Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rx 580 a 89 ºC


Posts recomendados

Boa noite, recentemente comprei um Pc na Pichau (2 semanas) e testando as configurações, a minha placa de vídeo está chegando a 89c com 100% do fan jogando jogos como Apex e Albion Online como outros jogos, alguém consegue me informar se isso eh normal ou me ajudar a resolver?

 

Obrigado

 

Config:

 

ProcessadorAMD Ryzen 7 2700

Cooler Box(Acompanhado do processador)

 

Placa mãeAsus Prime B450M-Gaming/BR

 

MemóriaTeam Group T-Force Vulcan 16GB (2x8) 2666MHz DDR4

 

Placa de vídeo
PowerColor Radeon RX 580 8GB GDDR5 Red Dragon 256-bit, AXRX 580 8GBD5-3DHDV2/OC

 

Disco Rígido interno (HD)
HD Toshiba 1TB Sata III 3.5" 7200RPM, HDWD110XZSTA

 

SSD
Kingston 120GB SSDNow A400 SATA 3 2.5 Solid State Drive, SA400S37/120G

 

Fonte600W 80Plus e PFC Ativo

 

Gabinete
Pichau Gaming Pouter II Led Branco, Vidro Temperado, PGPO-02-BRANCO

Ventoinha 120mm Branco

Screenshot_2019-10-05-22-59-20-170_com.miui.gallery.png

Screenshot_2019-10-05-23-01-18-164_com.miui.gallery.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rx580 é meio esquentadinha com 1150mV.

 

Pega o radeon wattman e configura uma curva de fan mais agressiva e faz um undervolt nela, tipo assim:

 

State 1 600mhz/769mV

State 2 900mhz/931mV

State 3 1200mhz/931mV

State 4 1250mhz/950mV

State 5 1300mhz/980mV

State 6 1350mhz/1000mV

State 7 1380mhz/1020mV

Memory state 2: 2135mhz/900mV

Fan 50-65c: 50%

65-75c: 70%

75: 100%

Power limit: +50%

Acoustic limit: 1200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth  creio que possa ser mesmo, quando coloco a mão no vidro tá absurdamente quente. Ele tem 1 fan atrás pra jogar para fora sim.

 

@Brc obrigado pela dica, mas como faço isso, tem algum tutorial, algum vídeo? Isso danifica em algo ou diminui a vida útil das peças?

 

Pode ser que queime se ficar usando nessa temperatura? Seria melhor abrir a lateral?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Brc disse:

A rx580 é meio esquentadinha com 1150mV.

 

Pega o radeon wattman e configura uma curva de fan mais agressiva e faz um undervolt nela, tipo assim:

 

State 1 600mhz/769mV

State 2 900mhz/931mV

State 3 1200mhz/931mV

State 4 1250mhz/950mV

State 5 1300mhz/980mV

State 6 1350mhz/1000mV

State 7 1380mhz/1020mV

Memory state 2: 2135mhz/900mV

Fan 50-65c: 50%

65-75c: 70%

75: 100%

Power limit: +50%

Acoustic limit: 1200

Não adianta você sair recomendado os parâmetros que deram certo especificamente pra sua placa, ainda mais pra outras de outros fabricantes e usando um undervolt bastante agressivo somado a overclock. 1.15 V é alto mas é a tensão stock, é raro mas há placas que não aguentam nem 0.01 ou 0.02 de undervolt sem apresentar problemas. Então pegar os seus parâmetros, que pro seu caso específico funcionam, e recomendar pros outros é praticamente garantia de dar problema. Undervolt na RX 580 é ótimo, mas o ideal é seguir algum guia ou tutorial e ir baixando aos poucos e testando.

@cissoSeu gabinete é um forninho, conhecido por ser mal refrigerado. Não adianta colocar fans frontais porque como o tampo não tem abertura, eles ficam só de decoração, não geram fluxo. Usa os espaços superiores. Um cooler tipo torre pra CPU pode ajudar também, o calor dela é mais eficientemente mandado pra fora e o gabinete resfria.
Sim, é ruim ficar usando nessa temperatura, melhor abrir a lateral por enquanto. Pra fazer undervolt na placa é bem simples, dá uma olhada:


No pior dos casos dá uma instabilidade e trava tudo e você tem que reiniciar o sistema no botão. Mas danificar a placa não vai, pelo contrário se você encontrar um ponto ótimo consegue manter o mesmo desempenho e reduzir bastante a temperatura.

Uma pergunta, qual a rotação máxima dos fans da sua placa de vídeo? Pergunto porque a minha 580 da Gigabyte vai a mais de 3000 RPM, estranhei os 2243 de máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu gabinete é forno, mas seu processador e o resto do pc não tá esquentando muito. Então não precisa trocar o gabinete. Compra os fans e tenta o undervolt pra ver se resolve. Senao resolver talvez a gpu seja o problema, porque voce ta a 0.968v e com 89 graus de temperatura, isso nao é normal...

 

Aqui com undervolt e fan, subi meu score no benchmark e consegui diminuir a temperatura média da gpu em 25 graus quando jogo com uma curva de fan menos agressiva do que em Stock. Minha gpu fica em 51max agora...

 

pra undervolt:

Download do wattmann no site da própria amd e pega o benchmark:

https://benchmark.unigine.com/superposition

todo teste com ele, você configura pra rodar em 1080p high

pega o hwinfo64 que todos recomendam no lugar do hwmonitor:

https://www.hwinfo.com/download/

e foque só na parte dos sensores.

 

Abre o wattman, coloca os fans em 100% pra evitar throttle. Das configurações que mandei, não muda a memória ainda e coloca o state 7 pra 1350mhz e tenta 1100mV mudando a tensão de automático pra dinâmico e coloca power limit +50% (só pra garantir que não vamos travar por falta de power). Aplica as configurações, deixa aberto o hwinfo64 e roda o benchmark ate o final.

 

No topo a direita ele mostra o clock e a temperatura da gpu, monitore se o clock fica constante em 1350mhz, porque se a temperatura subir muito ele vai cair a frequência pra não subir a temperatura. Se a tensão não for suficiente o monitor vai ficar preto e as configurações vão voltar ao que era antes e a tela aparece de novo depois de uns minutos, não precisa reiniciar nem nada. Daí se travar você sobe 10mV e tenta de novo. Se não travar, diminui em 20mV e repete

 

Anote o mínimo que você conseguiu descer e suba 10mV na configuração final. Depois você volta aqui e me diz até onde desceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, cisso disse:

@Shaman93 puts que pena, então o melhor seria trocar de gabinete? Com undervolt ele pode melhorar em algo? Assim que chegar em casa verifico a rotação dos fans e vou abrir a lateral para ver se resfria mais.

Pra algumas 580 undervolt faz milagre. Eu não consegui resultados tão impressionantes quanto os do @Brc, mas consegui baixar pra 1.050 V e subir o clock de 1340 pra 1370. Na verdade não tentei ir além, o resultado já foi ótimo e eu não quis ir até um ponto onde estaria a beira da instabilidade. Nos títulos AAA no ultra ou perto disso a placa ia a perto de 80, 85 (o que pra ela ainda é relativamente "normal") com o fan quase no talo, oscilando ali de 2000 rpm até o máximo, 3000 e pouco. Muito calor e barulho. Com o undervolt dificilmente passa de 75 e os fans de 2000. Mas como eu disse é uma questão muito individual que depende de cada placa, já vi casos em que crashava mesmo descendo míseros 10 mV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fans frontais por ficarem junto a tampa não conseguem captar ar para dentro do gabinete, funcionando só de enfeite.

 

Para resolver o problema, instale as fans atrás da grade, deixando um vão livre entre elas e a tampa, para assim conseguirem captar ar.
Veja foto desse tópico aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!