Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumento de Temperatura com Water Cooler


Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo certo?

 

Estou enfrentando um problema com meu setup e gostaria de pedir o auxilio de vocês sobre o que fazer. Recentemente estive limpando meu pc já percebendo que ele estava chegando a altas temperaturas quando eu estava jogando ou fazendo alguma atividade que requeria mais do meu pc. Vou colocar o meu setup abaixo pra que vocês possam me ajudar melhor:

 

 

image.png.11add41740d6b92d285f27a8368349dc.png

 

O negócio é que mesmo eu tendo um water cooler H60 as temperaturas estão ficando com esse nível ai com o computador parado e chegando a 80/85 graus enquanto jogo, além de estarem havendo oscilasções bruscas de temperatura do nada, o que não acho normal pra um pc com water cooler.

 

Poderiam me ajudar com essa? Valeu!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Gláwber disse:

@Wal SJC Eu nunca mexi no water cooler, desde que comprei. Isso já vai fazer 4 anos, só que vi que as pastas térmicas de boa qualidade duram muito tempo sem nenhum problema. Mas isso pode ser uma das hipóteses?

Sim, se o processador esquenta e o cooler não, com certeza o contato termico entre as duas partes está deficiente. É aí que está o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Prescott355 Quando coloco a mão na frente do ventilador do radiador o ar que está sendo expelido parece não ter nenhuma alteração na temperatura. Um problema de circulação pode estar relacionado com a falta de liquido no radiador? Nesse caso a solução seria a aquisição de um novo cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gláwber disse:

@Prescott355 Quando coloco a mão na frente do ventilador do radiador o ar que está sendo expelido parece não ter nenhuma alteração na temperatura. Um problema de circulação pode estar relacionado com a falta de liquido no radiador? Nesse caso a solução seria a aquisição de um novo cooler?

pode ser so uma falha na transferencia de calor pro liquido do cooler tambem.

 

troque a pasta termica primeiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gláwber, é melhor testar a pasta térmica e o encaixe primeiro porque pode muito bem ser o que o @Brc disse. Se for só isso é bem melhor. Em meu post apenas alertei para a possibilidade de não ser a pasta térmica mas falta de liquido ou defeito na bomba, que é comum nos water cooler com mais tempo de uso. Espero que não seja isso. Boa sorte nos seus testes e não esqueça de postar o resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 horas atrás, Gláwber disse:

OK pessoal! Muito obrigado pela ajuda e pelos conselhos, vou estar fazendo a alteração da pasta térmica ainda essa semana e volto a postar aqui para dizer o resultado!

Se o contato do processador com o cooler estiver ok, alguma parte do cooler deve estar esquentando, mesmo que a água não esteja circulando.

1 - Se o calor fica apenas no processador => mau contato térmico entre o processador e o cooler

2 - Se uma parte do cooler esquenta e o radiador não esquenta => falha na troca térmica, devido falta de circulação do liquido no cooler, por entupimento, defeito da bomba ou falta de liquido.

3 - Se o cooler todo esquenta demais por igual => cooler subdimensionado, defeito no ventilador.

4 - Se o cooler todo esquenta por igual, mas não atinge temperatura elevada => funcionamento normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC  Desses que você citou o que percebo é o primeiro. Esquentam ambos, processador e placa-mãe mas o ar saindo do cooler não está saindo quente e nenhuma das partes do cooler esquenta, então acho que provavelmente vai ser questão de contato térmico mesmo. Hoje desacoplei ele do CPU pra verificar se havia líquido ainda, dei uma sacudida nele e escutei o barulho do líquido balançando dentro, então acho que está tudo ok quanto ao líquido de refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que estou percebendo também é que a placa-mãe está esquentando mais que o processador, isso é normal? Ou pode tá sendo desencandeado pelo aumento da temperatura do processador?

adicionado 13 minutos depois

Negócio aqui tá chegando a 90º, já tive que colocar o ventilador pra jogar ar pra placa-mãe. Tá osso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gláwber disse:

Uma coisa que estou percebendo também é que a placa-mãe está esquentando mais que o processador, isso é normal? Ou pode tá sendo desencandeado pelo aumento da temperatura do processador?

adicionado 13 minutos depois

Negócio aqui tá chegando a 90º, já tive que colocar o ventilador pra jogar ar pra placa-mãe. Tá osso...

O aquecimento da placa-mãe é porque o cooler não está resfriando, então o processador passa o calor para a placa-mãe, que está funcionando como dissipador. Desmonte e coloque uma boa pasta térmica, pois quem tem que absorver o calor é o cooler. Pelo menos a parte que fica junto ao processador teria que esquentar.

Acabei de ver a tabela de temperaturas que você postou. Não tem nada tão quente aí. Deve ser só a pasta térmica ressecada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando pra dar aquele retorno prometido, fiz a troca da pasta térmica hoje, realmente houve uma melhora considerável na temperatura, estou chegando agora a no máximo 73º o que estou ainda achando um pouco alto. Mas isso me deixou um pouco aliviado porque achei que tinha sido a bomba, agora acho que essa hipótese já pode ser descartada. Estou achando que a temperatura ainda está um pouco alta por conta dos coolers da CPU estarem com uma rotação baixa, além de eu só usar 2 dentro da minha CPU, vou comprar mais 3 pra colocar por aqui e fazer com que baixe um pouco mais. Caso vocês tenham alguma outra sugestão do que fazer  sou todo ouvidos, obrigado pelo suporte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gláwber disse:

Voltando pra dar aquele retorno prometido, fiz a troca da pasta térmica hoje, realmente houve uma melhora considerável na temperatura, estou chegando agora a no máximo 73º o que estou ainda achando um pouco alto. Mas isso me deixou um pouco aliviado porque achei que tinha sido a bomba, agora acho que essa hipótese já pode ser descartada. Estou achando que a temperatura ainda está um pouco alta por conta dos coolers da CPU estarem com uma rotação baixa, além de eu só usar 2 dentro da minha CPU, vou comprar mais 3 pra colocar por aqui e fazer com que baixe um pouco mais. Caso vocês tenham alguma outra sugestão do que fazer  sou todo ouvidos, obrigado pelo suporte!!

Se o cooler todo esquenta junto com o processador, é sinal de que ele está funcionando.

Os outros fans que você está falando são os do gabinete e não da cpu, certo?

A retirada do ar quente do gabinete sempre ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC  O estranho é que não estou percebendo esse aumento de temperatura no cooler, eu sinto mas é uma variação muito pequena e não estou sentido a temperatura do ar aumentar... Isso tá com cara de problema... Quanto aos coolers eu me referia aos do gabinete mesmo, que só uso 2 hoje, mas vou estar comprando mais em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!