Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho somente o motor, mas não tenho o capacitor, nele só mostra o esquema de ligação, mas não mostra o valor do capacitor que deve ser usado, já abri ele é medi o "fusível" térmico, está bom, medi as bobinas, e obtive valores somente entre preto e vermelho (são 3 fios, vermelho, preto e azul), de 240R, na bobina não há sinais de queimado. Tem como testar o motor sem o capacitor, dando uma giradinha no eixo?

adicionado 1 minuto depois

15582989203344946217547845015166.jpg

adicionado 3 minutos depois

Não consegui tirar foto do s dados do motor, a foto fica acima do limite permitido...

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Gu1426 disse:

Não consegui tirar foto do s dados do motor, a foto fica acima do limite permitido...

Alternativas:

• Reduza resolução
  • Hospede num site de hospedagem qualquer
  • Envie pro seu google fotos, copie e cole o link
  • ...

Pelo tamanho do motor... chuto de 4,7 a 20uF

Postado

@Isadora Ferraz Vou escrever aqui mesmo:

"Single Phase Asynchronous Motor for Air Conditioner

220-240V~ / 60Hz / 0,4A / 36W / 6 P / B CL / LRA 0,47A"

O esquema de ligação é o seguinte:

Fio preto vai diretamente a rede, o capacitor vai ligado nos fios azul e vermelho, e o outro fio da rede, vai ligado no vermelho, para o motor girar no sentido horário.

Postado

Ola @Gu1426

Motores usam capacitores de duas formas , como auxiliar de partida ou como capacitor permanente.

No caso se o seu motor requer apenas para partida voce pode dar uma ajudinha no eixo e vai funcionar.

'_'

• Curtir 1
Postado

Se esse motor tiver algum problema, desconfio que seja o fio azul rompido, que consequentemente não daria partida no motor... Nesse caso, seria só tirar a amarração do motor, ressoldar o fio, isolar e fazer outra amarração, mas, se o problema for um fio rompido no meio do enrolamento, aí já complica... Em curto não está, os fios da bobina estão em excelente estado, nenhum sinal de verniz derretido. 

Postado
8 horas atrás, Gu1426 disse:

@Tito Fisher  E como saberei se ele é apenas de partida? Não tem risco de eu queimá-lo ao fazer o teste?

Esse aí usa capacitor permanente, não tem como ligar sem. 

Se ligar sem vai queimar. 

Na falta do capacitor certo, arranja vários de poliéster pra ligar em paralelo, atenção a tensão de trabalho. 

• Curtir 1
Postado

@Renato.88 @Tito Fisher @Isadora Ferraz Se eu testar com um capacitor de 2,5uF / 450V quando o correto seria um de valor maior, há chances de queimá-lo? Desconfio que seja um de 2,5uF o necessário para este motor, vou pesquisar e amanhã vou comprar um capacitor, fiz um cálculo básico aqui (certamente está errado) e o resultado foi 2.2, arredondei para 2.5uF...

adicionado 20 minutos depois

Após analisar as emendas da bobina, conclui que a bobina auxiliar se rompeu em algum ponto, não sei por que, mas se rompeu, deveria haver continuidade entre os três fio, e só tem entre dois, vou testá-lo mesmo assim, mas acho que não vou escapar de rebobiná-lo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!