Ir ao conteúdo

Posso ligar essa fonte direto na tomada?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite galera do Clube do Hardware, tudo bem com vocês?

Seguinte eu ja tive computadores antigos ddr1 e ddr2 so que quando eu ligava eles diretamente na tomada, a fonte queimava na hora, os circuitos eletricos da minha casa tambem são antigos e aqui são 220v porque moro no nordeste, então sempre usei estabilizadores nos meus pcs

Depois de um tempo nesse pc gamer que tenho agora ele começou a fazer barulhos estranhos e as vezes ter que reiniciar a BIOS e eu acho q a culpa deve ser o estabilizador

O estabilizador tem menos capacidade q a fonte20190702_151803.thumb.jpg.563945d30e7e21d911780547ecd4a269.jpg

Só que hoje em dia tem o tal do PFC ativo, já dei uma pesquisada sobre ele, mas mesmo assim tenho medo de ligar essa fonte da foto direto na tomada e queimar, porque ela é cara

Então eu posso ligar ela na tomada sem estabilizador sem medo? Tem algum risco ou probabilidade de queimar?

Desde já agradeço a atenção

• Membro VIP
Postado

@Vander Augusto Boa tarde

Não confio nessa fonte da blue case.

Apenas para testes pode ligar a fonte na tomada, e qualquer fonte que não tenho PFC ativo se a chave estiver em 127 Volts e você ligar em 220 Volts vai queimar.

Eu trocaria essa sua fonte por uma de 400 até 500watts da EVGA, Corsair ou PCYES com certificado 80 plus.

E não use estabilizador de tensão.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, Vander Augusto disse:

Bom dia, boa tarde, boa noite galera do Clube do Hardware, tudo bem com vocês?

Seguinte eu ja tive computadores antigos ddr1 e ddr2 so que quando eu ligava eles diretamente na tomada, a fonte queimava na hora, os circuitos eletricos da minha casa tambem são antigos e aqui são 220v porque moro no nordeste, então sempre usei estabilizadores nos meus pcs

Depois de um tempo nesse pc gamer que tenho agora ele começou a fazer barulhos estranhos e as vezes ter que reiniciar a BIOS e eu acho q a culpa deve ser o estabilizador

O estabilizador tem menos capacidade q a fonte20190702_151803.thumb.jpg.563945d30e7e21d911780547ecd4a269.jpg

Só que hoje em dia tem o tal do PFC ativo, já dei uma pesquisada sobre ele, mas mesmo assim tenho medo de ligar essa fonte da foto direto na tomada e queimar, porque ela é cara

Então eu posso ligar ela na tomada sem estabilizador sem medo? Tem algum risco ou probabilidade de queimar?

Desde já agradeço a atenção

1) Fonte lixo

2) Todo equipamento elétrico/eletrônico foi criado/concebido pra ser ligado direto na tomada. Ou você também usa estabilizador na sua televisão/aparelho de som/etc? Estabilizador não serve pra nada já faz uns 20 anos e, pior, são altamente prejudiciais pra os equipamentos ligados neles. E ainda tem gente que insiste em usar essas porcarias!

Quer agregar proteção de verdade? Compre isso: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p

• Curtir 3
Postado
8 minutos atrás, Vander Augusto disse:

Mas eu pesquisei e os sites dizem que ela tem pfc ativo

Mesmo assim corre o risco de queimar se ligar direto na tomada?

O que uma coisa tem a ver com outra? PFC ativo não é proteção contra surto de energia.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Tem duas coisas pra esclarecer aqui:

22 horas atrás, Vander Augusto disse:

As tomadas que o estabilizador disponibiliza, oferecem tensão em 110/127 Volts.. Se você usa algo, que tem chave seletora de tensão, aquela vermelha, e que tava selecionada em 110 Volts, quando ligou em 220 Volts, não tem o que fazer mesmo.. Erro humano, matou a fonte. Ponto.

22 minutos atrás, Vander Augusto disse:

Mas eu pesquisei e os sites dizem que ela tem pfc ativo

Mesmo assim corre o risco de queimar se ligar direto na tomada?

Ter PFC Ativo, dá a fonte algumas características, como a possibilidade de ligar ela em qualquer tomada, independente da tensão.. Isso NÃO a torna imune a problemas.. Ela só não vai ter o mesmo destino da outra coitada, que foi "sacrificada" na tensão errada..

A resposta pra sua pergunta é SIM, você pode, e deve, ligar na tomada..

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...