Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que comprar pra tirar o gargalo


Ir à solução Resolvido por Daniel guardiao,

Posts recomendados

@Daniel guardiao Segue as dicas do colega @Hanner que vai ficar top. Eu só acrescentaria 2 coisas pra esclarecer:  Não existe crossfire na nvidia, o lance de 2 placas juntas é SLI. E não há suporte ao SLI nem sequer na 1060. Só da 1070 pra cima. E como ele esclareceu, só em placas-mãe topo de linha, q custam mt caro, há SLI. Não vale à pena, é melhor pegar uma VGA mais parruda, como a 1070 Ti ou a Vega 56.

 

O outro esclarecimento é sobre a mobo: A B350 que o @Hanner recomendou é um ótimo casamento pro R5 2600 porém ela tem q estar com a BIOS atualizada pra poder reconhecer o processador. E a Kabum normalmente informa isso já no anúncio quando ela é atualizada (vem algo escrito tipo "suporta ryzen 2000"). Como não informa, pode ter o risco de o PC n dar boot porque a BIOS pode ser velha. Então talvez seja melhor pegar uma B450 q já suporta de fábrica, no caso a B450M Pro4, mas custa 80 reais mais caro (e em compensação você ganha suporte ao StoreMi q só tem na série 450).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel guardiao , Crossfire é a conexão multi GPU da AMD, para Nvidia é SLI. E a GTX 1050(Ti) não possui conectores NVLink, que são necessários para este uso. Além de que, por os jogos não serem otimizados para este cenário, acaba perdendo desempenho, ao invés de ganhar. SLI e Crossfire compensam apenas para programas de edição, renderização, etc, não para jogos.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

ela tem q estar com a BIOS atualizada pra poder reconhecer o processador

Muito bem lembrado @Steeveantonichen.

 

Eu tomei um pouco de cuidado com isso, repare que a sessão de comentários na Kabum, um dos depoimentos diz que a placa vem com a bios 4.6. No CPU Support list dessa MOBO, indica que o 2600X é suportado a partir da versão 4.5, por isso indiquei mesmo sendo chipset B350.
 

Independente disso, com certeza vale a pena confirmar qual a versão da BIOS na placa que eles tão vendendo. Eles tem que te providenciar essa informação, se você quiser ficar com a B350 mesmo.

Entretanto, por uma diferença de 80 reais, certamente é mais vantagem a B450.

 

Obrigado pelos esclarecimentos a respeito de CF e SLI, realmente não entendo nada do assunto hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hanner disse:

Muito bem lembrado @Steeveantonichen.

 

Eu tomei um pouco de cuidado com isso, repare que a sessão de comentários na Kabum, um dos depoimentos diz que a placa vem com a bios 4.6. No CPU Support list dessa MOBO, indica que o 2600X é suportado a partir da versão 4.5, por isso indiquei mesmo sendo chipset B350.
Independente disso, com certeza vale a pena confirmar qual a versão da BIOS na placa que eles tão vendendo. Eles tem que te providenciar essa informação.

Isso, eu tb vi nos comentários da Kabum alguém q disse q ela já funcionou de cara com um 2600. Mas ainda há risco, porque vai que por puro azar a Kabum tem estoque misturado de caixas q chegaram agora e caixas q tão estocadas desde o ano passado? Heheh. Ou a Kabum garante e esclarece sobre a BIOS ou é melhor pegar a versão 450 q n terá risco e terá o StoreMi, q é bem interessante tb. Acho q a 450 tb tem alguns fan header a mais e uma USB a mais tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Isso, eu tb vi nos comentários da Kabum alguém q disse q ela já funcionou de cara com um 2600. Mas ainda há risco, porque vai que por puro azar a Kabum tem estoque misturado de caixas q chegaram agora e caixas q tão estocadas desde o ano passado? Heheh. Ou a Kabum garante e esclarece sobre a BIOS ou é melhor pegar a versão 450 q n terá risco e terá o StoreMi, q é bem interessante tb. Acho q a 450 tb tem alguns fan header a mais e uma USB a mais tb.

 

Daí teria que entrar em contato com o atendimento da kabum, se eles garantirem que a BIOS já vem atualizada, é um ok, se não. Daí ele pode ferrar com a kabum pela falsa informação, que é grave.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Hanner disse:

Temos 9 gerações de i5 e mais ou menos 4 a 6 modelos por geração. Muito provavelmente você não comparou com um i5 do gráfico.... 

É verdade cabei de conferir era i5 2xxxx

 

Galera valeu os comentários vou salvar aqui as coisas , vou comprar por agora não que vou trabalhar fora do país , volto em outubro , e compro dezembro xD 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Galera a fonte queimou, mas por sorte foi do a fonte KKK 

Aí já até pedi uma na kab, evga 450 ..

 

Mas já tô pesquisando placa-mãe.. 

 

Vcs disseram b350, procurei e tudo esgotado...

 

Vou mais pra frente usar uma i7

Com uma no mínimo GTX 1060 6 gB...

Daí queria uma placa que rodaste estes 2 , alguém pode me indicar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Hanner disse:

@Daniel guardiao B350 são placas-mãe para AMD, socket AM4. Caso vá de i7 tem que pegar uma Z370 ou minimamente B360 socket LGA1151(?)

Placam Mae mais barata sai essas tudo 500 reais ? ;/ 

 

Assim vou preferir ryzon com aquela placa lá que custa 300, se não me engano ...

 

Dei uma olhada. Na ryzen 1600, acho que ela me atende ( vou continuar usando a placa de vídeo 1050 ti 4 GB , vou trocar no Black Friday) o problema é , como procurar placa-mãe pra ela ? Tenho que escreveram " placa-mãe AMD am4" ? Se for achei essa , e tá bem baratinha ttps://m.kabum.com.br/produto/94927/placa-m-e-asrock-a320m-hd-amd-am4-matx-ddr4?

300 reais ...

 

Esta serve pra usar ryzen 5 1600 ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As placas A320 servem sim. Na lista oficial de compatibilidade você pode botar até um 1800X ou 2700. Entretanto essas placas tem a construção muito simples e é possível que em alguns casos elas limitem a performance do processador. Por isso o pessoal sempre recomenda pegar uma B350/450 pelo menos que inclusive oferecem suporte a overclock. Recomendo essa Biostar (450 no boleto)

adicionado 7 minutos depois

Dando uma olhada mais meticulosa, esse é possivelmente o melhor modelo A320 que eu já vi. São divulgadas 9 fases de energia, mas provavelmente é algo como 4X2+1, mas ela possui dissipador nos reguladores de tensão e até um slot M2.

Caso aquela Biostar não caiba no orçamento, essa ASRock muito provavelmente vai te servir sem problemas também. Lembre-se porém que overclock de processador não será uma opção.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hanner disse:

As placas A320 servem sim. Na lista oficial de compatibilidade você pode botar até um 1800X ou 2700. Entretanto essas placas tem a construção muito simples e é possível que em alguns casos elas limitem a performance do processador. Por isso o pessoal sempre recomenda pegar uma B350/450 pelo menos que inclusive oferecem suporte a overclock. Recomendo essa Biostar (450 no boleto)

adicionado 7 minutos depois

Dando uma olhada mais meticulosa, esse é possivelmente o melhor modelo A320 que eu já vi. São divulgadas 9 fases de energia, mas provavelmente é algo como 4X2+1, mas ela possui dissipador nos reguladores de tensão e até um slot M2.

Caso aquela Biostar não caiba no orçamento, essa ASRock muito provavelmente vai te servir sem problemas também. Lembre-se porém que overclock de processador não será uma opção.

Eu nunca fiz overclock de processador , ja Diz de placa de video ( sinceramente Mau vi diferença, e achei um saco parar o jogo e mudar ) talvez eu não soube mexer ...

Mas a pergunta :

1- vale a pena overclock de processador ?

2- Overclock seria melhorar alguma coisa , forçar , e talvez piorar algum outro lado?

 

Pois a mais barata depois dessa é 100 reais mais caro, é só oferece overclock, não mexo, não vi diferença ... ;/ E nem sei se é importante...

 

Ryzon 2700 ela é muito mais forte que a 1800(x) né ? Esse "x" sería o que ? 

 

Eu li que esse x sería Overclock automático , mas se eu comprar a a320 e com 1800x o overclock ( automatico) vai funcionar?

 

Obs: você disse que nessa placa a320 posso usar até 1800x , seria ryzen 7 1800x? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel guardiao disse:

1- vale a pena overclock de processador ?

 

Sim. Dependendo da placa de vídeo que você pegar no futuro, o processador pode ser um limitador, nesses casos um overclock pode ser um "gás a mais" pra adiar um upgrade, por exemplo. Muitos reviews de processador incluem testes com e sem overclock e é possível (na maioria dos casos) notar a diferença.

 

2 horas atrás, Daniel guardiao disse:

 2- Overclock seria melhorar alguma coisa , forçar , e talvez piorar algum outro lado?

 

Consiste em aumentar forçadamente¹ a velocidade de operação do processador. Não há uma "piora" de performance. Entretanto, para aumentar a velocidade de um carro você gasta mais gasolina. De maneira semelhante, pra aumentar a velocidade do processador, precisa de mais eletricidade, logo a placa-mãe precisa de componentes de melhor qualidade para fornecer essa energia. Além disso, geralmente aumentar a tensão implica num aumento de temperatura, logo pode fazer-se necessário um cooler melhor pro processador. Também é recomendável utilizar uma fonte de qualidade superior para a demanda maior por energia.

 

2 horas atrás, Daniel guardiao disse:

Ryzon 2700 ela é muito mais forte que a 1800(x) né ?

Não, o R7 1800X e 2700 são equivalentes. O primeiro é o flagship da primeira geração, o último é o segundo melhor chip da geração seguinte.

 

2 horas atrás, Daniel guardiao disse:

Esse "x" sería o que ? 

Extended Frequency Range. É um melhoramento do Precision Boost. Este primeiro permite que a CPU aumente seu clock de maneira automática (em passos de 25MHz). Já o XFR permite que os limites sejam superados nos incrementos de clock, uma vez que você disponha de um poderoso cooler de processador. Ambos recursos já foram testados aqui no site e na prática a AMD foi um tanto conservadora nesses incrementos. Se quiser realmente overclock é mais interessante você travar os multiplicadores manualmente na BIOS.

 

2 horas atrás, Daniel guardiao disse:

o overclock ( automatico) vai funcionar?

Vai, porém com as limitações que mencionei na pergunta anterior e outras mais¹.

 

2 horas atrás, Daniel guardiao disse:

Obs: você disse que nessa placa a320 posso usar até 1800x , seria ryzen 7 1800x? 

Sim, me referi ao 1800X. Repare que eu não disse simplesmente que você pode usar. Essa CPU está na lista de compatibilidade do fabricante e dentro dos limites de TDP da placa-mãe. Entretanto é bastante provável que a placa-mãe¹ seja um limitador de performance da CPU como já disse.


1:

Spoiler

 

Já foi testado aqui no site o impacto das placas-mãe na performance do processador. Recomendo a leitura. Ainda assim, vou tentar resumir.

A maioria dos processadores modernos não opera em um clock fixo. Ele transita numa faixa de frequência (no caso do 1600 é 3.2 a 3.6 GHz). Essa frequência é alterada constantemente de acordo com as seguintes variáveis (podendo haver outras inclusive):

 

i) Demanda por processamento;

ii) Quantidade de núcleos ativos;

iii) Capacidade de fornecimento de energia da placa-mãe;

iv) Temperatura na CPU e nos reguladores de tensão;

v) Sorte. Pois dois chips diferentes do mesmo CPU podem ter performance diferente;

 

Dessa forma, não adianta casar um Ryzen 7 1800X com uma placa-mãe de entrada pois ela não vai conseguir empurrar a CPU pra trabalhar em altas frequências (seu overclock automático). Além disso, mesmo em frequências padrão (sem overclock) é possível que a placa-mãe esquente demais com esse processador e precise reduzir a performance dele para evitar uma queima. A esse efeito dá-se o nome de Thermal Throttling.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelo ASRock Phantom, consumindo em full load 188W:

https://www.guru3d.com/articles_pages/asrock_phantom_gaming_x_radeon_rx580_8g_oc_review,6.html

 

O fabricante recomenda 500W pensando em CPU top de linha (e consumo), muitos HDs, fans, leds, dispositivos USB, etc. Minha namorada tem uma R9 270X (praticamente o mesmo consumo) junto de um FX 6300 rodando numa EVGA 430W sem problemas. Caso possa (e queira) pagar a mais pra ficar com margem pra upgrades futuros, é claro que é recomendável. Caso contrário essa 450 te atende bem sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 30/11/2019 às 01:13, Bakura Ryo disse:

@Daniel guardiao  - se você estiver se referindo a um SSD, vai depender se ele opera através da interface SATA ou PCI. SSDs SATA usam o mesmo cabo que se usa nos HDs atuais.

 

monoprice-sata-cable-amazon-5c1abf5846e0

Valeu , comprei um Asus dual rx 580 , placa-mãe b450 , é uma memória 8 GB pra essa placa ... 

 

Será que se eu colocar nesse processador atual , meu , antigo xx , da certo ?

 

Aí vai ficar 

 

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4 + Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 + orocessador antigo AMD a10 7850k quad core 4.0 GHz ( antigo ) + fonte evga 450 ...

 

Sei que o processador vai tá limitando , mas fora isso não tem problema né? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2019 às 18:28, Daniel guardiao disse:

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4 + Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4 + orocessador antigo AMD a10 7850k quad core 4.0 GHz ( antigo ) + fonte evga 450 ...

 

Sei que o processador vai tá limitando , mas fora isso não tem problema né?

 

Bom dia @Daniel guardiao

 

O processador a10 7850k tem o soquete FM2 + e a sua placa-mãe é o soquete AM4, eles não são compatíveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Beleza , tá vindo ainda as peças.. galera uma dúvida , percebi hj que quando jogo em. Modo janela fica 60 fps ( e em modo fulscren 30 fps ) mas esse jogo não gargalos roda liso , até achava que rodava acima de 30 fps em modo fulscren...

 

Ainda estou com essa configuração velha 

 

Processador a10, 8 GB , GTX 1050 ti 4 gb.. sei que o processador não entrega todo resultado . Mas será isso a causa de mudar pro Full scrren e perder 30 fps ?

 

Jogo na tv , não sei se isso tem haver , tv grande 

 

Obs : se eu maximizar o jogo ( de modo janela ) percebo perda de 5 a 10 fps as vvezes 15, mas ainda assim muito a acima do fullscrren 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!