Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Toshiba 2988 lem8 não liga


Posts recomendados

Bom dia amigos.

 

Estou com um super pipino, está TV peguei com o STR em curto e o fusivel queimado ligava nada nem led. Trocado ambos ela continua sem dar led mas não queima mas fusivel. 280v pino 1 e 14v a 16v pino 4 do str. Chequei primário todo, troquei c819, c879, foto acoplador e nada. Tirei flayback, horizontal, vertical e nada. Não tenho 5v. Só aparece 4v e 5v se eu tirar uma perna do r852, ae aparece tensão no pino 2 do foto e no q851 e o resistor está bom. Pelo q notei algo está matando os 5v do foto. Isolei os 2 caminhos do r852 pra frente, 1 de cada vez deles e ambos matam os 5v,Tirei ic501 e nada. Alguma dica, principalmente ao amigo BCP que e fera nas tvs. Mas qualquer ajuda e bem vinda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola bcp. O R874 normal medindo 220k mesmo, ele tem 280v num lado e 14 a 16v do outro a mesma do pino 4 do STR. E 0,5v no pino 7. Já chequei todos os diodos da placa inteira, principalmente primário e nada. Fiz a dica do led nos pinos 1 e 2 do foto pra saber se e no secundário ou primário o defeito e não piscou o led. O trafo não faz nenhum barulho e nada do led. Não tem tensão no secundario. Ta difícil.

Acho q o problema ta no 5v q vai pró standby do led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ela ter queimado o fusivel o str,possilvelmente foi raio,costuma também mandar o micro pro espaço mas antes de condena lo,como pode ser raio geralmente o capacitor de filtro do +B aquele grandão vai pro espaço ele pode estar com pouca capacitancia,se você tiver capacimetro ai pra testar,caso não troque ele,e troque o c879 de 10uF X 50V ele seco faz o tv ficar sem tensão no secundário.

OBS:O c819 e c879 tem que ser trocados por capacitores novos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é quase certeza que foi raio mesmo e dos forte kkkkkk. esqueci de falar tinha trocado tb o capacitor grande do primario, ele estava um pouco estufado mas tinha capacitancia, troquei por outro bom, mas sem sucesso.

sim troquei o c819 e c879 já tb. realmente so o c819 que troquei por novo o c879 tirei de uma sucata, mas medi com o capacimetro e estava bom e marcando os 10uf. vou ver se arrumo um novo. Nesse primario olhei tudo praticamente.

* Uma coisa que aconteceu tb que esqueci de mencionar que pode ajudar vcs a saber o que aconteceu, tava medindo as voltagens ai eu desliguei a tv e tirei da tomada e distraido esqueci de descarregar o capacitor grande e fui resoldar ali perto do c819 e de repente  o trafo fez um barulho mais ou menos alto e o led acendeu, como estava fora da tomada o led ficou acesso 5 seg e apagou. levei moh susto. depois tentei ligar e ficou na mesma, mas o str e nada do primario danificou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@00seven7 Vixi kkkk,quando for mexer na fonte tem que descarregar o capacitor principal,eu uso um resistor de 1k por 5w,mas voce lembra o componente que ressoldou que fez o led acender,ah lembrei e também Toshiba só funciona com fotoacoplador novo,coloca o pc817 caso tenha colocado deixa pra lá você já conferiu também o fusivel do secundario da fonte se não está aberto,ou também esse seu str pode estar ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi perto do c819 na trilha se não me engano na trilha do pino 4 ao foto. Sim troquei coloquei pc817 sharp e nada. E pode ser o STR, o ruim que esse STR e muito caro , paguei 40,00 nem compensa comprar outro. A TV varia de 70 a 100 reais. O fusivel do secundário ta bom.Vou ver c879 e essa linha do c819 e falo pra vcs. Essa TV ganhei queimada mesmo, já trabalhei com eletrônica, e as vezes pego arrumo e vendo. Algumas fico com ela. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@00seven7 O louco 40 real um str,aqui é 15 a 25 reais,eu também vendo tvs 29 aqui é 150 real,mas se for sony é 200 real,detalhe tem muitas peças falsificadas no mercado e derruba muitos técnico,40 real os flyback e o micro ai deve ser uma facada,se o str é isso,os flybacks aqui das tvs mais antigas dos anos 90 e 80 é 15 a 30 reais brasalfa,os da crt mais novas é 50 reais,você é de SP se voce for sugiro você dar um pulo na Santa Efigênia no 295.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dr.Luan vintage 1986  pois é kkkk mas esse STR w5456 dela e caro mesmo. No mercado livre o mais barato foi 25. Se for original e 40 mesmo. Comprei numa loja aq mesmo e não sei se e original. Moro em Goiás, se fosse são Paulo economizaria muito mesmo. Vou dar uma olhada nela aq.

Nesse modelo se o micro tiver ruim ou sem ele, ela não da led mesmo ne ?ou a fonte não arma ?. valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@00seven7 Cara nem lembro mais,faz mais de 6 anos que não pego toshiba de 29 pra arrumar aqui os televisores que aparece pra mim é philips lg philco e cce,o led não acende mesmo mas em alguns tv sem o micro ela arma a fonte,mas acho que seu problema estai no str ou nos componentes ligados a ele,você disse que foi ressoldar perto do c819 entao acho q seu problema está por ai.

adicionado 3 minutos depois

Tenhos uns str de toshiba aqui usados mas todos bons se eu tiver esse seu te mando uma mensagem privada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/03/2019 às 19:30, 00seven7 disse:

sim troquei o c819 e c879 já tb. realmente so o c819 que troquei por novo o c879 tirei de uma sucata, mas medi com o capacimetro e estava bom e marcando os 10uf. vou ver se arrumo um novo. 

Substituiu C879 por um novo?

capacimetro não mede ESR!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

@Marukosu A. O colega do topico falo que colocou usado,acho que é esse capacitor também,mas ele disse que ressoldou perto do c819 ele disse que o led acendeu.

adicionado 0 minutos depois

@00seven7 Ok,caso não consiga me de um toque que eu procuro pra ver se eu tenho de fato.

De certo que a essa altura, passado-se alguns dias, é possível que tenha substituído.

 

nao não tem como garantir, também existe a possibilidade de existir um curto do lado secundário que ainda não tenha sido certificado, até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2019 às 13:48, Marukosu A. disse:

Substituiu C879 por um novo?

capacimetro não mede ESR!

 

 

 

Troquei hj o c879 e nada, já imagina isso. Tenho quase certeza que o defeito não está no primário. E algo no secundário creio eu e nos 5v q vai para o led. Falei pra um amigo o ocorrido, ele acha q o secundário deve estar entrando em proteção, e o ocorrido do ferro de solda q acendeu o led e q o ferro interferiu na proteção, e faz sentido mesmo porque quando isolei o r852 os 5v apareceu no pino 2 do foto conforme falei no post inicial. Alguma dica da galera no secundário, já olhei todos capacitores

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@00seven7 Vixi,se já conferiu todo secundario,seu problema ai pode ser o micro mesmo.

adicionado 3 minutos depois

Confira ai o c884 ele costuma perder capacitancia ao decorrer do tempo nessa,eu to mexendo pelo celular e eu não tenho esquema dela aqui se não eu olhava mais detalhadamente.

adicionado 7 minutos depois

Solte o Q432 e veja se a fonte arma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Troquei hj o c879 e nada, já imagina isso.

Não havíamos garantias que este capacitor se encontrava em bom estado/

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Falei pra um amigo o ocorrido, ele acha q o secundário deve estar entrando em proteção, e o ocorrido do ferro de solda q acendeu o led e q o ferro interferiu na proteção, e faz sentido mesmo porque quando isolei o r852 os 5v apareceu no pino 2 do foto conforme falei no post inicial.

Eu estava acompanhando os tópicos do seu caso de fora. De fato não parecia, como não parece, ser um problema nesse integrado. Também aprecio e compartilho a mesma posição do seu amigos e do colega DR Luan. Talvez o processo de soldagem que fez pode ter causado alteração no funcionamento do integrado, e em seguida fazendo gerar o PWM e funcionar seu primário.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

E algo no secundário creio eu e nos 5v q vai para o led.

Poderia checar um curto em torno do varicap!

Se for o micro, como citado pelo colega DR. Luan, pode começar no pino 9. Se ao medir a resistência nessa entrada aparecer um curto, dessolde o pino e meça novamente pra ver se desaparece o curto. Permanecendo o curto terás um micro condenado!

 

vou te dar 3 dicas para encontrar o defeito aí, que certamente será útil e poderá ser usado em qualquer televisor;

1)

Use um multímetro analógico na escala X1 ou digital na escala de diodo para encontrar curtos.

Foque nos eletrolíticos no principio e depois vá para os diodos e transístores.

Se tiver um curto na linha de 5V provavelmente pode se espelhar nas medidas que vai aparecer nos capacitores de filtragem de cada estágio.

 

2) 

Isole alguns estágios do televisor.

Desligue a alimentação do Flyback e do TR (dessolde pino 2 e 1), da saída vertical (pinos 2 e 6), R416, coletor de Q423, e entradas de de 32V no BTL e 5V do varicap - um por um/ até que desapareça o curto.

 

3)

Use uma fonte externa com um nível DC 12V sobre o positivo de C889 e ir pesquisando os valores de tensão sobre a fonte de 5V formada sobre Q840. Onde houver alteração no valor de tensão deverá iniciar sua pesquisa nesse ponto/ outra coisa, pode surgir um aquecimento de moderado a grave no componente em curto. Limite a corrente a 1A por segurança.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Alguma dica da galera no secundário, já olhei todos capacitores

 

Tá aí meu colega, não dei o peixe mas agora tem como pescar o seu.

Boa sorte ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde amigos

 

Agradeço as dicas dos amigos marukoso e Dr. Luan.

Verifiquei algumas das dicas, final de semana olho todas. bem o que olhei hj de manhã e medi no pino 9 do micro tem resistencia normal (já tinha tirado o micro, e mesmo sem ele não aparece os 5v no foto). retirei o q432 e continuou na mesma, retirado o vertical e tb nada, retirei a solda do pino 1 e 2 do flyback tb continuo na mesma, o c884 esta bom pelo menos a capacitancia.

@Marukosu A. me tira uma duvida da fonte externa 12v, ja que nunca fiz esse procedimento. Achei uma fonte aqui de hd externo 12v 1,5A, coloquei ela no positivo do c889 como informado, nesse caso a medição e com a tv desligada ne e usando o terra da fonte externa ??, com o terra da fonte externa em varios pontos aparecem os 12v normal inclusive no Q840, mas em alguns estão 11v. medi no str no pino 7 marca 6v e nos outros 12v.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 00seven7 disse:

o c884 esta bom pelo menos a capacitancia.

no tópico #18, 2ª dica, mostrei que usando o espelhamento de resistência dos capacitores é possível identificar que o circuito da qual o capacitor testado faz parte, poderia indicar um curto próximo (não necessariamente que ele seja a causa)/

por essa razão poderia medir a resistência sobre a maioria dos capacitores das subfontes principais que isso lhe daria um sinal claro.

 

Dependendo do tipo de multímetro usado, analógico ou digital, ao medir numa posição, seu medidor deve lhe mostrar o valor de uma resistência ôhmica de um retificador de um lado, e invertendo suas pontas de prova, ira receber uma leitura mais alta (caso toda essa linha não se encontre avariada).

 

Mas vai marcar zero ohm se tiver em curto!

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

me tira uma duvida da fonte externa 12v, ja que nunca fiz esse procedimento. Achei uma fonte aqui de hd externo 12v 1,5A, coloquei ela no positivo do c889 como informado, nesse caso a medição e com a tv desligada ne e usando o terra da fonte externa ??

essa linha onde fica C889 trabalha com um nível DC de até 17V.

Essa procedimento é feito com a tv desligada da rede.

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

com o terra da fonte externa em varios pontos aparecem os 12v normal inclusive no Q840, 

o Negativo da sua fonte ser colocado direto no negativo de C889, qualquer outro ponto de terra comum desse lado do secundário ou na carcaça do varicap se preferir./ mas negativo de primário não se mistura com o secundário.

 

Com um nível de 12V DC, já é capaz de produzir os 5V no emissor de Q840.

Se não encontrar os 5V no emissor deste transístor, deverás checar toda essa linha, inclusive o próprio transístor e D840.

Em caso de duvidas, fique a vontade pra perguntar.

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

mas em alguns estão 11v. medi no str no pino 7 marca 6v e nos outros 12v

Podes usar o negativo do C810 pra fazer medições, mas não faz sentido usar essa técnica neste lado.

é provável que fez confusão com os terras.

 

Sua fonte é insuficiente pra armar esse STR.

 

O STR precisa de 32V no pino 4,    140V ou mais no pino 1,   0,5V nas costas de R876 e mais uma pequena tensão que Q850 adiciona ao pino 6 quando não está cortado. 

 

Lembre-se de descarregar os eletrolíticos antes de fazer as medições de resistências, principalmente o da fonte primária!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.  olá amigo muito obrigado pelas dicas. Kkkkk não. mencionei as voltagens do primario só por curiosidade.

 

Fiz o procedimento dos 12v da fonte externa, e o led finalmente atendei da TV e apareceu os 5v no emisor Q840. Na base 5,60v e no coletor 12v. A tensão que chega ao led e 1.95v, pino 1 e 2 do fotoacoplador ambos 5v. E os 5v chega corretamente ao micro nos pinos 2, 3, 5 reset, 9, e pino 60v power. Não chequei os outros. Isso e sinal q a fonte 5v está boa ? Fico no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

11 minutos atrás, 00seven7 disse:

apareceu os 5v no emisor Q840. Na base 5,60v e no coletor 0v.

Só uma retificação - no coletor você quis dizer 12V, correto?

 

12 minutos atrás, 00seven7 disse:

pino 1 e 2 do fotoacoplador ambos 5v.

perfeito!

Se não diferencial de tensão entre cátodo e anodo do Q850, faz sentido que o mesmo esteja cortado.

Nessa condição o aparelho permanece em standby.

 

16 minutos atrás, 00seven7 disse:

E os 5v chega corretamente ao micro nos pinos 2, 3, 5 reset, 9, e pino 60v power. Não chequei os outros. Isso e sinal q a fonte 5v está boa ? Fico no aguardo

Sua primeira fonte de 5V está boa e o micro não está ruim.

mas gostaria, se possível que informasse pra gente o valor da corrente consumida nesse ponto/ podes usar seu multímetro pra isso.

 

Se o consumo for baixo, você vai precisar verificar as outras subfontes/ pois as mesmas se estiverem em curto podem desligar o STR, literalmente.

 

Assim que puder, refaça o mesmo procedimento, mas agora usando C884 pra seguir a outra linha(lembre-se de descarregar o capacitor)

 

Não vi o retorno sobre as medidas de resistência solicitadas no varicap ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.  Testei a resistência dos principais capacitores e nada de anormal e curto. Medi no varicap nada de curto. Fiz o procedimento desta vez no c884 e achei um problema. Os 12v vai normal até o flyback pino 1 2 e 3, horizontal TB. Mas no R886 a tensão cai muito. Num lado os 12v no outro 0.9v, achei q estava alterado ou aberto tirei uma das pernas do resistor e medi a resistência 180k igual ao esquema. Vendo o trajeto dele e os 32v. Tive q parar porque de noite e complicado, mas amanhã contínuo. Alguma suspeita nessa linha 32v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, 00seven7 disse:

Alguma suspeita nessa linha 32v ?

Varicap/ 

8 minutos atrás, 00seven7 disse:

Mas no R886 a tensão cai muito. Num lado os 12v no outro 0.9v,

Num lado de R886 temos a linha que tem os 12V, do outro temos R887.

A questão é: esse 0,9V aparece sobre R887?

porque se for isso, é normal essa queda de tensão.

 

ou se confundiu e quis dizer R156?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o r886 mesmo. Esqueci de medir o r887 smd. O r156 ta normal os 12v estão dos 2 lados. o jeito então e tirar o varicap e testar ??

 

Ops aquela hora era 12v nao 0 no q840 kkkkk.

adicionado 6 minutos depois

Medi o r887 e esta 0.14v dum lado e 0v. Desculpe e 0.14v e nao 0.9v a mesma do r886. apesar q a diferença e minima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!