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TV Toshiba 2988 lem8 não liga


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Amigo me lembrei de algo faz muito tempo uns 9 anos,essa tv se tiver  om flyback ruim a fonte fica baixa e sem ele a fonte fica baixa o correto é trocar direto,que eu digo é que o flyback podia estar com problema de vazamento pode ter danificado a fonte e o micro,mas agora o meu palpite é que esse micro já era,mas aguarda dicas dos amigos ok.

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7 horas atrás, 00seven7 disse:

diferente dos outros. coloquei o r156 novamente e caiu pros 78v de novo. Ta difícil viu. Agora ta e baixo de novo

O colega @LCN Vintage 1980 tens razão.

O micro pode estar condenado!

 

 

Eu não gosto de trocar as coisas sem razão, por isso que solicito alguns testes. Porque eu também faço isso! Sei que pode demorar um pouco agora, mas com o tempo e prática, você aprende a fazer isso rapidinho e se torna bom no que faz.

 

Bom, voltando ao assunto, o que podemos ter um momento é uma falha operacional do micro ou de leitura.

Os dados da eeprom podem ter sido corrompidos em função da descarga elétrica ou ela pode estar avariada, razões que impedem de ser acessada pelo micro.

 

Seu micro(Q509) precisa de algumas coisas pra funcionar:

5V no terminal 9 e 55;

5V no Reset (terminal 5);

um cristal(XA01) pra gerar a base de tempo em 6 e 7;

Além dos sinais de Clock (58) e Data(57)/ todos devem ser aferidos preferencialmente com uso de um osciloscópio, na ausência dele podes usar seu multímetro em qualquer escala superior a 5V não tendo a mesma eficiência, é claro.

 

Então, são essas as informações que tens que checar agora.

Com relação ao cristal de 8 megaciclos (MHZ) se não tiver um frequencímetro ou osciloscópio pra testar, não perca tempo e substitua-o por outro usado mesmo.

 

Uma vez estando corretas todas as tensões e realizado as substituições quando necessárias, deverás considerar substituir o micro.

 

Com efeito, se a causa da fonte +B estar baixa se dever ao micro avariado, essa fonte vai retornar ao valor de tensão padrão.

 

Agora, com relação ao defeito do lado do IC de som que está com um curto aparente, acho que podes verificar após a conclusão desta etapa.

 

Só lembrando que descargas elétricas fazem um bagunça geral não só em TVs mas como em qualquer equipamento. Então podes ter sorte se o micro for seu único defeito agora.

 

De qualquer modo estou aqui pra ajudar no que for necessário/ fique a vontade pra perguntar.

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Olá amigos. Se o micro tiver condenado vou aposentar a TV infelizmente. Não vale mais a pena. Vou passar as tensões dos pinos do micro:

Pino 9 = 4.93v

Pino 5 = 4.82v

Pino 55 = 4.95v

Pino 6 = 2.15v

Pino 7 = 1.95v

Pino 57 = 4.95v

Pino 58 = 4.95v

 

Usando a TV em 110v, fica 82v o b+. Vou ver se troco o cristal TB

Valeu amigos

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Amigo vou te dar uma sugestão,compre sucata,é mais seguro,porque até no ml tem peças carimbadas,eu compro tvs no ferro velho mesmo zuadas eu retiro as peças,já as tvs que estão conservadas eu conserto,porque futuramente achar peças dessas tvs vai ser difícil,até de microondas  está ficando osso de encontrar e se acha é caro e chance de ser carimbado é grande,compro no ferro velho também,mas aguarda a sugestão dos amigos a respeito dessas tensões,boa sorte.

adicionado 1 minuto depois

Quando disse pra comprar sucatas é pra ter peças de reposição para seus futuros consertos qualquer aparelho que você conserta.

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@LCN Vintage 1980 pois é a maioria das sucatas eu ganhei mesmo, só 1 que tirei da TV de 20" mesmo pois o tubo já era. Os tubo jogo fora. Mas como não trabalho comercialmente com isso, não compensa muitas sucatas devido ao espaço. Já estudei eletrônica, e faco pequenos reparos e consertos mais simples tipo horizontal, vertical, capacitor, solda fria etc..., faço mais por aprendizado e porque gosto, algumas TV consertei peguei pra mim, principalmente de 29" (tenho várias kkkkk) ,outras vendi, essa com certeza foi a mais difícil até agora. Mas realmente compensa mais sucata do q essa peças falsificadas novas.

 

@Marukosu A.  pode ser qualquer cristal ? Pois não tenho igual. Meus cristal e da e da Philco e Philips.

 

Recebi uma dica de desligar o CI dos 5v standby e forçar a TV a ligar direto ( ela gerará alta mesmo se o micro tiver ruim), assim acaba descobrindo o defeito. Nesse caso era o vertical, pois ligou com vertical fechado e matando a tensão. As vezes meu micro ta travado em standby ae faz sentido. Procede essa dica ?

 

 

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16 minutos atrás, 00seven7 disse:

@LCN Vintage 1980 pois é a maioria das sucatas eu ganhei mesmo, só 1 que tirei da TV de 20" mesmo pois o tubo já era. Os tubo jogo fora. Mas como não trabalho comercialmente com isso, não compensa muitas sucatas devido ao espaço. Já estudei eletrônica, e faco pequenos reparos e consertos mais simples tipo horizontal, vertical, capacitor, solda fria etc..., faço mais por aprendizado e porque gosto, algumas TV consertei peguei pra mim, principalmente de 29" (tenho várias kkkkk) ,outras vendi, essa com certeza foi a mais difícil até agora. Mas realmente compensa mais sucata do q essa peças falsificadas novas.

 

@Marukosu A.  pode ser qualquer cristal ? Pois não tenho igual. Meus cristal e da e da Philco e Philips.

 

Recebi uma dica de desligar o CI dos 5v standby e forçar a TV a ligar direto ( ela gerará alta mesmo se o micro tiver ruim), assim acaba descobrindo o defeito. Nesse caso era o vertical, pois ligou com vertical fechado e matando a tensão. As vezes meu micro ta travado em standby ae faz sentido. Procede essa dica ?

 

 

Você já fez isso!

Lembra da dica do resistor de 470R? Ele faz isso, porém melhor. 

 

Essa técnica tira a TV do STANDBY de modo não natural. 

 

Alguns micros recebem pulsos da saida vertical. Caso enxerguem esses pulsos a TV continua ligada, mas quando existe avaria no circuito vertical, de tal modo que o IC vertical pare totalmente, esses pulsos não são mais vistos pelo micro e ele faz o que foi programado pra fazer, coloca a tv no estado OFF.

 

quanto o crital não se preocupe com a marca, ele só precisa ser de 8 mega ciclos(MHz).

 

no cado da saida vertical, confere a alimentação deste IC, curto e solda fria. No setor do audio tinha um problema também, já descobriu?

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@Marukosu A.  Sim lembro da dica do r470, mas a gente fez ela quando era o STR ruim não foi ? Ou seja nem led tinha e nem secundário. Agora o STR e outro e tenho secundário e 5v.

 

O ic de áudio bipa nos pinos 6 e 7, resistência de apenas 15, quase um curto. Não achei nada em curto na região do áudio.

 

Na região do vertical e no próprio vertical não tem tensão nenhuma.

 

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O resistor era pra tirar o controle do micro sobre a fonte.

 

Alimentação do vertical, de 27V, começa no R327 que pode estar aberto;

D302 em curto ou aberto;

C310 e C308 secos.

 

os terminais 2 e 6 do IC vertical são críticos. Neles não podem dar 0 ohm!

 

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@00seven7 Eu tenho um porão com bastante tubo guardado alguns zerados outros usados,aqui em 2009 a fabrica de cinescópio a LG Philips fechou tinha um amigo que trabalhava na fabrica e quando fechou ele me deu varios cinescopio de 21 e 29 são tubos slim a maioria que tenho mas aqui também meu espaço pequeno.

adicionado 3 minutos depois

Está uma zona meu porão kkkkm mas meus tubos a maioria é tudo novo.

20190411_133031.jpg

20190411_133020.jpg

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@Marukosu A. r327 não tem tensão nenhuma dos 2 lados. Ele começa do pino 6 do flayback. No flayback só tem tensão no pino 1, 2 e 3 78v. O resto e 0v D302 OK. C310 e C308 OK. Meu capacímetro só vai até 200uf e um desses e 1000uf.  Só achei cristal de 12mhz.

 

Mesmo a TV em standby ou b+ baixo tem q ter os 27v vertical ?

 

Entendi amanhã vou fazer novamente a dica do 470r no lugar do r867 perto do q851.

 

Valeu amigo.

 

@LCN Vintage 1980 nossa cinescópios zero. Ae e difícil achar. Se eu tivesse um porão TB guardaria mais sucata.

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5 horas atrás, 00seven7 disse:

No flayback só tem tensão no pino 1, 2 e 3 78v.

Se no terminal 3 do flyback tiver somente estes 78V tá danado!

aqui se forma a tensão de 200V que alimenta o circuito de alta do RGB.

 

5 horas atrás, 00seven7 disse:

O resto e 0v D302 OK. C310 e C308 OK. Meu capacímetro só vai até 200uf e um desses e 1000uf.

Substitua C310 por precaução.

 

5 horas atrás, 00seven7 disse:

Só achei cristal de 12mhz.

Não pode, deve ser o de 8MHz mesmo.

 

5 horas atrás, 00seven7 disse:

Mesmo a TV em standby ou b+ baixo tem q ter os 27v vertical ?

 

Quando a TV está no estado OFF (standby) não haverá tensão em qualquer saída do flyback neste televisor.

 

5 horas atrás, 00seven7 disse:

Entendi amanhã vou fazer novamente a dica do 470r no lugar do r867 perto do q851.

 

OK, não tem o que agradecer.

 

7 horas atrás, 00seven7 disse:

O ic de áudio bipa nos pinos 6 e 7, resistência de apenas 15, quase um curto. Não achei nada em curto na região do áudio.

meça assim:

Multímetro na escala de diodo!

 

9 com 6 - se estiver bom a tensão vai subir rapidamente até ultrapassar a escala do seu medidor (porque o multímetro carrega C632 com um nível DC próximo de 3V, quando na escala de diodo, e depois cai pra metade desse valor (1,2V))

 

7 com 6 - se estiver bom vai parar com 1,1V na escala de diodo.

 

10 com 6 - se estiver bom vai parar com 1,1V na escala de diodo.

 

Se encontrar valores diferentes avise.

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Amigo,hoje peguei uma Toshiba lem8 tava com micro ruim e nao tinha imagem no av o raio entrou pelas entradas,e eu nao tinha mas tinha uma placa de uma Semp coloquei uma do chassi lem7,eu recuperei a placa e ficou show geralmente as placas da toshibas de 29 os conectores de audio e video e varicap sao os mesmos,você não tem uma placa de toshiba mais ou menos que esteja completa que nao esteja zuada,falo caso as dicas dos amigos nao adiantar esse micro ai já era.

adicionado 1 minuto depois

Geralmente trocar a placa tem que fazer ajustes no menu de serviço.

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@Marukosu A. Ola amigos. Desculpe a demora e porque estava com dengue. E TB tava enrolado arrumando outra tv Toshiba, nessa outra tive mais sorte e já arrumei era uma Toshiba 2934 fácil manutenção. Defeito no horizontal e RGB.

 

Bem voltando a 2988 lem8, nao consegui o cristal aq nao vende de jeito nenhum so mercado livre. Fiz o truque do resistor 470r para forçar a TV a ligar, e assim que ligada o led fica piscando e fazendo TIC TIC no led e a tensão fica limitada em 40v (não passa disso). To tentando fazer todos testes possíveis para saber se e certeza o micro. Pra nao comprar à toa.

 

So acho Toshiba de 20" sucata. Nao achei nenhuma de 29" aq.

 

 

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35 minutos atrás, 00seven7 disse:

Desculpe a demora e porque estava com dengue.

Conheço muita gente que tá com isso. É de doer mesmo.

35 minutos atrás, 00seven7 disse:

Fiz o truque do resistor 470r para forçar a TV a ligar,

já pode retirar a resistência de 470R

 

Informe por gentileza a tensão na base, coletor e emissor de Q830

Tensão na base e coletor de Q432.

 

Faça a aferição das tensões com a tv em standby e quando tenta ligar (tem que manter a ponta de prova quando apertar power na tv.)

 

 

adicionado 8 minutos depois
4 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Faça a aferição das tensões com a tv em standby e quando tenta ligar (tem que manter a ponta de prova quando apertar power na tv.)

 

...

Faça a aferição das tensões com a TV em standby e fora desse estado também, como isso não é possível, tem que manter a ponta de prova do multímetro nos terminais enquanto pressiona power na TV ou controle e depois anotar os valores.

 

 

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@Marukosu A. Ola amigo fiz as medições. Essa TV tem 2 Q830 um nos 5v e outro do lado do varicap. Olhei dos 5v.

 

Depois de retirar o 470r a TV volto pro standby 78v.

Q432 = 3V (no pino em baixo sozinho creio q seja a base pois nao especifica) C 0V - E 0V.

 

Q830 = B 0V (pino embaixo)

C 4.94v - E 4.93v.

 

Fiz as medicoes no momento do power no controle ou na tecla canal e nao varia nada, tudo igual ao standby.

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24 minutos atrás, 00seven7 disse:

Q432 = 3V (no pino em baixo sozinho creio q seja a base pois nao especifica) C 0V - E 0V.

 

Q830 = B 0V (pino embaixo)

C 4.94v - E 4.93v.

Se na base de Q432 tem 3V, no coletor de Q830 tem que ter o mesmo nível DC.

Afinal seguem a mesma linha!

 

Com o nível alto na base de Q432 ele saturou e mantém a TV em standby/ até aí tudo bem....

 

mas em Q830 tem algo errado!

Na base mais precisamente, deveria haver ali uma tensão de 4,2V mesmo em standby, mas não tem.

Dá uma avaliada no R841 pra ver se não está aberto ou alterado ou se a trilha dele está aberta ou mesmo se tem oxidação em cima dos terminais deste transístor e componentes adjacentes.

 

Aproveita e olha se D830 está avariado.

 

 

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17 horas atrás, 00seven7 disse:

Então na base do q830 tenho q ter 4.2v ?? Pois ta 0v.

Lembra-se da tensão do terminal 5 do micro (RESET)?

Você aferiu antes e disse que tinha praticamente os 5V.

 

Pois bem, essa tensão chega lá através de Q841.

17 horas atrás, 00seven7 disse:

De onde vem a origem desses 4.2v porque ae vou medindo ate ver onde parou.

 

Dá uma olhadinha no esquema:

Um lados de R830 tem 5V, no outro deve encontrar 1,2V (em standby e praticamente 5V quando estiver em funcionamento )/ mas num dos lados de R841, tem que ter uma queda de 0,6/0,7V. É nesse lado onde cai essa tensão é que encontramos os 4,2V ( base Q830).

 

Na dúvida, retire Q830 e testa fora ou substitui logo.

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@Marukosu A. @Marukosu A.olá amigo. Fiz as medições R830 tem 4.93v em ambos os lados. R841 em ambos os lados 4.92v ou seja nenhum dos 2 resistores tem queda de tensão num lado. Pino 5 do micro está 4.82v.

Engraçado o r830 nao passa pra base do q 830, era pra ter um jumper mas não tem, ele vai direto pró rb02 q TB não tem jumper nem resistor. Ou seja não tem caminho para alimentar a base o q830.

 

Esse q830 e fácil achar pra comprar ou so em sucata ?

 

@LCN Vintage 1980

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10 minutos atrás, 00seven7 disse:

Fiz as medições R830 tem 4.93v em ambos os lados.

Indica uma falha em Q841 ou nos circuitos de polarização do mesmo. Na verdade só o VCC nesse ponto.

 

11 minutos atrás, 00seven7 disse:

R841 em ambos os lados 4.92v

A indicação é que pode haver uma fuga entre base/emissor de Q830.

 

13 minutos atrás, 00seven7 disse:

Esse q830 e fácil achar pra comprar ou so em sucata ?

 

Tem substitutos novos no mercado pra ele, entretanto a qualidade pode ser questionável dependendo da casa onde comprar. De verdade eu prefiro retirar esses dois componentes de sucata mesmo. Como são componentes raros de dar defeito, é possível que ainda os encontre em perfeito estado de funcionamento.

 

Como a Toshiba fez pequenas modificações do circuito RESET nesses chassis LEM xxx, acredito que irá encontrar os mesmos componentes nessas mesmas posições sem grandes dificuldades.

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