Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho o Windows 10 instalado no SSD 970 PRO da Samsung e tenho um HD de 8TB 7200RPM da Toshiba para armazenar meus downloads.

Até aí tudo bem. Mas eu notei de um tempo pra cá que ao deixar o PC parado com o monitor desligado, após uns 5min de inatividade, o HD fica com acesso intenso fazendo muito barulho, e até o LED de atividade do disco fica quase que aceso direto. Porém, basta mexer no mouse que ele para e fica em silêncio, sem atividade no HD.

Alguém sabe por que raios isso está acontecendo? Eu tenho o Kaspersky Total Security 2019 instalado, mas não creio que seja ele, já que não configurei nenhum scan no HD já que os dados que armazeno no HD são meus e livre de vírus (sei a procedência).

Se alguém souber de algo para resolver isso, agradeço.

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, simforoso disse:

Pessoal tenho o Windows 10 instalado no SSD 970 PRO da Samsung e tenho um HD de 8TB 7200RPM da Toshiba para armazenar meus downloads.

Até aí tudo bem. Mas eu notei de um tempo pra cá que ao deixar o PC parado com o monitor desligado, após uns 5min de inatividade, o HD fica com acesso intenso fazendo muito barulho, e até o LED de atividade do disco fica quase que aceso direto. Porém, basta mexer no mouse que ele para e fica em silêncio, sem atividade no HD.

Alguém sabe por que raios isso está acontecendo? Eu tenho o Kaspersky Total Security 2019 instalado, mas não creio que seja ele, já que não configurei nenhum scan no HD já que os dados que armazeno no HD são meus e livre de vírus (sei a procedência).

Se alguém souber de algo para resolver isso, agradeço.

Boa tarde

Cara pode ser anti vírus, ou o windows desfragmentando esse HD, porque o sistema percebi que a máquina esta sem utilização e nesse tempo ele aproveita pra fazer sua manutenção.

Tente fazer um scan disk só deste HD e faça por linha de comando.

chdsk /x /r d:

E verifique se existe algum erro, e o D : é a letra da unidade.

Depois desfragmenta o HD.

• Curtir 2
Postado

Dá uma olhada no agendador de tarefas (taskschd.msc), se tem alguma atividade programada e no gerenciador de tarefas (taskmgr), o que está rolando. Para abrir cada um deles: Windows + R e digita o comando.

• Curtir 1
Postado

Bem provável que seja o desfragmentador do Windows que está com agendamento ativado e está atuando quando o PC fica inativo. Reserve um tempo para desfragmentar este HD, já que começar desfragmentação e parar não é muito bom para o disco. De preferência no Modo de Segurança, assim você tem certeza que nenhum dos arquivos está sendo acessado durante o processo e nenhum software está rodando em segundo plano, agilizando a desfragmentação.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico @Wal SJC @Erso

Muito obrigado colegas pelas dicas! Tentei tudo e não resolveu. Tentei cada dica e reiniciei o PC para ter certeza que tudo estava certo e cada procedimento fiz em modo de administrador do sistema e nada. Deixa o Windows 10 parado uns 4~5 minutos, o HD Toshiba (uma "britadeira" se é acessado intensamente, muito barulhento mesmo por ser 7200RPM e 8TB) tornando difícil assistir até TV que fica no mesmo cômodo do PC. Nisso, sou obrigado a deixar o PC em modo "suspensão" até eu retornar a usar o PC.

Mas não gosto desse recurso pois ele desliga o HD sempre, e nisso é um ciclo de liga/desliga do HD colocado fora (todos sabemos que quanto menos se ligar/desligar um HD , melhor... mas enfim não tenho outra escolha). 

Vou seguir pesquisando aqui opções para tentar resolver isso, vou testar pra ver se deixando ele fazer esse processo todo, depois de algumas horas o HD para de ser acessado... o problema vai ser ficar horas sem mexer no mouse, pois basta mexer no mouse que tudo pára. Teria que ser de madrugada, mas os LEDs RGB da placa-mãe e do cooler box da AMD não me deixam dormir (tenho PC e TV no quarto, então já viram né?)..

Mas de novo obrigado aos três amigos pelas ajudas cedidas. Agradeço de coração o tempo que dispensaram para me ajudar. Por isso gosto do CdH. O pessoal se ajuda sempre, é prestativo, etc. Muito diferente de outros fóruns por aí que só querem dar uma de "sabe tudo" e um querer mostrar que sabe mais que o outro.

Abraços! :) 

• Membro VIP
Postado
50 minutos atrás, simforoso disse:

@Edvaldo J. Frederico @Wal SJC @Erso

Muito obrigado colegas pelas dicas! Tentei tudo e não resolveu. Tentei cada dica e reiniciei o PC para ter certeza que tudo estava certo e cada procedimento fiz em modo de administrador do sistema e nada. Deixa o Windows 10 parado uns 4~5 minutos, o HD Toshiba (uma "britadeira" se é acessado intensamente, muito barulhento mesmo por ser 7200RPM e 8TB) tornando difícil assistir até TV que fica no mesmo cômodo do PC. Nisso, sou obrigado a deixar o PC em modo "suspensão" até eu retornar a usar o PC.

Mas não gosto desse recurso pois ele desliga o HD sempre, e nisso é um ciclo de liga/desliga do HD colocado fora (todos sabemos que quanto menos se ligar/desligar um HD , melhor... mas enfim não tenho outra escolha). 

Vou seguir pesquisando aqui opções para tentar resolver isso, vou testar pra ver se deixando ele fazer esse processo todo, depois de algumas horas o HD para de ser acessado... o problema vai ser ficar horas sem mexer no mouse, pois basta mexer no mouse que tudo pára. Teria que ser de madrugada, mas os LEDs RGB da placa-mãe e do cooler box da AMD não me deixam dormir (tenho PC e TV no quarto, então já viram né?)..

Mas de novo obrigado aos três amigos pelas ajudas cedidas. Agradeço de coração o tempo que dispensaram para me ajudar. Por isso gosto do CdH. O pessoal se ajuda sempre, é prestativo, etc. Muito diferente de outros fóruns por aí que só querem dar uma de "sabe tudo" e um querer mostrar que sabe mais que o outro.

Abraços! :) 

Bom dia

Cara HD de 8Tb cabe coisa pra caramba, você usando tudo isso?

Faça uma verificação de vírus nesse HD, e em modo de segurança fica também esse acesso?

Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

Cara HD de 8Tb cabe coisa pra caramba, você usando tudo isso?

Faça uma verificação de vírus nesse HD, e em modo de segurança fica também esse acesso?

Boa tarde, Edvaldo!

Sim, estou usando tudo sim, tenho 1,9TB livres apenas. Faço muito download, upload e crio muita coisa aqui no PC da assinatura. Além desse Toshiba de 8TB que designei para "oficial" (uma vez que os de 10TB estão com preços abusivos ainda), tenho também 2 WD Blue 4TB cada, 1 WD Red 4TB, 1 WD Red 6TB e 1 Toshiba 5TB, todos lotados até a boca, e não posso perder esses dados, vez ou outra os espeto no PC da sign para acessar um arquivo mais antigo que baixei/criei.

Sobre o modo de segurança não tenho certeza, até porque ele roda numa forma que não carrega drivers nem nada, mas se não me engano ele faz sim. Já verifiquei a saúde deste HD de 8TB que tenho a uns 5~6 meses e está completamente saudável, está bem ventilado por um fan de 200mm na frente (não passa de 38ºC com o calor do verão), verifiquei a sua saúde por 3~4 programas e todos deram como disco totalmente saudável. 

Essa série X300 da Toshiba são HDs muito rápidos mesmo, o tempo de acesso deles é incrível, arquivos grandes ele abre rapidamente sempre, e não é só obra do CPU 8 cores e 32GB de RAM que tenho, pois num PC anterior Intel que tive, o acesso era instantâneo também. Só que quando está baixando algo da internet a 32MB/s que é o limite da minha NET Vírtua, o barulho é bem alto, fora isso é um belíssimo HD.

Abraços amigo Edvaldo, obrigado mesmo por tentar me ajudar. Fique com Deus e um forte abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!