Ir ao conteúdo

Samsung EVO 860 ou 2 Sandisdk SSD Plus em RAID 0

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Boa tarde pessoal.

Não manjo de armazenamento, e lendo análises, vejo muita coisa relacionada a velocidade de leitura aleatória, sequencial, etc. Sendo bastante honesto não entendo a diferença (exceto coisas óbvias como leitura x gravação) e fiquei com uma dúvida agora.

Eu instalei apenas o Windows 10, Steam e o Ark Survival Evolved no SSD e todo o restante no HD (ambos da assinatura). Percebi que os tempos de carregamento melhoraram um bocado, quando comparado aos do HD (embora ainda sejam demorados), principalmente no multiplayer (sendo o host). Porém o jogo cresce a cada atualização, além dos savegames de absurdos 50-70mb cada e assim 120GB ficou pequeno.

Minha dúvida é, com qual configuração eu conseguiria o melhor desempenho de leitura/gravação? Sei que o Samsung tem um desempenho nominal muito superior. Mas esse desempenho ainda seria melhor do que instalar outro Sandisk Plus 120GB e colocar os dois em RAID 0? Além disso, teria alguma implicação em usar um SSD 0Km e outro já usado?

Sim, entendo o risco "dobrado" de quebra, estou estudando apenas o quesito performance nesse momento.

Um abraço!

EDIT: A questão custo x benefício também é relevante, então vou adicionar os preços de hoje, numa loja perto da minha casa:

Sandisk 120GB: R$ 145

Samsung EVO 860 250GB: R$ 368

Postado

Raid 0 com discos diferentes vai se limitar ao tamanho minimo do disco, assim sendo você terá um raid de 120GB

Quanto ao desempenho, pode haver melhora porém nos testes em raid de SSDS de entrada o ganho não foi grande coisa, vai depender também de outros fatores como a controladora raid, etc..

• Membro VIP
Postado

Todos os SSD SATA hoje estão emparelhados lá em cima, pois o limitante é o barramento SATA 3.

Ao invés de pegar outro Sandisk pequeno de 120GB eu pegaria dois de 240 ou um de 480 dependendo dos valores e venderia este seu aí. Não compraria hoje o Samsung 860, não tá valendo mais o seu preço.

Compra pela net, você acha este Sandisk de 120GB por ~100 reais em lojas ou no ML. Se você mora perto do centro do RJ é uma boa opção tmb, verifique o Boadica.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Olá! Obrigado pela resposta, abaixo meus comentários:

4 minutos atrás, Henrique-gs disse:

Raid 0 com discos diferentes vai se limitar ao tamanho minimo do disco

Eu nem sabia ser possível fazer RAID 0 com dois modelos diferentes, mas mesmo assim não será o caso. Vou comprar outro SSD totalmente igual ao Sandisdk SSd Plus 120GB que já possuo.

5 minutos atrás, Henrique-gs disse:

Quanto ao desempenho, pode haver melhora porém nos testes em raid de SSDS de entrada o ganho não foi grande coisa.

Vou me permitir discordar, com base nessa análise, observe que em alguns testes o arranjo RAID 0 faz uma diferença danada!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Hanner Boa tarde

Já foi feito um teste usando dois SSDs de marcas diferente em Raid0 e o desempenho foi muito bom.

Cara eu só acho viável se você já tiver um SSD e deseja comprar mais um apenas para dar um gaz, e o principal de tudo se um deles falhar você não se importar de perder tudo.

E alem do mas esse Samsung EVO 860 250GB é do tipo sata ou M.2, se for sata abandona e coloque um M.2 logicamente um modelo que tenha um leitura e escrita maior do que 600Mbps.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara eu só acho viável se você já tiver um SSD e deseja comprar mais um apenas para dar um gaz

É precisamente isso o que quero fazer.

O Samsung EVO que eu vi era SATA mesmo e olhando esses testes, fiquei ainda mais inclinado a acreditar que os dois 120 em RAID 0 vão ter um resultado melhor.

Obrigado pessoal!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!