Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conflito em dois roteadores


Posts recomendados

Tenho internet da Net 60 mb uso o modem como roteador com dhcp ligado, saindo um cabo de lan para um switch intelbras (tirei para ver se fazia diferença), conecto do switch ou direto do cabo vindo do modem/roteador 1, no segundo roteador (roteador 2) via porta Lan, um d-link dir 615 e com dhcp desligado...

Até ai tudo bem funciona perfeitamente

O problema é quando conecto o terceiro roteador (roteador 3) via lan e também com dhcp desabilitado, ou vindo de umas das Lans do roteador 2 ou do switch (testei das duas formas). os problemas são a internet começa a cair no roteador 2 e 3, com muita instabilidade e lentidão!!!

Obs: Os roteadores estão com ip diferente 192.168.0.1 - 192.168.1.1 - 192.168.2.1 respectivamente!!!

Alguém pode me ajudar a descobrir o que está causando este conflito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Amigo, esse modo bridge não vai desativar meu modem net?? Sou meio leigo nisso!!

adicionado 54 minutos depois

 

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Lincon Henrique Boa tarde

 

você vai fazer essa ligação.

PS4.png

Parece que o problema ainda está persistindo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!
Não entendi porque o tópico "Conflito em dois roteadores"

Potencialmente você tem esses 3 roteadores na sua rede, mais um switch eventualmente, como citou. No entanto, 
 

Citação

Ao ligar os demais roteadores via portas LAN não está usando os roteadores --- exceto o primeiro --- como roteadores. Vão operar apenas como switchs a menos que tenha configurado alguma opção exótica em tabelas de rota nesses roteadores intermediários. Não haverá NAT ou DHCP ou inspeção de pacotes ou nada, exceto no roteador da NET

 

Por essa razão não entendi as sugestões de @Edvaldo J. Frederico e o aval de  @Pêdro Bonzinho . Talvez estejam falando a partir de informações de outro tópico ou simplesmente esteja além de meu conhecimento.

 

Se você configurar o primeiro como bridge o que acontece é que some um roteador da rede: o seu roteador seguinte passa a ser o primeiro e você precisa configurar os serviços como DHCP e encaminhamento de portas nesse segundo. O primeiro, do seu provedor,  passa a ser apenas um modem, sem mais serviços. Isso inclui wi-fi, firewall, DHCP, TV, telefone e qualquer serviço que ele ofereça, no caso de ser um desses super-black-boxes como um da VIVO que tem aqui onde estou agora, por exemplo. Esse aqui pode ser colocado em modo bridge. Ao fazer isso a primeira coisa que você vê é uma tela explicando que vai perder todos os outros serviços.
Muitas vezes é exatamente o que você quer, porque tem um computador operando como roteador com funções específicas pro seu caso, por exemplo. Ou roteadores estilosos rodando Linux e com funções especiais de segurança. Ou servidores DHCP associados a bancos de dados controlando endereços MAC de tudo que entra na rede e fornecendo tempos de validade dos endereço específicos para cada tipo de cliente. Há muitas razões.

Afinal o software desses roteadores fornecidos pelas operadoras é cada vez mais primário e pode não atender seu caso. Ou o de muita gente. O da VIVO que está aqui agora, por exemplo, sequer tem opção de salvar a configuração em disco --- Askey modelo RTF3507VW-N1. E é relativamente moderno. WiFi dual band, Gigabit LAN, 2 telefones, 200mbps e tal. Mas é medíocre em muitos aspectos.

Em resumo: se você tem uma boa razão para colocá-lo em modo bridge --- "ponte" no popular aqui --- faça isso. Se não tem, nem pense nisso. Meu palpite grátis. Em geral, nem suporte da operadora você vai ter se fizer isso.

 

De volta ao seu caso: note que se os roteadores estão em cascata todo o tráfego desde o último tem que passar pelos outros até chegar ao roteador primário. Comutado seria a terminologia correta. Não será roteado. O roteamento, que nesse caso seria NAT ao sair para a internet, só vai existir para tráfego saindo pelo roteador da NET ou entrando por ele para os dispositivos. Roteadores como o DIR-615 tem uma capacidade modesta de comutação e isso vai penalizar muito os caras que estão mais para o fim da fila. Então se possível ligue esses equipamentos em paralelo. Se seu roteador tem 4 portas, veja se é possível ligar os dois roteadores nas portas LAN do modem da NET. Vai ajudar muito. Mesmo caso do switch. 

Como você não explicou a topologia da sua rede, a razão para os 3 roteadores e switches, fica difícil ajudar sem escrever muita coisa que pode nem fazer sentido na sua realidade. Ligar todos no roteador da NET pode implicar em cabos muito longos ou ter uma impossibilidade técnica... Se puder explicar mais do seu cenário fica mais fácil e as pessoas aqui podem ir mais ao foco do problema.

 

Em relação aos seus roteadores, sugiro manter todos na mesma rede, a do primeiro claro, algo como usar endereços do DHCP entre 192.168.0.10 e 192,168.0.254 e usar os endereços restantes de 192.168.0.2 a 192.168.0.9 para seus roteadores adicionais. Assim pode acessar a programação deles de qualquer micro.

 

Dependendo de sua realidade, pode ganhar muito em performance usando redes e servidores DHCP distintos nesses roteadores, para separar o tráfego entre as redes e diminuir os broadcasts e tal. Tudo depende. Não existe uma verdade absoluta sem uma análise criteriosa. E às vezes nem assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 12/04/2019 às 16:06, Lincon Henrique disse:

@Edvaldo J. Frederico Amigo, esse modo bridge não vai desativar meu modem net?? Sou meio leigo nisso!!

adicionado 54 minutos depois

 

Parece que o problema ainda está persistindo!!

Bom dia

 

Assim que você mudar seu modem da net para bridge ele vai passar a ser um modem comum, eu uso em casa e nunca tive problemas.

Se o modem da net tiver wireless você vai ter que desativar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...