Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adição de fan interno - boa ideia ou furada?


Posts recomendados

E aí rapazeada, tudo certo? No espírito de aproveitar o que tenho disponível, peguei o fan de exaustão de 120mm do meu gabinete antigo (que foi o único que usei por muito anos) e dei um trato, desmontei todo, limpei bem e lubrifiquei. Ficou bem bom, faz vento compatível com os 3 de 140mm que já estão no gabinete e é bem silencioso.

Instalei na posição da foto fazendo mais ou menos um enjambre, prendendo com abraçadeiras acrílicas. Ficou bem firme. Enquanto a placa de vídeo está em idle, quer dizer, com os fans desligados, acredito que fique bem suave, pois o fan assopra ar frio nela (e também no SSD e parte das memórias) e ajuda a manter a dissipação. Entretanto me bateu a dúvida quanto a quando as ventoinhas da GPU estiverem ligadas, será que o fan assoprando ar frio no sentido contrário ao que ela assopra o ar quente pode ser prejudicial, atrapalhar o desempenho térmico em vez de ajudar? Meu gabinete é do tipo 'silent', todo fechadão e com placas de isolamento de tecido, então como tende a dar uma esquentada extra todo desempenho térmico extra que eu conseguir tirar é bem vindo. Os únicos locais que permitem instalação de fans são os 2 da frente e o traseiro que já estão ocupados. Pensei em adicionar um ali na baia de leitor de cds, mas naquela parte não tem filtro de poeira e eu teria que enjambrar um com meia calça ou algo do tipo, além de não ficar tão bem preso quanto ali embaixo. Futuramente, antes do próximo verão, vou substituir o cooler stock do processador por outro mais porreta.

Qualquer ideia ou sugestão é bem vinda, obrigado!

 

IMG_4712.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Shaman93

Olá,  ao meu ver, aquele fan ali na gambiarra, vai prejudicar o fluxo de ar.

Pense, os dois com a seta azul são os injetores de ar frio.  Então eles jogam o ar para frente fazendo a circulação.

Do jeito que está, aquele na gambiarra, puxa o ar dos dois fans frontais e joga para as memórias e placa de vídeo.

O ar que deveria passar por baixo não... fazendo com que a circulação projetada do seu gabinete não tenha a melhor eficiência.

 

Ademais, muito fans as vezes é ruim.  Sugiro deixar somente os dois injetores e aquele exaustor na traseira.

Uma possível sugestão, seria você fazer um case modding, na parte de cima do gabinete fazendo um furo do raio do fan e por uma grade... ou fazer mais simples, traçar um quadrado do tamanho do fan, traçar linhas dentro dele medido com régua.. então em cada ponto de intersecção, você faz um furo com uma furadeira, onde a broca vai ter a espessura do parafuso do fan.

 

Assim, você fica com dois lugares de exaustão e com certeza vai ser mais benéfico do que usar aquele ali na gambiarra.

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo comentário, @DiF! Também cogitei uns case moddings, mas como não tenho nenhuma ferramenta, experiência no assunto e o gabinete é novinho fico cabreiro de acabar detonando ele. A impressão que fiquei desses fans que vieram de padrão (especificações não informadas pelo fabricante) é que são meio fraquinhos, vão muito mais pro lado do silêncio que fluxo de ar. Na distância que está a placa de vídeo já não sinto a laminaridade no vento e é como se esse fan da gambiarra mantivesse o fluxo dele forte por um trajeto maior. Outra opção que andei cogitando seria comprar 3 fans novos com controle de rotação pra substituir esses, pra manter o silêncio nos momentos de idle e dar um gás enquanto jogo ou renderizo, mas no mercado brasileiro está tenso... Pouquíssimas opções, quase todas lotadas de LEDs (que eu desprezo kkkk) e por perto de 100 reais o fan, daí fica complicado.

De novo, obrigado pelas opiniões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Shaman93 Acredito que esse fan que você instalou aí vai variar entre não ter efeito ou ter efeito negativo. Não faz muito sentido mesmo. 

 

Você está enfrentando problemas de superaquecimento? 

 

Por sinal, aqui eu deixo meus fans em modo silencioso. O impacto na temperatura não é grande e o barulho reduz bastante.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Tive um pepino aqui, meu monitor antigo só tinha entrada VGA e o conversor que eu descolei não funcionou. Fiquei pistola e decidi comprar um monitor novo, deve chegar até semana que vem. Então até agora não tive oportunidade de usar sem ser um basicão (vulgo entrar na BIOS, ver que reconhecia tudo, instalar e atualizar o Windows no SSD e particionar o HD) quando meu irmão trouxe um monitor HDMI emprestado uns dias atrás. Assim ainda não tive nenhum problema, mas a combinação de fatores me leva a me preocupar: 1. vou usar pra atividades de renderização que imagino variando de 3 a 8 horas; 2. sessões de jogatina de até 6 horas (revezando com a esposa); 3. o isolamento térmico aqui do lugar em que alugo é simplesmente um lixo, o normal é a temperatura ficar 5 a 10 graus mais alta que na rua e as vezes em tardes ensolaradas chega a passar disso. Pelo menos 2 ou 3 dias passou de 42 graus!! 😣 Só não me mudo por uma combinação de outros fatores que torna o lugar bastante conveniente. Com a saída do verão me alivia um pouco a preocupação, acho que dá pra segurar o uso nos torço eu poucos dias de calor mais intenso que ainda estão por vir, mas ainda fica aquela pulga atrás da orelha principalmente pensando no próximo verão. Até lá quero investir num bom cpu cooler, mas acredito que umas ventoinhas melhores seriam um investimento mais barato e dar um jeito de aproveitar essa que eu já tenho é investimento zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Shaman93 sou mais um do time "não ajuda e pode até atrapalhar".

 

As baias superiores do gabinete são vazadas?

Eu fiz essa gambiarra.. digo, adaptação, com um 120 ali, mas mais por efeito psicológico e por ter a ventoinha encostada.

 

No seu caso, talvez ajude um pouco o processador com a entrada de ar fresco mais na linha dele, mas, não será crítico. ;)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

 Com a saída do verão me alivia um pouco a preocupação, acho que dá pra segurar o uso nos torço eu poucos dias de calor mais intenso que ainda estão por vir, mas ainda fica aquela pulga atrás da orelha principalmente pensando no próximo verão.

Um pouco de paranoia aí. Rapaz, se você não faz OC e semelhante, o fluxo de ar que está em seu gabinete (fora a FAN da gambiarra) está excelente.

Quando usava um gabinete antigo era tanto cabo para cima e para baixo que nem sei como passava ar no meio, e mesmo assim funcionava bem, até mesmo com temperaturas legais.

A propósito, não tem como colocar a FAN extra na tampa lateral?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Evandro disse:

Eu fiz essa gambiarra.. digo, adaptação, com um 120 ali, mas mais por efeito psicológico e por ter a ventoinha encostada.

Valeu, Evandro! Já removi de onde estava e se for fazer um novo enjambre acho que vai ser por ali mesmo. O frontal da baia é aberto sim, fica viável. Valeu pela dica!

 

4 horas atrás, Lost Byte disse:

Rapaz, se você não faz OC e semelhante, o fluxo de ar que está em seu gabinete (fora a FAN da gambiarra) está excelente.

Obrigado pelo comentário Lost. Pois é, acho que vou seguir o conselho e por enquanto vou nessa filosofia de não mexer em quem tá quieto.

 

4 horas atrás, Lost Byte disse:

A propósito, não tem como colocar a FAN extra na tampa lateral?

Infelizmente não tem como, só com um case mod (e ainda teria que ver um jeito de fazer sem estraçalhar a placa de isolamento que vem colada. Apesar disso como o gabinete fica a minha esquerda acho que ficaria bom, permitiria uma entrada bem estratégica pra GPU e em termos de som ainda passaria pelo isolamento da tampa da direita. Vou considerar a ideia, valeu! O gabinete é um desse:
image.png.b3e3adbc35ee046353bf2b1a1692c808.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Shaman93 Antes de pensar no case modding,   você pode treinar em alguma lata. 

 

Basicamente, o que eu sugeri, não tem mistério nenhum, desde que você tenha mão firme :D 

Deixo aqui dois vídeos de ideias.

 

 

 

Eu poderia fazer isso no meu também, mas o meu gabinete já tem essas aberturas  :D 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra atualizar, finalmente chegou o monitor aqui e fiz uns testes (completamente amadores). Eu desci o fan, de forma a disponibilizar mais o ar 'novo' pra GPU e também assoprar até o gradeado de trás. Como o gabinete tem pressão positiva, 2 fans de entrada e 1 de saída, pensei que um pouco de fluxo apontado praquele gradeado traseiro poderia facilitar um pouco o trabalho dos fans frontais por diminuir a pressão, fazendo com que bombeiem mais ar pra dentro. É evidente que se tenho 2 fans de entrada e só 1 de saída esses 2 competem pra injetar o ar. O teste foi totalmente simples, admito, mas o resultado me leva a crer que vou manter o fan ali. Explico:
Sem o fan, em idle, a placa estabiliza em torno de 40 a 42 graus e mantém os fans desligados.
Rodei o FuMark durante 10 minutos. Em questão de 5 os fans estavam no máximo e em 7 a temperatura máxima, 80 graus, foi atingida e se manteve cravada até o final. Temperatura do sistema ficou em 50 e da CPU em 53.

Primeira diferença que chamou a atenção, com o fan ali a temperatura em idle ficou em 35 graus. Percebi que a curva de ativação delas também foi mais lenta, só chegando a 100% lá pelos 9 minutos. A temperatura ficou oscilando pelos 77 até uns 7 minutos e aí subiu mais ou menos 1 grau por minuto até os 10. No final do teste os fans oscilavam entre 98 e 100% e a temperatura entre 79 e 80. A temperatura do sistema se manteve a mesma que no outro teste e a da CPU subiu 2 graus. Como em seguida pretendo botar um cooler melhor pra CPU, que jogue o ar direto pro fan traseiro em vez de espalhar dentro do gabinete, acho que tende a melhorar.

Outro detalhe 'metodológico' do teste é que fiz agora de tarde, enquanto pega sol na parede e o quarto esquenta muito. O primeiro teste foi sem o fan e mais ou menos 1 hora depois com, então imagino que (conservadoramente) dê pra imaginar que o ar ambiente estava em torno de 1 grau mais quente no teste com o fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!