Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como posicionar os FANS/Coolers


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Pessoal, uma situação. Meu gabinete é antigo e apenas tem suporte para fonte na partes superior traseira dele e a parte de cima do gabinete não tem saída de ar (é toda fechada) por conta disso estou com dúvida de como posiciono o "FAN" da minha fonte (VS 450W Corsair). Qual das duas opções a seguir é menos deletéria;

 

1:  "FAN" da fonte virado para parte superior do gabinete (sem "sugar" ar quente das peças e expelindo o mesmo pela traseira do gabinete)

2:  "FAN" da fonte virado para baixo sugando o ar quente mas expelindo o mesmo para fora do gabinete

 

Qual a forma "mais correta" de posicionar o "FAN" da fonte e qual os sentidos recomendados para se posicionar os FANS de 80 mm e 120 mm?

 

Estava pensando em deixar um FAN exaustor de 80mm na região traseira (sugando o ar quente do gabinete e jogando para fora), um FAN de 120 mm como refrigerador na lateral do gabinete (sugando ar frio do ambiente e jogando para dentro do gabinete) e a fonte com o seu FAN virado para a parte de baixo do gabinete uma vez que não existe furos na parte superior.

 

Isso seria o mais correto ou teria forma melhor? Deixei uma imagem porcamente feita para melhor explicar a dúvida;

 

Desde já, muito grato!

 

 

image.thumb.png.c8f618c97670fe21e4ae8fdb39573552.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Só há uma opção... Se você botar o fan da fonte virado pra cima ele não vai ter de onde puxar o ar, a fonte vai superaquecer e estragar rápido. O ideal seria gabinete com a fonte embaixo pegando ar de fora, mas como não é possível deixe com o fan pra baixo, puxando ar quente de dentro do gabinete mesmo. O que dá pra fazer também é um case mod, furar a parte de cima com uma serra copo, e deixar o fan puxando ar frio de cima.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Só há uma opção... Se você botar o fan da fonte virado pra cima ele não vai ter de onde puxar o ar, a fonte vai superaquecer e estragar rápido. O ideal seria gabinete com a fonte embaixo pegando ar de fora, mas como não é possível deixe com o fan pra baixo, puxando ar quente de dentro do gabinete mesmo. O que dá pra fazer também é um case mod, furar a parte de cima com uma serra copo, e deixar o fan puxando ar frio de cima.

 

Hummmmm, obrigado pelo esclarecimento, de grande ajuda.

Cara, se eu serrar a parte superior e não possuir um filtro de ar, não traria problemas com poeira não? outra coisa, com o FAN da fonte virado para baixo, o posicionamento dos FANS de gabinete ficam bons dessa maneira  "Estava pensando em deixar um FAN exaustor de 80mm na região traseira (sugando o ar quente do gabinete e jogando para fora), um FAN de 120 mm como refrigerador na lateral do gabinete (sugando ar frio do ambiente e jogando para dentro do gabinete) "
ou teria alguma forma melhor?

 

Novamente, agradecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo É ideal colocar filtro de poeira e ter o máximo de cuidado para não cair nada na fonte, principalmente líquidos, já que a fonte ficará com o fan virado para cima.

 

O ideal mesmo seria trocar de gabinete e pegar um que a fonte vá embaixo e tenha refrigeração unitária só para a fonte.

 

A ideia dos fans é boa, mas lembre que também precisa de um fan na parte frontal jogando ar frio para dentro.

 

A ideia de colocar o fan da fonte virado para cima e um filtro de poeira foi ótima, se der certo realmente será melhor para a fonte, é melhor do que fazer ela ficar de exaustor o que não é a função dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@ruandiablo É ideal colocar filtro de poeira e ter o máximo de cuidado para não cair nada na fonte, principalmente líquidos, já que a fonte ficará com o fan virado para cima.

 

O ideal mesmo seria trocar de gabinete e pegar um que a fonte vá embaixo e tenha refrigeração unitária só para a fonte.

 

A ideia dos fans é boa, mas lembre que também precisa de um fan na parte frontal jogando ar frio para dentro.

 

A ideia de colocar o fan da fonte virado para cima e um filtro de poeira foi ótima, se der certo realmente será melhor para a fonte, é melhor do que fazer ela ficar de exaustor o que não é a função dela.

Compreendo, muito obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ruandiablo com o trabalho que você vai ter para fazer a abertura no gabinete (podendo não ficar bom) e o risco da fonte exposta (virada para cima), compensa mais comprar um gabinete apropriado. Um conselho: já tive muito problema com poeira e atualmente eu fujo de gabinete com abertura no topo, mesmo com filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Erso disse:

@ruandiablo com o trabalho que você vai ter para fazer a abertura no gabinete (podendo não ficar bom) e o risco da fonte exposta (virada para cima), compensa mais comprar um gabinete apropriado. Um conselho: já tive muito problema com poeira e atualmente eu fujo de gabinete com abertura no topo, mesmo com filtro.

Ter fans no topo é complicado se tem muita abertura e não tem filtro. Meu Coolermaster Master Case H500P tem 2 fans de 200mm no teto e a saída de ar é pelas laterais, no meio é acrílico transparente, e nessas aberturas laterais tem uma espécie de tela de metal que não deixa a poeira entrar. É só passar um aspirador facilmente que sai tudo. Já verifiquei a minha RTX2070 que no HAF912 antigo enchia de poeira por causa da abertura que tinha em cima, e no H500P não suja nada. Em geral, os gabinetes com fan no teto não tem filtro, mas como o meu é mais caro, é bem tranquilo ter 4 fans de 200mm e 1 fan de 120mm e mesmo assim não juntar quase nada de poeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!