Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar motor de HD


Gu1426

Posts recomendados

De fato o motor é 12V, só que ele é AC. 

Na placa tem uma espécie de inversor de frequência, então sem a placa é óbvio que o motor não funciona. 

Além dos 12V, vai precisar dos 5V pra alimentar o circuito eletrônico. 

É lá no conector onde vai a fonte mesmo. Fio vermelho é 5V e amarelo é 12V. 

Nem precisa do cabo de dados. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Liguei a alimentação nos respectivos pinos (5V e 12V), o motor girou (ele girava forte, dava uma diminuída, depois girava forte de novo) até que parou. Agora eu ligo e o motor nem responde, estou usando uma fonte 12V - "3A" xing-ling e a fonte de bancada, como os dois GNDs são ligados juntos na placa, só liguei o GND da fonte de bancada e da fonte 12V juntos, e o VCC das fontes eu liguei em seus respectivos pinos (a de bancada no 5V e a outra no 12V), só a fonte de bancada ajustada em 5V mostrava 100mA, ao ligar a fonte 12V a corrente subia para 300mA, mas o motor, nada de girar, eu liguei só o motor, não está com o leitor nem nada. Será que a placa está ruim?

adicionado 45 minutos depois

É um HD de 80GB, li que HDs mais novos desativam a rotação do motor quando não detectam leitura do disco, tem como eu fazer o motor girar e desativar esse negócio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gu1426 disse:

É um HD de 80GB, li que HDs mais novos desativam a rotação do motor quando não detectam leitura do disco, tem como eu fazer o motor girar e desativar esse negócio?

De fato você tem razão. Eu já ouvi o HD de 80GB do meu PC desligar o motor quando fica ocioso.

 

O que eu consegui fazer girar direto, era do século passado. Era um Maxtor de apenas 4GB.

Respondendo a sua pergunta, não tem como desativar essa função.

Pois como não temos muita informação sobre os circuitos dos HDs fica difícil entender o que temos lá.

Quem sabe você um dia não encontre um HD de 20GB ou menos, aí terá como ligar o motor direto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Pois é, fiquei decepcionado com isso, talvez eu encontre um jogado em um ferro velho alguma hora... No braço dele, o leitor está todo destruído (resultado de ser guardado com um monte de tralha em cima), ficou só o CI e a bobina, aproveitei os ímãs dele, que são bem fortes, o ruim é o formato deles e o fato de serem presos em uma chapinha de metal, se fossem retangulares ou cilíndricos eu poderia usar em algum tipo de gerador, ficaria mais fácil de posicionar.

São muitas trilhas para uma única função, não tem como mesmo, kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Gu1426 disse:

fato de serem presos em uma chapinha de metal

Nem todos estão presos, é apenas a força magnética que segura. Mas tem uns que são colados também.

Eu já tirei enfiando uma faca no meio, uma vez eu quebrei o imã e outra vez a faca saiu e cortou minha mão.

45 minutos atrás, Gu1426 disse:

São muitas trilhas para uma única função, não tem como mesmo, kkkkkk.

Aliás, se fala da plaquinha...

Elas tem trilhas por dentro da placa são várias camadas com trilhas que nem dá pra ver. Corte a placa no meio e verá o cobre brilhando por dentro da placa.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2019 às 22:56, Renato.88 disse:

Esses são motores comuns DC universal, da pra ligar até com bateria. 

Só o motor que movimenta a leitora que é de passo, aí precisa do circuito eletrônico. 

Na verdade eu quis referir àquele motor que tem uma rosca sem fim e ao motor que gira o disco... Existe um circuito específico para acionar esses motores ou varia? De qualquer maneira, o que preciso estudar e que informação obter a fim de conseguir acioná-los?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Na verdade eu quis referir àquele motor que tem uma rosca sem fim e ao motor que gira o disco... Existe um circuito específico para acionar esses motores ou varia? De qualquer maneira, o que preciso estudar e que informação obter a fim de conseguir acioná-los?

Este é um motor de passo. 

Eu costumava acionar os maiores de impressora que usam o mesmo princípio com um circuito sequencial. 

Geralmente era o sequencial com 4017, 555 e transistor como driver de acionamento do motor. 

Esses da leitora tem 4 fios, talvez precise de um driver um pouco diferente mas o princípio é o mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

voce pode ligar esse motor de HD fora da placa com um esc 30a ou controlador pwm tem controlador de velocidade para esse motor soldando os 3 fios do motor no controlador e dois fios para a fonte de alimentacao ou bateria ele vai girar e voce pode controlar a velocidade                           o motor de hd que voce quer ligar  motor de HD que voce quer ligarcontroller.jpg.e1243e7cdc37964b2c7e4ab08db93f74.jpg controlador motor de HDesc.jpg.ced718e446a0aa31c8e2375a65335915.jpgesc 30a

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 22/03/2019 às 20:19, Renato.88 disse:

Na placa tem uma espécie de inversor de frequência, então sem a placa é óbvio que o motor não funciona.

 

Isso é novidade pra mim. Corrente alternada e corrente pulsada são coisas diferentes. Não seria um motor DC mas sem escovas (brushless)? 

 

Em 23/03/2019 às 20:54, Renato.88 disse:

Respondendo a sua pergunta, não tem como desativar essa função.

 

Pois como não temos muita informação sobre os circuitos dos HDs fica difícil entender o que temos lá.

 

Pode até ter como. O desafio seria justamente descobrir onde e como manipular o sinal de comando. Talvez seja como uma chave eletrônica. Se for, pode viabilizar.

 

Em 23/03/2019 às 22:06, Gu1426 disse:

São muitas trilhas para uma única função, não tem como mesmo

 

O chamado hack estaria em "pinçar" o que se precisa. Na minha concepção, tentativa-e-erro não serve para tal aventura. Faz-se necessário estudar, entender o circuito suficientemente.

 

Em 31/03/2019 às 01:11, Renato.88 disse:

Este é um motor de passo. 

Eu costumava acionar os maiores de impressora que usam o mesmo princípio com um circuito sequencial. 

Geralmente era o sequencial com 4017, 555 e transistor como driver de acionamento do motor. 

Esses da leitora tem 4 fios, talvez precise de um driver um pouco diferente mas o princípio é o mesmo. 

 

Impressoras costumam usar motores DC com encoders externos. Esse conjunto realmente pode ser visto como um motor de passo.

 

18 horas atrás, Tiky disse:

voce pode ligar esse motor de HD fora da placa com um esc 30a ou controlador pwm

 

Como eu comecei suspeitando: por ser, provavelmente, um motor DC brushless.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não seria um motor DC mas sem escovas (brushless)? 

Isso aí não existe. 

Esse tal motor brushless é o velho "gaiola de esquilo" feito de maneira otimizada pra trabalhar com o inversor de frequência. 

A tensão que sai do inversor não é CC. É CA só que não é senoidal. 

12 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Corrente alternada e corrente pulsada são coisas diferentes

Sim, são. 

Só que esse tipo de motor não trabalha com corrente pulsada. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 , por ora eu aceito a sua resposta intervenção. Obrigado. Depois vou estudá-la, verificá-la. Aprender com ela.

 

Mas eu sempre encarei os motores brushless dos aeromodelos elétricos como motores DC.

 

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Isso aí não existe.

Esse tal motor brushless é o velho "gaiola de esquilo" feito de maneira otimizada pra trabalhar com o inversor de frequência. 

 

Mas um ESC 30A  (foto acima) usado em aeromodelo não faz AC, que eu saiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Mas um ESC 30A  (foto acima) usado em aeromodelo não faz AC, que eu saiba.

Não precisa ser uma AC purinha, mas faz sim. 

Já liguei um motor desses aí de aeromodelo em trafo AC e funcionou normal. 

Em DC puro o motor trava. 

 

Os únicos motores DC que existem são os universais e os de imã permanente. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Não precisa ser uma AC purinha, mas faz sim.

 

Apesar do seu conhecimento sobre projetos físicos de morores, parece estar confundindo AC com DC pulsada.

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Já liguei um motor desses aí de aeromodelo em trafo AC e funcionou normal.

 

Esse resultado não faz prova.

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Em DC puro o motor trava.

 

DC significa direct current. Até onde eu sei, qualquer corrente apenas com sinal de tensão positivo. Assim, se tem PWM e outras modulações em DC. Enquanto que AC (alternate current) faz tensão negativa, no ciclo de oscilação.

 

Eu sei que a terminologia se refere a corrente e não a tensão, mas capturar a alternância de corrente é bem mais difícil, presumo.

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Os únicos motores DC que existem são os universais e os de imã permanente.

 

Eu não estou dizendo que AC não funciona nos brushless...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Apesar do seu conhecimento sobre projetos físicos de morores, parece estar confundindo AC com DC pulsada

Tô não. 

DC pulsada e só um liga e desliga sem inverter a tensão. Isso não faz nenhum motor brushless girar. 

Nesses módulos pra motores a tensão inverte completamente, mesmo que o formato de onda não seja senoidal. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!