Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir corrente com multímetro


rmlazzari58

Posts recomendados

Boa noite.

 

Tenho um multímetro Exbom MD-200L e gostaria de medir o consumo de um pequeno amplificador. Só que tenho lido por aí que não é bom fazer isso por causa de um tal efeito Joule, pode queimar o multímetro. Outros dizem que só se deve medir corrente por um intervalo de 10 segundos. Nesse multímetro que tenho, no plug indicado para corrente diz que o máximo é 10A e que é "unfused". Tô supondo que nem fusível tem...

 

De toda forma, acho que o máximo que esse amplificador "puxa" é uns 2A. Só que eu tenho que ficar medindo um tempo porque ele só pede corrente quando precisa. Então tenho que esperar um grave fortão, na música, acho... mas eu gostaria de saber quanto consome até nos momentos mais suaves.

 

Por fim, se não for absurdo usar esse multímetro, como será que devo ligá-lo? Inserí-lo no lado + ou no -? E o plug COM, fica no lado da carga ou no da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O multímetro deve ser conectado em série com a carga, na escala DC ou AC conforme o ponto que for medir. Se não tem prática não é uma boa ideia, os capacitores da fonte geram picos de corrente ao serem energizados. Não abra o circuito com o amplificador ligado, lembre que está circulando corrente "por dentro" do multímetro. Mais indicado seria medir a tensão em um resistor shunt de baixo valor (pesquise).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o esquema do @Ricardov você poderia (mas não vai eu sei) montar um esquema de peak hold. Algo como um capacitor "memoriza" a tensão (pra converter pra corrente) de pico. Aí você tem a informação do consumo máximo na hora do fortão

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Então tenho que esperar um grave fortão,

 

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

mas eu gostaria de saber quanto consome até nos momentos mais suaves.

Neste caso, só pra ter uma ideia do consumo, o esquema do @Mestre88 te atende.

 

Quer os dois??! Neste caso elabore um sistema inteligente com mc que registra o consumo e tensão. Vai ter como até estimar a duração da bateria.

ok... não precisa de nada disso ... eu de novo indo até onde a vista alcança... ou além...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Tem razão, @Isadora Ferraz não vou montar esse peak hold, rs...

 

Quanto ao consumo, botei o amp no máximo, com uma música cheia de graves ("Recuerdos de Ypacaraí" na voz do Caetano Veloso), fiz como o @Mestre88 falou e deu uns 0,80 (o que? a escala estava em 10A...), que acho que era menos de 1A. Gozado que o amp, alimentado por um carregador de celular (que diz que oferece 2A para 5,30v), nesses gravões, "engasgava", pulava o trecho da música. Aí botei um capacitor de 2200uF/35v entre o + e o -, parou de "engasgar".

 

 

OFF TOPIC

 

Tem nego nessa Internet afora que gosta de botar terror nos outros. Não vou citar nome mas tem um vídeo no Youtube em que o cara diz que o multímetro pegou fogo e explodiu quando ele foi medir uma corrente, lá. É mole? Por isso que mesmo correndo o risco de perguntar primariedades, prefiro vir aqui...

 

Grato!

adicionado 2 minutos depois
13 horas atrás, Ricardov disse:

O multímetro deve ser conectado em série com a carga, na escala DC ou AC conforme o ponto que for medir. Se não tem prática não é uma boa ideia, os capacitores da fonte geram picos de corrente ao serem energizados. Não abra o circuito com o amplificador ligado, lembre que está circulando corrente "por dentro" do multímetro. Mais indicado seria medir a tensão em um resistor shunt de baixo valor (pesquise).

Como disse aí em cima, @Ricardov a corrente era baixa, o multímetro deu conta. Mas valeu: esse negócio de usar resistor como "shunt" é bem útil de saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Tem nego nessa Internet afora que gosta de botar terror nos outros. Não vou citar nome mas tem um vídeo no Youtube em que o cara diz que o multímetro pegou fogo e explodiu quando ele foi medir uma corrente, lá. É mole? Por isso que mesmo correndo o risco de perguntar primariedades, prefiro vir aqui...

Se passar de 10A, ou se o multímetro for muito ruim pode acontecer sim. 

 

5 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Gozado que o amp, alimentado por um carregador de celular (que diz que oferece 2A para 5,30v), nesses gravões, "engasgava", pulava o trecho da música. Aí botei um capacitor de 2200uF/35v entre o + e o -, parou de "engasgar".

A fonte do celular não foi feita pra segurar esses picos de tensão. 

Ela tem um circuito de proteção que fica ativando na hora do pico, ela "pensa" que é curto circuito. 

Com o capacitor você engana o circuito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sim. pode pegar fogo e explode se usado da maneira ou escala errada.

 

agora, Mestre88 disse:

A fonte do celular não foi feita pra segurar esses picos de tensão

corrente...

 

agora, rmlazzari58 disse:

botei um capacitor de 2200uF/35v entre o + e o -, parou de "engasgar".

Por intuição, chute ou técnica? Se intuição, muito bem. O capacitor supre temporariamente o temporário momento de corrente alto do "tum".. seus gravões. Se chute... ok tem algum valor. Se tecnica, ela já é usada em som automotivo. Google ultracapacitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!