Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock r5 1600 + b350


gustavoomt

Posts recomendados

Boa noite galera,

 

Possuo o seguinte kit:

 

-R5 1600

-B350 Tomahawk

-16GB Corsair LPX 2400mhz

-CX550

 

Pois bem, eu utilizava um perfil de overclock bem estável e testado, bem testado mesmo, no prime95 por horas, que é o seguinte, @3.7ghz a 1.250v no processador e 3200mhz a 1.35v nas memorias... Acontece que hoje, meu irmão foi utilizar o computador, e por algum motivo o computador não ligou, e entrou em looping, ate que ele "resetou" as configurações. Beleza, dei um CMOS, e fui aplicar meu perfil novamente, pois anteriormente estava tudo ok. Acontece que agora, não consigo setar mais este perfil, testei separadamente e vi que a memoria não esta aceitando mais os 3200mhz, o porque ? Não faço ideia. Mesmo testando varias voltagens e deixando os timings em AUTO, não tive sucesso. Alguém já passou por isso ? Sabe me dizer o motivo ? As memorias "calejaram" com os 3200mhz a 1.35v ? 

 

Obrigado

 

@Edit. Percebi uma coisa, testei o perfil nos módulos de memoria individualmente, e somente um está aceitando os 3200mhz... O que será que pode ter acontecido? Pois nem o XMP rodou, setei agora a 3066mhz a 1.35v, e está normal, estável pelo que testei até agora... Outra questão, uma formatação influencia no overclock, tanto RAM como CPU ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Formatação não influencia, mas tem versões do Windows mais ou menos exigentes que as outras em estabilidade - na real é assim com todos os sistemas operacionais.

 

Cara, veja bem, vejo aqui e no "mundo de fórum" o pessoal falando que consegue coisas irreais e sem a menor noção da realidade. Geralmente um componente que sai com boa margem de fábrica consegue uns 10% de overclock sem ter que fazer coisas muito extremas e coisas muito extremas saem caro/queimam seus componentes em algum tempo por mais que digam que está "100%".

 

Se você der sorte e pegar um componente "premiado" ou que tenha muita margem, pode conseguir 20% com voltagens aceitáveis - no geral não se deve passar de 5 a 10% de aumento de tensão num componente a ser usado seriamente, mesmo componente "overclocker" e com boa ventilação.

 

Coisas como 50% de aumento hoje são passado, não tem mais isso. Isso é de época que a fabricação ainda não tinha atingido a precisão que existe hoje e em que a pequena variedade de produtos fazia com que às vezes um componente fosse classificado muito abaixo do que ele realmente conseguia fazer.

 

Tem gente que ou fala só para fora ou não sabe ou tem grana para torrar. Forum gringo você vê o pessoal fazendo verdadeiras c*gadas com os componentes, tipo aumentando em 20% as tensões, trabalhando com mais de 1 GHz extra nos componentes etc. Direto aparecem relatos de problemas ou queimas.

 

Memória RAM é um território meio ardiloso, porque os chips são feitos por uma fabricante mas os módulos por outros. E nisso aí marcas como Corsair, Kingston e outras metem o louco e vendem memórias já com os chips bem overclockados de fábrica ou então te enviam com perfis XMP doidos como esses.

 

Note que a garantia delas, mesmo as vitalícias e de grife como Hyper X, não cobrem overclock.

 

De 2400 para 3200 é um pulo absurdo, e 1.35 volts em DDR4 já é uma tensão alta. Lembre-se que uma DDR3 de baixa tensão já usava 1,35 e as normais eram de 1,5.

 

Considerando 10% de aumento de tensão, que já é mais que o recomendado, o certo seria usar algo que funcione nessa sua memória até 1,32 volts. Idealmente você não passaria de 1,26, ficando nos 5% de tolerância da especificação.

 

E em termos de frequência, você portanto não passaria de cerca de 2600 considerando 20% no melhor dos casos. Isso se sua memória for mesmo com chips de 2400, caso contrário pode ter vindo no limite já de fábrica.

 

Tem gente pegando DDR 2600 e colocando a 4000... Cara, vai dar *****. E é besteira porque nem vai se ganhar nada com isso, inclusive nos que usam gráfico integrado (depois de um certo ponto o controlador de memória nem dá conta da velocidade tão maior e para de haver ganhos...).

 

É bem possível sim que tenha acontecido um desgaste no seu caso. Teria que falar com a Corsair para ver se eles cobrem, mas se estiver funcionando em stock o mais provável é que não.

 

É assim mesmo: o componente para de conseguir aquilo que ele conseguia.

 

Use a 2600 com 1,3 e teste bem a estabilidade. Ou use em 2400 mesmo com latências mais baixas, já que você não usa vídeo integrado será até melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@domingos87 Obrigado pela resposta... 

No momento está padrão, eu consegui chegar a 2933mhz na tensão padrão dela, porém tive que relaxar os timings, eu só não entendi o fato de somente um modulo ter acontecido isso, o outro está normal, consegue manter o perfil. Em relação a tensão, vi que até 1.4v era "aceitável", porém eu não queria passar de 1.35v, que é a tensão padrão do mesmo kit, porém, de 3200mhz nativos. Eu nem vou tentar acionar garantia, porque está funcionando normalmente, só não consigo setar o perfil anterior e outra porque teoricamente foi um "mal uso". Só queria entender se realmente ela havia perdido essa capacidade, que com quase certeza estou achando que foi... Não sei se é valido a informação, mas adquiri esse kit separado, e justo no modulo que comprei usado, ocorreu isso, as condições dela estavam ótimas por isso fiquei, tinha nem 04 meses de uso... Enfim, obrigado mais uma vez pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2018 às 23:41, gustavoomt disse:

No momento está padrão, eu consegui chegar a 2933mhz na tensão padrão dela, porém tive que relaxar os timings, eu só não entendi o fato de somente um modulo ter acontecido isso, o outro está normal, consegue manter o perfil. Em relação a tensão, vi que até 1.4v era "aceitável", porém eu não queria passar de 1.35v, que é a tensão padrão do mesmo kit, porém, de 3200mhz nativos. Eu nem vou tentar acionar garantia, porque está funcionando normalmente, só não consigo setar o perfil anterior e outra porque teoricamente foi um "mal uso". Só queria entender se realmente ela havia perdido essa capacidade, que com quase certeza estou achando que foi... Não sei se é valido a informação, mas adquiri esse kit separado, e justo no modulo que comprei usado, ocorreu isso, as condições dela estavam ótimas por isso fiquei, tinha nem 04 meses de uso... Enfim, obrigado mais uma vez pela ajuda

Na real.. o problema não deve ser nem a RAM, mas sim o processador. Não tem jeito, a primeira geração de Ryzen era bem ruim com OC de RAM, principalmente pelo fato dela estar atrelada a um OC interno do processador. Quanto ao motivo de antes funcionar e agora não, é bem possível que você tenha dado sorte ter um bom treinamento de RAM e de não ter encontrado instabilidade, e agora que achou, não está dando a mesma sorte de treinar a RAM direito.

 

Em todo caso, comece atualizando a BIOS para a versão mais recente, se já não tiver feito. Veja se isso resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt De nada cara. É normal acontecer isso em um módulo só, mesmo que fossem da mesma data de fabricação um deles poderia ter mais ou menos tolerância, mas numa situação mais chegando perto do extremo como essa a tendência é que o outro módulo acabasse ficando na mesma situação com o tempo!

 

Eu mesmo tenho dois módulos do mesmo modelo e marca, com os mesmos chips, porém um deles aguenta uma certa temporização extrema e outro nem dá boot com ela. Mas justamente aí é que está: nem o que aguenta essa temporização trabalha bem com ela, simplesmente se for usar por algumas horas os erros aparecem. No final ambos ficam 100% exatamente no mesmo ponto!

 

Ao explorar os extremos isso aparece/acontece. No seu caso existe a possibilidade do módulo voltar a conseguir trabalhar no modo mais extremo depois de um tempo trabalhando mais "suave", já vi isso acontecer.

 

Mas, simplesmente ele vai falhar em algum momento novamente se você insistir. E aí se tacar tensão e trabalhar por muito tempo forçando, o dano será permanente e até talvez em maior porte.

 

E sim, pode ser que quem te vendeu já tinha tentado fazer algo mais forte sim, mas como te disse isso acontece mesmo entre 2 módulos zero KM.

 

Curiosamente o meu com data mais velha e que era final de estoque da loja é o que mais "aguenta".

 

Se ficar 100% a 2933 com latência mais baixa e tensão 1,35, que já é altinha, está mais do que ótimo. O importante agora é testar bem e evitar cair na mesma situação em que PARECE que está 100% mas não está.

 

Essa situação é a mais perigosa, pois ficamos meses trabalhando além do limite sem sabermos e aí pode vir algum dano permanente. Teste a cada tanto com o Memtest 86, o que dá boot por pendrive, e o Intel Burn Test.

 

@Imakuni Esse negócio de "treinamento de RAM" é mais um modaço vindo dos sites gringos vendedores de peças ultra-caras, onde ficam tentando te convencer que é possível comprar um compontente X e realmente fazer algum overclock absurdo nele - e que isso ainda seria de algum benefício.

 

No final serve só para o cara dizer que "funcionou a 9 milhões de GHz", como fazem nos reviews, e depois de 15 minutos ele volta para o padrão mesmo, pois fica ruim. Ou isso ou fica capengando em questão de meses.

 

RAM estável ou funciona ou não. Se já está com tudo ajustado direito, incluindo a parte do BOOT que seria responsável pelo treinamento (efetivamente deixando seu boot mais lento), tem que funcionar sempre. Geralmente ao setar manualmente os parâmetros a placa-mãe já vai buscar ter mais atenção com isso...

 

Se não funciona sempre simplesmente é gatilho, overclock muito além do limite. E se funcionava antes e depois ficou ruim é porque teve desgaste. Se usasse num Intel ia dar na mesma, o componente simplesmente não aguenta/não aguentou um aumento absurdo de tensão e frequência.

 

O pessoal fica se ligando em fonte x, y, z e qual é aquela com 0,5% a mais de eficiência e aí acha que vai tacar quase 0,5 volts em cima de um componente de pouco mais de 1 volt (30, 40% de aumento!!!!) e vai ficar tudo bem... É o que os fabricantes mais querem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, obrigado por comentarem.

 

@Imakuni A bios mantenho atualizada, está na ultima versão atualmente, mesmo com a atualização, o OC ficou estável, nas mesmas condições, eu testei muito ele, fiz bench com o R15, aid64, occt e prime95, fora a grande quantidade de horas jogadas, e não apresentou nenhuma falha, por isso achei estranho. Se tivesse apresentado algum sintoma, tela azul que seja, eu teria entendido, mas simplesmente do nada aconteceu...

 

@domingos87 Como disse acima, testei de diversas formas, e não havia apresentado um sintoma se quer com 3200 @1.35v, com os timings 16 18 18 18 36, só ficou instável (BSoD, travamentos, crashs nos jogos, etc), quando tentei descer pra CL15, esses timings foram o minimo que consegui atingir... Eu verifiquei as memorias com a própria ferramenta do Windows, não encontrou nada. Vou testar com estes que você mencionou, de inicio vou passar o memtest pra ver se encontra erros ou alguma instabilidade nos módulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!