Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu fico confuso em como tudo acontece no circuito tanque lc. 

Pois nesse circuito são dois capacitores é uma bobina.

Aquele exemplo basico que explica o funcionamento da carga e descarga do capacitor no indutor. Eu ate entendi mas nesse circuito são dois capacitores sera que um faz o papel da chave liga e desliga 🤔

Alguem poderia me ajudar por favor desde já agradeço. unnamed.gif.1cd8509f690eeacc913fb90ef0c483d2.gif

Postado

Entao eu Ate entendo o papel do transistor ali. Que vai amplificar o sinal de entrada creio que seja isso seu papel porém a duvida maior é porque tem 2 capacitores com uma derivação no meio?

E ai que eu tanto queria entender o que acontece ai? Nao poderia ser so um capacitor? Porque tem que ser 2? O que acontece dentro desse circuito?

Eu ja procurei no youtube mas nao acho nada que explique somente esse parte do circuito. O porque de ser 2 capacitores. 

Obrigado pela ajuda 

adicionado 6 minutos depois

Olhando aqui agora tive um Entendimento do nada olhei para imagem e tive essa impressão. 

Um capacitor simula uma bateria e outro como estivesse sendo alimentado por ele.

Esse capacitor em baixo eu vejo ele como sendo uma bateria variavel. 

Que varia de tensão conforme a oscilação.

No meu modo leigo de mim mesmo vi dessa forma conto com a explicação de vocês. 

Postado

Todo oscilador senoidal possui realimentação positiva em uma frequência, que é a de oscilação.

Para poder oscilar, o ganho do amplificador naquela frequência, multiplicado pela atenuação do circuito de realimentação, tem que ser ligeiramente MAIOR que 1. Mas isso não basta para que o circuito oscile. Para oscilar, além do ganho na frequência ser ligeiramente MAIOR que 1, a frequência TEM que estar em fase.

1 - Imagine que interrompamos o circuito na base do transistor e coloquemos uma fonte de sinal senoidal na base. No coletor vai haver esta senoide amplificada e defasada com relação ao sinal da base. Até aí tudo bem?

2 - Esse sinal presente no coletor é enviado ao circuito, cuja sua saída haverá um sinal senoidal que sofreu atenuação desde o coletor. Além disso, o sinal ficou muito mais defasado. 

3 - Como o sinal da base para o coletor inverte e sendo senoidal, ele pode ser considerado como defasado de 180º. A esses 180º vai ser somada a (pequena) defasagem gerada pelo motivo do ganho da base para o coletor possuir uma pequena capacitância. Vamos supor que a defasagem total entre base e coletor seja de 190º (foi um chute). Então, para que haja oscilação, o circuito de realimentação que sai do coletor e chega na base, tem que ter a seguinte característica. 

--- Acrescentar cerca de 170º de defasagem, para que na base haja a senoide defasada de 360º, que perfaz um ciclo de senóide completo, ou volta a ter defasagem nula. Assim, tanto o sinal do gerador como o que retorna à base se encontram em fase, ou sem diferença de fase. Como a senoide que aparece no retorno à base possui uma tensão um pouco maior que a que entrou na base, o circuito vai fazer com que a senóide sempre vai aumentar de tensão.

4 - Retirando o gerador da base e reconectando o circuito de realimentação, a cada loop o sinal será multiplicado por mais que 1. Depois de vários loops, o sinal fica tão grande, que vai fazer com que o amplificador deixe sua região linear de funcionamento. Com isso, o ganho do transistor (ou qualquer amplificador) vai cair, fazendo com que o ganho total do loop seja menor que 1. O sinal vai tender a diminuir de amplitude fazendo o amplificador deixar a região não linear e retornar para a região linear. Com isso o ganho do amplificador vai aumentar e o ganho do loop vai ser maior que 1 novamente.  

Esta mudança entre ganho maior e menor que 1 acontece tão rápido, que o ganho fica oscilando SEMPRE próximo de 1, mantendo a amplitude da senóide constante.

FINALMENTE!!!

A condição de oscilação é ganho 1 e diferença de fase nula (ou 360º). Por isso que a realimentação é considerada positiva, porque o ganho DO LOOP é (um pouquinho) maior que 1.

Como o circuito de realimentação não é simplesmente resistivo e sim TAMBÉM reativo, ele é projetado para que o ganho de loop seja um pouquinho maior que 1 e em sua saída (na base do transistor) a defasagem seja nula.

Agora, entender como o circuito de realimentação deve ser calculado para isso ocorrer, é preciso conhecer teoria dos circuitos, que é uma cadeira do curso de engenharia eletrônica. 

Espero que, pelo menos, você tenha entendido a dinâmica do oscilador senoidal, qualquer tipo que ele seja.

Paro aqui com as explicações. Agora é com você. Falou? 😀

Bons estudos.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!