Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual seria melhor opção? 8GB ou 12GB?


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Minha placa-mãe contém apenas 2 slot de RAM ddr3. Tenho 2x4GB sendo 4GB Hyperx Fury + 4GB G.Skill Jigsaw.

Estou querendo comprar uma memória de 8GB DDR3 que achei no valor de R$248,99 pelo Mercado Livre. 8GB DDR3 R$248,99

 

Totalizando 12GB (4+8). Porém, estou na duvida se realmente teria alguma diferença de 8 para 12 e de 12 para 16GB. Utilizo o computador para jogos e também para renderização de alguns vídeos (gameplays).

Estou querendo investir no meu computador e ir melhorando aos poucos, um pouquinho ali e um pouquinho aqui (até porque a grana realmente está pouca) e gostaria de dar uma melhorada na memória pensando no futuro em colocar 16GB (mesmo ainda tendo a duvida de 8 pra 12 e pra 16GB).

 

Meu setup é:

Core i3 4170

H81M-H

2x4GB - 4GB Hyperx Fury // 4GB G.Skill Jigsaw

AMD Radeon Sapphire R7 260X 2GB

CoolerMaster GX II 400W

 

 

O primeiro upgrade que gostaria de fazer de imediato seria nas memorias colocando 12GB. Futuramente, venderia as duas de 4GB e adicionaria algum dinheiro para comprar mais uma de 8GB com um total de 16GB.

 

O upgrade que estou planejando seria:

 

Core i7 4770 ou 4790

GA-B85M-D3PH 

2x8GB - 16GB RAM

Zotac GTX 1050 TI Mini 4GB

Fonte EVGA 500W

 

Obs: minha placa de vídeo atual, aguenta 2 monitor?! 🤔

E outra dúvida que está na cabeça, meu i3 4170 teria problemas com a GTX 1050 TI de 4GB? E minha fonte de 400w aguentaria o tranco?!

 

Obrigado!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre então tem que ver quanto você está consumindo de memória RAM durante o seu uso. Você pode verificar isso através do gerenciador de tarefas do Windows. Porque se estiver usando próximo de 7gb o pulo para 12gb vai ser interessante.

 

Qual seria seu orçamento?

 

Em 03/03/2019 às 10:54, IgorAlexandre disse:

Utilizo o computador para jogos e também para renderização de alguns vídeos (gameplays). 

O que você mais sente que está atrapalhando ou dificultando seu uso? É nos jogos ou no render?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavinhu disse:

@IgorAlexandre então tem que ver quanto você está consumindo de memória RAM durante o seu uso. Você pode verificar isso através do gerenciador de tarefas do Windows. Porque se estiver usando próximo de 7gb o pulo para 12gb vai ser interessante.

 

Qual seria seu orçamento?

 

O que você mais sente que está atrapalhando ou dificultando seu uso? É nos jogos ou no render?

 

O problema em si não é na hora de renderizar. E sim na hora de fazer live. O uso de memória vai pra casa dos 85 até 90% e a de CPU fica na faixa dos 200%, hahahaha. Na renderização a memória bate os 84 até 85% e acaba interferindo no desempenho geral do PC.

Não seria melhor melhorar a placa de vídeo e colocar para fazer live pela própria placa de vídeo? 

 

No momento meu orçamento está na faixa dos R$350. Mas se for para melhorar só a placa de vídeo, teria que juntar mais uma grana..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre caramba, se for fazer live tem que por 16gb e trocar processador (teu processador é 2 Cores, 4 Threads enquanto o i7 4770 é 4 Cores, 8 Threads).

Como não entendo muito desta parte prefiro que outros colegas do fórum ti ajudem nesta parte.

 

Minha sugestão seria dar um UP completo no pc, pois pelo que procurei este i7 4770 vai sair uns R$ 700,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu Sim, eu pretendo um upgrade completo no pc, como citei mais acima. Pretendo colocar essas configurações:

 

Core i7 4770 ou 4790 (o que sair mais em conta)

GA-B85M-D3PH 

2x8GB - 16GB RAM

Zotac GTX 1050 TI Mini 4GB

Fonte EVGA 500W ou PCYES 500W Electro V2

 

Porém, você acha melhor fazer upgrade na placa de vídeo ou no processador? Pois minha placa de vídeo aguenta o tranco de muitos jogos, o problema é sempre o CPU que fica na casa dos 100%. A GPU dá conta de vários jogos, mesmo tendo que diminuir algumas opções de gráficos e afins, mas de resto ele aguenta o tranco.

Pois por mais que eu goste de fazer live, entendo que terei que ficar com o meu atual PC pois para um upgrade completo vai no mínimo 2.5k. Então quero ir devagar.

 

GPU ou processador? O que me recomendaria fazer upgrade primeiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorAlexandre sinceramente não sei qual o melhor caminho.

Seu setup atual tem o consumo de:

Core i3 4170 = 54W

H81M-H 

2x4GB - 4GB Hyperx Fury // 4GB G.Skill Jigsaw

AMD Radeon Sapphire R7 260X 2GB = 115W

CoolerMaster GX II 400W 

 

Setup pretendido:

Core i7 4770 = 84W

GTX 1050ti = 75W

 

Eu não sei se sua fonte é de qualidade, procurei informações e achei um vídeo que ela não passa no teste.

 

Chamo o pessoal que tem mais experiência e sempre ajuda @KairanD@Phoenyx@Steeveantonichen@RS Faria

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem muito o que fazer aí, e upgrade para um I7 4770 ou qualquer processador da sétima geração pra baixo não o ajudará muito hoje.

Você faz live stream do quê? Jogos? Quais jogos? LoL? Jogos leves?

 

Se achar um 4770 barato, BEM barato, pode valer a tentativa. 12GB ajudam, mas para stream vai depender do que você faz aí.

 

E estes 8GB DDR3 estão caros na minha opinião. Eu não pagaria mais do que 150 mangos em um pente qualquer. Para de procurar marca, modelo ideal, é tecnologia ultrapassada.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1183664800-memoria-ddr3-8gb-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1186835795-memoria-markvision-8gb-ddr3-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu Está muito difícil de conseguir uma boa fonte hoje em dia, infelizmente.

Até que dei uma acessada nesse incrível tópico sobre fontes e me dei de cara com esse Tópico.

Um belíssimo tópico que deveria ter muito mais visualizações, reconhecimento entre inúmeras outras coisas.

 

Então estou optando em trocar para uma PCYES de 500W ou até mesmo uma de 430W da PCYES, pois acredito que irá segurar de boa a nova configuração e ainda sobra um pouco. Acho que o máximo que eu poderia fazer upgrade um dia seria para a 1070 TI e chorando ainda heheeheh

 

 

@Phoenyx Faço apenas live de LOL mesmo, e até que roda tranquilo nesse i3 4170 (tirando que em alguns momentos ocorre um drop maldito, tá tudo em ordem). E processadores da oitava geração estão uma facada. Uma facada mesmo! Fora que iria ter que trocar placa-mãe e memória também e o custo seria muito mais alto do que eu planejava..

Todos os i7 4770 ou 4790 que eu acho na internet está sempre acima de R$900 reais. Infelizmente eu não tenho acesso ao tópico de vendas do Clube do Hardware para ver se tem membro que vende por um preço mais acessível ou se aceita o meu 4170 e mais algum R$ em troca (isso se compensar trocar o processador primeiro e depois o restante). Literalmente estou todo perdido diante tal situação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@IgorAlexandre Pois é. Com 900 você compra um processador atual e muito mais poderoso. Para stream de LoL em 720p e dependendo da sua internet um I7 4xxx já daria conta e acabaria com estes engasgos, mas por este preço aí acho burrada. Mais fácil vender todo este PC e investir em algo recente. 

 

Já deu uma olhada na Aliexpress? Talvez ache I7 4xxx mais baratos por lá, ou até mesmo Xeon 4c/8t pra esta plataforma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Será que eu consigo um bom dinheiro com meu PC pelo menos?! Tipo uns 2k? 

A minha live roda tranquilo em 720p, minha internet é de 120mb e 15mb de upload (sim, esse upload é muito pouco, infelizmente).

 

Apos revirar quase a internet toda, consegui um i7 4790 por R$900. Foi o melhor preço e o preço mais acessível que consegui até o momento, pois todos os i7 4xxx estão acima de R$1000. Acha que realmente vale um investimento num i7 4xxx ou melhor vender o PC e juntar mais uma grana e comprar um i3/i5 ou até um i7 (se couber no orçamento) da 7 ou 8 geração?

 

Dei uma olhada no AliExpress e achei os itens pelo seguinte preço: 

i7 4770 R$733

GTX 1050 TI R$645

Kllisre 8GB R$140 (já ouviram falar dessa marca?)

Hyperx Fury 8GB R$176

GA-B85M-D3V (usada) R$199 (aceito outra opção de placa-mãe)

 

O que você acha desse "orçamento" @Phoenyx?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavinhu @Phoenyx

Dei uma olhada na internet sobre o valor do Xeon 4c/8t e eu nunca tinha ouvido falar nesse processador. Ele é tão bom assim e compensa substitui-lo pelo meu i3 4170 ou o ideal seria vender meu PC e comprar um i3, i5 ou i7 da 7° ou se couber no orçamento uma 8° geração?

 

Porque achei um no ML um xeon 4c/8t por apenas R$170 aqui. Tem até R$350 . O preço está muito mais acessível do que o i7 4xxx.

 

Porém, vou criar um tópico na aba de "quanto vale meu computador" e ver o quanto consigo nesse computador e então vejo o que dá para fazer..

adicionado 1 minuto depois
Em 07/03/2019 às 17:04, Gustavinhu disse:

@IgorAlexandre poderia pegar uma PC Yes Electro V2 450W Plus Bronze que na Terabyte está por R$ 191,00.

 

Eu concordo que vender seria mais vantajoso, porque os processadores ai estão caros de mais.

 

Fui acessar o site da Terabyte agora de pouco e o produto já estava indisponível...

Vou ficar de olho só nessas fonte da PCYES agora, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Phoenyx disse:

@IgorAlexandre Este Xeon aí é pra plataforma 1366, não a sua.

Você precisa pesquisar pelos Xeon E3 12x0 V3, como este aqui por exemplo: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/75056/intel-xeon-processor-e3-1270-v3-8m-cache-3-50-ghz.html

 

@Phoenyx

 

É sério que esse teste tá correto? do Xeon e3 1270 3v VS i7 4770k?!

 

Achei algumas opções no ML por R$400 mas diz que o socket é FCLGA1150. Teria alguma interferência na minha mobo ou caberia normal?

Também achei esse aqui por R$850 e esse aqui de apenas R$320.

 

Você realmente acha válido fazer essa troca invés de um i7? Ou está apenas visando em economizar? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Enfim, revirei o AliExpress, Mercado Livre e o Amazon e o menor preço que consegui foi de R$850 usado. Não chega ser tanta diferença em R$ com o i7 4xxx... 

 

Achei alguns no valor de R$350 a R500 no ML mas nas informações do vendedor, todos contém um péssimo atendimento, algumas reclamações e afins e acabo ficando com um pé atrás em efetuar a compra. Desse jeito fica difícil. Aparentemente acho que vou de i7 mesmo.

 

Além do mais, esse modelo específico que você disse Xeon 1270 V3 estão com um preço altíssimo na maioria das vendas comparado ao i7..

 

Achei esse aqui no ML por R$480, mas diz que o socket é 1155 =(

Tá me dando vontade de ativar o fo* e ir de i7 mesmo, porque esses xeon tá mais difícil do que achar i kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Sim, é muita burrice e tenho consciência disso, mas.... Eu iria trocar e ficaria mais uns 3 ou 5 anos com esse processador e depois venderia o computador e faria o upgrade, pois esse i3 me sustenta tranquilo, o problema é que alguns jogos como por exemplo o Apex Legends, deixa o uso de CPU lá nas alturas. Fora que para fazer live stream ele também consome exageradamente muito do CPU. E como o i7 4xxx contém inúmeros pontos positivos pelas pessoas que já tiveram e ainda tem e também aqui no fórum mesmo tem alguns tópicos falando muito bem do i7 4°. Apesar de ter total consciência de que seria mil reais em um ***** processador de uma geração ultrapassada..

Fora que se fosse pra pegar um i5 ou i3 de uma 8a°, teria que trocar a placa-mãe e comprar memórias ddr4, o que sairia em torno de uns 150 a 200% mais caro do que comprar só o i7.

 

Acredito que no tópico vendas aqui do CdH deva ter alguém vendendo um i7 4xxx por um preço mais acessível e que aceitei o meu i3 + R$, o que sairia bem mais em conta para mim. Porém, infelizmente não tenho acesso a área de comércio porque necessita ter no mínimo 100 postagens. =(

 

 

Acho que é isso então... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@IgorAlexandre Duvido, a maioria da galera quer vender e não fazer rolo, ainda mais em peça antiga (é mais fácil passar o I7 pra frente do que um I3 antigo).

Se você quer fazer live stream eu pensaria nos Ryzen, melhores custo-benefício no sentido multithreading. Sim, infelizmente se quiser algo novo vai ter que trocar quase tudo aí. 

Por isso citei os Xeon, que lá fora costumam ser mais baratos e são praticamente os I7/I5 de cada geração com suporte a multiprocessamento (você pode tacar dois ou mais deles em uma mesma placa-mãe de servidor).

https://pt.aliexpress.com/item/Intel-Xeon-E3-1230-V3-3-3-GHz-Processador-Quad-Core-de-Desktop-LGA1150-CPU-E3/32853137454.html

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Caraca, vivendo e aprendendo. Eu nunca iria sabe na vida que seria possível ter mais de um processador na placa-mãe O.o, isso é muito interessante!

 

Eu fiz um orçamento rápido pela pichau e montei um AMD com a placa de vídeo que queria e o preço ficou bem salgado..

 

Ryzen 2400G R$878

Asus Prime B450M-Gaming R$623

Corsair Vengeance 8GB 2400MHz DDR4 R$351

GTX 1050 TI Mini 4GB R$873

PCYes 500w Electro V2 R$283 KABUM

 

Tenho consciência de que alguns preços estão muito elevados, mas diria que se procurar direitinho na internet, calcular os preços, fazer comparações dá pra economizar uns 600 a 800$ no máximo num CPU.

 

Tirando que teria que ter um CPU novo (eu acho), porque não sei se meu gabinete suporta AMD.. Sou leigo pra isso também, hahaha

 

 

11 horas atrás, Phoenyx disse:

@IgorAlexandre Duvido, a maioria da galera quer vender e não fazer rolo, ainda mais em peça antiga (é mais fácil passar o I7 pra frente do que um I3 antigo).

Se você quer fazer live stream eu pensaria nos Ryzen, melhores custo-benefício no sentido multithreading. Sim, infelizmente se quiser algo novo vai ter que trocar quase tudo aí. 

Por isso citei os Xeon, que lá fora costumam ser mais baratos e são praticamente os I7/I5 de cada geração com suporte a multiprocessamento (você pode tacar dois ou mais deles em uma mesma placa-mãe de servidor).

https://pt.aliexpress.com/item/Intel-Xeon-E3-1230-V3-3-3-GHz-Processador-Quad-Core-de-Desktop-LGA1150-CPU-E3/32853137454.html

 

Deixei salvo no favoritos esse CPU e tenho certeza que vou comprar ele. Assim que comprar, posso fazer um teste do antes e depois e posto aqui caso você ache interessante.. Novamente peço muito obrigado e agradeço de coração pela ajuda imensa que você me deu, meu amigo!

Vivendo e aprendendo, hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo aí tá muito caro.

Primeiro que se for pegar placa de vídeo o 2400G seria redundante e inferior, um 1600 é mais barato e superior. placa-mãe você acha por uns ~500, placa de vídeo a RX570 é melhor e mais barata. RAM tá cara esta aí, tu encontra por ~300, fonte tmb tá cara, uma Electro V2 430W já seria o suficiente custando uns ~190.

 

Agora, se for trocar somente o processador e manter a sua H81, este Xeon pode ser a escapatória. Verifique no site do fabricante se há suporte nativo para este Xeon e faça um update de BIOS.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!