Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, queria saber se meu processador i5-6400 vai dar gargalos se eu colocar uma gtx 1060 6gb.

Obs: placa-mãe: h110 pro-vh

2 memorias ddr4 4gb

E se não der gargalo, qual a melhor marca pra comprar a placa de vídeo?

• Membro VIP
Postado

Boa tarde. 

Depende da resolução e do jogo. Jogos CPU bound podem apresentar gargalo caso jogue em qualidade muito baixa. Mas vale a pena comprar caso pretenda fazer upgrade futuramente.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Gabriel Nichio Sim, vai ter gargalo em jogos CPU bound de mundo aberto, podendo ocorrer algum stutter em Full HD. E, mesmo assim, compensa comprar a GTX 1060 6GB (ou RX 580 8GB), já que o resultado final é muito bom com esse processador.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Gabriel Nichio disse:

Boa tarde amigos, queria saber se meu processador i5-6400 vai dar gargalos se eu colocar uma gtx 1060 6gb.

Obs: placa-mãe: h110 pro-vh

2 memorias ddr4 4gb

E se não der gargalo, qual a melhor marca pra comprar a placa de vídeo?

Boa tarde

Não haverá gargalo dependendo da resolução que você pretente jogar.

E marca pode ser gigabyte, EVGA, MSI, XFX, Asus todas elas são boas.

• Curtir 1
Postado
agora, Math.Pi disse:

Boa tarde. 

Depende da resolução e do jogo. Jogos CPU bound podem apresentar gargalo caso jogue em qualidade muito baixa. Mas vale a pena comprar caso pretenda fazer upgrade futuramente.

normalmente eu jogo cs e rainbow six, porém to querendo dar uma jogada no the division 2, vale a pena? E sim, pretendo fazer um upgrade depois.

• Coordenador
Postado

@Gabriel Nichio Quanto pode gastar? Uma RX 580 8GB ou GTX 1060 6GB fica legal aí mesmo.

Vai ter gargalo e algum stutter (se não travar a taxa de FPS) em jogos CPU bound de mundo aberto. Mesmo assim o desempenho é ótimo e compensa. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, KairanD disse:

@Gabriel Nichio Quanto pode gastar? Uma RX 580 8GB ou GTX 1060 6GB fica legal aí mesmo.

Vai ter gargalo e algum stutter (se não travar a taxa de FPS) em jogos CPU bound de mundo aberto. Mesmo assim o desempenho é ótimo e compensa. 

to com 700 reais agora, vou juntar dinheiro pra comprar a placa de video

Postado

Eu tinha um core i5 6600 com uma gtx 960 e 8 de ram também e era um gargalo dos inferno... tenta rodar bf1 para você vê.. sua placa de vídeo á 30% e o processador 100%

• Coordenador
Postado
3 minutos atrás, Gabriel Nichio disse:

to com 700 reais agora, vou juntar dinheiro pra comprar a placa de vídeo

Se demorar, há a possibilidade de surgirem outros negócios melhores.

1 minuto atrás, helonvdj disse:

Eu tinha um core i5 6600 com uma gtx 960 e 8 de ram também e era um gargalo dos inferno... tenta rodar bf1 para você vê.. sua placa de vídeo á 30% e o processador 100%

Seu computador estava com algum problema ou você estava jogando em resolução extremamente baixa.

adicionado 16 minutos depois
19 minutos atrás, Gabriel Nichio disse:

Por sinal, qual é a fonte de alimentação do seu computador?

Aliás, com R$700,00 você já consegue pegar a RX 570 4GB, que é pouca coisa inferior à uma GTX 1060 ou RX 580.

• Curtir 2
Postado
37 minutos atrás, Gabriel Nichio disse:

Irmão. Se as memorias forem gêmeas e estiverem rodando em dual channel não vai dar gargalo no CPU, pode comprar com fé. Fuça bastante no site da kabum, pichau e terabyte por que vi RX 580 em superpromoção na faixa dos 900.

Único problema que vejo é a sua MB que tem apenas 5+1 fases no regulador de tensão e sem dissipadores de calor... pode dar gargalo por aquecimento, mas acho pouco provável.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@aw_amaral Jogando em Full HD ele vai ter sim gargalo em jogos CPU bound de mundo aberto. Isso é inevitável em jogos como Battlefield V, independentemente de ter dual channel de memórias ou não (faria pouca ou nenhuma diferença nesse caso).

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, KairanD disse:

@aw_amaral Jogando em Full HD ele vai ter sim gargalo em jogos CPU bound de mundo aberto. Isso é inevitável em jogos como Battlefield V, independentemente de ter dual channel de memórias ou não (faria pouca ou nenhuma diferença nesse caso).

@KairanD, editei acima com mais informações. Quanto ao gargalo em jogos stream, os fatores que mais vão impactar são, na sequencia, a conexão de rede, memorias (SIM), mas ninguém se atenta as temperaturas por falta de dissipação que limitam o CPU como já visto aqui no CH. Já sofri o mesmo problema no passado e a troca da MB por uma com uma engenharia de dissipação melhor resolveu todos os problemas.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@aw_amaral A placa-mãe dele não vai limitar o processador. Essa combinação não causa problemas. E o dual channel impacta em caso de jogos com vídeo integrado e situações específicas, o que também não seria o caso aqui. 

Esse processador vai gargalar em alguns jogos CPU bound de mundo aberto, mesmo que esteja operando em total capacidade e perfeito estado de funcionamento. O que também não quer dizer que vai ficar ruim. Limitar a taxa de FPS com o Riva Turner é uma das saídas para diminuir muito o problema quando ocorrer.

adicionado 0 minutos depois

Por sinal, ele tem memórias em dual channel.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Gabriel Nichio disse:

@Edvaldo J. Frederico @KairanD @Math.Pi meu monitor é 1920x1080, vcs me recomendam fazer outro investimento melhor que esse?

Veja a RX 580 que costuma ser mais barata. A RX570 tem ótimo preço, mas é  um pouco mais fraca tanto quanto a 1060 quanto a RX580. Não recomendo comprá-la por medo de gargalo, porém, mas acho o custo/benefício dela imbatível hoje em dia. Claro que se não houver problema nos valores com a 580/1060, vá numa delas.

Enfim, para complementar ao que já foi dito: Gargalo não chega a ser um problema desde que configure o jogo de acordo com seu componente mais fraco. Em Full HD o gargalo não será tão monstruoso, talvez tenha que diminuir uma ou outra configuração em jogos muito dependentes de CPU. Possuo um i5 6600 + 1060 6GB, o processador é apenas um pouco mais forte e vejo gargalo, contudo ainda tenho uma ótima experiência com todos os jogos que experimentei (inclusive The Division 2) e ainda não sinto necessidade da troca de CPU.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Gabriel Nichio Apenas para reforçar o que a @Kris Wannieg disse: meu computador tem um Core i5 4670K com a GTX 1070Ti. Jogando em 2560x1080p @ 75 Hz, não sinto necessidade de trocar o processador. Perceba que o desnível entre processador e placa de vídeo é ainda maior no meu caso.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado
Em ‎13‎/‎04‎/‎2019 às 14:02, KairanD disse:

@Gabriel Nichio Apenas para reforçar o que a @Kris Wannieg disse: meu computador tem um Core i5 4670K com a GTX 1070Ti. Jogando em 2560x1080p @ 75 Hz, não sinto necessidade de trocar o processador. Perceba que o desnível entre processador e placa de vídeo é ainda maior no meu caso.

@KairanD, tive problema semelhante ao dele com meu fx 6300, com uma RX590 e agora roda liso Battlefront sem lags ou quedas nos fps. Bastou trocar por uma placa-mãe ASUS com VRM compatível (a antiga era uma ECS bem fraquinha) e trocar as memorias por gêmeas 1866 da corsair. Resolveu meus problemas com jogos em stream.

Alias as memorias dele são duas 4Gb, não necessariamente iguais... se forem diferentes o clock nivela por baixo.

No teste citado, os testes são feitos com ótimas memorias GSkill idênticas... já montei mais de 300 maquinas (por conta do meu trabalho) e digo com toda a certeza de que memorias "ching-ling" não se comportam desta maneira. Dependendo da marca dos chips (HY, SEC, LP,MIC...), por exemplo, há mais desempenho com uma única memoria maior do que duas pequenas em paralelo.

Se o VRM for fraco, dependendo da CPU também há queda no desempenho automático para preservação, como já provado aqui no CH. Se não houver dissipação adequada o problema piora. Se a banda for pequena, não há entrega dos pacotes para atualização dos quadros e por ai vai. Existem vários fatores que impactam e a indicação do @Kris Wannieg: "...configure o jogo de acordo com seu componente mais fraco.", é a mais sensata.

• Curtir 1
Postado
Em 12/04/2019 às 17:01, KairanD disse:

@aw_amaral A placa-mãe dele não vai limitar o processador. Essa combinação não causa problemas. E o dual channel impacta em caso de jogos com vídeo integrado e situações específicas, o que também não seria o caso aqui. 

Esse processador vai gargalar em alguns jogos CPU bound de mundo aberto, mesmo que esteja operando em total capacidade e perfeito estado de funcionamento. O que também não quer dizer que vai ficar ruim. Limitar a taxa de FPS com o Riva Turner é uma das saídas para diminuir muito o problema quando ocorrer.

adicionado 0 minutos depois

Por sinal, ele tem memórias em dual channel.

Talvez eu tenha entendido mal, mas você mencionou que dual channel tem pouco impacto para uso geral é que o impacto considerável é restrito somente ao uso de APU também? Abaixo em um Core i5 atual e placa de vídeo entusiasta.

Para DDR3, a diferença não é tão brutal, mas ainda assim há. No momento estou com um 2500K. Se eu desligo o Dual Channel, meus frames dropam consideravelmente em jogos modernos como Hitman 2, Shadow of TR ou Metro Exodus. Fiz o testes esses dias para confirmar essa dúvida que tinha.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
9 horas atrás, aw_amaral disse:

Se o VRM for fraco, dependendo da CPU também há queda no desempenho automático para preservação, como já provado aqui no CH. Se não houver dissipação adequada o problema piora. Se a banda for pequena, não há entrega dos pacotes para atualização dos quadros e por ai vai. 

Sim, a placa-mãe pode limitar o desempenho de um computador em diversos cenários. É um fato provado e comprovado. Acontece com diversos processadores FX e placas-mãe 760G ou N68, por exemplo. Ou mesmo com processadores Core i7 e placas H de entrada. Ou, ainda, processadores Ryzen 7 e placas A320 de entrada.

Contudo, o que eu disse é que essa combinação específica mencionada pelo autor do tópico (Core i5 6400 e H110M PRO-VH) não tem histórico de provocar problemas. Esse processador não estressa o circuito regulador de tensão dessa placa a ponto de provocar perdas de desempenho. 

9 horas atrás, rodrigoxm49 disse:

Talvez eu tenha entendido mal, mas você mencionou que dual channel tem pouco impacto para uso geral é que o impacto considerável é restrito somente ao uso de APU também? Abaixo em um Core i5 atual e placa de vídeo entusiasta.

Mencionei que teria pouco impacto para uso geral e que seria realmente considerável somente com o uso de APU. Contudo, você levantou um ponto interessante e talvez eu realmente precise me atualizar nesse conceito. Em jogos modernos a diferença parece estar aumentando consideravelmente, e nosso teste ali é antigo... Inclusive vou recomendar a realização de novo teste, atualizado com novos jogos. 

Andei lendo e assistindo a alguns reviews e notei que o ganho está sendo sim bem perceptível em diversos jogos modernos. Não havia visto ainda, contudo, um ganho tão grande quanto o desse vídeo que você mencionou (talvez o fato de serem apenas 8GB pode ter agravado as coisas). Encontrei vídeos mais ou menos assim (o que já é considerável):

Portanto, agradeço a você e ao @aw_amaral por ressaltarem esse aspecto. A recomendação de pentes em dual channel parece ser realmente importante atualmente.

Eu não recomendaria, porém, quando o usuário tem orçamento suficiente para apenas 8GB e a placa-mãe tem somente dois slots, pois deixar um slot livre é interessante considerando que ter 16GB é cada vez mais importante (o uso de dois pentes de 4GB obrigaria a realização de troca para o upgrade, pois ambos os slots estariam ocupados). 

Essa diferença de desempenho provocada pelo uso de memórias em dual channel também parece ser acentuada em situações onde o gargalo é pronunciado (como nos dois vídeos mencionados acima). Para placas de vídeo e processadores medianos, faixa em que o usuário tende a pegar apenas 8GB de memória e placa-mãe simples com dois slots, a relevância tende a ser menor. 

O interessante é que isso talvez poderia explicar porque essa diferença do dual channel está aumentando em jogos modernos. Creio que seja porque nunca tivemos títulos e placas de vídeo que exigem tanto dos processadores quanto atualmente. O próprio aumento absurdo do tamanho dos arquivos de textura pode ser responsável por boa parte dessa contribuição.

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, KairanD disse:

Sim, a placa-mãe pode limitar o desempenho de um computador em diversos cenários. É um fato provado e comprovado. Acontece com diversos processadores FX e placas-mãe 760G ou N68, por exemplo. Ou mesmo com processadores Core i7 e placas H de entrada. Ou, ainda, processadores Ryzen 7 e placas A320 de entrada.

Contudo, o que eu disse é que essa combinação específica mencionada pelo autor do tópico (Core i5 6400 e H110M PRO-VH) não tem histórico de provocar problemas. Esse processador não estressa o circuito regulador de tensão dessa placa a ponto de provocar perdas de desempenho. 

Mencionei que teria pouco impacto para uso geral e que seria realmente considerável somente com o uso de APU. Contudo, você levantou um ponto interessante e talvez eu realmente precise me atualizar nesse conceito. Em jogos modernos a diferença parece estar aumentando consideravelmente, e nosso teste ali é antigo... Inclusive vou recomendar a realização de novo teste, atualizado com novos jogos. 

Andei lendo e assistindo a alguns reviews e notei que o ganho está sendo sim bem perceptível em diversos jogos modernos. Não havia visto ainda, contudo, um ganho tão grande quanto o desse vídeo que você mencionou (talvez o fato de serem apenas 8GB pode ter agravado as coisas). Encontrei vídeos mais ou menos assim (o que já é considerável):

Portanto, agradeço a você e ao @aw_amaral por ressaltarem esse aspecto. A recomendação de pentes em dual channel parece ser realmente importante atualmente.

Eu não recomendaria, porém, quando o usuário tem orçamento suficiente para apenas 8GB e a placa-mãe tem somente dois slots, pois deixar um slot livre é interessante considerando que ter 16GB é cada vez mais importante (o uso de dois pentes de 4GB obrigaria a realização de troca para o upgrade, pois ambos os slots estariam ocupados). 

Essa diferença de desempenho provocada pelo uso de memórias em dual channel também parece ser acentuada em situações onde o gargalo é pronunciado (como nos dois vídeos mencionados acima). Para placas de vídeo e processadores medianos, faixa em que o usuário tende a pegar apenas 8GB de memória e placa-mãe simples com dois slots, a relevância tende a ser menor. 

O interessante é que isso talvez poderia explicar porque essa diferença do dual channel está aumentando em jogos modernos. Creio que seja porque nunca tivemos títulos e placas de vídeo que exigem tanto dos processadores quanto atualmente. O próprio aumento absurdo do tamanho dos arquivos de textura pode ser responsável por boa parte dessa contribuição.

Até pouco tempo eu também achava que não fazia diferença. Não tenho conhecimento para destrinchar o que ocorre, talvez uma maior utilização de CPU como você disse, com o dobro ou triplo de requerimentos a mais, mais a forma como essas controladoras de memória funcionam, mas a verdade é que DC tem feito mesmo diferença em jogos modernos demais. Principalmente para DDR4, mas façam o teste em DDR3 e vão observar que os ganhos também estão lá.

Esse ponto da textura é mesmo interessante. Aliás, é possível verificar isto. Depois vou fazer uns testes, mas no momento estou sem nenhum PC com DDR4 aqui, mas deve chegar na semana que vem.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!