Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Toshiba 2988 lem8 não liga


Posts recomendados

15 minutos atrás, 00seven7 disse:

Minha sucatas Philco e Philips tem esses transistores iguais em tamanho,

esse Q841 (BD4746G) é um comparador de tensão de 4,6V. Não me lembro de ter qualquer aplicação desse componente nos televisores Philco ou Philips.

 

Com relação ao Q830, o bom é que essa série 2saxxxx é mato na maioria dos televisores e isso aumenta a chance de encontrar um que se aplica direitinho aí.

 

Agora, como componente SMD você vai enfrentar a dificuldade de ter que ir buscar cada unidade pelo código.

 

Me informe o modelo de 2 televisores que tens aí para eu pesquisar se encontro algum substituto pra você, mas apenas Q830, porque o Q841 só de sucata Toshiba mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. você acha q o q841 TB está ruim ??. Pino 4 e 5 ambos 4.93v igual ao esquema 5v. Bem as sucatas q lembro sao Philco 2976s e Philips 29pt4635 essas de 29 a outra e placa de 20" nao lembro.

 

Essa TV ta muita doida, as vezes quando ligo o secundário vai pra 260v ae tenho q desligar da tomada e ligar ae volta pros 78v (220v) e 82v (110v). De vez em quando ela liga alto.

 

Se fosse outro ja tinha condenado essa TV. To muito insistente kkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 00seven7 disse:

Engraçado o r830 nao passa pra base do q 830, era pra ter um jumper mas não tem, ele vai direto pró rb02 q TB não tem jumper nem resistor. Ou seja não tem caminho para alimentar a base o q830.

Um desses resistores fica do lado de cima e o outro é SMD. Não me lembro quem é quem, mas você pode confirmar isso aí.

 

1 hora atrás, 00seven7 disse:

você acha q o q841 TB está ruim ??. Pino 4 e 5 ambos 4.93v igual ao esquema 5v.

Ele é só suspeito. A tensão na saída dele deve bater certinho com o esquema (4,8V), mas a questão é que sua tv está em standby, para haver os 5V que se refere, ela deveria sair desse modo.

 

Então, no anodo de D830 e abaixo de R830 tem que haver uma tensão próxima de 1,2V em standby, por causa disso tenho minhas suspeitas.

 

Como o problema se iniciou com um raio, é de se esperar que essa TV dê trabalho mesmo!

Alguns componentes distribuídos por vários pontos no televisor podem ter sido avariados, inclusive o micro.

 

Só não condenei o micro ainda porque não sei se o cristal de 8Mhz está bom, ou se o circuito de RESET (Circuito que estamos trabalhando agora) está funcionando corretamente.

 

Até o momento o circuito de RESET não está funcionando corretamente/ sem ele nada no televisor terá uma sincronização estável pra trabalhar - tudo fica doido mesmo e às vezes nem liga.

 

1 hora atrás, 00seven7 disse:

Essa TV ta muita doida, as vezes quando ligo o secundário vai pra 260v ae tenho q desligar da tomada e ligar ae volta pros 78v (220v) e 82v (110v). De vez em quando ela liga alto.

 

Esses defeitos intermitentes dão trabalho para tirar.

Pode ser o micro.

Como o sintoma é na frente o defeito é atrás, geralmente voltamos e revisamos tudo, inclusive os capacitores C810 e C819.

Ressolde L886, D885, Q840, D840 e o que achar suspeito;

e também tem a questão do fotoacoplador que substituiu.

 

Essa tensão alta é muito ruim para os circuitos que trabalham na baixa.

 

1 hora atrás, 00seven7 disse:

Se fosse outro ja tinha condenado essa TV. To muito insistente kkkkk

 

Desistir é fácil e a maioria das pessoas fazem isso.

E qual o resultado?

Aqueles que continuam aprendem muito mais e os demais serviços que vão surgir no futuro serão fichinha, mas para os outros, só lhe restam procurar quem sabe. 

adicionado 33 minutos depois
1 hora atrás, 00seven7 disse:

Bem as sucatas q lembro sao Philco 2976s e Philips 29pt4635 essas de 29 a outra e placa de 20" nao lembro.

Na Philco não encontrei nada.

Nesse televisor Philips o BC857B é mato!

Consultando o datasheet do 2SA1980S a unica diferença primária expressiva que observei foi o ganho e frequência. Além disso o encapsulamento é o mesmo.

 

 

Se pode usar?

Como não é um circuito de alta corrente e nem de tensão, e outras coisitas mais, não encontro razões para NÃO testa-lo/ no entanto, não tenho como garantir que ele vai funcionar direito aí,

 

pois a folha de substitutos do 2SA1980S é muito grande mas não encontrará nenhum outro deles nas suas sucatas que informou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é vou resoldar essa parte. Fotoacoplador foi o original da Philips o branco. Ele ate tava bem estável, 100v sem o resistor r156 lá q vai pros 32v e 78v com tudo soldado. Agora fico instável (as vezes 260v). Quando vejo que o b+ passo dos 200v ja desligo. Ta parecendo solda fria mesmo hora estabiliza e outra hora sobe.

 

R830 e o smd e o R841 e normal mesmo. Meu esquema e muito ruim nao fala desses 1.2v so mostra 5v na trilha deles. A base do q830 vai direto pro coletor do q432 e essa trilha ta tudo 0v. Ja q o outro lado do q432 e o terra. Tem um modo de conseguir esses 5v na base do q830, refazendo um jumper, na placa mostra mais nao veio embaixo do r830. Como o amigo falou q tem q ter 1.2v então nao vai adianta nada. Então o coletor do q432 TB tem q ter os 1.2v ne ja q vai na base do q830.

 

beleza vou testar com os CI da Philips no q830 e te falo.

 

E vou insisti nessa TV kkkkk. Para aprender cada vez mais. Ainda bem q você tem muita paciência kkkkk. Valeu amigo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 00seven7 disse:

R830 e o smd e o R841 e normal mesmo.

Pela parte superior da placa dá pra medir direto nos terminais de R830. Num lado dele dá 5V e no outro 1,2V.

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

Meu esquema e muito ruim nao fala desses 1.2v so mostra 5v na trilha deles.

Não fala, em muitos casos é matemática mesmo. No seu caso tem que ter isso aí mesmo! Esse valor eu anotei quando tirei um defeito semelhante ao seu no passado. Por isso ficou fácil!

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

A base do q830 vai direto pro coletor do q432 e essa trilha ta tudo 0v. Ja q o outro lado do q432 e o terra.

Quer dizer o contrário, o sinal(ou tensão) sai do coletor de Q432 e segue até a base de Q840.

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

Tem um modo de conseguir esses 5v na base do q830, refazendo um jumper, na placa mostra mais nao veio embaixo do r830.

Se o canal PN desse transístor estivesse bom, notoriamente haveria uma queda de 0,7V na base com relação ao seu emissor.

 

Pra facilitar os cálculos eu uso muito a 2ª lei de kirchoff: Vec = Vbc + Veb (para os canais P)

fique à vontade pra usar a fórmula.

 

Se o transístor estiver avariado não adianta nem colocar 50V na base que ele não irá pra região de corte.

 

Lembrando que pra sua TV sair do modo de standby, esse transístor precisa ficar cortado.

 

3 horas atrás, 00seven7 disse:

Como o amigo falou q tem q ter 1.2v então nao vai adianta nada. Então o coletor do q432 TB tem q ter os 1.2v ne ja q vai na base do q830.

Acho que você está trocando os terminais do transístor meu amigo. 

Veja bem, tem que haver uma tensão entre 1,1/1,2V no nó (união) dos resistores R830 e R841.

 

A tensão na base de Q830 ela fica estável em 4,2V enquanto a tensão no seu emissor permanecer com 5V e enquanto o micro estiver mantendo um nível baixo de tensão nesse mesmo nó. 

 

Essa tensão de 1,1V/1,2V é o segredo, ainda não descobri porque a tensão nesse ponto não chega a zero, ele deveria ir mas não vai, fica nesse valor quando em standby, é claro. Talvez o diodo mais Q841 façam um balanceamento aí, nada certo ainda, mas vou estudar mais no futuro para entender que matemática está por trás.

 

Voltando ao circuito, eu acho bom que substitua o Q830.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

E vou insisti nessa TV kkkkk. Para aprender cada vez mais. Ainda bem q você tem muita paciência kkkkk. Valeu amigo

 

Opa!!!

Por mim está tudo bem.

Fico feliz em ver que não desistiu.

Boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.  olá amigo troquei o q830 pelo bc857c (nessa placa não tem o bc857b e sim o bc557b pelo menos no meu esquema).

 

E houve mudança nas voltagens agora a base do q830 tem 5v (antes era 0v), um lado do r841 tem 5v e o outro 4.4v (antes eram 5v em ambos) e o r830 um lado 5v do outro 0.6v (antes ambos 5v). 

 

Só que tem um porém o b+ descontrolo. Agora só fica acima de 200v. Não fica mais em 78v. O jeito e comprar o fotoacoplador compatível com essa TV mesmo. Resoldei a área do foto e dos componentes que citou mais nada. Estou fazendo mais testes aq. Retirando o fusivel do secundário volta pros 78v e a base do q830 fica 0v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 00seven7 disse:

olá amigo troquei o q830 pelo bc857c (nessa placa não tem o bc857b e sim o bc557b pelo menos no meu esquema).

olá, esse televisor Philips não é o que usa o chassis L01?

Vide transistor na posição 7542, 7441, 7564, 7562 e etc. Eu prefiro ele porque o hfe dele é muito menor do que o BC857C. Talvez um transístor com hfe alto assim pode não ser adequado nesse ponto do circuito.

 

Após a troca do transístor tivemos mudanças nos valores das tensões!

mas fiquei um pouco confuso com sua explicação.

veja só:

1 hora atrás, 00seven7 disse:

E houve mudança nas voltagens agora a base do q830 tem 5v (antes era 0v), um lado do r841 tem 5v e o outro 4.4v (antes eram 5v em ambos) e o r830 um lado 5v do outro 0.6v (antes ambos 5v). 

A resistência R830 de um lado tem que ter a mesma tensão do emissor do transístor = 5V

Quanto a resistência R841, ela vê de um lado a tensão da base e do outro a tensão resultante que vem do micro com D830

Não seria que tem 5V no lado de cima de R830 e abaixo tem 0,6V;

no lado esquerdo de R841 tem 0,6V e no lado direito temos 4,4V?

 

Se for isso, é uma ótima notícia.

 

1 hora atrás, 00seven7 disse:

Só que tem um porém o b+ descontrolo. Agora só fica acima de 200v. Não fica mais em 78v. O jeito e comprar o fotoacoplador compatível com essa TV mesmo. Resoldei a área do foto e dos componentes que citou mais nada. Estou fazendo mais testes aq. Retirando o fusivel do secundário volta pros 78v e a base do q830 fica 0v.

Será que não tem trilha partida do lado da fonte?

 

É importantíssimo baixar essa tensão do +B primeiro.

Porque quando colocar o horizontal pra funcionar essa tensão vai subir ainda mais.

 

O que você usa como carga pra estabilizar a tensão das subfontes dessas TVs?

Resistência de fio ou lâmpada?

 

Como esse +B flutua, precisa usar uma carga constante na saída dessa fonte de 130V para trabalhar melhor na estabilização do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. ops falha minha r841 4.4v (quando o b+ ta alto, inicial e 4.2v), sim r841 e 4.4v e 0.6v do outro.

 

Será que com a lâmpada em série consigo cair essa tensão ?? Para testes

 

Todos esses pontos da Philips que você falou e o bc857c, eu troquei pelo esquema meu aqui a posição. na placa não achei o chassi. nem vi no próprio transistor e tão pequeno que não da pra ver nada. As vezes foi o bc857b que troquei e meu esquema ta errado e o seu certo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, 00seven7 disse:

ops falha minha r841 4.4v (quando o b+ ta alto, inicial e 4.2v), sim r841 e 4.4v e 0.6v do outro.

 

tudo bem.

 

17 minutos atrás, 00seven7 disse:

Será que com a lâmpada em série consigo cair essa tensão ?? Para testes

 

A tensão no secundário permanecerá a mesma, provavelmente.

A carga pode ser instalada antes do fusível lado secundário - Lembrando que o fusível deverá estar levantado para não arrebentar com os eletrolíticos de 160V e demais componentes.

 

17 minutos atrás, 00seven7 disse:

As vezes foi o bc857b que troquei e meu esquema ta errado e o seu certo.

 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esqueci qual e o fotoacoplador recomendado para essa placa ?? Sem ser o original da placa pois esse não acha fácil. Vou compra amanhã. Quero ver se esse b+ não vai cair.

 

No caso uma lâmpada 220v 100w ligada direta no capacitor c884 daria certo ?, pois ela ia consumir o secundário (eu uso essa técnica da lâmpada direta para descarregar o capacitor grande das TVs. E claro ja a lâmpada em série na tomada, para proteger de possíveis curtos em teste.

 

Meu esquema e diferente mesmo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2019 às 13:07, Marukosu A. disse:

Para o seu PS2581L o equivalente e PC123f

será que não consegue outra placa de uma Toshiba pra usar peças?

Comprar peças novas fica caro, até compensa pelo aprendizado, mas vale a pena ter uma LEMxx na sucata porque fica mais barato e aprende do mesmo jeito.

adicionado 3 minutos depois
49 minutos atrás, 00seven7 disse:

No caso uma lâmpada 220v 100w ligada direta no capacitor c884 daria certo ?

antes de F470 é melhor, depois dele não aconselho usar essa lâmpada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.  olá amigo desculpe a demora. Não achei o foto pc123 aqui não vende ele aqui. Comprei pc814 mesmo baratinho. Mas o problema do b+ alto não era o foto, pois mesmo com o novo subia. Ouvindo bem ouvi um barulho de faísca perto do trafo,e quando tinha esse barulho de faísca o b+ subia. Resoldei todo o trafo, c810 e alguns perto e o b+ estabilizou novamente em 78v. Tem um porém se o b+ cai a base do q830 fica 0v. Quando ta alto fica 5v. Quando LIGO a TV no momento de por na tomada a base q830 fica 5v e de repente cai pra 0v. O r841 a mesma coisa se cair o b+ as voltagens ficam iguais 5v em ambos os lados. Se for mais alta ou quando liga fica 4.4v e do outro lado 0.6v.

 

To pensando em retirar o CI horizontal pra ver se muda algo, mas se retirar o fusivel fica na mesma ne.

Ta difícil viu kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, 00seven7 disse:

olá amigo desculpe a demora. Não achei o foto pc123 aqui não vende ele aqui. Comprei pc814 mesmo baratinho.

boa noite amigão, esse PC814 é igual ao PC817 em tudo, só não tem a mesma aplicação que o original da tv, mas tá tudo bem.

 

6 horas atrás, 00seven7 disse:

Mas o problema do b+ alto não era o foto, pois mesmo com o novo subia. Ouvindo bem ouvi um barulho de faísca perto do trafo,e quando tinha esse barulho de faísca o b+ subia. Resoldei todo o trafo, c810 e alguns perto e o b+ estabilizou novamente em 78v.

ótimo, ao menos agora não temos aquela tensão absurda no +B.

 

6 horas atrás, 00seven7 disse:

Tem um porém se o b+ cai a base do q830 fica 0v. Quando ta alto fica 5v. Quando LIGO a TV no momento de por na tomada a base q830 fica 5v e de repente cai pra 0v. O r841 a mesma coisa se cair o b+ as voltagens ficam iguais 5v em ambos os lados. Se for mais alta ou quando liga fica 4.4v e do outro lado 0.6v.

A base de Q830 nunca fica com 0V/ pois nela só aceita 4,2V ou 5V.

Com essa notícia, infelizmente a culpa recai sobre o micro.

 

 

Levanta GR07 e conta pra gente o que acontece com essas tensões nesse transistor e se o TV arranca.

 

6 horas atrás, 00seven7 disse:

To pensando em retirar o CI horizontal pra ver se muda algo, mas se retirar o fusivel fica na mesma ne.

Sem o fusível, não terá consumo de nada além dele/ se retirar o TR algumas coisas serão ainda alimentadas. 

 

6 horas atrás, 00seven7 disse:

Ta difícil viu kkkkkk

Vejo uma TV que precisa de conserto apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.olá amigo. Levantei gr07 perto do micro e nada. TV não parti e base q830 0v. Q830 só tem tensão na base quando liga e quando desliga o led apaga ae aparece 5v e caindo. Uma coisa que notei o q830 só tem tensão na base quando o b+ está acima 100v. Ou seja quando liga q ele começa em 135v e cai, e quando desliga o b+ sobe Tb DPS q o led apaga e em seguida cai.

 

Eu acho que o caminho e tentar, forçar aumentar o b+ de todo jeito disponível. E não passar DoS 130v. Essa TV não vai parti com essa tensão baixa de 78v. Infelizmente se a queda do b+ for o micro aí lasco o jeito e ver se consigo um barato.

 

Se tiver mais alguma ideia de aumentar o b+ eu agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, 00seven7 disse:

olá amigo. Levantei gr07 perto do micro e nada. TV não parti e base q830 0v. Q830 só tem tensão na base quando liga e quando desliga o led apaga ae aparece 5v e caindo.

olá colega, entendi.

 

Agora reconecte GR07 novamente.

Talvez esse transístor Q830 (o que foi substituído) não esteja fazendo sua função direitinho.

Se for realmente ele a causa que impede a TV de partir, saberemos se você levantar R841.

 

Quando levantar essa resistência, Q830 perderá a polarização de base e deixará de conduzir.

No seu coletor não terá mais os 5V que polariza a base de Q432 onde fará que o televisor arranque com o funcionamento de Q430.

 

Recomendo que mantenha a Tv ligada na sua lâmpada serie.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Uma coisa que notei o q830 só tem tensão na base quando o b+ está acima 100v. Ou seja quando liga q ele começa em 135v e cai, e quando desliga o b+ sobe Tb DPS q o led apaga e em seguida cai.

Quando vejo uma tensão de +B subindo e caindo isso é proteção ativada.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Eu acho que o caminho e tentar, forçar aumentar o b+ de todo jeito disponível. E não passar DoS 130v. Essa TV não vai parti com essa tensão baixa de 78v. Infelizmente se a queda do b+ for o micro aí lasco o jeito e ver se consigo um barato.

Essa TV tem um problema de regulagem e estabilização de fonte ou tem algum componente no horizontal/ vertical avariado. Porque a proteção está atuando, ainda não é possível saber de onde vem a falha.

 

Essa tensão de 78V é proteção com certeza.

 

Vá novamente em R887 e afere lá o valor da tensão que aparece. O valor esperado com essa tensão de 78V é 0,86V. Confirma pra gente. A razão disso é diminuir as razões para o acionamento das proteções.

 

O IC de áudio ainda está desligado, correto?

 

Dá uma olhada em C416/ retire do circuito e testa ele.

 

Dá uma olhada na linha H-out (pino 13 do micro) pra ver se não encontra trilha aberta e no estado das resistências R411, R413, R416/ Agora com relação ao T401, retire-o e faça um teste de continuidade de 1 com 3 e 4 com 6 fora do circuito. A razão disso é para compreender se o sinal de 15Kz tem condições de passar e ser amplificado até a base do TR (Q404). Essa informação é importante.

 

Aproveita e dá mais uma olhada nos componentes que trabalham próximos do transistor de saída horizontal, um capacitor com fuga, diodo em curto, trilha aberta e etc.

 

Se nada for encontrado, não desisti não. Passa para a saída do Fly e testa os diodos D302 e D406. Retire-os do circuito se tiver dúvidas. Levante os fusistores que tem antes deles e ligue a TV, esperamos que a TV tente gerar alta ou qualquer sinal.

 

Um defeito desses não pode dar trabalho. Com certeza tem alguma aí que foi visto mas que passou despercebido na averiguação.

 

Qualquer dúvida pode perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz algumas das dicas. Levantei o r841 e a TV continua nos 78v sem partir. A tensão aumentou no q830. 5v e 6.9v e a base 0v.com o r841 levantado.

 

R887 0.89v do lado de cima e do outro de baixo 0v (será q ta aberto ?)

 

Está sem o IC de audio.

 

C416 160v 10uf. Esse passei batido tava ruim mesmo ta marcando 3uf. Estou providenciando outro aq e te falo.

 

Valeu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, 00seven7 disse:

Fiz algumas das dicas. Levantei o r841 e a TV continua nos 78v sem partir. A tensão aumentou no q830. 5v e 6.9v e a base 0v.com o r841 levantado.

mantendo R841, afere a tensão da base de Q432 (tem que ter 0V). Se tiver diferente tem coisa errada aí.

Para adiantar, confere se no emissor de Q430 aparece os 8V.

 

9 minutos atrás, 00seven7 disse:

R887 0.89v do lado de cima e do outro de baixo 0v (será q ta aberto ?)

 

como eu disse daria 0,86V, com uma variação pequena tá tudo bem.

Essa resistência + R886 estão boas.

 

9 minutos atrás, 00seven7 disse:

C416 160v 10uf. Esse passei batido tava ruim mesmo ta marcando 3uf. Estou providenciando outro aq e te falo.

 

Tranquilo 😃

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 00seven7 disse:

Com o r841 levantado a base do q432 tem 3v ainda. Ueh agorinha o emisor q830 tava marcando 6.9v, agora marca 4.80v a 5v oscilando.

Retira Q830 e repita a aferição de tensão na base de Q432.

Se preservar essa tensão de 3V, deve retirar Q432 e testá-lo, pode estar com fuga base-coletor.

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, 00seven7 disse:

Ueh agorinha o emisor q830 tava marcando 6.9v, agora marca 4.80v a 5v oscilando.

D840!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Sim estou bem estou andando normal,mas fiquei com estou enfaixado na area do peito e costa,mas ta tudo normal agradeço a preocupação,foi a um devido choque mexendo em um microondas mas culpa foi de um amigo palhaço tava mexendo nele ligado ai o palhaço me deu susto me descudei e levei um choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa!

tem como seguir a linha do coletor de Q830 até a base de Q432?

o objetivo não é ver se atrilha está partida, mas verificar se ao longo dela existe alguma oxidação ou rebarba de solda. Tem alguma coisa por aí acrescentando esses 3V nessa linha.

 

nao é micro, nem Q432 e Q830.

 

sem Q432, o transsitor Q430 está liberando a tensão de 8V no emissor. Confirme isso também.

 

checou D840?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!