Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer o cálculo?


Steaumpunk

Posts recomendados

Olá pessoal, bom dia 🌞 , boa tarde ☁ , boa noite 🌙 !

 

Se eu tenho uma fonte automotiva de 12v por 50A e quero colocar uma plaquinha bluetooth que usa 5V por 1 Ampére como devo fazer para não queima-la? 

 

Tem algum resistor, algum diodo, como posso fazer este cálculo para adaptar tanto a tensão como a corrente ? 

Todas as anotações eu faço em excel.

 

 

Obrigado antecipadamente a todos!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um regulador de tensão fixa de 5V e uns 1A ~ 2A um capacitor  em paralelo na saída... já evita queimar se você fizer o circuito corretamente. Coloque em série depois do regulador um fusível de de 1,5A (depende se o teu blue chega mesmo em 1A). 

 

Se quiser evitar enganos na montagens e mais uma "proteção" colocar um diodo de 2A antes do regulador para evitar volta de corrente ou evitar você ligar o circuito errado... 

 

Se você tiver alguma prática com circuito seria uma boa... se quiser ajuda fale que eu ou alguém ai em baixo vai lhe ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Eduardo S Pereira Essa sua fonte é demasiadamente exagerada para esse propósito!  Compre uma dessas fontes como carregador de celular! Você vai economizar uma grande energia!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-866944011-fonte-5v-1a-5-volts-dc-1-amper-modem-adsl-d-link-roteador-_JM?quantity=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Eduardo S Pereira disse:

Se eu tenho uma fonte automotiva de 12v por 50A e quero colocar uma plaquinha bluetooth que usa 5V por 1 Ampére como devo fazer para não queima-la? 

Use um regulador de tensão, como o consumo é baixo pode usar um LM317 setado para 5V.

Ou então algo melhor e mais moderno como o regulador LM2596.

10 minutos atrás, BCP disse:

Essa sua fonte é demasiadamente exagerada para esse propósito!  Compre uma dessas fontes como carregador de celular! Você vai economizar uma grande energia!

Talvez use a fonte para alimentar o amplificador também.

Se não for, é melhor usar o carregador de celular mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Não recomendo.

Pegue um fixo... evita dor de cabeça e queimar teu blue... 

Esse aí é pra 1,5A. Põe os dois resistores lá, um dissipador e pronto. Como é pra uma tensão só não precisa de muita frescura. 

 

O 7805 é um ampere somente, fica muito em cima. Se esse aparelho tiver um consumo médio de 500mA aí dá pra usar de boa. 

 

Desses reguladores lineares o bão mesmo era o LM323K, eu já peguei alguns desses na mão, mas hoje já é praticamente impossível encontrar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse LM317 funciona muito bem para pequenos motores... alguns circuitos fixos... mas quando coloquei no meu blue algum tempo o circuito deu um bug e queimou um dos meus blue... 

 

Fiz testes aqui na comunidade, coloquei fotos e tal e até acredito que o ci era piratão, mas até os piratões de tensão fixa funcionam... então melhor evitar problema já que garantia de qualidade de componente é ruim aqui no br. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...