Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros colegas,

Possuo um computador antigo da marca Megaware que veio com processador Core I7 2600 (2ª Geração), placa-mãe Megaware (ECS) MW-H61H2-M2, 6 GB de Memória DDR3 1333 Mhz e placa de vídeo onboard da Intel e fonte Seasonic 420W reais (troquei a fonte genérica que veio por esta fonte Seasonic 420W).

Ano passado fiz umas mudanças e troquei um pente de 4 GB por um pente de 8 GB DDR3 1333 Mhz Kingston e agora o PC está com 10GB de memória. Comprei também um Monitor Gamer com tecnologia FreeSync e um teclado e mouse gamer. Acabei investindo primeiro no monitor do que na VGA, pois meu antigo monitor apresentou defeito.

Sinto falta de uma placa de vídeo, pois este computador não roda muitos dos jogos que desejo jogar.

Pensando nisso estou na dúvida entre dois caminhos a tomar:

1) compro mais um pente de 8GB DDR3 1333 Mhz Kingston para ficar com 16GB e compro uma VGA (aqui estou em dúvida entre a RX 580 8GB, a RX 590 8GB ou a GTX 1060 6GB) e troco a fonte Seasonic 420W por uma Corsair CX650 ou Pcyes 650? Esse processador Core I7 de 2ª Geração se dará bem com 16GB de memória e uma VGA como a RX 580, RX 590 ou GTX 1060? Terei lentidão ou gargalos?

Ou

2) faço um upgrade na placa-mãe, processador e memória e deixo a VGA para adquirir num momento posterior? Neste caso pensei num Ryzen 5 1600 ou 2600 e uma placa-mãe 450B com 8GB DDR4 2400 Mhz (manteria aqui a fonte Seasonic 420W reais).

O que seria melhor e mais viável a ser feito?

Postado

Caso opte pelo Ryzen, esses modelos precisarão de placa de vídeo.

Eles não tem vídeo integrado, sendo necessário uma externa ou um processador com vídeo integrado, os Ryzen terminando com G e alguns Athlom AM4.

Eu acho que esse I7 aguenta bem ainda, mas a placa-mãe não está ajudando muito, usar uma placa melhor ajudaria, mas ficaria caro trocar também a placa-mãe, compensando o upgrade para uma arquitetura mais nova.

Sinceramente eu acho bom o vídeo do Ryzen 5 2400G, uma Vega 11, melhor que uma 750Ti, que eu tinha antes de pegar o Ryzen.

Se voce comprar só a VGA, temos a certeza de que voce aproveitará ela para o próximo setup, mas a memória só compre se estiver barato, pois não aproveitará no outro.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, J.Augusto F disse:

Quanto tem disponível para esse upgrade? Se optar pelo Ryzen precisará pegar um modelo G para poder utilizar a GPU onboard dele.

Terei disponível em torno de R$ 1.500,00 para o upgrade.

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Rodrigo J Polette disse:

Caso opte pelo Ryzen, esses modelos precisarão de placa de vídeo.

Eles não tem vídeo integrado, sendo necessário uma externa ou um processador com vídeo integrado, os Ryzen terminando com G e alguns Athlom AM4.

Eu acho que esse I7 aguenta bem ainda, mas a placa-mãe não está ajudando muito, usar uma placa melhor ajudaria, mas ficaria caro trocar também a placa-mãe, compensando o upgrade para uma arquitetura mais nova.

Sinceramente eu acho bom o vídeo do Ryzen 5 2400G, uma Vega 11, melhor que uma 750Ti, que eu tinha antes de pegar o Ryzen.

Se voce comprar só a VGA, temos a certeza de que voce aproveitará ela para o próximo setup, mas a memória só compre se estiver barato, pois não aproveitará no outro.

Trocar a placa-mãe para usar este Core I7 de 2ª Geração eu achei muito caro, uma placa-mãe boa para este soquete 1155 da Intel sai na faixa de R$ 600,00. Por esse preço já compro placa-mãe de geração mais nova. A Memória DDR 3 1333 Mhz de 8GB da Kingston tem o preço de R$ 250,00.

• Moderador
Postado

Com um Ryzen 2400G terá uma GPU que rivaliza na média com a GT 1030. Pode ser uma boa opção pegá-lo com um pente de 8GB DDR4 e placa-mãe B350 ou B450.

Vendendo o que sobrar pode investir em outras coisas.

Postado

@Skorpions  Sim isso mesmo, trocar a placa-mãe 1155 fica muito caro.

O ideal é voce ter um computador intermediário para usar no lugar desse I7, durante esse upgrade.

Se voce puder comprar um Ryzen sem VGA com uma Placa de vídeo, é uma opção muito boa, mas fica caro comprar praticamente o interior inteiro do PC.

Eu fiz basicamente isso, usei um AMD X2 uns 2 meses, doeu, mas valeu a pena hehehe.

O vídeo do 2400G é bom, mas uma VGA intermediária, 1050 2G aí já é uma melhor opção.

• Coordenador
Postado

@Skorpions Não precisa trocar de kit, esse Core i7 2600 ainda tem gás para empurrar placas de vídeo bem potentes. Não precisa trocar a fonte e nem comprar mais memória. Basta adicionar uma boa placa de vídeo aí e pronto.

A única coisa que eu faria aí é comprar a melhor placa de vídeo que puder dentro do orçamento.

Postado

@KairanD  no caso de comprar apenas a placa de vídeo, as únicas que estariam dentro do meu orçamento seria a RX 580 de 8GB que está por R$ 999,00, a GTX 1060 6GB que encontro na faixa de R$ 1150,00 a R$ 1200,00 e a RX 590 8GB que sai por R$ 1400,00. Entre elas, qual seria a melhor?

Você comentou que não há necessidade de trocar a fonte. Mas segundo o fabricante, tanto a RX 580 como a RX 590 pede uma fonte de 500W. Já a GTX 1060 pede uma fonte de 400W. Essa minha fonte de 420W daria mesmo conta dessas placas de vídeo?

3 horas atrás, J.Augusto F disse:

Quanto tem disponível para esse upgrade? Se optar pelo Ryzen precisará pegar um modelo G para poder utilizar a GPU onboard dele.

Terei disponível R$ 1500,00 para o upgrade.

• Coordenador
Postado
23 minutos atrás, Skorpions disse:

No caso de comprar apenas a placa de vídeo, as únicas que estariam dentro do meu orçamento seria a RX 580 de 8GB que está por R$ 999,00, a GTX 1060 6GB que encontro na faixa de R$ 1150,00 a R$ 1200,00 e a RX 590 8GB que sai por R$ 1400,00. Entre elas, qual seria a melhor?

A RX 580 8GB é melhor opção que a GTX 1060 6GB e ainda está mais barata. Entre essas duas, a RX 580 é a melhor, sem dúvidas. A RX 590 não acho que vale R$1.400,00.

23 minutos atrás, Skorpions disse:

Você comentou que não há necessidade de trocar a fonte. Mas segundo o fabricante, tanto a RX 580 como a RX 590 pede uma fonte de 500W. Já a GTX 1060 pede uma fonte de 400W. Essa minha fonte de 420W daria mesmo conta dessas placas de vídeo?

Sua fonte é de boa qualidade. Por via das dúvidas, informe o modelo exato dela.

Essa recomendação de fonte do fabricante da placa de vídeo é uma informação sem utilidade que você deve ignorar:

Qualquer fonte de boa qualidade de 400W suportaria sua configuração tranquilamente.

Postado

@KairanD fui ver o modelo exato de minha fonte e é uma Seasonic modelo SS 430GB com 430W e 80 Plus Bronze.

O link do facricante é este: http://www2.seasonic.com/product/s12ii-430/

Essa fonte aguenta então?

Com relação à placa de vídeo vou ficar com a RX 580 de 8GB mesmo. Eu vi dois modelos, a RX 580 8GB da XFX OC+ por R$ 999,00 e uma RX 580 8GB da Asus com OC de fábrica também. A da Asus estava um pouco mais barata, saindo por R$ 979,00. Entre as duas qual é melhor?

Postado
7 minutos atrás, Skorpions disse:

fui ver o modelo exato de minha fonte e é uma Seasonic modelo SS 430GB com 430W e 80 Plus Bronze.

O link do facricante é este: http://www2.seasonic.com/product/s12ii-430/

As Seasonic são muito boas...

Acho que é o mesmo modelo do teste abaixo:

8 minutos atrás, Skorpions disse:

Com relação à placa de vídeo vou ficar com a RX 580 de 8GB mesmo. Eu vi dois modelos, a RX 580 8GB da XFX OC+ por R$ 999,00 e uma RX 580 8GB da Asus com OC de fábrica também. A da Asus estava um pouco mais barata, saindo por R$ 979,00. Entre as duas qual é melhor? 

Vai na que tem maior tempo de garantia no BR. ^^

• Coordenador
Postado
56 minutos atrás, Skorpions disse:

Tranquilamente. Sua fonte é uma das melhores que existem nessa faixa de potência. A qualidade dela é excepcional, bem acima da média.

adicionado 8 minutos depois

Basta colocar a placa de vídeo aí e você vai ter um computador topo de linha para jogos em Full HD. É impressionante como o Core i7 2600 é competente mesmo nos dias atuais. Daria para colocar até mesmo placas melhores aí e ia compensar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...