Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gu1426

Testar motor de ar condicionado

Posts recomendados

Tenho somente o motor, mas não tenho o capacitor, nele só mostra o esquema de ligação, mas não mostra o valor do capacitor que deve ser usado, já abri ele é medi o "fusível" térmico, está bom, medi as bobinas, e obtive valores somente entre preto e vermelho (são 3 fios, vermelho, preto e azul), de 240R, na bobina não há sinais de queimado. Tem como testar o motor sem o capacitor, dando uma giradinha no eixo?

adicionado 1 minuto depois

15582989203344946217547845015166.jpg

adicionado 3 minutos depois

Não consegui tirar foto do s dados do motor, a foto fica acima do limite permitido...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, Gu1426 disse:

Não consegui tirar foto do s dados do motor, a foto fica acima do limite permitido...

Alternativas:

• Reduza resolução
  • Hospede num site de hospedagem qualquer
  • Envie pro seu google fotos, copie e cole o link
  • ...

Pelo tamanho do motor... chuto de 4,7 a 20uF

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz Vou escrever aqui mesmo:

"Single Phase Asynchronous Motor for Air Conditioner

220-240V~ / 60Hz / 0,4A / 36W / 6 P / B CL / LRA 0,47A"

O esquema de ligação é o seguinte:

Fio preto vai diretamente a rede, o capacitor vai ligado nos fios azul e vermelho, e o outro fio da rede, vai ligado no vermelho, para o motor girar no sentido horário.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola @Gu1426

Motores usam capacitores de duas formas , como auxiliar de partida ou como capacitor permanente.

No caso se o seu motor requer apenas para partida voce pode dar uma ajudinha no eixo e vai funcionar.

'_'

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Tito Fisher  E como saberei se ele é apenas de partida? Não tem risco de eu queimá-lo ao fazer o teste?

Compartilhar este post

Link para o post

Se esse motor tiver algum problema, desconfio que seja o fio azul rompido, que consequentemente não daria partida no motor... Nesse caso, seria só tirar a amarração do motor, ressoldar o fio, isolar e fazer outra amarração, mas, se o problema for um fio rompido no meio do enrolamento, aí já complica... Em curto não está, os fios da bobina estão em excelente estado, nenhum sinal de verniz derretido. 

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Gu1426 disse:

@Tito Fisher  E como saberei se ele é apenas de partida? Não tem risco de eu queimá-lo ao fazer o teste?

Esse aí usa capacitor permanente, não tem como ligar sem. 

Se ligar sem vai queimar. 

Na falta do capacitor certo, arranja vários de poliéster pra ligar em paralelo, atenção a tensão de trabalho. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Renato.88 @Tito Fisher @Isadora Ferraz Se eu testar com um capacitor de 2,5uF / 450V quando o correto seria um de valor maior, há chances de queimá-lo? Desconfio que seja um de 2,5uF o necessário para este motor, vou pesquisar e amanhã vou comprar um capacitor, fiz um cálculo básico aqui (certamente está errado) e o resultado foi 2.2, arredondei para 2.5uF...

adicionado 20 minutos depois

Após analisar as emendas da bobina, conclui que a bobina auxiliar se rompeu em algum ponto, não sei por que, mas se rompeu, deveria haver continuidade entre os três fio, e só tem entre dois, vou testá-lo mesmo assim, mas acho que não vou escapar de rebobiná-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o valor do capacitor for pouco, ele roda com um empurrão. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Renato.88 Realmente, bobina auxiliar partida, o motor só girou depois que eu dei um impulso...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!