Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Vou tentar montar o esquema abaixo:

HTB1l_HXXInrK1RjSspkq6yuvXXa2.jpg.dff5e874ab99ed0516f2e5d31b122ad8.jpg

Tenho aqui dois indutores que se parecem com capacitores eletrolíticos daqueles pequenos, mas sem nenhuma indicação de valor, como esses:

D_NP_854777-MLB27543664843_062018-Q.jpg.bcceddefcbbac716f6bad2984cb83c30.jpg

Será que servem?

E vendo o esquema, será que esses indutores são críticos? Talvez, se for muito difícil medir a indutância dos que tenho, e se eu trocasse por outro, que não é tão difícil de achar, que tem, se não me engano, 22mH ou 33mH? Gostaria de fugir, se desse, de solução com mais de um indutor em série que é para a a placa não ficar muito grande. (O capacitor de 10uF ali, achei de tântalo, que é menor do que o de alumínio).

Também encontrei, nas lojas, um indutor que se parece com um resistor. Nem perguntei se tinha desses com 100mH porque me pareceu tão diferentes daqueles "bujõezinhos" que tenho. Será que serviriam?

• Membro VIP
Postado

Sempre quis [precisar] montar um deste...

indutimetrodigital.gif

Só porquê eu falei que ia levar um mês pra montar, o patrão resolveu comprar um indutímetro no mesmo dia e me dar de presente. ... vá entender...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Só porquê eu falei que ia levar um mês pra montar, o patrão resolveu comprar um indutímetro no mesmo dia e me dar de presente. ... vá entender...

Um mês?! rs... Acho que seu patrão queria que você trabalhasse em outras coisas, Isadora. Ou, queria que ficasse bem claro que quem tem que querer alguma coisa na firma dele é ele... Sabe como é esse negócio de poder, né?

Deix uma xeretada em indutímetros por aí e achei meio caros.

O esquema é bem bacana e fácil, os comps são baratinhos, fáceis de achar (menos aquele diodo, 1n014 mas que dá para substituir pelo 1n4148) e dá prá alimentar com 5v, mesmo, dispensando o LM7805, ali. Umas dúvidas:

Prá que serve R1?

O que é DVM/VOM? É multímetro? Em que escala? Se for osciloscópio, será que dá prá usar o SoundCard Scope?

• Membro VIP
Postado

Zoei só.

Desculpe, esqueci a bibliografia

https://www.te1.com.br/2008/12/indutimetro-digital-para-multimetro/

que revendo agora parece que não mede 100uH mas nada que simples ajustes não resolvam.(não explico)

R1 é ajuste de zero. DVM é o multímetro sim. Veja o link acima.

Sim a ideia do osc na entrada do som é boa. Algo como conecte o indutor em paralelo com capacitor e aplique uma freq senoidal neles. Pode ser da própria saída do som. Ajuste a freq de modo a conseguir a maior amplitude e use a fórmula da ressonância  F=1/2pi raiz de LC.

eq56-2J.png

• Curtir 1
Postado

entendi. Xo te fazer uma pergunta, @Isadora Ferraz: você já viu algum indutor de 100mH? Parece que 100mH é muita coisa, hein? Não tenho noção porque nunca mexi com indutores. E eu tava dando uma pesquisada e... desses parecidos com um cap, como falei, só valores relativamente baixos, 22mH, 33mH, acho. Mas vi uns indutores de plástico, azuis transparentes, parecidos com caps de poliester, marcando 100mH. você já viu assim? Será que servem?

adicionado 1 minuto depois

Ah, e mais importante que tudo. Esse indutor parece ser só um filtro de frequência, será isso? E é mesmo crítico? É necessário, mesmo?

• Membro VIP
Postado

100mH de fato é um baita indutor. E sim pode ser que alguém errou na unidade. Talvez seja 100uH... estes china hein.. tão nem aí pros padrões técnicos ... to tendo um de ja vu e sobre indutância mesmo!...A indutância é tão alta que induziu de post a post!... aff .. fraquinha...

Mas isso é mixaria se comparado à lanterna de quase 1 Mega Watt! Ou seria 1 Giga Watt?!

kit-4-lanternas-de-choque-com-laser-poli

E sim agora que você falou me parece que nem precisa. Liga direto mesmo.

• Haha 1
Postado

Eu tenho o testador mencionado pelo @Ricardo S Ferreira que comprei no bangood (é só 20 reais por lá com o frete e tudo..) . Posteriormente também comprei um multímetro com função de indutímetro e pude comprovar que as medições do mencionado testador são confiáveis se o indutor for maior que 100u...

• Curtir 1
Postado

Como disse o amigo @Ricardo S Ferreira, no ML, R$ 60 + frete já tava achando bom, o que tinha encontrado tava em centenas de reais. Agora algo como R$ 20, @Bills, melhorou mais ainda. Mas fica para as próximas porque...

8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

E sim agora que você falou me parece que nem precisa. Liga direto mesmo.

Liguei, Isadora, sem indutor nem cap, funcionou sem o menor ruído. Prá quem quiser acrescentar a função bluetooth naquele velho e bom sistema antigo, é facinho. Fiquei tão entusiasmado que fiz até um vídeo, tomara que sirva para alguém e que ninguém repare na qualidade técnica... do vídeo, rs... A plaquinha achei muito boa, olha lá:

https://www.youtube.com/watch?v=RDrqxPGVA1w

adicionado 6 minutos depois
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas isso é mixaria se comparado à lanterna de quase 1 Mega Watt! Ou seria 1 Giga Watt?!

kit-4-lanternas-de-choque-com-laser-poli

Por isso que sempre ponho uma caneta BIC perto das fotos que faço. É prá todo mundo saber e "sentir" o tamanho do que está na foto.

Essa lanterna, na verdade é do tamanho da Torre Eifel, rs...

Postado

Eu tinha uns controles remotos que usava um indutor desse de 100uH. (acho que está mesmo errado, 100mH é muito) 

Em alguns vinham o indutor em formato de resistor com as cores, em outros eram apenas 20 voltas de fio 28 AWG com 4 mm de espessura. 

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu tinha uns controles remotos que usava um indutor desse de 100uH. (acho que está mesmo errado, 100mH é muito) 

Em alguns vinham o indutor em formato de resistor com as cores, em outros eram apenas 20 voltas de fio 28 AWG com 4 mm de espessura. 

Desses, parecidos com resistor e de 100uH, eu encontrei. Mas por enquanto tá funcionando muito bem sem indutor... Talvez vá ser necessário quando eu for alimentar não através de uma fonte de bancada mas sim de uma bateria com um stepup. Será que a corrente que vem de uma bateria + um stepup é mais "suja" do que a que vem de uma fonte de bancada?

Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que a corrente que vem de uma bateria + um stepup é mais "suja" do que a que vem de uma fonte de bancada?

Mesma coisa. O bom mesmo é a bateria pura.

Na maioria dos projetos que faço quem resolve os problemas de ruído é o capacitor de cerâmica, eu sempre uso de 100nF quando a tensão é de 5V.

No caso dos indutores uso o de 220uH, eu tenho um monte deles em sucatas de Video K7, lá eles eram usados pra alimentar os circuitos integrados mais críticos.

Costumo usar em circuitos de áudio, eles ajudam a eliminar o ruído de 60Hz que vem das fontes lineares (em aúdio eu não uso chaveada).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!