Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dicas de manutenção em pcs


Posts recomendados

boa noite equipe do CDH!

tenho visto no forum algumas vezes ja , tem gente falando pra mexer nos equipamentos descalço, ora ora ora, faça-me o favor ne, as pessoas vem perguntar sobre resetar bios, etc, manutenção, dou dicas pra nunca mexer descalço, mas vem nego e fala que é o contrário, outra vez perguntei ao usuário se nos laboratórios da intel ou amd os pesquisadores andam descalço ou calçado, aí fica difícil ..

ajuda aí vai!, além de contradizer, ainda manda os nego mexer descalço, usa luva antiestática tudo bem, concordo 100% mas mexer descalço, vou até sair do fórum de vergonha...

Sem título.jpg

adicionado 10 minutos depois

@gandalfnho

adicionado 10 minutos depois

@Caldasso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@franciscaum Infelizmente por mais que ache contraditória a dica, ela funciona perfeitamente e não é nem fazer a pessoa servir de fio terra, muito pelo contrário.

 

Mexer no pc descalço durante uma manutenção é para quem vai fazer por conta própria e a prática leva a não ter nada de energia estática acumulada no corpo, essa dica é só para quem precisa de fato fazer por conta própria.

 

Claro que em outros locais não fazem isso, mas as vezes tem de ser feito por pessoas que quer mexer por conta própria e tem medo de danificar algo.

 

Luva, pulseira e afins está certo, mas certas vezes sai caro e demora chegar.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Descalço no piso frio você tá fazendo "terra" e não acumula estática.

Pense ao contrário, você com blusa de lã descalço em um tapete felpudo, dança um sambinha por meia hora e depois mete a mão em componente eletrônico. É capaz de ver sair fagulhas do seus dedos... rs

 

É a mesma coisa do canudo de plastico no cabelo, passa algumas vezes e taca numa superfície, vai ficar grudado pela energia estática.

Você calçado pode causar um diferencial estático, daí a recomendação do uso de pulseiras anti estáticas, para equipotencialização.


Em alguns locais de trabalho a bota do cidadão tem uma espécie de "terra" justamente pra não acumular energia estática e queimar algum eletrônico na manipulação.

 

Claro que eu não tô falando pra você mexer numa usina elétrica com o pé descalço, estamos falando de componentes fora da tomada.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aguardando a equipe de Engenheiros ainda...

com 2 conclusões eu me calo para sempre, mas nunca mexerei descalço nos meus componente eletrônicos.

adicionado 1 minuto depois

eu queria é ver nos LABS os cara com roupa de astrounauta e descalço...rs

adicionado 5 minutos depois

@Gabriel Torres você mexe descalço nos testes de componentes eletrônicos, ou sugere que façam isso?

 

adicionado 7 minutos depois

Phoenix não quero desmerecer, só tirar a minha dúvida, já tá escrito que mais uma opinião a favor, eu me calo para sempre.

è igual ir em 2 médicos e ver opiniões, nada pessoal, como ninguém mostrou nenhum paper, tá só no achismo, eu prefiro ter a opinião dos engenheiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é achismo, é física.
Você tá dando mais importância ao pé descalço do que a equipotencialização de dois corpos. Se eu tenho mais carga elétrica que o componente eletrônico, na hora que eu pegar nele vamos equiparar este potencial elétrico, e ele é quem vai sofrer a descarga. É assim se você tomar um raio na cabeça, é assim se você estiver descalço e pegar num fio desencapado.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os trabalhadores em ambientes livres da eletricidade estática não tem de estar descalços não.  Eles bem podem estar calçando o que bem entenderem desde que tomem a simples preocupação de calçar o que se chama de calcanheira antiestética. Isso dai:

image.png.38ae559175bedabc6ffa76f945be65ff.png

Ou no mínimo uma dessas fitas, dissipativas (já incorpora uma resistividade elevada para proteção de corrente).

image.thumb.png.4fb7bd44a73ba06435a0a948e588bf23.png

 

Claro que de nada adianta calçar uma dessas se seu piso não apresentar um mínimo de condutividade para com o terra.

Simples, eficiente e eficaz. Ela, a calcanheira, consiste de uma faixa de borracha condutiva que passa por baixo do calcanhar do calçado do cidadão e é presa com velcro por sobre o calçado, na região do calcanhar. Ligado de modo a conduzir eletricidade tem uma outra fita, fina e estreita, feita também de borracha condutiva que se liga a essa faixa principal através de um resistor de 1M, para limitação de corrente e proteção contra choques elétricos. Essa fita fina de borracha condutiva é lançada por dentro da meia do usuário de modo a manter contato elétrico com a perna (canela) do mesmo.  Se inadvertidamente o usuário mantiver contato com o fio fase ele não levará choque elétrico pelo corpo, perna, piso justo por causa da limitação de corrente estabelecida pelo resistor de 1M no circuito da fita condutiva.

Note que a corrente circulante será menor do que 1 mA, que é o limiar sensitivo de percepção de choque elétrico, mesmo que o cidadão toque a fase com 220 Volts. (I = 220V / 1.000.000) = 0,00022, ou seja, 0,22 mA bem abaixo de 1 mA.

image.png.ae8e9af9020abcbbc923dfc1b9f76f66.png

 

Outra enorme distorção percebida no entendimento da proteção contra o acúmulo de eletricidade estática no corpo humano se trata da questão luvas anti estáticas.  Uma luva anti estática não isola nem elimina o acúmulo de eletricidade estática mas sim, deve ser usada se e somente se o serviço a ser feito exigir uso de luvas (por exemplo no manuseio de peças numa mecânica fina mesclada com componentes eletrônicos sensíveis). Nesses casos se deve usar luva antiestética que nada mais é do que uma simples luva de algodão que recebeu um tratamento químico que a torna péssima geradora de eletricidade estática se comparada com a luva de algodão sem esse tratamento.  Muito melhor nem usar luva alguma se assim puder ser feito. Se inevitável uso de luva, que seja aquelas na ti estáticas, com baixíssima geração de estática. A luva antiestática portanto não elimina, não conduz, não se livra da eletricidade estática mas sim ela evita ao máximo a geração dessa eletricidade. Só deve ser usada se o trabalho a ser feito exija que seja feito com luvas, ao contrário do que a enorme maioria dos desentendidos imagina..

 

Para manipular peças e componentes sensíveis a eletricidade estática, em casa, se costuma recomendar fazê-lo de pés descalços e sobre um piso frio por uma simples questão de economia. Dificilmente você vai ter um ambiente melhor a custo zero ai em sua casa.. Poderia lhe recomendar uso de bancada antiestática (coberta com manta de borracha condutiva ou dissipativa e devidamente aterrada, sempre com resistor de 1M em série e com aterramento). Poderia lhe recomendar uso de pulseira antiestática também conectada ao aterramento via resistor de 1M, mas tudo isso representa custo, não compatível com o uso esporádico, eventual de uma montagem de um PC.

Por isso, e só por isso, se recomenda nesses casos usar um ambiente de piso frio (com boa condutividade com o terra) e contato dos pés nesse piso frio, que evitará o acúmulo de eletricidade estática em seu corpo...

A eletricidade estática não é ofensora. Ofensor é o acúmulo dela no corpo, por exemplo. Ofensor é o desequilíbrio dessa eletricidade que pode fazer com que cargas elétricas se desloquem de um ponto a outro e quem sabe por dentro de algum componente sensível...

 

Existe uma máxima que se diz dentro do assunto proteção contra danos provocados pela eletricidade estática que diz que:

"O melhor que pode acontecer a um componente e função da eletricidade estática é quando essa consegue danificar irremediavelmente um componente. O pior dos cenários é quando essa eletricidade estática somente o prejudica e ele passa a apresentar funcionamento anômalo e intermitente".

 

Não raramente esse componente vai demandar muita grana e tempo até que você conseguir resolver o problema..

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado mestre @faller, condição necessária, mas não suficiente, muitas variáveis em jogo, não é "só" mexer descalço, existe realmente a explicação e suas pormenoridades. Me calo aqui e agradeço sua atenção!

Mesmo a depois da explicação, me dá arrepios mexer descalço em qq eletrônico, não vou mais recomendar nem um, nem outro. Ficarei neutro daqui por diante sobre o assunto, tenham todos que contribuíram aqui no post um excelente fds :)

adicionado 0 minutos depois
9 horas atrás, Phoenyx disse:

Não é achismo, é física.
Você tá dando mais importância ao pé descalço do que a equipotencialização de dois corpos. Se eu tenho mais carga elétrica que o componente eletrônico, na hora que eu pegar nele vamos equiparar este potencial elétrico, e ele é quem vai sofrer a descarga. É assim se você tomar um raio na cabeça, é assim se você estiver descalço e pegar num fio desencapado.

é física, mas a didática é primordial né,,, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, franciscaum disse:

obrigado mestre @faller, condição necessária, mas não suficiente, muitas variáveis em jogo, não é "só" mexer descalço, existe realmente a explicação e suas pormenoridades. Me calo aqui e agradeço sua atenção!

Mesmo a depois da explicação, me dá arrepios mexer descalço em qq eletrônico, não vou mais recomendar nem um, nem outro. Ficarei neutro daqui por diante sobre o assunto, tenham todos que contribuíram aqui no post um excelente fds :)

adicionado 0 minutos depois

é física, mas a didática é primordial né,,, abraços

De repente o medo que possa estar campeando sua mente se refere a possibilidade de tomar choque pela fuga ao aterramento de qualquer eletricidade normal, não estática, justo pelo corpo humano provocando o efeito choque.

 

Não citei pois achei não necessário que sempre se deve fazer isso, montar um PC por exemplo, sem nenhuma conexão a rede elétrica, absolutamente isento de eletricidade, embora quando se use dispositivos de descarga elétrica, quer calcanheiras quer pulseiras eletrostáticas tenham todos resistores de limitação de corrente (aqueles de 1 Mega de resistência) no caminho do aterramento, o que garante que se fique num potencial de terra mas sem que risco nenhum de tomar choque..

 

Eu mesmo, quando necessito entrar em contato físico com algum componente ou montagem que possa ser mais suscetível a dano por acúmulo de eletricidade estática me pergunto numa espécie de check list:

 

Como está a umidade relativa do ar onde se fará o trabalho pois com umidades relativas do ar superiores ou iguais a algo como 80% nem se faz necessário drenar a estática do corpo pois ela nem se acumula, se dissipa através da umidade do ar.

Como a gente está vestido pois a eletricidade estática é derivada da fricção entre corpos e claro que a roupa ou excesso dela prejudica (blusão de lã, por exemplo).  Lembre-se que o ar condicionado é responsável por baixar a umidade relativa do ar, podendo facilmente trazer a mesma para patamares de 50% com relativa facilidade.

Muitas vezes o ato de encostar a mão espalmada em uma parede de alvenaria, mesmo que seja por um segundo pode rapidamente descarregar ou equilibrar a distribuição de cargas elétricas e trazer esse diferencial a valores nada preocupantes.

 

Ou seja, o bom senso acima de tudo, aliado a quebra de paradigmas e conhecimento de princípios bem simples que regem esse tema, são muito mais importantes que andar descalço no piso frio. Falo de deixar de fora os mitos de que eletricidade estática nem prejudica pois nunca queimastes nada e que luvas anti estáticas vão lhe oferecer a proteção tão desejada ou que pulseiras eletrostáticas sem conexão com o aterramento (até se vende esse tipo de pulseira por ai, aparecem de vez em quando, enganam algumas centenas ou milhares de incautos e saem de cena), dizia, que esses segredos mirabolantes é que vão lhe salvar na tarefa de proteção contra o vilão da eletricidade estática...

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, faller disse:

De repente o medo que possa estar campeando sua mente se refere a possibilidade de tomar choque pela fuga ao aterramento de qualquer eletricidade normal, não estática, justo pelo corpo humano provocando o efeito choque.

 

Não citei pois achei não necessário que sempre se deve fazer isso, montar um PC por exemplo, sem nenhuma conexão a rede elétrica, absolutamente isento de eletricidade, embora quando se use dispositivos de descarga elétrica, quer calcanheiras quer pulseiras eletrostáticas tenham todos resistores de limitação de corrente (aqueles de 1 Mega de resistência) no caminho do aterramento, o que garante que se fique num potencial de terra mas sem que risco nenhum de tomar choque..

 

Eu mesmo, quando necessito entrar em contato físico com algum componente ou montagem que possa ser mais suscetível a dano por acúmulo de eletricidade estática me pergunto numa espécie de check list:

 

Como está a umidade relativa do ar onde se fará o trabalho pois com umidades relativas do ar superiores ou iguais a algo como 80% nem se faz necessário drenar a estática do corpo pois ela nem se acumula, se dissipa através da umidade do ar.

Como a gente está vestido pois a eletricidade estática é derivada da fricção entre corpos e claro que a roupa ou excesso dela prejudica (blusão de lã, por exemplo).  Lembre-se que o ar condicionado é responsável por baixar a umidade relativa do ar, podendo facilmente trazer a mesma para patamares de 50% com relativa facilidade.

Muitas vezes o ato de encostar a mão espalmada em uma parede de alvenaria, mesmo que seja por um segundo pode rapidamente descarregar ou equilibrar a distribuição de cargas elétricas e trazer esse diferencial a valores nada preocupantes.

 

Ou seja, o bom senso acima de tudo, aliado a quebra de paradigmas e conhecimento de princípios bem simples que regem esse tema, são muito mais importantes que andar descalço no piso frio. Falo de deixar de fora os mitos de que eletricidade estática nem prejudica pois nunca queimastes nada e que luvas anti estáticas vão lhe oferecer a proteção tão desejada ou que pulseiras eletrostáticas sem conexão com o aterramento (até se vende esse tipo de pulseira por ai, aparecem de vez em quando, enganam algumas centenas ou milhares de incautos e saem de cena), dizia, que esses segredos mirabolantes é que vão lhe salvar na tarefa de proteção contra o vilão da eletricidade estática...

 

grande eletricista, obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!