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@Isadora Ferraz o capacitor atingindo 300V já faz uma boa faísca, o dobrador funciona mas diminundo a capacitancia o que afeta a duração no secundário, a faísca tem que ser equilibrada entre tensão e corrente. Inclusive trabalhos cientificos mostram maior consumo e eficiência com faíscas maiores, mas o nivel de ruído e interferência eletromagnética impede disso virar algo a ser aprovado internacionalmente. 

Um detalhe importante, aumentar a tensão faz a faísca do secundário pular doida para o primario e estraga a bobina. 

 

@domingos87  Eu apenas citei o sistema 12v sendo mais simples, aqui eu uso bobina de Suzuki Yes chaveada por mosfet 40v 5A continuo ou 30A curto tempo e funciona perfeitamente. Mas tem bobinas mais robustas também. 

 

@Isadora Ferraz já andei na moto com o diodo paralelo a bobina, não senti perda de desempenho, realmente se ele proteger mesmo seria ideal! Ele acaba com a oscilacao do primário que se usaria o snubber para filtrar 

Postado

Bom.

Li o arquivo PDF e vamos por partes:

Continua válido o item 1.

1 - A tensão de 1200V que você se refere, pode ser causada pela falta de carga. Uma carga com maior resistência aumenta o fator de qualidade do circuito e faz o circuito ressonar com mais intensidade. Quando for testar, a vela de ignição deve estar no lugar, com a abertura correta e a pressão do cilindro tem que ser a de funcionamento. Ou seja, a moto tem que estar ligada.

Não deixe o circuito sem a vela, pois pode queimar o capacitor, a bobina, o SCR e o diodo, caso este conste no circuito. Mais que 350Vcc no capacitor é indicativo de problema, já que a vida útil dos componentes fica muito reduzida. Principalmente do capacitor.

2 - A distância dos eletrodos da vela podem estar acima do valor normal. Isso produz falhas na ignição e o aumento da tensão no capacitor, recaindo no item 1.

 

O item 5 também é válido 5 - Pelo que pude entender, analisando o circuito, parece que pode funcionar tanto com o diodo D1, como sem ele.

 

 

Eu, em seu lugar faria o seguinte:

1 - Vela em bom estado e com a distância dos eletrodos correta, nunca acima do normal.

2 - Não testar sem vela na carcaça do motor nas condições do item 1.

3 - Confirmar que a tensão máxima existente no capacitor não fique menos de 50V da especificação de tensão do capacitor. Até 350V para capacitor especificado para 400V, ou até 400V para capacitor especificado para 450V.

4 - Não alterar o circuito do CDI.

Se os componentes do CDI estiverem bons, o circuito deve funcionar por bom tempo.

MOR_AL

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Postado

@MOR você levantou uma questão muito importante o gap da vela e falha na ignição. 

 

O diodo que não aparece no pdf é o que retifica o alternador da moto (1200v sem carga, mas com um capacitor 1.5uf 400v ele entrega cerca de 1A de corrente e o capacitor chega a 352/385v dependendo da rotação) 

 

O diodo uf4007 aguenta lá 1A continuo e 30A em surto e 1000v, o que não ocorria de forma alguma com a carga conectada. 

 

Então deixei a moto funcionar por 20 minutos e liguei o log do osciloscópio... Mesmo com gap abaixo do recomendado pelo fabricante para faísca ocorrer mais facilmente,  existe poucas voltas que falham o disparo na vela (nova e dentro do padrão) 

 

Esse acúmulo faz a tensão ir a quase 800v, e se falhar mais uma vez, passa de 1000v o que explicaria o diodo queimar por tensão reversa e não por corrente. 

 

Solução :instalei um varistor 385AC (colocarei um menor) que em 680V atualmente ele conduz, desconectei o cabo em funcionamento do disparo do motor (pulso de referência do motor) então acumulou a tensão até 680v e não danificou nada, já sem o varistor sim, queimava o diodo.

 

Em funcionamento normal quando acionado o scr não havia picos indutivos detectados "batendo" no diodo do alternador, o que havia era uma oscilação de 350v de pico do primário da bobina oscilando só isso. 

Postado
35 minutos atrás, mlegnari disse:

@mlegnari

.... existe poucas voltas que falham o disparo na vela (nova e dentro do padrão) 

 

Esse acúmulo faz a tensão ir a quase 800v, e se falhar mais uma vez, passa de 1000v o que explicaria o diodo queimar por tensão reversa e não por corrente. 

 

Acho que o problema PODE estar na geração do pulso de disparo do SCR, ou a falta ocasional dele.

Com o dobro de tensão no capacitor (800Vcc) a energia acumulada nele quadruplica e com 1000V, a energia fica 6,25 vezes acima do normal. Isso é mais que suficiente para  gerar faísca na vela. 

 

1 - Não acredito que um capacitor especificado para 400V aguente 800V ou mesmo 1000V sem furar o dielétrico. Tem algo errado. Você está medindo a tensão sobre o capacitor e apenas em seus terminais?

Para medir uma tensão mais alta, que o osciloscópio ou a ponteira dele aguenta, ou use uma ponteira de alta tensão, ou use um divisor resistivo. Lembrando que um divisor resistivo deve possuir um capacitor variável (trimmer) para corrigir a forma de onda observada. Pesquise no Google ponteira de alta tensão.

http://blog.novaeletronica.com.br/ponta-medicao-alta-tensão/

Esse mostra uma figura http://www.ti.com/lit/an/slyt627/slyt627.pdf

 

2 - Se puder medir o pulso de gate do scr quando não ocorrer a faísca na vela, poderia eliminar esta hipótese de falta de pulso suficiente para disparar o scr. Observe o platinado, ou o que usam hoje em dia para gerar o pulso de disparo do scr.

 

3 - Você ainda não postou nenhuma imagem de suas medidas. Tire uma foto da tela do osciloscópio e da ponteira dele no circuito, identificando os pontos de medição. Somente no papo vai ficando difícil ter mais idéias. 

 

4 - Não sei se colocando um varistor vai resolver. Fica atacando a consequência e não a causa do problema. 

 

MOR_AL

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Postado
1 hora atrás, MOR disse:

Não sei se colocando um varistor vai resolver.

Nem eu. O varistor foi feito pra proteger um sistema contra pulsos esporádicos e não o tempo todo o que deve estressá-lo, aquecer, eventualmente queimar e além de estar desperdiçando energia.

 

3 horas atrás, mlegnari disse:

Então deixei a moto funcionar por 20 minutos e liguei o log do osciloscópio

boa. Como menciona o amigo Moris, ligue 2 canais: no gate e na saída. Deixe registrando num pendrive maior e gravando arquivo csv que pode ser lido direto por uma panilha eletrônica.

  • 1 ano depois...
Postado

Acho que o desenho do diodo está invertido por isto queima

Experimente inverter pois nesta montagem pelo desenho ele esta conduzindo na hora da faísca dividindo com a bobina.

Cesar

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