Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
46 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

@Carlos Zanon difícil deve ser achar um desses.

Um CD40175 pode até ser "complicado" de se encontrar, mas, um flip flop do tipo D não.

https://lista.mercadolivre.com.br/flip-flop-d#D[A:flip%20flop%20d]

Mesmo que o frete por ai seja caro, deve haver, ao menos uma eletrônica de componentes em sua cidade. Aqui, existe uma, de certa forma, precária, mas que consegue atender muitos estudantes e técnicos.

Postado
1 hora atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

@Carlos Zanon difícil deve ser achar um desses.

Em sucata é possível achar 4013 ou 4024, ambos servem para o seu projeto. Nas lojas de eletrônica costumam ter também.

E seu Led ficou aceso fraquinho porque o receptor quando está a toa fica como se fosse um rádio fora de estação, eu já coloquei um amplificador e alto falante lá pra ver, fica chiando.

Quando aperta o controle aí temos um apito.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
57 minutos atrás, Renato.88 disse:

fica chiando.

Mais um motivo pra você usar um filtro RC chute 4k7/100nF. Estes valores não deve influenciar muito no

1 hora atrás, Renato.88 disse:

apito

que na verdade é o pacote de dados.

Excelente ideia do amigo supramencionado: você pode ouvir o botão sendo pressionado. Mas só de curiosidade mesmo pois o foco é apenas gerar um pulsinho com a 'presença do botão'

• Curtir 1
Postado

Vou da uma procurada aq na cidade hoje, aq você anda 4 quarteirões ja acabou a cidade kk

A eletrônica daqui é mais focada em som automotivo, por sorte tenho uns amigos técnicos por aqui eles devem ter algo.

adicionado 31 minutos depois
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Em sucata é possível achar 4013 ou 4024

Em que aparelhos mais ou menos posso achar um desses? tenho muita sucata aq, dei uma olhada no meu estoque e não tenho nenhum desses ai

Postado

Em que aparelhos mais ou menos posso achar um desses?

Eu já tirei o 4013 de diversos vídeo k7 antigos, outros cis que servem e se encontram nesses aparelhos são os 4017, 4510. 

O 4024 eu tirei um de um carrinho de controle remoto. 

Alarmes de carro e aparelhos de som antigos costumavam ter também. 

Se encontrar em uma TV de tubo é pura sorte, pois é muito raro. 

Postado

Vou da uma olhada aq

6 horas atrás, Renato.88 disse:

O 4024 eu tirei um de um carrinho de controle remoto. 

adicionado 13 minutos depois

Dei uma olhada na eletrônica daq, não tem nenhum ci flip flop kk:/

adicionado 26 minutos depois

@Renato.88Então amigo, qualquer tc4013 vai servir, vou fazer pedido de outra cidade

• Membro VIP
Postado

Eu sempre quis testar uma memória de 1 bit com transistor.

Eis que te surge uma oportunidade. Olha isso que curioso:

https://www.electronics-tutorials.ws/waveforms/bistable.html

tim17.gif

Creio ser uma opção discreta e curiosa pro seu dilema. Se algum dia testar, publique o resultado.

Eu sempre quis testar uma memória de 1 bit com transistor... .🤔 ... uma memória fraca?..🤪

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esse com certeza da pra montar com sucata. 

o que leva nesse projeto ai? tem uma lista ou o diagrama?

Eu fiz pedido acho na terça já está por aqui, pedi uns 5 desses ai TC4013 e aproveitei e pedi uns 5 NE555 pra fazer futuros projetos

Até la eu vou tentar montar esse ai do seu vídeo, você tem um diagrama? se tiver manda ai.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

tem uma lista ou o diagrama?

Ah já achei o diagrama, vou montar hje 

adicionado 37 minutos depois

@Renato.88 Só pra tirar uma duvida eu tenho muitos C547B eles são cinza, é o mesmo que BC547B?

Postado

@Isadora Ferraz @Renato.88 Bom amigos, fiz o circuito 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Esse com certeza da pra montar com sucata

Usei um bc337, ficou bom, pressiono o led liga, pressiono o led desliga.

Agora o que faço pra incrementar ele com um relé e o receptor RF? sei nem por onde começar k

adicionado 2 minutos depois

Além do controle se der pra incrementar um Botão push pra ligar a luz manualmente também fica bacana

Postado
7 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Só pra tirar uma duvida eu tenho muitos C547B eles são cinza, é o mesmo que BC547B?

Sim, são a mesma coisa.

Usei um bc337, ficou bom, pressiono o led liga, pressiono o led desliga.

Ótimo. É exatamente isso que precisa.

Agora o que faço pra incrementar ele com um relé e o receptor RF? sei nem por onde começar k

Além do controle se der pra incrementar um Botão push pra ligar a luz manualmente também fica bacana 

É simples, veja:

imagem009.GIF.f53e8c550ac900ebfbbfa26bb2f2f17c.GIF

Pode ligar o relé pra acender a lâmpada no lugar do Led com o resistor, ou se preferir também pode colocar no lugar do R1, assim quando a lâmpada estiver apagada o Led fica aceso.

Obviamente vai precisar de uma fonte pra ligar o circuito, ela pode ser de 5V mesmo caso o seu relé também seja, assim como o seu receptor de RF também é de 5V.

Se só tiver relé de 12V ou outra tensão, um 7805 lhe cai bem para alimentação do circuito d do receptor.

Uma coisa importante é que se aí na sua residência tiver outras coisas acionadas com controles desse tipo (como portão eletrônico por exemplo), eles também podem acionar seu circuito.

Postado
30 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Essa parte Key = Space não entendi bem. 

Esquece, é apenas pra simular o circuito no meu PC. Aperto espaço e o botão se mexe.

31 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Outra coisa o Diodo 1N4148 pode ser subistituido por 4007? 

Pode.

32 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

por sorte aqui n tem nada por controle, e nem proximo daqui também.

Ainda bem.

Postado
14 minutos atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

Qual programa pra criar circuitos você usa?

Multisim.

Eu posso alimentar esse circuito que eu ja fiz com 12v ou vou ter que mudar o circuito? só tenho relé 12v

Pode. Mas o receptor tem que ser com 5V.

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 Bom eu terminei o esquema, agora aconteceu o seguinte, quando eu aperto o botão o LED pisca e liga de novo, a mesma coisa que aconteceu no outro tópico com o rapaz.

adicionado 6 minutos depois

@Renato.88 Será que pode ter sido o capacitor de poliester, os unicos que eu tinha eram de 125nf, pode ser isso será?  

Ligou o circuito no receptor? Talvez seja as interferências dele atrapalhando.

Eu nem sabia que tinha capacitor de 125nF... Mas com tanta sucata que tem aí deve ter algum cerâmico com a marcação "104", é a mesma coisa, dificilmente escrevem "100nF".

Como eu disse lá no tópico do @BloodCeltics Lopes, esse circuito é meio chato de fazer funcionar. "Só receitamos em último caso!"

Postado
6 horas atrás, Rodrigo Pereira Pinho disse:

@Renato.88 Sim amigo tirei, ele fica normal, as vezes ele n vai quando aperto o botão, mais na maioria das vezes ele funciona normal, acende e apaga o LED normalmente.

Então são as interferências que aparecem no receptor que estão atrapalhando o circuito. 

De imediato eu não sei como eliminar isso, eu teria que fazer testes pra saber. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!