Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher cabos de energia? Quanto mais grosso o fio mais passa energia?


Posts recomendados

estava pensando em comprar uns cabos de força.

eu comprei uns cabos de forças finos e botei na minha impressora a laser, e vi que o cabo de força estava esquentando muito e acho que estava passando muita energia e esquentava o cabo. E a impressora não estava funcionando direito.

E tive que trocar o cabo por um cabo mais grosso.

 

Eu abri um cabo de fora fino e vi que os fios de cobre eram finos.

Como ver a grossura dos fios para ver se passa muita ou pouca energia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox

 

Fios e cabos tem sua capacidade máxima de corrente, definida pela sua seção nominal, que deve vir marcada no cabo, em mm².. Aí, cabe a quem´vai fazer a instalação, fazer um pouco de matemática ou usar as informações do fabricante do equipamento, pra dimensionar o cabo, de acordo com a potência exigida por determinada máquina e por sua tensão de operação..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu percebi que os cabos mais grossos e mais rígidos, eles são mais grossos porque o fio de cobre lá dentro é mais grosso também , e passa mais energia elétrica.

O ideal é comprar cabos de força mais grossos e rígidos, porque eles passam mais energia.

Acho que é isso.

 

Eu fui comprar no mais barato e os cabos eram tudo de aguentar pouca potencia de energia elétrica.

 

para uma impressora por exemplo, tem que ser cabos mais grossos, com o fio de cobre mais grosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, kifirefox disse:

O ideal é comprar cabos de força mais grossos e rígidos, porque eles passam mais energia.

Acho que é isso.

Não é isso..

 

O certo é dimensionar o cabo, de acordo com o que o equipamento exige.. Não adianta comprar um cabo de 16mm² pra alimentar uma impressora, nem de 2.5mm² pra chuveiro..  Ambos são inadequados..

 

Veja o que a impressora consome, a tensão de operação daí e você tem o que precisa pra dimensionar o cabo de forma correta.. Sua impressora deve ser a laser, pra precisar de algo mais robusto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RS Faria disse:

Não é isso..

 

O certo é dimensionar o cabo, de acordo com o que o equipamento exige.. Não adianta comprar um cabo de 16mm² pra alimentar uma impressora, nem de 2.5mm² pra chuveiro..  Ambos são inadequados..

 

Veja o que a impressora consome, a tensão de operação daí e você tem o que precisa pra dimensionar o cabo de forma correta.. Sua impressora deve ser a laser, pra precisar de algo mais robusto...

 

e onde se compra esses cabos?

porque eu vi eles só vendem cabos de força normal.

não dá para distinguir, pois todos são pretos e com conectores iguais. não dá para distinguir.

 

pelo que vi, os cabos mais grossos e menos maleaveis, eles tem o fio de cobre mais grossos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, kifirefox disse:

porque eu vi eles só vendem cabos de força normal.

não dá para distinguir, pois todos são pretos e com conectores iguais. não dá para distinguir.

Eles devem ter a informação da bitola do fio, seja na embalagem, se vier em uma, ou escrito neles mesmos..

 

Mas, você insiste em ir às compras, só no achismo, invés de parar pra analisar o que precisa.. Vai ser complicado mesmo ...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

Eles devem ter a informação da bitola do fio, seja na embalagem, se vier em uma, ou escrito neles mesmos..

 

Mas, você insiste em ir às compras, só no achismo, invés de parar pra analisar o que precisa.. Vai ser complicado mesmo ...

acho que eu comprei um fio barato e vagabundo.

eles são baratos e vem qualquer coisa da china.

 

tenho que prestar mais atenção.

e comprar um de marca. qual marca de fio seria bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Erso disse:

Se não me engano, basicamente há dois tipos de cabo tripolar (três pinos) para fonte até 10 A: bitola de 0,50 mm e bitola de 0,75 mm. No caso o cabo de 0,75 mm é o mais recomendado.

esses cabos que vendem pronto não falam nada, só falam que é de computador e pronto.

cade as especificações tecnicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, kifirefox disse:

esses cabos que vendem pronto não falam nada, só falam que é de computador e pronto.

cade as especificações tecnicas?

O fato da embalagem não constar as especificações técnicas ou nem o cabo conter estas informações impressas, já indica que o produto não é de boa qualidade.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Erso disse:

O fato da embalagem não constar as especificações técnicas ou nem o cabo conter estas informações impressas, já indica que o produto não é de boa qualidade.

deve ser isso, produto barato não tem nem embalagem. é vendido avulso, sem embalagens.

esse produtos são de baixa qualidade e baratos para quem quiser apenas comprar o mais barato.

se eu fosse comprar um cabo de força original seria 20 reais. e um barato de baixa qualidade é 2 reais.

 

voce sabe onde se compra cabos de boa qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Normalmente no próprio cabo tem linhas impressas com essas informações.

E o padrão mais comum de medida é o AWG em fios importados. Mas tome cuidado com esse numero ao comparar cabos. Por mais estranho que isso pareça, quanto menor o numero, mais grosso o fio. 

 

 

E a informação que o @Renanzm passou está equivocada. Quanto mais grosso o cabo, menor sua resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...