Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém poderia me ajudar? eu estava procurando esquemático sobre amplificadores classe "AB" classe "A", nesses esquemas são montados com 1 transistor e com fonte simples, algo bem básico que eu não sei é... O positivo da fonte se liga lá no 28+, beleza... mas e o negativo? eu ligo ele na onde? porque no caso sai do alto falante 1 terra, 1 terra depois do resistor que tá ligado no emissor...

Eu não sei qual é a diferença de Terra x Negativo, no caso, como eu ligo? I'm sorry pela pergunta "besta" kkkk, eu não consigo achar alguém que explique direito.

esquemático.png

Postado

@Faire Geralmente se utiliza terra como o negativo. Nas representações se utiliza terra por se tratar de um potencial 0, então a diferença de potencial será sempre o valor colocado no terminal positivo, no seu caso 28V, 28-0 = 28. Se sua fonte/bateria for, por exemplo, +23V e -5V, a diferença ainda continua sendo 28V, 23-(-5) = 23+5 = 28.

• Curtir 1
Postado

Nesse caso eu faço o que para ligar uma fonte de notebook nesse esquema? junto todos os terras e coloco o negativo? porque esse amplificador não é pra usar fonte simétrica de +28 e -28v

Postado

@Faire Eu não me referi a fonte simétrica, apenas a diferença de potencial. Se você está trabalhando com fonte de notebook, seu "negativo" deve ser 0V devido ao processo de retificação "cortar" a parte negativa da energia da rede.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Faire Eu não me referi a fonte simétrica, apenas a diferença de potencial. Se você está trabalhando com fonte de notebook, seu "negativo" deve ser 0V devido ao processo de retificação "cortar" a parte negativa da energia da rede.

Porque eu tinha ligado no negativo da fonte de notebook todos os terras, e ai começou-se a subir um cheiro de queimado, e claramente não saía som algum, nenhum sinal, montei tudo com atenção e estava correto, só nessa parte de ligação de "terra/negativo" que deu ruim.

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, o terra é no negativo. Vai fazer uma placa de circuito ou uma montagem aranha? Use cabos curtos e grossos para diminuir a captação de ruídos.

Sem placa alguma, é só um projeto para testar, tudo pendurado rsrsrs com um dissipador no transistor.

Postado

@Faire Esse capacitor de 470uF logo na entrada ta alto, vai usar um pre amplificador antes? se não for é perigoso sobrecarregar sua fonte de sinal.

E capricha no dissipador, Classe A joga fora 75% da energia, pra ter 20W em classe A a fonte vai ter que fornecer 80W, 60W vão pro dissipador, e 20W pro alto-falante

Postado

@Faire como foi dito, pode haver algo aí. Mas vou ser sincero com você: eletrônica não é muito minha área, os colegas parecem ter mais experiência, já eu tenho só a teoria que estou vendo na faculdade, então vou deixar com eles.

Postado
3 horas atrás, Faire disse:

Porque eu tinha ligado no negativo da fonte de notebook todos os terras

É assim mesmo que faz.

3 horas atrás, Faire disse:

e ai começou-se a subir um cheiro de queimado, e claramente não saía som algum, nenhum sinal

Esse circuito é meio chato de montar, apesar da simplicidade. Qualquer coisinha e não funciona.

De quantos Watts são os resistores que usou?

Qual é o transistor que está usando?

Classe A só é bom pra pré amplificador, deixa o som com boa qualidade. Mas pra usar como saída não serve, só nesse caso como aprendizado mesmo.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

É assim mesmo que faz.

Esse circuito é meio chato de montar, apesar da simplicidade. Qualquer coisinha e não funciona.

De quantos Watts são os resistores que usou?

Qual é o transistor que está usando?

Classe A só é bom pra pré amplificador, deixa o som com boa qualidade. Mas pra usar como saída não serve, só nesse caso como aprendizado mesmo.

Transistor 2SC5200, resistor de 22R é de 20w, o resto é 1/4W. Esse mini amplificador seria apenas para eu ouvir um som classe "A", porque até hoje só cheguei a ouvir classe D, quero ver se a diferença é gritante mesmo, sacou? quero colocar o som de uma chuva e parecer que tá chovendo mesmo. Depois disso quero comprar um classe AB bom, montado, com baixa distorção, encontrei um com 0,005% THD, (não é chinês, é de um fabricante caseiro onde se fabrica poucas unidades por encomenda).

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, Ricardov disse:

Se saiu cheiro de queimado tem coisa errada. Poste foto da montagem.

Não vai dar amigo, foi mal, nem para ser ajudado eu sirvo kkkkkkkkkkk :( eu quebrei o resistor de 1r.

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, F4b10 disse:

@Faire Esse capacitor de 470uF logo na entrada ta alto, vai usar um pre amplificador antes? se não for é perigoso sobrecarregar sua fonte de sinal.

E capricha no dissipador, Classe A joga fora 75% da energia, pra ter 20W em classe A a fonte vai ter que fornecer 80W, 60W vão pro dissipador, e 20W pro alto-falante

Eu coloquei em um dissipador que não é muito grande, mas é só pra testar, e não pra eu macetar, sacou.

• Membro VIP
Postado

O que fez queimar foi a polarização erradíssima do transistor. Corroboro o que foi dito pelos amigos:

-só pra pré.

-Pra a.f. não é recomendado.

-Só pra curiosidade mesmo.

Coloque o trimpot no mínimo - mais próximo do terra - e aumente aos poucos. E coloque V menor...5... no máximo 12V

E com relação à qualidade do som, quase acho que você está confundindo as classes. O A não significa a 'qualidade da classe'.

Qualidade A mesmo era isso... mas era AB

amplificador-valvulas-50w.gif

e/ou isso...

Amp+RW+2+x+65+WRMS_canal.jpg

• Curtir 3
  • Amei 1
Postado
6 horas atrás, Faire disse:

resistor de 22R é de 20w

Beleza!

6 horas atrás, Faire disse:

o resto é 1/4W

Aquele resistor de 1R também deve ter boa potência, repare que é ele que vai descarregar o capacitor no alto falante.

Pelo menos uns 5W pra ele.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!