rs.

 

1 hora atrás, lucasmz disse:

De tudo, o que acho imperativo é continuar com disco SSD, pois a diferença que notei para os antigos HDD que usava é enorme. Não sei se é possível combinar os dois tipos, mantendo desempenho e ganhando mais espaço de armazenamento sem encarecer muito (os atuais 120 GB que tenho são muito poucos). Se for, tanto melhor.

 

Sim, pode usar ambos sem problemas. Se você não for usar mais o Notebook, pode reutilizar ele no PC novo inclusive.

 

1 hora atrás, lucasmz disse:

Outra coisa, apesar de o maior emprego da máquina ser as atividades de escritório, no lazer eu jogo de vez em quando games da Steam, como Counter-Strike Global Offensive, Sid Meier's Civilization VI e outros de estratégia, que tendem a ficar bastante travados conforme a partida vai evoluindo. Não sei se é por causa da ausência de placa de video dedicada ou da memória RAM ser restrita. Enfim, uma placa de video que desse conta de jogos desse tipo talvez fosse interessante também.

 

 

É um pouco das duas coisas. O vídeo integrado da Intel hoje não se compara aos da AMD, o Ryzen 3 2200G já citado é outro mundo. E a falta de RAM afeta o sistema todo, não tem jeito.

 

Minha sugestão:

 

Ryzen 5 2400G - R$ 750

placa-mãe Gigabyte GA-A320M-S2H - R$ 330

Fonte Gamemax GM500 - R$ 204

Memória Team Group 4GB DDR4 2400 MHz x 2 - R$ 208 x 2 = R$ 416

HD Interno Seagate HDD 1TB - R$ 209

Gabinete AeroCool MID Tower SI-5101 - R$ 113

Até aqui, R$ 2022 e 1 frete.

 

Escolhi o Ryzen 5 2400G por, além de ter um vídeo integrado um pouco melhor, tem 8 threads, o que acaba sendo mais interessante no Civilization VI que você joga, conforme esse benchmark: AMD Ryzen 5 2400G Review: Zen, Meet Vega.

 

Dessa configuração, um ponto para melhorar seria o gabinete, que peguei o mais barato da loja rs, adicionar o SSD se não quiser usar o atual do notebook, e adicionar ao invés de 2x 4 GB DDR4, colocar 1x 4 GB e 1x 8 GB DDR4 no total de R$ 208 + R$ 375, aumentando mais R$ 167 no preço total e provavelmente não precisará de mais memória pelos próximos anos.

 

Essa fonte está super dimensionada, mas é ótima e se no futuro quiser colocar placa de vídeo dedicada, suporta tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @grievous e @dudaskank. Levarei o notebook na manutenção para ver se é alguma coisa relacionada ao aspecto físico em si do equipamento, e se é possível um upgrade. Pensava que não, pois é daqueles notebooks ultracompactos, mas se der para colocar mais memória e expandir o armazenamento, talvez já possa ajudar.

Se não for o caso, tomarei em consideração as vossas sugestões para a nova máquina. 

 

18 horas atrás, dudaskank disse:

Essa fonte está super dimensionada, mas é ótima e se no futuro quiser colocar placa de vídeo dedicada, suporta tranquilamente.

Em caso de o video integrado ao processador Ryzen 5 2400G ainda assim não ser o suficiente para um bom desempenho nos games que citei, qual seria a placa de video indicada para um bom custo x benefício? Ou seria mais interessante (financeiramente falando), se for o caso, buscar um processador superior ao 2400G em vez de buscar um video dedicado? 

 

Falando em video, existe alguma exigência específica que eu deva saber antes de montar a máquina no caso de pretender utilizar dois monitores, ou qualquer equipamento já os suportaria hoje em dia?

 

19 horas atrás, grievous disse:

E um filtro de linha Clamper Energia 5 só para dar uma segurança extra.

Que tipo de segurança esse filtro promove? Desculpe a ignorância.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, lucasmz disse:

qual seria a placa de video indicada para um bom custo x benefício?

 

Nova, talvez seria GTX 1050, uns R$ 640, ou uma muito melhor mas mais cara acho que a RX 580 4GB, por R$ 1000.

 

No meio disso, estão GTX 1050 TI e RX 570, mas os preços andam tão caros que não sei se valem a pena pensar nelas (apesar que a TI linkada não está tão ruim o preço)

 

Sobre o filtro de linha, tem o pessoal que entende mais, mas é para proteger de surtos na rede (raios e coisas assim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, dudaskank disse:

@Danie1 Net0 , sim, mas para programar há outros fatores que acabam influenciando mais, como memória e SSD. Até pouco tempo atrás eu mesmo usava um Celeron G1820 (4ª geração Intel) com 8 GB de RAM e SSD, e estava excelente.

Sim, compreendo, pretendo utilizá-lo com 8GB de RAM e SSD também. Mas e programas como o Android Studio + Emulador e Visual Studio, será se roda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!