Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que tiro aqui a fim de gastar menos?


Posts recomendados

SETUP

 

Placa de vídeo RX580 8GB: R$870

SSD Crucial 280GB BX500: R$ 180

HD Seagate BarraCuda 2TB: R$315

Gabinete Redragon Wheeljack ou Gadit X: R$200

 

Como posso baixar esse orçamento sem perder FPS nos jogos? Devo esperar a Black Friday? Se eu tirar o SSD, prejudica desempenho nos jogos? Tem gabinete mais barato e ventilado? 2TB é desnecessário pra quem vai jogar só nos domingos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a sua intenção é um PC para jogos, qual a necessidade de um HD de 2TB?

 

Sobre os jogos, a velocidade será somente a de carregamento dos jogos e isso não tem nada a ver com FPS, e  isso depende de como o jogo é programado para ser executado, mas fora isso, o jogo só será afetado se ele estiver instalado no SSD, do contrário não fará a menor diferença tê-lo ou não.

 

Se você vai jogar "só nos domingos" e quer um computador com alta velocidade para inicialização do Windows e de programas, retire esse HD de 2TB e use o dinheiro dele para adquirir um único SSD de 480GB: https://www.kabum.com.br/produto/98545/ssd-crucial-bx500-480gb-sata-leitura-540mb-s-gravacao-500mb-s-ct480bx500ssd1

 

Qual a marca e modelo da fonte, memória RAM e placa-mãe que você irá escolher? E qual seu orçamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Entendi. Mas pra quem quer ter vários jogos instalados (GTA V, Detroit Become Human, X-Plane11, FairCry, BF1 etc.) SSD de 480GB não é pouco? 

A placa-mãe é AsRock b450m Steel Legend, fonte CX550 Corsair e 16GB RAM 2x8 3200MHz. O orçamento pode ser ate uns 450.

 

adicionado 0 minutos depois

@ViNi A. Certo, vou esperar a BF então e colocar 1TB muito provavelmente.

adicionado 1 minuto depois

@Shaman93 Não tem muita diferença em relação ao 3600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, HnunesA disse:

@Shaman93 Não tem muita diferença em relação ao 3600?

Talvez uns 20~30%, mas o preço é 100% maior. E esses 30% é com uma placa de vídeo topo de linha, algo como uma RTX 2060S pra cima, que é mais de 60% superior à 580. Com a 580, o R5 1600 e o 3600 vão produzir resultados muito semelhantes em jogos porque o 1600 já é capaz de extrair tudo dela.

Poderia também, mantendo o mesmo valor, pegar um 2600 + 1660Ti. Vai se sair bem melhor em jogos que 3600 + 580.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, HnunesA disse:

@Noah Gustavo Acabei de falar um colega meu que vai me vender um HD usado de 500gb por 20 reais, acho que vale mais a pena, né?

 

O SSD vai ser último caso. Mas caso eu compre depois, tenho que formatar o PC todo pra instalar o Windows nele?

 

Vou manter o 3600 mesmo.

 

 

Vale a pena esse hd por 20 pila. 

 

Quando comprar o SSD você precisa instalar o Windows nele, porque o SSD tem que ser o armazenamento principal para deixar o sistema mais rápido.

adicionado 0 minutos depois

Só confere se esse HD é de 7200 rpm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 É q eu não quero fazer upgrade de processador nem tão cedo, e o 3600 é relativamente novo e vai ficar "na linha" por uns bons anos. O problema é que ele vai descer de preço em 2020 com o lançamento dos Ryzen séries 4000.

adicionado 1 minuto depois

@Noah Gustavo beleza, vou ver aqui e já falo.

Como vejo isso? O HD é liso, tem nada: nomes, números, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, HnunesA disse:

@Shaman93 É q eu não quero fazer upgrade de processador nem tão cedo, e o 3600 é relativamente novo e vai ficar "na linha" por uns bons anos. O problema é que ele vai descer de preço em 2020 com o lançamento dos Ryzen séries 4000.

A perda de valor é a sina de todos os componentes, não tem o que fazer. Daqui a pouco lançam memória DDR5 e as suas DDR4 perdem valor, SSDs maiores, mais rápidos e mais baratos, placas de vídeo superiores e assim por diante. É inevitável. O 1600 quando foi lançado custava o preço atual do 3600, agora custa 500. Relativamente em breve o 3600 vai valer metade do que vale agora também.

Mas enfim, te deixo minha opinião que se o objetivo é jogar você estaria adquirindo um máquina bem melhor reduzindo em 250 (pra um 2600) ou 500 (pra um 1600) o valor do processador e colocando a diferença numa placa de vídeo melhor. O 3600 é demais pra uma 580, vai ficar subutilizado. Sobra de processador não traz benefício, falta de placa de vídeo traz desvantagem. O 1600 aguenta mesmo uma 2060S, especialmente em 1080p e acima. Se a intenção é simplesmente economizar, pagar metade do valor num processador que é só 20~30% inferior (e com OC você reduz essa margem) é uma boa. Mas é só minha opinião, quem decide como gasta sua grana é você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, HnunesA disse:

@Shaman93 20-30% é muita coisa po kk


É a diferença entre uma 580 e uma 1660Ti... Esses 20~30% de diferença idealizados são, como expliquei:

12 horas atrás, Shaman93 disse:

com uma placa de vídeo topo de linha, algo como uma RTX 2060S pra cima


Com uma 580 esses 20~30% são inexistentes. O 1600 e o 3600 vão te dar o mesmo desempenho. Os 30% que você perde por pegar a 580 em vez da 1660Ti, por outro lado, são bem reais.

Falando por experiência, tenho uma 580 e um 2600, nunca vi o processador passar de 50% constante de uso (jogando). Talvez em instantes, mas na maioria fica em algo como 20~40%. Na época paguei 1000 na 580 e 800 no 2600, as 1660 ainda não tinham sido lançadas. Se eu fosse comprar hoje, pegaria 1600 + 1660Ti sem pensar duas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como o @Shaman93 já disse, um r5 1600 ou 2600 com uma 1660 ou até 1660ti é uma configuração bem mais equlibrada,no futuro você troca o processador e placa de vídeo por melhores.

Mas o dinheiro é seu, então fique a vontade

 

adicionado 3 minutos depois
7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Falando por experiência, tenho uma 580 e um 2600, nunca vi ele passar de 50% de uso. Na época paguei 1000 na 580 e 800 no 2600, as 1660 ainda não tinham sido lançadas. Se eu fosse comprar hoje, pegaria 1600 + 1660Ti sem pensar duas vezes.

 

@HnunesA escute as vozes da experiencia, rs

 

Também tenho um r5 1600 + 580 e uma 1660ti seria melhor, mas hoje o gasto não compensa a troca.

 

Em full hd no alto/ultra sempre preciso desligar algo para ficar nos 60 fps e com a 1660ti não teria esse problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@allbass @Shaman93 Hmm... acho que me convenceram. Então um r5 1600 não daria gargalo com uma GTX 1660ti? O desempenho seria melhor da r5 1600 com a gtx 1660ti do q a r5 3600 com a rx580? Vou ver os preços aqui 

 

1820 reais > r5 3600 com rx 580

2080 reais > r5 1600 com gtx 1660ti

preços mais baixos q achei 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, HnunesA disse:

Como vejo isso? O HD é liso, tem nada: nomes, números, etc

Isso é um HD 5400 RPM:

image.png.fcf69cf8fc72c9387299925bf38b0de7.png

 

E isso é um HD 7200 RPM:

 

image.png.5c3306b52aaeb2c7f0e525d0df86a8e3.png

 

A diferença entre os dois é, além do tamanho, basicamente, a velocidade, o de 7200 RPM é mais rápido que o de 5400 RPM (geralmente usado em notebooks).

 

16 horas atrás, HnunesA disse:

O SSD vai ser último caso. Mas caso eu compre depois, tenho que formatar o PC todo pra instalar o Windows nele?

 

O Windows só terá que ser reinstalado caso você troque a peça que ele está instalado.

Se o Windows está instalado no SSD, e seus programas no HD, e você quer substituir o HD, não precisará reinstalar o Windows, somente os programas que estavam no HD, e vice-versa.

17 horas atrás, HnunesA disse:

@GabrielLV Entendi. Mas pra quem quer ter vários jogos instalados (GTA V, Detroit Become Human, X-Plane11, FairCry, BF1 etc.) SSD de 480GB não é pouco? 

 

Sugiro que veja a quantidade de GB mínimos para os jogos que vai jogar e some todos para se ter uma média, ou de um jeito mais prático, adquira um SSD de 120GB para instalar o Windows e programas que você julga necessário para o seu dia-a-dia (ou algum uso profissional) e um HD de 1TB para armazenar seus jogos e arquivos, economizando cerca de 120 reais e incluindo-os nos upgrades que foram citados acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!