Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quando penso que entendi o que é tensão e o que é corrente... sempre surgem novas dúvidas... parace que até hoje não achei nenhum exemplo que me faça entender o que é um e o que é outro...

por exemplo...

sempre me disseram que o LM317 é um regulador de tensão variável... que seria semelhante a um 7805, mas que com a adição de resistores calculador poderia fornecer varias tensões...

mas agora eis que estou navegando pela net e acho este artigo: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/circuitos-simulados/fontes/7971-regulador-de-corrente-lm317-ne0452

chamando o LM317 de regulador de corrente... e não de tensão como eu conhecia... mas a final ele regula tensão ou corrente?

obrigado.

Postado
22 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Quando penso que entendi o que é tensão e o que é corrente... sempre surgem novas dúvidas... parace que até hoje não achei nenhum exemplo que me faça entender o que é um e o que é outro...

Tensão = A grandeza é o  Volt  (V)

Corrente = A grandeza é o  Ampere (A)

O CI LM317, pelo meu entendimento serve tanto com regulador de tensão quanto regulador de corrente. Isso vai depender da aplicação e do circuito onde esta está inserido.

De uma lida no datasheet do componente para obter mais informações sobre ele.

• Obrigado 1
Postado

Cara, explicar tensão e corrente de forma didática é bem complicado mesmo. 

Vou tentar exemplificar com algo "visivel".

Digamos que a tensão (diferença de potencial) é a grossura do cano de água. Pode ter 30mm (127v), 50mm (230v), 100mm (330v), etc...

Já a corrente é a quantidade de água passando pelo cano, que gera uma determinada pressão na parede do cano.

Se você ligar uma mangueira 110 num cano 220 o que vai acontecer? Vai vazar água (queimar). Se ligar uma mangueira 220 num cano 110, não vai ter água suficiente para encher a mangueira.

Existem equipamentos com circuitos reguladores que funcionam como redutores (transformadores), fazendo com que os canos e mangueiras de diferentes calibres consigam se conectar. Outros funcionam como registros (resistores), regulando a quantidade de água que passa. 

Um exemplo de registro são os resistores que fazem as velocidades diferentes nos ventiladores. A grossura do cano é sempre a mesma (110v), mas eles abrem ou fecham o registro permitindo que passe apenas uma quantidade de água, gerando pressão diferente para que o jato de água vá pertinho (velocidade menor) ou mais longe (velocidade maior).

Espero que tenha entendido.

Quanto ao equipamento citado, não conheço.

• Obrigado 1
Postado

@BloodCeltics Lopes , uma analogia muito boa para compreender tensão e corrente é a água encanada. Para completar o entendimento, pense na torneira como sendo uma resistência variável.

A tensão é a pressão com que a água chega na torneira. A corrente é a correnteza, isto é, a quantidade de litros por minuto que sai da torneira. Já a abertura da torneira nos fornece uma resistência à saída da água. Quando fechada a resistência é máxima e a correnteza nula. Quando semi aberta diminui a resistência à saída e aumenta a correnteza (corrente). Abrindo por completo a resistência é zero e a correnteza máxima (corrente de curto circuito). Nas mesmas condições acima descritas, se a pressão (tensão) for maior ou menor teremos correnteza maior ou menor para as mesmas condições de abertura (resistência) da torneira.

adicionado 2 minutos depois

Completando, existe uma relação direta entra amperes (corrente) e a quantidade de eletrons que circulam por um fio ou seja, corrente é a nossa correnteza de eletrons.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

mas a final ele regula tensão ou corrente?

Depende de como os resistores estão conectados a ele. 

Para controle de tensão ele fica num circuito paralelo. 

E para controle de corrente ele fica num circuito série. 

• Obrigado 1
Postado

Valeu pessoal, estou entendendo muito melhor agora.

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Para controle de tensão ele fica num circuito paralelo. 

E para controle de corrente ele fica num circuito série. 

Então, se eu tiver uma fonte:

10v

3A

poderia colocar dois LM317 em sequencia, configurado com resistores de formas diferentes em cada um;

então poderia reduzir para:

5v

1A

será que daria certo?

obrigado.

Postado

ola comprei alguns voltimetros em uma sucata que por dentro estão um pouco danificados resistores e potenciometros  sendo que em um deles tem um circuito de 6 resitores em serie so que um deles que pode ser um diodo nao sei ao certo ou resistor. alguem conhece. desde ja agradeço. o outro tem dois potenciometros um resistor e um diodo que aparente estão funcionando. mas na ligaçao nao funciona. e gostaria de mudar a escala para no maximo 20 V para usar em uma fonte CC . 

adicionado 0 minutos depois
agora, marcos burigo disse:

ola comprei alguns voltimetros em uma sucata que por dentro estão um pouco danificados resistores e potenciometros  sendo que em um deles tem um circuito de 6 resitores em serie so que um deles que pode ser um diodo nao sei ao certo ou resistor. alguem conhece. desde ja agradeço. o outro tem dois potenciometros um resistor e um diodo que aparente estão funcionando. mas na ligaçao nao funciona. e gostaria de mudar a escala para no maximo 20 V para usar em uma fonte CC .  marca ENGRO e KRON

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!