Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como carregar uma bateria do modo correto


Posts recomendados

O que conheço de carregar baterias é apenas plugar ela no dispositivo e aguardar, mas gostaria de tirar uma dúvida;

-Temos em casa uma infinidade de coisas movidas a bateria como carro, moto, celular, telefone sem fio, furadeira, cada um tem uma tensão especifica, no caso se eu quiser construir um carregador basta ter uma fonte de DC com a tensão correspondente, conectar a bateria e pronto?

Tem como fazer uma fonte caseira que atenda a todos os "usuários" de baterias, a fonte de 12 V eu tenho, inclusive ela tem o transistor se não engano o 3055 que mantém a tensão, inclusive essa fonte está operando há muitos anos. Minha dúvida é porque existe carga rápida e lenta, já vi carregarem baterias e uma lâmpada em série com ela.

Ela é parecida com essa de baixo, só que tinha 6 e 12 VDC mas como foi reenrolada, só tem saida de 12 V.

Obs: Embora eu já tenha sido da área elétrica mas não conheço a tecnologia envolvida a fundo, assim como em uma máquina de solda e outros,

D_Q_NP_697934-MLB27252059369_042018-X.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, misterjohn disse:

a tecnologia envolvida

Resposta rápida... um carregador de verdade e caro monitora e controla tensão, corrente e temperatura da bateria. Um médio que atende a maioria monitora e controla só a tensão. Um vagabundo e barato é este com lâmpada que carrega também mas...

Carregador-de-Bateria-de-Emerg%C3%AAnciafala sério... sem cometários

não faça isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Temos em casa uma infinidade de coisas movidas a bateria como carro, moto, celular, telefone sem fio, furadeira, cada um tem uma tensão especifica, 

Lembrando que cada aparelho desses tem baterias com produtos químicos diferentes, então o modo de carregar muda de bateria pra bateria. 

A do celular é de ions de lítio, a do carro é de chumbo ácido, existem furadeiras com bateria de Níquel e por aí vai... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Resposta rápida... um carregador de verdade e caro monitora e controla tensão, corrente e temperatura da bateria. Um médio que atende a maioria monitora e controla só a tensão. Um vagabundo e barato é este com lâmpada que carrega também mas...

Carregador-de-Bateria-de-Emerg%C3%AAnciafala sério... sem cometários

não faça isso...

Se não me engano o BY127 é aquele didodo preto com uma lista verde, usado para fazer fontes mas usando 4 peças, esse não é aconselhável e um digamos profissional não vale a pena...então deixa como está e vamos ficar com uma pá de carregadores...kkkk

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Lembrando que cada aparelho desses tem baterias com produtos químicos diferentes, então o modo de carregar muda de bateria pra bateria. 

A do celular é de ions de lítio, a do carro é de chumbo ácido, existem furadeiras com bateria de Níquel e por aí vai... 

Desconhecia esses detalhes para mim era tudo carregador, assim como existem as fontes com várias saidas como 1,5; 3,0; 4,5 etc.

O objetivo era ter apenas um para toda a parafernália que temos hoje em dia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, misterjohn disse:

O objetivo era ter apenas um para toda a parafernália que temos hoje em dia.

Aí depende.

A maioria dos aparelhos de hoje já tem embutido na própria bateria ou no próprio aparelho um circuito eletrônico desses que monitoram a bateria (todos os celulares e alguns modelos de máquinas do tipo furadeira e parafusadeira por exemplo tem).

Aí para recarregar só é necessário uma fonte de tensão e corrente adequada (essa informação vem marcada no aparelho).

Por exemplo, eu já carreguei meu celular com a minha fonte de bancada. Foi só posicionar o potenciômetro em 5V e arranjar um conector tipo USB.

 

Baterias de automóvel, já é mais simples. Basta uma fonte de 14V, a corrente vai apenas influenciar no tempo de carga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Aí depende.

A maioria dos aparelhos de hoje já tem embutido na própria bateria ou no próprio aparelho um circuito eletrônico desses que monitoram a bateria (todos os celulares e alguns modelos de máquinas do tipo furadeira e parafusadeira por exemplo tem).

Aí para recarregar só é necessário uma fonte de tensão e corrente adequada (essa informação vem marcada no aparelho).

Por exemplo, eu já carreguei meu celular com a minha fonte de bancada. Foi só posicionar o potenciômetro em 5V e arranjar um conector tipo USB.

 

Baterias de automóvel, já é mais simples. Basta uma fonte de 14V, a corrente vai apenas influenciar no tempo de carga.

Nisso que eu estava pensando, uma fonte com tensão variavel para poder ajustar a tensão de acordo com o "usuário", mas foi dito que cada bateria demanda um carregador diferente, é isso mesmo?

Seria algo semelhante aquelas fontes de multi-saidas, isso porque tem que se respeitar quanto ao conector como diâmetro, formato, positivo no centro ou fora, etc.

Você mencionou a furadeira, supondo que se eu tivesse uma fonte decente que fornecesse os 20 V necessários, eu poderia carregar ou até usar ela ou iria funcionar apenas pelo carregador original.

Eu tenho uma fonte de 12 V que é muito forte e boa, foi reenloada na empresa que trabalhei por um pessoal acostumado a enrolar motores de todos os tipos, então é muito confiável e ja tem quase 30 anos de uso, lá no trabalho ela era usada para ligar um toca fitas TKR e a gente ligava o FM desde que chegava até a hora de ir embora.....

Obs: Essa fonte que acompanha a parafusadeira pode ser usada tanto na bateria de 20 como na de 12 então minha fonte de 12 em tese serve para carregar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

mas foi dito que cada bateria demanda um carregador diferente, é isso mesmo?

Exato. 

Mas o carregador é o que controla a bateria do aparelho, a fonte é o que alimenta. 

As vezes o carregador está embutido no aparelho, outras vezes não. 

2 horas atrás, misterjohn disse:

Essa fonte que acompanha a parafusadeira pode ser usada tanto na bateria de 20 como na de 12 então minha fonte de 12 em tese serve para carregar????

Isso foi o que eu quis dizer com tensão e corrente adequada. 

A fonte de 12V não carrega uma bateria de 20V.

 

Em qualquer tipo de bateria a tensão que vai recarregar sempre deve ser maior do que a que a bateria fornece. 

Em alguns tipos é 15% maior e em outros é 20.

Já quando temos um carregador embutido no aparelho a tensão de entrada não obedece essa regra, pois é o circuito do aparelho que vai controlar. 

Exemplo, a bateria do celular é de 3,8V.

Precisa de 15% a mais, o que resulta em 4,37V.

Porém as fontes são sempre de 5V, pois dentro da bateria existe um circuito que reduz a tensão e faz contar a porcentagem na tela do aparelho. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Então um dispositivo com 3,7 V e indicado pelo fabricante, que não fornece a fonte, a carregar na USB do computador, que fornece 5 V igual ao carregador de celular, por conseguinte posso usar o carregador do celular nesse equipamento de 3,7 V?

 

Se o equipamento foi feito para se recarregar com a porta USB a alimentação será sempre 5V, pois o USB segue um padrão.

 

Se existe uma fonte propria ao aparelho aí tem que ver qual é, por exemplo, eu tenho uma parafusadeira xing ling que usa fonte de 6V, já tentei com a de 5V, não deu certo e é óbvio que se colocar de 9 ou 12V vai estragar a bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Renato.88 disse:

 

Se o equipamento foi feito para se recarregar com a porta USB a alimentação será sempre 5V, pois o USB segue um padrão.

 

Se existe uma fonte propria ao aparelho aí tem que ver qual é, por exemplo, eu tenho uma parafusadeira xing ling que usa fonte de 6V, já tentei com a de 5V, não deu certo e é óbvio que se colocar de 9 ou 12V vai estragar a bateria.

-Em um caso o fabricante do dispositivo com bateria de 3,7 V orienta a carregar na USB e ainda fornece o cabo apenas;

-No outro, uma caixa de som, não fornece nem carregador nem cabo mas indica 5 V, 2 A, uso o carregador do celular;

-Já a bateria da parafusadeira, essa foi fornecido carregador próprio e personalizado serve para 12 e 20 volts, na real essas voltagens desse tipo de equipamento é máxima a tensão mesmo é 10 e 18 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, misterjohn disse:

Em um caso o fabricante do dispositivo com bateria de 3,7 V orienta a carregar na USB e ainda fornece o cabo apenas

Já vi caso em que o +5 é ligado na bateria só com um R em série. Outro quase extremo, direto mesmo. Um caminho do meio que uso usar é colocar um led em série. algo como 5-1.2=3.8V=sem dano à bat. De fato ligo varios leds em paralelo em série e sim, direto sem resistor. Neste caso ligo até mesmo led verde. E também display 7 seg

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Já vi caso em que o +5 é ligado na bateria só com um R em série. Outro quase extremo, direto mesmo. Um caminho do meio que uso usar é colocar um led em série. algo como 5-1.2=3.8V=sem dano à bat. De fato ligo varios leds em paralelo em série e sim, direto sem resistor. Neste caso ligo até mesmo led verde. E também display 7 seg

 

Nesse caso, é o "pai da criança" que está falando:

 

iHNZjgX.jpg

70qZPlx.jpg

 

 

adicionado 14 minutos depois

A caixinha de som, embora pequena, mas tem um volume bem alto, dá para curtir em uma beira de piscina, em mesas de bar, não é nenhuma JBL mas quebra o galho, nesse caso ela é 5 V, 2 A

 

UGnhlxv.jpg

 

 

i025807-xiaomi-mdz-26-blueto_5a4dac3ab93

adicionado 39 minutos depois

Quanto a parafusadeira, ela tem em baixo dela, onde encaixa a bateria, 4 bornes, e o carregador tem 5, creio eu que são dois para os 20 Volts e 2 para 12 Volts.

carregador-baterias-de-litio-12v-20v-dcb

tzeOMOU.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No primeiro caso... o fone já deve possuir um controle inteligente de carga. Mas acho que nem vale a pena desmontar pra ver.

No segundo... fonte de alta corrente implica em carregamento mais rápido e a bateria tem que ser apropriada pra permiti-lo. De fabricante sério, tende a ser mais cara.

No terceiro... corrobora minha teoria do controle/monitoramento das 3 grandezas V.I.T.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fone de ouvido como tem a orientação do fabricante, carrego no USB ( 5 VDC) e em tese posso usar o carregador da Samsung de celular que fornece os mesmos 5 VDC, provavelmente não dará problemas; na caixa de som, que não fala nada sobre carregar com isso ou aquilo, uso o carregador do celular antigo que só fornece 1 A e no tocante a aparafusadeira, basta identificar no carregador qual dos bornes fornece os 20 Volts e se vier a estragar e tiver urgência  pode usar uma fonte qualquer.

 

Vou deixar uma pergunta:

 

O carregador antigo do celular Samsung indica 5 VDC e 1 A, já o do celular mais moderno (A8+) informa como opção de carga 9 V/1,67 A e 5 V/2,0 A para mim isso sugere que posso usar na minha caixa de som, é isso mesmo? Não tem perigo? Será que essa comutação automática que envolve reconhecimento da tensão a ser carregada não é apenas entre dispositivos do fabricante? Em teoria se aplicaria a qualquer equipamento?

dr80Q7H.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esse carregador com opção de carga rápida em 9V eu não arriscaria colocar em outra coisa que não seja o celular dele. 

Vai que a outra coisa não consegue trocar a saída pra 5V, aí pode queimar. 

 

Eu não tenho certeza também então é melhor não arriscar, mas uso o comum de 5 V / 1 A creio que esse não deverá causar problemas ao equipamento.

adicionado 3 minutos depois
53 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Muito menos este daí fabricado na vietnam

Acho que o mais preocupante é não saber como se dá essa comutação e se ela é reconhecida por produtos não Samsung, agora ser feito no Vietna, isso não tem nada a ver, com a Globlização as grandes empresas montam suas linhas de produção em países que oferecem melhores condições (poucos encargos, salários baixos, poucos direitos trabalhistas) mas quem domina a tecnologia é a grande empresa, seria a mesma coisa que pegar as carnes do Fasano, o cozinheiro dele, levar tudo para um restaurante de periferia que teria a mesma qualidade...se não me engano Tenis Asics e Mizuno são feitos por esses lugares ou Indonesia..

 

E o restante ta OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 minutos atrás, misterjohn disse:

produtos não Samsung, agora ser feito no Vietna

Amigo aquele erro grotesco de gramática é um bom indício de produto falsificado. Esta foi a mensagem subliminar, tendeu? Agora se é original mesmo, nota zero pros tradutores.

 

O restante é isso?

18 minutos atrás, misterjohn disse:

uso o comum de 5 V / 1 A creio que esse não deverá causar problemas ao equipamento

se sim, antes de ligar no equipamento, sugiro que ligue numa carga qualquer e faça as medições. Mesmo assim penso que não vale o risco pois o equipamento pode sem querer provocar 9V nela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo aquele erro grotesco de gramática é um bom indício de produto falsificado. Esta foi a mensagem subliminar, tendeu? Agora se é original mesmo, nota zero pros tradutores.

 

dyA1XmH.jpg

 

GS8GzgL.jpg

 

 

 

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

O restante é isso?

se sim, antes de ligar no equipamento, sugiro que ligue numa carga qualquer e faça as medições. Mesmo assim penso que não vale o risco pois o equipamento pode sem querer provocar 9V nela...

 

 

Aqui, na caixinha de som e n o fone de ouvidos estou me refirindo a esse abaixo, também é original, pelo menos veio junto com o aparelho no tempo, não compro nem falsificado nem importado, só em lojas legalizadas e homologados pela Anatel:

 

uqRgtWG.jpg

 

O resto é sobre o carregador de bateria 12 / 20 V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...